sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Jogador do mês: Trezeguet

Mensalmente será eleito o jogador que mais se destacou ao serviço da vecchia signora. Em Agosto a escolha só poderia recair em Trezeguet, o bomber francês que apontou um fantástico hat-trick frente ao Livorno e foi autor de uma boa exibição em Parma. É caso para dizer que depois de uma época de menor fulgor na Série B, Trezegol está de volta! Até o irascível seleccionador francês Domenech teve que dar o braço a torcer e convocou-o para os importantes e decisivos desafios que se avizinham para a selecção gaulesa.

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Médios direitos

8. Mauro Camoranesi
Tandil (Argentina), 4/10/76
época na Juve: 206 jogos, 21 golos
1 campeonato (2003)
1 campeonato da Série B (2007)
2 supertaças de Itália (2002 e 2003)
1 campeonato do mundo (2006)
O campeão do mundo pela Itália, nascido na Argentina, é um dos jogadores mais virtuosos e tecnicistas do actual plantel da signora, destacando-se pela sua extrema habilidade e cruzamentos milimétricos. Começou a sua carreira profissional nos mexicanos do Santos Laguna passando depois pelos uruguaios do Montevideo Wanderers, pelos argentinos Banfield até regressar ao México, agora no Cruz Azul onde depois de duas boas temporadas o Verona o contrata no Verão de 2000. Rapidamente se adapta ao exigente Calcio, faz duas boas stagione e é sem surpresa que em 2002 a Juve de Lippi o vai buscar. Com a sua chegada Zambrotta recua para lateral e Camoranesi torna-se imediatamente titular indiscutivel na ala direita do meio campo tendo sido chamado para a nazionale em 2003 tendo aceite em detrimento do seu país natal. Participou assim pela Itália no Euro 2004 e no Mundial de 2006 onde se sagraria campeão do mundo. Na sequência do Calciocaos esteve muito perto de abandonar o clube, mas acabou por permanecer tendo inclusive renovado o seu vínculo no inicio desta época.
32. Marco Marchionni
Monterotondo (Roma), 22/7/80
época na Juve: 28 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
No Verão passado chegou à Juve a custo zero vindo do Parma, clube pelo qual realizou três temporadas de bom nível após um empréstimo de seis meses ao Piacenza em 2003, que lhe valeram a chamada à selecção italiana em algumas ocasiões. Com apenas 18 anos estreia-se na Série A pelo Empoli que entretanto desce de divisão. Por lá permanece as duas temporadas seguintes que lhe valem crescimento e evolução como jogador e despertam a atenção do Parma que o contrata em 2001, clube onde actuou até 2006. Destaca-se pela sua grande velocidade, por efectuar bons cruzamentos, possuir um bom remate e pela sua muito razoável capacidade técnica. Tal como no ano passado pode revelar-se uma boa opção.


7. Hasan Salihamidzic
Jablanica (Bósnia-Herzegovina), 1/1/77
época na Juve
Confesso que tive dificuldades em decidir qual a posição em que iria apresentar o versátil jogador bósnio tal é a sua polivalência, já que pode jogar com grande eficácia em qualquer das posições de ambas as faixas. Arrisco a dizer que é na posição de médio ala direito que mais renda, daí a minha escolha embora a forte concorrência para esta posição e a menor em outras me levem a crer que será mais utilizado em outras. Chegou muito novo à Alemanha, onde decorreu toda a sua carreira, depois de 3 anos no Hamburgo passou para o colosso Bayern Munique onde se manteve durante 9 temporadas a fio como um dos elementos mais destacados e responsável por muitos dos sucessos do clube bávaro nesses anos, apresentando assim um palmarés bastante recheado. Neste defeso resolveu mudar de ares e assinou pela Juve, transferência que se efectuou a custo zero. Já falei na sua polivalência, as suas características são muito idênticas ao do antigo ala italiano Di Livio que também passou pela Juve nos anos 90, destacando-se pela sua velocidade, bom em termos técnicos e tácticos e capacidade de adaptação a várias posições. Será sem dúvida uma excelente opção para Ranieri.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Auguri Pavel!

Pavel Nedved completou hoje 35 primaveras! O Bianconero Portoghese deseja-lhe as maiores felicidades e que continue por muito tempo a jogar como só ele sabe e a dar bastantes alegrias a todos os adeptos bianconeri. La furia ceca participou hoje em directo num programa especial do Juventus Channel tendo, inclusivé direito a um bolo de aniversário para abrilhantar ainda mais a especial data do fantástico jogador checo!

Três estreias a marcar

A Juventus deslocou-se ontem a Parma para disputar o jogo relativo à 3ª eliminatória da Taça de Itália. Mesmo desfalcada de alguns jogadores que foram titulares no último jogo com o Livorno: Del Piero, Nedved e Criscito que sofreram toques nesse mesmo jogo e foram poupados e Zanetti por castigo referente à época passada, a Juve demonstrou que está no caminho certo, a equipa cresce a cada jogo de forma sustentada e equilibrada, os novos jogadores estiveram relativamente bem estando três deles entre os marcadores do jogo.
Em relação ao jogo com o Livorno existiram algumas alterações a destacar:
- Zebina jogou a lateral direito e Legrottaglie a defesa central;
- Tiago foi titular como médio centro e Salihamidzic passou de lateral direito para médio ala esquerdo, demonstrando mais uma vez toda a sua polivalência;
- Iaquinta jogou ao lado de Trezeguet na frente.
Talvez pelo elevado número de alterações na Juventus, a 1ª parte foi muito táctica e jogada bastante a meio campo sem grandes ocasiões de golo para os bianconeri que deixaram inclusivamente o domínio do jogo ao Parma que também não criou perigo especialmente devido à grande actuação de Legrottaglie que estava a ser o melhor em campo e teve que ser substituído ao intervalo por lesão. Mais uma vez muito azar para o central...
Na 2ª parte a Juve entrou bem melhor e a pressionar, foi sem surpresa que aos 62' o recém entrado Molinaro (foto de cima) inaugurou o marcador com um bom cabeceamento após cruzamento da esquerda de Chiellini. A Juve continuou a dominar e dez minutos depois de livre directo Almiron (foto de baixo) aumentava a vantagem. O Parma respondeu logo a seguir e reduziu através de grande penalidade apontada por Castellini que por pouco Buffon não susteve... O jogo estava relançado, pensou-se que o Parma carregasse em busca do empate, mas mais uma vez a Juve não permitiu veleidades e o bósnio Salihamidzic com um bom remate de fora da área fechou a contagem.
A Juve apurou-se assim para os oitavos de final da prova onde irá enfrentar o Empoli, onde actuam as jovens promessas Giovinco e Marchisio que se encontram emprestados pela signora.
Taça de Itália, 3ª eliminatória
Estádio Ennio Tardini em Parma
Árbitro: Mauro Bergonzi
Parma 1 - 3 Juventus ( 75' Castellini; 62' Molinaro, 73' Almiron, 82' Salihamidzic)
Juventus: Buffon; Zebina, Jorge Andrade, Legrottaglie (46' Boumsong) e Chiellini; Nocerino (59' Molinaro), Almiron, Tiago e Salihamidzic; Iaquinta (79' Palladino) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Trezeguet, Salihamidzic e Tiago.







terça-feira, 28 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Centrocampistas

30. Tiago Mendes
Viana do Castelo (Portugal), 2/5/81
época na Juve
Tiago chega neste defeso a Turim com a responsabilidade de ser a contratação mais dispendiosa das efectuadas para este novo ciclo, para além de nele estarem depositadas legítimas esperanças que possa vir a ser o médio criativo que tanta falta fez no ano passado. Tiago, tal como no passado Platini, Zidane ou Nedved tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao estilo de jogo do Calcio em geral e ao da Juve em particular, mas é perfeitamente possível que dentro em breve a adaptação esteja concluída e comece a demonstrar toda a sua enorme classe tal como o fez nas passagens pelo Lyon, Chelsea e Benfica. Jogo vertical, passe curto, estilo refinado, excelente finalizador, óptima técnica de posse de bola são algumas das suas principais características.

4. Sérgio Almiron
Santa Fé (Argentina), 7/11/80
época na Juve
Destacou-se muito jovem no Newell's Old Boys, valendo-lhe então a atenção da Udinese que o trouxe para a Europa. Almiron não se conseguiu impor na Udinese e foi depois emprestado ao Verona onde pode jogar mais e começar a demonstrar algum do seu valor. Mesmo assim a Udinese não contou com ele e vendeu-o ao Empoli onde realizou duas temporadas de grande nível que lhe valeram a transferência para a Juve neste Verão por cerca de 9 milhões de euros. É considerado por muitos como o novo 'Verón' e de facto apresenta algumas características muito semelhantes. Almiron é um médio que tenta organizar todo o jogo ofensivo da equipa, destacando-se pela capacidade de luta e entrega ao fazê-lo. Como se espera, pode vir a ser um jogador muito útil na nova Juve.

6. Cristiano Zanetti
Carrara, 14/04/77
época na Juve: 28 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
Zanetti é o jogador mais experiente dos que compõem o lote de médios centros da signora 07/08. Com uma larga trajectória no Calcio onde se destacam passagens pela Fiorentina, Roma e Inter além da presença no Mundial 2002, é o típico trinco italiano que se destaca na organização de jogo a meio campo, na eficiente e dura marcação aos adversários e tenta ainda o seu remate de longe por norma bem colocado. Num campeonato longo e competitivo, será sempre uma boa opção para a zona nevrálgica do terreno e se atingir uma boa forma pode sonhar com um regresso à nazionale azzurra.


23. Antonio Nocerino
Nápoles, 9/4/85
época na Juve
Depois de algumas épocas emprestado a clubes de menor nomeada Nocerino tem sido para muitos a grande revelação deste inicio de época da Juventus. Para quem seguiu no ano passado a época extraordinária que realizou no Piacenza ou os jogos da selecção de esperanças italiana não tem sido assim tão surpreendente este seu inicio como bianconero. Considerado o novo 'Gattuso', é um jogador que usa a velha máxima antes quebrar que torcer! Não dá um lance por perdido e tenta varrer positivamente o seu meio campo. Evoluído tacticamente e com uma garra difícil de suplantar promete bastante este jovem.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Defesas Centrais

14. Jorge Andrade
Lisboa (Portugal), 9/04/78
época na Juve
O experiente e valioso capitão da selecção portuguesa foi contratado neste defeso ao Corunha com o objectivo de se tornar no novo líder do sector defensivo bianconero. Detentor de boa colocação, evoluído técnica e tacticamente, forte na marcação e extremamente rápido tem tudo para ser o patrão da defesa. A grave lesão que o afastou do Mundial parece ultrapassada e fazendo uso de todas as suas qualidades e se conseguir uma rápida adaptação ao exigente Calcio e às suas teias tácticas Jorge Andrade será um digno sucessor de Cannavaro, Thuram ou Ferrara só para falar nos recentes monstros que lideraram a defesa da Juventus nos últimos anos.

19. Domenico Criscito
Cercola, 30/12/86
época na Juve
Depois de na temporada passada ter sido considerado pela critica o melhor central da Série B, a Juventus, apesar de deter metade do seu passe não perdeu tempo e comprou a restante pela metade ao Génova por uma verba a rondar os 5 milhões de euros! Aos 20 anos estreia-se na Série A e logo como titular de uma squadra com o peso histórico que tem a vecchia signora. Espera-se que não acuse a pressão, continue a sua evolução e será dentro em breve um dos grandes centrais do futebol italiano como muitos vaticinam. Esteve presente no recente europeu de esperanças na Holanda. É um central fino, dá gosto vê-lo jogar pela estética que emprega ao jogo e tem ainda a vantagem de ter um bom pé esquerdo que em caso de necessidade o pode levar a jogar na lateral esquerda, embora seja no meio que melhor se sinta.


33. Nicola Legrottaglie
Gioia del Colle, 20/10/76
época na Juve: 45 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
1 supertaça de Itália (2003)
Depois de duas excelentes épocas no Chievo de Del Neri que o levaram inclusivamente a ser chamado à nazionale azzurra, Legrottaglie é contratado pela Juve no Verão de 2003 como o substituto para Ferrara que estava perto do fim da carreira. Infelizmente as coisas não começaram bem, a sua primeira stagione como bianconero seria o fim do ciclo de Marcello Lippi na Juve e tanto em termos colectivos como pessoais foi uma época para esquecer. No ano seguinte chegaria Capello para o banco e Cannavaro para central e Legrottaglie em Janeiro seria emprestado ao Bolonha. Em 2005/06 voltaria a ser emprestado, desta vez ao Siena, onde voltou às boas exibições. Com o Calciocaos e a queda da Juve na Série B, regressa e assume e bem um lugar de titular até ao jogo de Nápoles onde sofre grave lesão que o deixaria muitos meses de fora. Perto do fim da temporada regressa ainda a tempo de ajudar a squadra a assegurar a subida. Nesta temporada deverá ser o suplente da dupla Jorge Andrade - Criscito.


18. Jean Boumsong
Douala (Camarões), 14/12/79
época na Juve: 33 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
Chegou perto do fim de Agosto de 2006, recomendado por Deschamps, tendo o seu passe custado 6 milhões de euros. Dinheiro a mais para tão duvidosa qualidade... Desde logo o seu jogo não entusiasmou e com decorrer da época a acumulação de erros graves foi continuando, sendo hoje considerado dispensável pela estrutura directiva juventina e pela esmagadora maioria dos adeptos entre os quais eu me incluo. Lento, muito limitado em termos técnicos e tácticos, falhas de concentração recorrentes, é apenas na força e no jogo aéreo que se destaca pela positiva. Se sair até ao final do mês a Juve poderá contratar um novo defesa central, sendo Cannavaro e Barzagli os mais desejados... Boumsong apesar de ter nascido nos Camarões é internacional francês.

domingo, 26 de agosto de 2007

"Siamo tornati!"

Melhor frase seria impossível para descrever o ambiente que se viveu ontem no Estádio Olímpico de Turim após a estrondosa vitória sobre o Livorno por 5-1! A frase foi proferida por Trezegol que apontou um sempre saboroso hat-trick além de ter apontado o 1º golo da Juve in questa stagione (foto da direita). Em noite de estreia como bianconero Iaquinta apontou os outros dois golos. Na foto em baixo os dois goleadores da noite abraçam-se.
Quanto à partida propriamente dita, a Juve, depois de um ano de ausência estava de volta à Série A e recebia o Livorno que se mostrou órfão de Lucarelli, líder e ídolo dos adeptos livorneses. Ranieri debatia-se com algumas ausências forçadas por lesão tais como Grygera, Birindelli e Marchionni, além de poupar Camoranesi que apenas recentemente voltou aos treinos. Apostando no versátil Salihamidzic para a posição de lateral direito, encostando Nocerino no mesmo flanco do meio campo, Ranieri apostou nas subidas do veloz bósnio colocando ainda Zanetti ao lado de Almiron no miolo deixando Tiago, ainda em fase de adaptação ao Calcio no banco de suplentes.
A partida principiou com a Juve a dominar logo de imediato, trocando a bola em passes curtos e tentativas de triangulação rápidas de modo a tentar baralhar a marcação do Livorno que se mostrou muito acertada até cerca da meia hora. O Livorno tentava responder em lances de contra ataque colocando bolas no ponta de lança Rossini que tentava desmarcar o parceiro de ataque Tavano. Aos 26' o primeiro grande lance de perigo do encontro, jogada rápida entre Del Piero e Nedved, surge Trezeguet isolado, mas Amelia sai aos seus pés e corta para canto. Logo em seguida Chiellini desfere um potente remate de longe a que Amelia corresponde com nova boa defesa para canto. Del Piero marca curto para Nedved que devolve a Alex que cruza na perfeição para Trezeguet, com uma óptima elevação inaugurar o marcador! A Juve não desarma e pouco depois Zanetti tem um bom remate que sai pertíssimo da baliza. Já perto do intervalo Del Piero aponta bem um livre a que Amelia responde com mais uma excelente defesa.
A 2ª parte inicia-se com a Juve em busca do 2º golo, destacando-se Almiron com dois bons remates que por pouco não atingem o objectivo. O Livorno tenta responder mas os seus remates passam fora da baliza de Buffon. Aos 71' Iaquinta que tinha entrado para o lugar de Alex sofre falta na área adversária e ele próprio a converte sossegando todos os adeptos bianconeri, a vitória estava garantida! Os últimos minutos foram espectaculares com 4 golos, o primeiro aos 85' por Iaquinta que desviou involuntariamente um remate de Nedved. Depois Trezeguet marca mais dois, oportunissimo na área. Já em descontos o Livorno marca o golo de honra com um remate colocado de Loviso sem hipóteses para Buffon.
1ª jornada, JUVENTUS 5 - 1 Livorno (Trezeguet 29', 87', 90+2', Iaquinta 71', 85'; Loviso 90+4')
Estádio Olímpico de Turim
21 mil espectadores
Árbitro: Gava
Juventus: Buffon; Salihamidzic (74' Zebina), Jorge Andrade, Criscito e Chiellini; Nocerino, Zanetti, Almiron (79' Tiago) e Nedved; Del Piero 'cap' (60' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Zanetti, Iaquinta e Nocerino.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Laterais esquerdos


3. Giorgio Chiellini
Pisa, 14/08/84
3ª época na Juve, 58 jogos, 4 golos
1 campeonato da Série B (2007)
Chiellini, é na minha opinião um dos indiscutíveis da nova Juve. Aos 23 anos, a sua qualidade é imensa, quer seja na sua posição de origem ou na de defesa central onde foi utilizado durante quase toda a época passada e com grande sucesso, já que foi também nessa posição que disputou o euro de esperanças pela selecção azzurra confirmando-se como um dos melhores jogadores do campeonato e provavelmente o defesa italiano mais promissor do momento, tendo sido já chamado à selecção principal. Neste defeso o Man City de Eriksson apresentou uma proposta de 15 milhões de euros pelo seu passe, mas a Juve (muito bem!) resistiu e segurou o futuro craque azzurro! É um lateral possante, fortíssimo fisicamente, muito razoável tecnicamente que sobe muito bem pelo seu flanco. Tem um grande sentido posicional e é bom na marcação o que o favorece bastante quando joga como central. Além disso é um líder como o provou ao ser o capitão da nazionale U 21.

28. Cristian Molinaro
Vallo di Lucania, 30/07/83
1ª época na Juve
Depois de duas épocas em bom nível no Siena, a Juve que já detinha metade do passe decidiu comprar a restante metade e ficar com uma alternativa válida para a lateral esquerda cedendo assim o muito eficiente e seguro Balzaretti à Fiorentina. Veremos se a troca foi acertada ou não. Em principio Molinaro deverá ser o suplente de Chiellini, mas sabendo da polivalência de Chiellini que pode ser utilizado com muita eficácia como central e estando perante uma longa época pode Molinaro sonhar com uma utilização mais ou menos constante. Para isso terá que provar que as duas últimas épocas de qualidade no Siena não foram obra do acaso. Para mim e penso que para muitos adeptos bianconeri Molinaro será uma incógnita...


segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Laterais direitos

21. Zdenek Grygera
Pollepy u Holesova (Rep. Checa), 14/05/80
1ª época na Juve
Contratado neste defeso a custo zero ao Ajax, o versátil e talentoso checo pode fazer também a posição de central embora seja como lateral direito que melhor evolui beneficiando da sua velocidade e desenvoltura no apoio ao ataque, alem de se mostrar forte na marcação. Titular indiscutível na selecção checa, Grygera conta com o apoio do compatriota e amigo Nedved para uma rápida adaptação ao Calcio. A confirmarem-se as expectativas nele depositadas pode-se tornar num jogador muito útil e com largo futuro na Juventus.

5. Jonathan Zebina
Paris (França), 19/07/78
4ª época na Juve, 70 jogos
1 campeonato da Série B (2007)
Chegou à Juve pela mão de Capello em 2004 depois de passar pela Roma e pelo Cagliari. É um lateral direito de raiz embora em casos de necessidade também possa ser usada como central. É um daqueles jogadores que demora a cair no 'goto' dos adeptos porque passa metade da época lesionado e de vez em quando tem distracções defensivas muito graves. Apesar de tudo continua na Juventus e esperemos que possa fazer uma época mais efectiva e com mais qualidade que nas anteriores.


2. Alessandro Birindelli
Pisa, 12/11/74
11ª época na Juve, 294 jogos, 7 golos
3 campeonatos (1998, 2002 e 2003)
1 campeonato da Série B (2007)
3 supertaças de Itália (1997, 2002 e 2003)
É o 2º jogador mais antigo do plantel, nunca se pode considerar titular indiscutível, mas afirmou-se sempre como um jogador útil e precioso sempre que chamado à squadra. Em situações extremas já alinhou na lateral esquerda e defesa central. Quando mais jovem, destacava-se pela sua velocidade e bons cruzamentos. Com o passar dos anos tornou-se um jogador mais de contenção. É ainda um bom marcador de bolas paradas, sejam livres ou grandes penalidades.

domingo, 19 de agosto de 2007

'Juventini in nazionale'

Nove jogadores da Juventus foram chamados às respectivas selecções nacionais para os confrontos que se avizinham a meio da próxima semana:
Jorge Andrade e Tiago (na foto): os dois portugueses serão os únicos jogadores juventinos a disputar um encontro de carácter oficial nesta semana de selecções. Convocados por Scolari para o jogo na Arménia, a disputar na próxima 4ª feira a contar para a fase de qualificação do Euro 2008.
Buffon e Del Piero: os dois campeões do mundo foram chamados por Donadoni para o particular contra a Hungria que se realiza em Budapeste na próxima 4ª feira. Será o último teste para a squadra azzurra antes dos jogos decisivos contra a França e Ucrânia em Setembro.
Criscito: depois do europeu de esperanças disputado na Holanda em Junho passada, o jovem promissor continua ao serviço da equipa de sub-21 comandada por Casiraghi, sendo convocado para a partida contra a França, em Spezia a realizar na próxima 3ª feira. Chamados igualmente foram os seguintes jogadores que se encontram emprestados: De Ceglie (Siena), Marchisio e Giovinco (Empoli).
Grygera: depois do adeus de Nedved à selecção checa, a Juventus continua a marcar presença na selecção do leste europeu agora com o defesa contratado ao Ajax neste defeso. O jogo será na 4ª feira em Viena frente à Áustria, co-organizadora do Euro 2008.
Zebina, Boumsong e Trezeguet: apesar das constantes críticas de Trezeguet ao no mínimo controverso seleccionador francês, volta a ser chamado à equipa tricolor. De regresso estão os dois defesas. Domenech convocou 35(!) jogadores visto que serão disputados dois jogos contra a Eslováquia, um na 3ª e o outro na 4ª feira.

sábado, 18 de agosto de 2007

Troféu Berlusconi: Milan 0-2

Disputou-se ontem mais uma edição do troféu Berlusconi, a 17ª, que todos anos coloca frente a frente o Milan e a Juventus. Para a Juve foi o último encontro de pré temporada e era encarado como uma espécie de ensaio geral para o jogo da 1ª jornada da Série A, que se inicia no próximo sábado sem esquecer claro a disputa do próprio troféu, ainda para mais quando ambas as equipas partiram com 8 vitórias na competição. Ranieri optou por não convocar Chiellini, Zanetti e Trezeguet, todos a contas com pequenas lesões e recuperáveis para o 1º jogo oficial da época. Mais complicadas parecem ser as lesões de Camoranesi, Marchionni e Birindelli...Quanto ao jogo propriamente dito pode-se dizer que foi muito equilibrado e competitivo e que a única diferença esteve em Inzaghi que bem ao seu estilo aproveitou dois lances de desconcentração e falha de marcação na defensiva bianconera para apontar os dois golos do encontro. A Juve esteve muito bem especialmente na construção de lances ofensivos, pena mais uma vez a gritante falha na finalização e também a falta de uma pontinha de sorte nesse aspecto. Del Piero (foto em cima), mais uma vez foi o melhor jogador bianconero, esteve muitíssimo bem na construção de lances ofensivos e no desequilíbrio na defensiva contrário ficando na retina um lance fantástico na 1ª parte em que dribla vários jogadores do Milan e remata cruzado de pé esquerdo, aparecendo in extremis Kaladze a fazer o corte. O seu companheiro no ataque, Iaquinta, voltou a desiludir, esteve muito discreto e apagado, sendo substituído ao intervalo pelo jovem prometedor Palladino que esteve em bom nível. No meio campo Nedved e Almiron (foto em baixo) estiveram em bom plano. A defesa, tirando os lances que deram os golos ao Milan esteve em razoável plano, necessitando apenas de serem afinados esses pormenores. Buffon não teve a mínima hipótese nos golos, tendo estado impecável o resto do jogo.Em San Siro e perante quase 40 mil espectadores a vecchia signora alinhou com:
Buffon; Grygera, Jorge Andrade, Criscito e Molinaro; Salihamidzic (66' Olivera), Nocerino, Almiron (46' Tiago) e Nedved: Del Piero 'cap' e Iaquinta (46' Palladino).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Molinaro, Jorge Andrade e Nocerino.
Depois deste jogo, termina assim a pré época 2007/08, o saldo em termos de resultados não foi o melhor, mas algumas exibições e combinações atacantes perspectivam que podemos esperar uma boa temporada da Juve, espera-se que se possa lutar pelo scudetto, mas se tal não for possível pelo menos a luta por um lugar de acesso à Champions no próximo ano.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Troféu TIM: Milan 0-1

No 2º jogo a Juve defrontou o Milan e mais uma vez a sorte nada quis com a squadra bianconera. Ranieri promoveu algumas alterações no onze inicial de modo a poder observar outros jogadores e alternativas tácticas. Entraram os laterais Grygera (foto à esquerda) e Molinaro, Nocerino que tão bem se te exibido entrou para o lado direito do meio campo enquanto que na frente Trezeguet e Palladino fizeram dupla.
Mais uma vez a Juve entrou bem no jogo a dominar e a pressionar tendo o 1º lance de perigo num cabeceamento de Nedved a que Dida correspondeu com óptima defesa. O checo Grygera confirmou que é na posição de lateral direito que mais rende através de óptimas incursões ofensivas por esse flanco e cruzamentos muito perigosos um dos quais terminaria em golo apontado por Palladino aos 25' invalidado por razões que ninguém percebeu... Talvez ainda aturdida por esse lance a defesa da Juve facilitou e no minuto seguinte Gilardino aparece isolado na cara de Buffon e aponta o único golo da partida. Os centrais Jorge Andrade (foto de baixo) e Criscito subiram para deixar o avançado em fora de jogo mas, Molinaro demorou a reagir... erros que têm que ser corrigidos rapidamente...
Apesar dos resultados menos positivos a Juventus volta a deixar uma boa imagem e prova que está quase pronta para o inicio da época faltando neste torneio apenas a concretização em golo das inúmeras chances criadas.
A Juventus alinhou com:
Buffon 'cap'; Grygera, Jorge Andrade, Criscito, Molinaro; Nocerino, Almiron, Zanetti (32' Olivera), Nedved (32' Iaquinta); Trezeguet, Palladino.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Nocerino
















Troféu TIM: Inter 0-0 (4-5 g.p.)

Ontem em Milão no Giuseppe Meazza realizou-se mais uma edição do Troféu TIM com a presença dos três gigantes do Calcio. O 1º encontro opôs os campeões da Série A e B da temporada passada: Inter e Juventus. A Juve entrou com uma equipa que se poderá aproximar muito da que vai iniciar o campeonato, Zanetti esteve muito bem, Tiago que se cuide para o 2º lugar de centro campista enquanto Iaquinta não aproveitou a oportunidade... A vecchia signora entrou muito melhor e desperdiçou algumas oportunidades clarissímas quase todas por intermédio de Iaquinta que esteve em noite francamente desinspirada... Com o passar do tempo os nerazzurri equilibraram a partida embora não tenham criado verdadeiras chances de golo para a baliza de Buffon. Del Piero teve dois livres muito perigosos mas, Toldo esteve intrasponível. O jogo terminou empatado a zero, resultado lisonjeiro para o Inter que pouco mostrou durante os 45 minutos da partida. Recorrendo à lotaria dos rigore a equipa de Milão teve mais sorte já que conseguiu concretizar todos os penalties enquanto que pela equipa de Turim Criscito desperdiçou a 1ª chance para em seguida Iaquinta, Jorge Andrade (foto de baixo), Salihamidzic e Del Piero (foto de cima) marcarem.
A Juventus jogou com:
Buffon; Zebina, Jorge Andrade, Criscito, Chiellini; Salihamidzic, Zanetti, Almiron, Nedved; Iaquinta, Del Piero 'cap'.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Guarda-redes

1. Gianluigi Buffon
Carrara, 28/01/78
7ª época na Juve, 244 jogos
2 campeonatos (2002 e 2003)
1 campeonato da Série B (2007)
2 supertaças de Itália (2002 e 2003)
1 campeonato do mundo (2006)
Buffon é quase unanimemente reconhecido como o melhor guarda-redes da actualidade. A sua qualidade é indiscutível, sendo praticamente nulos os seus pontos fracos entre os postes. É ainda idolatrado pelos adeptos bianconeri porque além de aceitar jogar uma temporada na Série B ainda renovou no ínicio desta temporada demonstrando uma fidelidade especial à Juventus sendo um dos símbolos do clube juntamente com Nedved e Del Piero.
Estreou-se no Parma com apenas 17 anos e na nazionale azzurra com 19! Em 2001 a sua transferência para a Juve bateu todos os recordes para um guarda-redes: 48,5 milhões de euros, sendo ainda o valor mais caro que a Juve pagou pela aquisição de um jogador.
A sua presença na baliza poderá significar no final da época muitos pontos para a Juve.


12. Emanuele Belardi
Eboli, 19/10/77
2ª época na Juve, 0 jogos
Apesar das boas indicações dadas em alguns jogos de pré temporada, com a concorrência de Buffon, restará apenas a Belardi o banco de suplentes e manter-se em forma caso seja necessária a sua participação em algum jogo. O ano passado já se encontrava na Juve mas, na ausência de Buffon foi Mirante, jovem promissor que jogou e que nesta época foi emprestado à Sampdoria para rodar, explicando-se assim que Belardi ainda não tenha jogado em jogos oficiais pela Juventus. Talvez este ano tenha essa chance especialmente em jogos de Taça.

Troféu RAI: Roma 5-2



Brilhante! La magica Juve está de volta! Depois de alguns resultados e exibições menos positivas eis que no passado sábado em Cesena, estando em disputa o troféu RAI com a rival Roma, a Juventus volta aos bons resultados e faz uma óptima exibição especialmente em termos ofensivos. Ranieri voltou ao 4*4*2 e com algumas mexidas no onze, Nocerino actuou no meio campo no lugar de Tiago e foi dada mais uma oportunidade a Iaquinta na frente. Em traços muito gerais pode-se dizer que a Juve deu 2 golos de avanço e terminou aos 5 já que aos 25 minutos perdia por 2-0 graças aos golos de Vucinic e Mexes. Há males que vêm por bem, aos 27' Birindelli é obrigado a sair lesionado e entra para o seu lugar Zanetti que assume o controlo das operações a meio campo recuando Salihamidzic para lateral direito. Os efeitos não se fizeram esperar já que apenas dois minutos depois Trezeguet (foto em cima) reduzia, empatando a partida aos 34', dois golos típicos do bomber franco-argentino, plenos de oportunismo após passes de Nedved e Nocerino respectivamente.
Na 2ª parte a Juve continuou em bom ritmo em busca da vitória, Del Piero entra aos 61' e a pressão aumenta ainda mais sobre as hostes da Roma até que aos 72' Iaquinta marca após assistência de il capitano. Del Piero (2ª foto) passados pouco minutos aponta o 4º golo para já em descontos o recém entrado Zalayeta marcar o 5º tento para a squadra bianconera.
No comentário ao jogo, Ranieri disse que não estava eufórico mas, sim satisfeito, para não se embadeirar em arco e continuar com o bom trabalho de pré-época.
Em Cesena, a Juve venceu o troféu RAI e alinhou com:
Buffon; Birindelli (27' Zanetti), Jorge Andrade, Criscito, Molinaro; Salihamidzic, Nocerino, Almiron, Nedved 'cap'; Trezeguet (61' Del Piero), Iaquinta (73' Zalayeta)
Treinador: Ranieri
Golos: 29' e 34' Trezeguet, 72' Iaquinta, 78' Del Piero, 90'+2 Zalayeta
Amarelos: Nedved e Zanetti

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Troféu Birra Moretti: Inter 0-1

No 2º jogo do torneio o Inter venceu o Nápoles por 2-0 logo o úlitmo encontro seria encarado como uma final, o vencedor arrecadava o troféu em disputa. Ranieri mexeu em grande parte da equipa e também na táctica, voltou ao tradicional 4*4*2. Belardi (foto à esquerda) manteve-se na baliza assim como Jorge Andrade e Molinaro na defesa e ainda Nocerino e Almiron no meio campo. Os franceses Zebina e Boumsong entravam para a defesa, Salihamidzic e Zanetti para a intermediária enquanto Palladino (foto à direita) e Zalayeta evoluiriam na frente.
Os efeitos imediatos foram desastrosos já que logo aos 2' César marca o único golo da partida após aproveitar um ressalto na área bianconera. O Inter continuou a carregar e Belardi fez de seguida duas excelentes defesas. Aos 9' Zebina lesiona-se e é substituído por Birindelli. Por volta dos 15' a Juve cria a 1ª situação de perigo através de Zalayeta que dispara ao poste da baliza de Toldo. Estava dado o mote, logo em seguida Zanetti e Salihamidzic criam o pânico na defesa do Inter. Depois do intervalo Olivera entra no lugar de Nocerino e a Juventus continua a desperdiçar chances, 1º um remate de fora de área por Almiron negado por Toldo, depois duas boas combinações entre Palladino e Zalayeta que o atento Toldo volta a negar. Já perto do fim Adriano obriga Belardi a uma boa intervenção e mesmo ao cair do pano Zanetti perde o empate ao rematar para fora em boa posição.
Um resultado um tanto ou quanto injusto para as várias chances desperdiçadas pela equipa de Turim, valeu a boa imagem e a clara subida de forma da equipa.
Nesta partida a Juve alinhou com:
Belardi; Zebina (Birindelli 9'), Jorge Andrade, Boumsong, Molinaro; Salihamidzic, Nocerino (Olivera 25'), Zanetti, Almiron; Palladino, Zalayeta.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Jorge Andrade e Nocerino.