domingo, 30 de março de 2008

Tragédia adia Juve-Parma

Infelizmente mais uma tragédia assolou neste domingo o futebol italiano com a morte por atropelamento de um adepto do Parma na área de serviço Crocetta Nord nos arredores de Turim.
Matteo Bagnaresi de 27 anos foi atropelado por um autocarro pullman que servia de transporte a um grupo de adeptos da Juventus. Antes do atropelamento ocorreram confrontos entre adeptos dos dois clubes, o que já é um triste hábito em Itália.
Como sinal de respeito e pesar pelo sucedido as direcções dos 2 emblemas decidiram suspender a partida, adiando-a para o próximo dia 16 de Abril.

sábado, 29 de março de 2008

'Match Preview': Parma

Algumas novidades na convocatória tendo em vista a partida de amanhã com o Parma. Zanetti, recuperado da lesão muscular sofrida em Génova e Marchionni, ausente desde Janeiro surgem na lista de Ranieri em substituição de Zebina, amanhã será reavaliado em Vinovo e Palladino, em estado febril.
Eis os 20 convocados: Buffon, Birindelli, Chiellini, Zanetti, Salihamidzic, Camoranesi, Iaquinta, Del Piero, Nedved, Belardi, Vanstrattan, Trezeguet, Grygera, Sissoko, Nocerino, Stendardo, Molinaro, Tiago, Marchionni e Legrottaglie.

O duelo com o Parma é algo relativamente recente no historial da Série A, mesmo assim irá para o jogo nº 17 em Turim. A vantagem é claramente bianconera com 10 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, por sinal de péssima memória, já que foi aquela que precipitou o fim do 1º ciclo de Marcello Lippi à frente da Juventus, em Fevereiro de 1999. No goal average 36-13 para a signora.
No dia que assinalará mais um recorde para Del Piero, nada melhor que o Parma como adversário, já que il capitano é recordista absoluto bianconero nas presenças e nos goleadores neste embate com 12 jogos e 9 golos. Destaco uma partida disputada em Março de 1994, época de estreia para Del Piero na Série A e na Juventus, onde Alex apontou o seu primeiro hat-trick da carreira complementada por um golo de Ravanelli terminando o desafio em 4-0. Resultado idêntico na época seguinte, jogo épico que permitiria à Juventus festejar a conquista do scudetto depois de 9 anos de jejum.
O último embate ocorreu em Fevereiro de 2006 tendo-se registado um empate a uma bola com golos de Dessena e Ibrahimovic.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Juventini in Nazionale

Ontem foi dia de muitos jogos de preparação para a fase final do Euro 2008 e estiveram alguns jogadores da Juventus em acção.
Pela Itália, Gigi Buffon e Mauro Camoranesi estiveram em campo os 90' na derrota com a Espanha por 1-0. Buffon esteve em bom plano, realizou algumas boas defesas, mas não teve a mínima hipótese no fantástico pontapé de David Villa. Camoranesi jogou sobre a direita do meio campo e destacou-se com um forte remate à trave e uma excelente iniciativa individual que o levou a isolar-se e a permitir uma óptima defesa a Casillas. Iaquinta entrou a 15' do fim para o lugar e posição de Di Natale, extremo esquerdo(!)...
Apesar das divergências com Domenech, Trezeguet regressou à titularidade nos bleus e actuou sem grande brilho no Estádio de França contra a Inglaterra até aos 64'. Ribery marcou de penalty o golo solitário da vitória perante a Inglaterra no jogo que marcou a 100ª internacionalização de Beckham.

Na 3ª feira os azzurrini venceram a congénere do Azerbeijão por 2-0 em Baku, jogo da fase de qualificação para o Euro de Esperanças a realizar no próximo ano. De Ceglie, Marchisio e Giovinco foram titulares e jogaram os 90' confirmando a boa época que têm feito e que os pode levar de regresso a Turim no Verão para ficarem de vez na rosa bianconera...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Resultados da 15ª sondagem

O Bianconero Portoghese está de parabéns pois bateu todos os recordes de participação em sondagens ao atingir a bonita marca de 23 votantes. Depois da reduzida participação na penúltima sondagem resta-me concluir que uma pergunta pertinente e directa eleva muito mais o interesse pela sondagem. Agradeço a todos pela participação.
Quanto aos resultados, Marcello Lippi e José Mourinho foram de longe os mais votados e mantiveram uma renhida disputa até ao final, o que não é de admirar devido à grande qualidade de ambos. No final o português teve 10 votos (43%) contra 9 (39%) do italiano. Votações residuais para os ex capitães bianconeri Gianluca Vialli (2 votos - 8%) e António Conte (1 voto - 4%). Finalmente, 1 voto (4%) para a continuidade de Claudio Ranieri em caso de falhanço do objectivo Champions, o que para já, felizmente, se afigura como difícil de acontecer.

Enquadrado nessa forte hipótese de participação na Champions na próxima temporada e atendendo ao facto da necessidade de se contratar um avançado para juntar a Del Piero, Iaquinta e Trezeguet, questiono os nossos prezados leitores, baseando-me nos nomes sugeridos pela imprensa italiana, sobre quem será o tal avançado que a Juve deverá contratar para próxima época?

terça-feira, 25 de março de 2008

Del Piero 552!

Alessandro Del Piero completou no passado sábado frente ao Inter o jogo nº 552 com a maglia da Juventus igualando assim o recorde de presenças do lendário, saudoso e inesquecível Gaetano Scirea. No seu site oficial, www.alessandrodelpiero.com, il nostro capitano escreveu as seguintes declarações dirigidas aos tiffosi bianconeri:

"552 partidas, com a mesma camisola. Contamos vitórias e infelizmente também derrotas. Tantos abraços, lágrimas, às vezes desconforto, euforia, sofrimento, raiva, alegria, orgulho. A minha paixão, sempre, desde a primeira vez que toquei numa bola. Grande parte da minha vida, em suma.
552 partidas, com a mesma camisola. Para mim os números significam muito, mas não são tudo porque sempre pensei que não basta apenas alcançar uma grande meta. O valor depende também da forma de como esta se alcança.
552 partidas, com a mesma camisola. Cheguei ao topo, na história da Juventus com Gaetano Scirea. Aqui está a razão porque digo que importa o 'como', como Gaetano Scirea. Por vezes pergunto-me como me vêem os miúdos. Penso e desejo que me vejam como eu o via a ele em criança. Falo do homem, não apenas do extraordinário jogador. Porque preciso entrar no coração das pessoas, deixar alguma coisa que as marque para além dos números.
552 partidas, com a mesma camisola. Cheguei ao topo, sinto-me orgulhoso. Guardo firme quem está ao meu lado, a faixa de capitão no meu braço. Só com a Juventus, sempre e somente com a nossa Juventus. O meu nome está ao lado do de Scirea, fantástico! Adoro recordá-lo, antes de voltar a seguir em frente.
552 partidas, cheguei até aqui. Apesar disso continuo a não ver a hora de começar a próxima partida, aquela que desejo mais uma vez jogar! Com a mesma camisola!"

domingo, 23 de março de 2008

Brilhante Juve!

A Juventus conseguiu ontem derrotar o Inter em pleno Giuseppe Meazza graças a uma 2ª parte de excelente nível. Foi uma vitória extremamente saborosa que sabe um pouco a vingança em virtude da extrema rivalidade existente entre as duas formações em especial após as consequências do Calciocaos.
Ranieri armou a equipa no tradicional 4*4*2, mas com algumas surpresas, Grygera foi titular na lateral direita em detrimento de Zebina, Salihamidzic actuou na direita do meio campo o que equivaleu à passagem de Camoranesi para o centro do terreno com a missão de organizar o jogo ofensivo da squadra tendo Sissoko nas suas costas a varrer positivamente o meio campo.
A 1ª parte disputou-se em toada equilibrada cabendo à Juve a primeira grande chance de golo aos 7', Molinaro liberta Nedved na esquerda que centra para o 2º poste onde surge Del Piero antecipando-se a Maxwell desviando para a baliza valendo a grande defesa de Júlio Cesar para canto a evitar o 1º tento dos bianconeri. O Inter respondeu aos 18', Jimenez apontou um livre na esquerda, Burdisso apareceu sozinho na pequena área, mas o melhor que conseguiu fazer foi um balão, assistindo fortuitamente Stankovic que cabeceou para a trave de Buffon.
Aos 34' nova chance para os nerazzurri, agora por intermédio de Chivu na transformação de um livre directo permitindo a defesa atenta e de grande qualidade de Buffon. A Juve responde aos 44' num remate de ressaca de Sissoko, rasteiro e potente, mas Júlio César blocou o disparo. Pouco depois terminava o 1º tempo com um empate justíssimo devido ao tremendo equilíbrio registado.
A 2ª parte começou sem alterações em termos de jogadores já que no terreno de jogo a Juve arrancou para uma metade complementar tremendamente diabólica com Camoranesi e Del Piero em grande destaque na construção de jogo, Sissoko grande pulmão no centro do terreno e a dupla de centrais Chiellini-Legrottaglie a não dar a mínima hipótese a Ibrahimovic e Cruz.
Logo no 1º minuto Nedved recebe um cruzamento da direita de Grygera e remata de primeira valendo mais uma vez Júlio César com valiosa defesa a impedir o golo do checo. A Juve continuou a carregar e numa jogada de insistência aos 4', Molinaro tenta um passe vertical para Trezeguet que não consegue receber, sobrando a bola para Camoranesi completamente solto na direita a isolar-se e a fazer o 1º golo da noite ao desviar bem do alcance de Júlio César quando este tentou a mancha (foto em cima à direita). Há que realçar que no momento do passe Camoranesi estava em posição irregular...
A Juventus ficou ainda mais motivada com o golo e partiu em busca do 2º golo que aconteceu aos 18', Camoranesi tem um excelente passe para Del Piero que na zona da meia lua tem um toque de primeira simplesmente fantástico isolando Trezeguet, que igualmente de primeira fuzila autenticamente as redes do Inter! Grande jogada e grande golo! A Juventus fazia o 2-0 e estava na mó de cima perante um Inter atónito e estupefacto perante a grande superioridade juventina no 2º tempo.
Perante o desacerto do Inter, a Juve continuou em grande estilo e aos 22' novamente Camoranesi a lançar para Del Piero sobre a direita, il capitano tem uma recepção mágica deixando Materazzi completamente fora do lance, flecte para a área e dispara de sinistro para mais uma grande defesa do guardião brasileiro do Inter. Aos 36' Camoranesi recupera uma bola e lança rapidamente para Trezeguet que surge em posição de 2 para 1 juntamente com Del Piero. O francês toca para Alex que devolve a Trezegol e este nas imediações da área assiste Pinturicchio, que provavelmente deslumbrado com tamanhas facilidades exagerou na preparação do remate e disparou à figura de Júlio César! Falhanço clamoroso de Del Piero que poderia neste lance ter matado o jogo e abrilhantar com chave de ouro o seu jogo número 552 com a maglia da Juventus igualando assim o mítico Scirea.
A Juventus não matou a partida e no minuto seguinte o Inter reduziu graças a uma boa jogada de Balotelli pela direita servindo de bandeja Maniche para este concluir facilmente na pequena área. Num minuto o jogo passa de um possível 3-0 para um curto 2-1 e o Inter tenta o assalto final rumo ao empate e já no período de compensações o mesmo Maniche isola-se após boa tabelinha com Cruz e à saída de Buffon remate de bico ao poste da baliza juventina! Sorte para a Juventus que sofreu no final após dominar intensamente a 2ª parte e por não ter dilatado a vantagem quando teve mais que chances para isso...
A Juventus conseguiu assim uma importante vitória que poderá embalá-la para um grande final de temporada e quem sabe ainda poder sonhar com a subida de pelo menos um lugar na tabela o que lhe daria a qualificação directa para a Champions. O scudetto está a 10 pontos, já será quase impossível lá chegar e é o reflexo da perda de pontos importantes em casa neste ano de 2008 com Sampdoria, Cagliari, Torino e Fiorentina...

Série A, 30ª jornada
Inter 1-2 Juventus (83' Maniche; 49' Camoranesi e 63' Trezeguet)
Estádio Giuseppe Meazza em Milão
Árbitro: Farina

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic, Sissoko, Camoranesi e Nedved (86' Nocerino); Del Piero 'cap' e Trezeguet (83' Iaquinta).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Molinaro e Legrottaglie

A Roma sentiu algumas dificuldades em bater o Empoli em casa, venceu por 2-1 estando mais uma vez em foco o bianconero Giovinco que apontou o golo do empate dos visitantes e rubricou excelente actuação. Os giallorossi apenas garantiram a vitória no 2º tempo com um golo do veterano Panucci. O Milan mantém-se na corrida para a Champions ao vencer o Torino fora por 1-0 com golo do jovem Pato, mas não conseguiu reduzir a distância para a Fiorentina já que esta venceu a Lázio com um golo solitário de Pazzini.
Na luta pela UEFA a Udinese ultrapassou a Samp ao vencer em casa o Livorno 2-0 com tentos dos azzurri Quagliarella e Di Natale beneficiando do surpreendente empate caseiro dos blucerchiati perante o lanterna vermelha Cagliari a uma bola e só não foi derrota porque Franceschini marcou o golo do empate já nos descontos...

Classificação:
1º Inter 68 pontos
2ª Roma 64
Juventus 58
4ª Fiorentina 53
5º Milan 49
6ª Udinese 47
7ª Sampdoria 46
8º Genova 39

Goleadores:
Trezeguet (Juve) e Borriello (Genova) 17 golos
3º Mutu (Fiorentina) e Ibrahimovic 15
5º Di Natale (Udinese) 14
6º Totti (Roma) 13

sexta-feira, 21 de março de 2008

'Match Preview': Inter

A lista de convocados para o grande desafio de amanhã, o explosivo derby d'Italia frente ao Internazionale é exactamente a mesma em relação ao último jogo contra o Empoli, a saber: Buffon, Belardi, Vanstrattan, Birindelli, Chiellini, Zebina, Grygera, Stendardo, Molinaro, Legrottaglie, Nocerino, Sissoko, Salihamidzic, Tiago, Camoranesi, Nedved, Palladino, Del Piero, Iaquinta e Trezeguet.

O derby d'Italia irá realizar-se pela 75ª vez tendo o Inter como visitante em partidas da Série A, os nerazzurri saíram vencedores em 32 ocasiões, ocorreram 24 empates e 18 vitórias bianconeri na contabilidade total dos confrontos. No goal average vantagem também para o Inter com 121-82. Os recordistas do lado bianconero são dois nomes já habituais nesta coluna: Giampiero Boniperti com 14 presenças e Omar Sivori com 5 golos.
O último Inter vs Juve foi disputado em Fevereiro de 2006 com vitória juventina por 2-1. Na altura com este triunfo a Juve podia praticamente encomendar as faixas do 29º scudetto tal era o avanço que dispunha sobre os rivais de Milão. Ibrahimovic abriu a contagem sensivelmente a meio da 2ª parte, mas pouco depois Samuel empataria a partida. Perto do fim um livre superiormente executado por Del Piero daria o triunfo à Juventus nessa memorável partida.
Del Piero vai estar amanhã especialmente em foco porque caso jogue igualará o número de presenças do mítico Gaetano Scirea com a maglia bianconera, 552, número simplesmente fantástico.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Exibição modesta, ponto importante

A Juventus deslocou-se ontem a Empoli para disputar a partida referente à 29ª jornada da Série A e não conseguiu melhor que um empate a zero em consequência de uma modesta exibição e de um penalty negado pela equipa de arbitragem. Numa jornada em que nenhuma equipa das 5 da frente venceu teria sido um grande resultado uma vitória frente ao Empoli, apesar disso ganhou-se 1 ponto em relação a Roma, Fiorentina e Milan que perderam.
Provavelmente a pensar no desafio de sábado frente ao Inter, Ranieri poupou Sissoko, Nedved e Trezeguet promovendo os regressos ao onze de Zebina, Legrottaglie, Molinaro, Camoranesi e Iaquinta voltando ao tradicional esquema de 4*4*2.
A 1ª parte foi um autêntico deserto de ideias, não consegui vislumbrar no resumo que vi da partida uma chance de golo digna de registo! Jogo viril disputado a meio campo com as defesas a imporem-se sem grandes dificuldades aos insipientes ataques. Destaque pela negativa para Molinaro que viu um cartão amarelo logo aos 8' e Ranieri teve que substitui-lo ainda antes da meia hora de jogo porque estava em sérios riscos de ser expulso...
A 2ª parte principia com poucas melhorias e o primeiro remate digno de nota ocorreu aos 51' num livre cobrado por Del Piero, ainda assim para defesa fácil de Bassi. Aos 54' o caso do jogo com Iaquinta a ser derrubado na área por Piccolo, lance passível de grande penalidade que passou incólume! Mais uma vez a Juve com razões de queixas da arbitragem... O Empoli também tentava o ataque, mas Buffon não fez uma defesa o que diz bem da falta de direcção dos remates dos jogadores da equipa visitada. Aos 61' Ranieri troca Tiago por Trezeguet colocando assim em campo o esquema do tridente ofensivo, algo que vem sendo pedido pela esmagadora maioria dos adeptos bianconeri. A verdade é que a alteração não trouxe grandes melhorias e o jogo continuou no mesmo ritmo e estilo terminando num justo empate a zero que penaliza a falta de esclarecimento e de imaginação do meio campo e ataque da Juventus.

Série A, 29ª jornada
Empoli 0 - 0 Juventus
Estádio Carlo Castellani em Empoli
Árbitro: Rizzoli

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro (29' Grygera); Camoranesi (82' Nedved), Nocerino, Tiago (61' Trezeguet) e Salihamidzic; Del Piero e Iaquinta.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Molinaro, Camoranesi e Grygera

No derby de Roma a Lázio derrotou o rival 3-2 já nos descontos numa partida de bom nível e disputada em ambiente de fair play, algo quase inédito nestes duelos. O Milan sofreu uma derrota muito comprometedora em casa perante a Samp que confirma assim o seu excelente momento de forma. O Inter não conseguiu melhor que um empate a uma bola na deslocação a Génova tendo sido prejudicado por uma expulsão muito forçada do jovem português Pelé ainda na 1ª parte. Perto do fim Borriello apontou um excelente golo empatando a partida, isolando-se assim na tabela dos goleadores.

Classificação:
1º Inter 68
2ª Roma 61
Juventus 55
4ª Fiorentina 50
5º Milan 46
6ª Sampdoria 45
7ª Udinese 44
8ª Atalanta e Lazio 37

Goleadores:
1º Borriello (Génova) 17 golos
Trezeguet (Juve) 16
3º Mutu (Fiorentina) e Ibrahimovic (Inter) 15
5º Di Natale (Udinese) e Totti (Roma) 13
7º Pandev e Rocchi (Lazio), Del Piero (Juve) e Doni (Atalanta) 11

terça-feira, 18 de março de 2008

'Match Preview': Empoli

Camoranesi, Legrottaglie e Zebina estão de regresso aos convocados após terem falhado o jogo com o Nápoles devido a castigo. Ranieri chamou 20 jogadores deixando apenas de fora os lesionados Jorge Andrade, Zanetti e Marchionni e o guarda redes Novembre.
Eis a lista completa: Buffon, Belardi, Vanstrattan, Birindelli, Chiellini, Zebina, Grygera, Stendardo, Molinaro, Legrottaglie, Nocerino, Sissoko, Salihamidzic, Tiago, Camoranesi, Nedved, Palladino, Del Piero, Iaquinta e Trezeguet.

O embate com o Empoli é relativamente recente na Série A, logo apenas se contam 7 partidas no historial com a Juventus, 4 vitórias bianconeri, 1 empate e 2 derrotas com 11-5 no goal average são o pecúlio conseguido pela vecchia signora. Alessio Tacchinardi é o recordista juventino em presenças com 4 participações neste duelo e David Trezeguet o goleador com 5 golos em apenas 2 presenças. O último desafio realizado em Empoli ocorreu em Setembro de 2005 com vitória da Juventus por 4-0 tendo os golos sido apontados por Trezeguet (2), Vieira e Camoranesi.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Sofrer (quase) até ao fim...

A Juventus conseguiu ontem à noite frente ao Nápoles uma excelente e importante vitória obtida através de um golo de Iaquinta (foto ao lado) aos 88 minutos, depois de imensas chances de golo desperdiçadas, haja coração para sofrer (quase) até ao fim...
Com as ausências de Zebina, Legrottaglie, Camoranesi e Zanetti, Ranieri decidiu inovar e apresentou um esquema de 3*4*1*2 com Stendardo a estrear-se na Série A pela Juve, com Grygera e Chiellini a completarem a defesa. Tiago formou dupla com Sissoko no meio campo ficando as alas entregues a Nocerino e Salihamidzic. Nedved jogou solto entre linhas nas costas da coppia atacante Del Piero - Trezeguet.
O jogo principiou em toada de equilibrio e durante 20 minutos assim se manteve com um ritmo alto e bem disputado com o Nápoles a colocar imensas dificuldades à Juve na transição para o ataque não se coibindo de tentar o ataque. Tiago com grande qualidade de passe e rapidez nas transições complementado da melhor maneira por Sissoko, irrepreensível no pressing e no poder físico começavam a dar cartas na batalha de meio campo e a partir sensivelmente de meio da 1ª parte começou a dar apenas Juventus. Del Piero mostrou-se sempre muito activo na frente de ataque, mas os seus primeiros remates sairiam para fora cabendo a primeira nota de destaque a um pontapé de bicicleta de Calaiò aos 19' com a bola a sair por cima da trave. Aos 21' Hamsik aproveita um mau alívio da defesa bianconera e entra sobre a esquerda na área juventina disparando de sinistro para boa intervenção de Buffon. A partir destes dois lances a Juve superiorizou-se e começou a acercar-se com perigo da área napolitana, o primeiro dos quais após excelente passe de Del Piero para Nedved que disparou por cima de pé esquerdo aos 25'. Aos 29' livre perigoso de Del Piero, mas a bola bate na barreira e vai para canto. Novo livre de Del Piero aos 34' agora sobre a direita, cruzando para a pequena área onde Stendardo quase marca num lance muito confuso. Logo em seguida aos 36' Del Piero dribla Santacroce e cai na área, lance muito duvidoso... Aos 42' Santacroce tem uma entrada violentíssima sobre Salihamidzic punida apenas com cartão amarelo... Quase a terminar a 1ª parte o lateral húngaro Garics aparece isolado, beneficiando de posição de fora de jogo, mas remata de forma desastrada para fora.
Na 2ª parte a pressão juventina acentuou-se e as chances de golo foram-se sucedendo a um ritmo impressionante. Logo aos 2' livre de Del Piero com a bola em arco a passar rente ao poste com Gianello já batido. Aos 7' jogada de contra ataque conduzida por il capitano que espera a entrada de Nedved pela meia esquerda e assiste o checo de forma primorosa com este a rematar forte para óptima defesa de Gianello. Aos 14' Ranieri retira os alas Nocerino e Salihamidzic ambos muito discretos colocando Molinaro e Iaquinta em campo. Quando será que Ranieri percebe que não é na direita do meio campo que Nocerino rende? Que teimosia incrivel...
Tiago tem um potente e bem colocado remate de longe aos 17', mas novamente Gianello responde com boa defesa. No minuto seguinte Del Piero tem uma boa desmarcação na área, tenta o remate, a bola bate num defesa e sobra para Tiago que remata por cima. Aos 23' boa jogada entre Tiago e Nedved com o checo a cruzar para Del Piero rematar na passada rente ao poste da baliza de Gianello.
O tempo passava e a Juventus depois de desperdiçar tantas situações de golo passou por alguns minutos de desorientação no meio campo, com Tiago e Sissoko a tentarem acelerar ainda mais o ritmo de jogo falhando contudo alguns passes e consequentes lances de ataque. Com a entrada nos 10 minutos finais a equipa voltou a serenar e partiu em busca do golo do triunfo aumentando cada vez mais a pressão sobre a defensiva do Nápoles. Aos 37' Garics quase faz auto golo num atraso de cabeça supostamente para Gianello, a bola passou a rasar o poste... A Juve não desistiu e foi recompensada aos 43' com o golo do merecido triunfo. Molinaro recupera a bola ainda no meio campo do Nápoles, toca para Nedved que coloca a bola na área em Del Piero que domina com o peito e sem deixar cair assiste Iaquinta, com uma óptima recepção tira Domizzi da jogada e dispara vitoriosamente para o fundo das redes de Gianello! Finalmente aos 88' fazia-se justiça no Olímpico de Turim! Grande, fantástica triangulação entre Nedved, Del Piero e Iaquinta com uma sublime finalização do número 9!
Pouco depois terminava a partida com uma justíssima vitória da Juventus que peca apenas por escassa e tardia. Tiago e Sissoko estiveram em grande plano no meio campo, complementaram-se muito bem, Stendardo teve uma estreia positiva combinando bem com Chiellini e Grygera na defesa, Del Piero esteve também em grande plano no ataque, óptimos passes, esteve menos bem apenas na finalização, Trezeguet passou ao lado do jogo enquanto Iaquinta foi mais uma vez decisivo.

Série A, 28ª jornada
Juventus 1 - 0 Nápoles (88' Iaquinta)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rocchi

Juventus (3*4*1*2): Buffon; Grygera, Stendardo e Chiellini; Nocerino (59' Iaquinta), Sissoko, Tiago e Salihamidzic (59' Molinaro); Nedved; Del Piero 'cap' e Trezeguet (90+2' Birindelli).
Treinador: Ranieri
Amarelo: Trezeguet

No grande jogo da jornada a Roma venceu o Milan por 2-1 após estar a perder através de um golo de Kaká para os rossoneri. No quarto de hora final e em apenas 3' os giallorossi deram a volta por intermédio de Giuly e Vucinic. O Inter ainda apanhou um susto com o golo do empate do Palermo obtido através de um autogolo de Materazzi, mas um golo do chileno Jimenez deu o triunfo aos nerazzurri por 2-1.
A Fiorentina mantem-se firme no 4º lugar após vencer o Génova por 3-1 com um golaço do romeno Mutu. A Samp subiu para 6ª ao derrotar o Catania por 3-1 beneficiando do empate da Udinese com a Lázio a duas bolas.

Classificação:
1º Inter 67 pontos
2ª Roma 61
Juventus 54
4ª Fiorentina 50
5º Milan 46
6ª Sampdoria 42
7ª Udinese 41

Goleadores:
Trezeguet (Juve) e Borriello (Génova) 16 golos
3º Mutu (Fiorentina) e Ibrahimovic (Inter) 15
5º Di Natale (Udinese) e Totti (Roma) 13
Del Piero (Juve) e Doni (Atalanta) 11

sábado, 15 de março de 2008

'Match Preview': Nápoles

O regresso de Pavel Nedved após cumprir 2 jogos de castigo é a grande novidade na lista de convocados tendo em vista a partida de amanhã frente ao Nápoles.
As ausências por castigo de Zebina, Camoranesi e Legrottaglie que atingiram o limite de cartões amarelos também são notas de destaque tal como a de Zanetti, este devido a lesão muscular. Marchionni e Jorge Andrade continuam de fora das opções por causa de lesões prolongadas.
Para debelar tantas ausências Ranieri convocou 3 jovens da squadra Primavera: o defesa Ariaudo, o médio Castiglia e o avançado Essabr. Eis a lista dos 19 convocados: Buffon, Belardi, Birindelli, Chiellini, Grygera, Stendardo, Molinaro, Sissoko, Nocerino, Tiago, Salihamidzic, Nedved, Palladino, Del Piero, Iaquinta, Trezeguet, Ariaudo, Castiglia e Essabr.

O Nápoles é um dos adversários mais históricos para a Juve na Série A, são já 61 partidas nesta competição com 36 vitórias para os bianconeri, 19 empates e apenas 6 derrotas. No goal average larga supremacia juventina com 106-59. O último encontro em Turim para o campeonato principal italiano realizou-se em Fevereiro de 2001 com resultado de 3-0 para a Juve com tentos de Kovacevic, Inzaghi e Del Piero. Os recordistas bianconeri neste duelo são Giuseppe Furino com 14 presenças e Felice Borel II com 6 golos.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Época terminou para Jorge Andrade...

O defesa central foi ontem submetido a uma artroscopia ao joelho esquerdo no Hospital de Santana, na Parede (perto de Lisboa). O tempo de recuperação ainda não é conhecido, mas a sua participação em jogos pela Juve esta temporada e da selecção portuguesa no Euro 2008 está colocada de parte.
A artroscopia teve como fim limpar e fortalecer a rótula do joelho esquerdo do jogador, à qual fora operado em Setembro numa clínica em Marselha. Foi o próprio Jorge Andrade que pediu para ser de novo submetido a uma intervenção cirúrgica, visto que o problema da rótula não estava completamente ultrapassado.
António Martins, fisioterapeuta do Benfica que conduziu a operação revelou que Jorge Andrade ficará no hospital até domingo regressando em seguida a Turim onde efectuará a recuperação.
Esta foi a 3ª operação de Jorge Andrade ao joelho esquerdo, depois de em Março de 2006 ter sofrido uma rotura no tendão rotuliano ainda ao serviço do Corunha num jogo contra o Barça falhando assim a presença no Mundial 2006 e em Setembro de 2007 já ao serviço da Juve ter sofrido uma lesão grave na rótula numa partida contra a Roma.
Boas melhoras Jorge e rápido regresso aos relvados!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Buffon 'bianconero fino al 2013'

Gigi Buffon é mais bianconero do que nunca! A Juventus anunciou hoje através de um comunicado à imprensa que o seu nº1 prolongou por mais um ano o contrato que o liga agora à vecchia signora até 30 de Junho de 2013.
No mesmo comunicado Buffon declara que irá ser um privilégio representar a Juventus até aos 35 anos, altura que define como sendo a ideal para terminar a carreira. Gigi disse ainda que esta renovação é natural e é também a maneira ideal de recompensar os adeptos e a direcção pelo inexcedível apoio e estima que lhe têm demonstrado.
É sem dúvida uma óptima notícia para a Juventus e para todos os seus tiffosi que um dos seus grandes símbolos (representa a Juve desde 2001) permaneça no clube durante 12 anos, ele que é considerado quase unanimemente como o melhor guarda redes da actualidade. Grazie Gigi!

Resultados da 14ª sondagem

A 14ª sondagem do Bianconero Portoghese foi a menos concorrida de todas as realizadas até ao momento neste blog, apenas 5 participações, talvez a delicadeza da pergunta e o menor conhecimento da causa em questão tenham originado tais resultados...
A sondagem questionava os leitores sobre qual seria a razão de a Juve estar a ser tão prejudicada pelas arbitragens esta época. Com 3 votos foi escolhida a opção em que a vecchia signora está ainda a pagar os juros do Calciocaos. 1 voto apenas para as hipóteses de os árbitros terem medo de beneficiar a Juve prejudicando-a inconscientemente e haver uma campanha com o firme propósito de prejudicar os bianconeri.
Os meus agradecimentos a todos os participantes.

Já está disponível para votação a 15ª sondagem em que se pergunta caso Ranieri falhe o objectivo Champions (esperemos vivamente que não) deverá ser demitido? Se a resposta for afirmativa quem será então o substituto ideal?

terça-feira, 11 de março de 2008

Zanetti: 25 dias out!

Cristiano Zanetti vai ficar de fora dos planos de Ranieri nos próximos 25 dias. Hoje, o médio defensivo realizou um exame à coxa direita que revelou um estiramento de 1º grau, lesão algo preocupante que o vai deixar fora de combate durante quase 1 mês...
As más notícias para Zanetti parecem ser boas para Tiago, que após ter entrado bem na 2ª parte em Génova parece ser agora opção para Ranieri no próximo jogo frente ao Nápoles segundo palavras do próprio allenatore: "[Tiago] Tem progredido muito e estou seriamente a pensar em lançá-lo no jogo com o Nápoles."
Só nos resta desejar boas melhoras a Zanetti, ele que tem sido o grande pilar do meio campo juventino esta época e torcer para que Tiago faça jus à sua grande categoria e aproveite aquela que poderá ser a sua última oportunidade com a maglia bianconera concedida por Ranieri...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Exibição segura, resultado valioso

A Juventus conseguiu ontem afastar a crise ao vencer o Génova no Luigi Ferraris mantendo-se na luta por um lugar na Champions tendo o grande destaque sido o terzino sinistro Grygera com um golo e uma assistência.
Com uma ala esquerda totalmente nova, Grygera a lateral e Salihamidzic como extremo e com Chiellini de regresso ao centro da defesa, a Juve apresentou-se muito compacta, efectuando um pressing bem alto e eficaz sobre a linha intermediária rossoblù.
O jogo manteve-se em toada equilibrada e de alta componente táctica até ao minuto 24' altura em que Zebina apontou um livre da direita, a bola sobrou para Salihamidzic que tentou rodar e arranjar espaço para o remate, foi desarmado e a bola acabou por ir para Grygera, vindo de trás encher o pé direito e desferir um belo remate sem hipóteses para Scarpi obtendo um golo de belo efeito.
A Juve tranquiliza-se ainda mais e começa a dominar a partida, foi sem surpresas que aos 33' elevou a contagem, Chiellini tem um bom passe longo para Grygera que investe numa diagonal assistindo Trezeguet, que isolado na cara de Scarpi fez facilmente o 2º golo regressando assim aos tentos mais de 1 mês depois...
O Génova tentou reagir nos minutos finais da 1ª parte embora sem nunca colocar verdadeiramente em perigo Buffon, terminando assim os primeiros 45' com uma vantagem de 2-0 para uma sóbria e eficaz Juventus.
Logo aos 2' do 2º tempo Del Piero quase marca através de um remate de longe, a bola desvia em Trezeguet e passa muito perto do poste da baliza de Scarpi com este já batido. Aos 6' resposta do Génova com desvio de Borriello para defesa extraordinária de Buffon que consegue in extremis salvar para o poste! Grande chance para os rossoblù! A Juve aposta agora no contra ataque e aos 15' Alex tem de novo boa chance sobre a meia esquerda, mas o remate rasteiro sai novamente a rasar o poste.
Aos 23' Nocerino substitui Sissoko que estava em sérios riscos de ser expulso devido a uma sucessão incrível de lances faltosos! Pouco depois Zanetti sofre uma rotura muscular e é substituido por Tiago aos 29'. Ranieri logo a seguir refresca o ataque retirando Del Piero e fazendo entrar Iaquinta aos 32'.
Aos 41' num lance de puro contra ataque Iaquinta tem um bom disparo de longe, mas a bola desvia em Criscito e sai para fora rente ao poste. No minuto seguinte Camoranesi exerce forte pressão sobre um defesa dentro da área e este ao tentar aliviar remata contra o italo-argentino e a bola ressalta para a baliza valendo os reflexos atentos de Scarpi a desviar para canto! Finalmente no último minuto de descontos Figueroa poderia ter reduzido após bom centro atrasado de Borriello, mas Legrottaglie apertou o argentino e este desviou apenas para fora...
A Juventus conseguiu assim uma vitória muito importante, num campo tradicionalmente difícil perante uma boa equipa e mantém assim intactas as suas aspirações em marcar presença na Champions do próximo ano. Destaque para Chiellini que fez uma soberba exibição, impecável na marcação a Borriello. Grygera voltou a provar que é como lateral que joga bem e não como central, com golo e assistência simplesmente decisivos. Camoranesi esteve em grande na transição meio campo - ataque e os restantes elementos do meio campo insuperáveis no pressing e poder na intermediária. Buffon, que disputou um jogo especial visto defrontar a sua squadra del cuore esteve sublime na defesa ao desvio de Borriello. Os aspectos negativos da partida foram os muitos cartões amarelos que implicam que na próxima jornada Zebina, Legrottaglie e Camoranesi falhem o encontro com o Nápoles assim como Zanetti, este devido à lesão muscular...

Série A, 27ª jornada
Génova 0 - 2 Juventus (25' Grygera e 33' Trezeguet)
Estádio Luigi Ferraris em Génova
Árbitro: Morganti

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Grygera; Camoranesi, Sissoko (68' Nocerino), Zanetti (74' Tiago) e Salihamidzic; Del Piero 'cap' (77' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Legrottaglie, Sissoko, Camoranesi e Zebina

Perrotta e Totti marcaram os golos da vitória da Roma em Nápoles que mantém os giallorossi na luta pelo scudetto e a 6 pontos do líder Inter que bateu em casa a Reggina por 2-0 com golos de Burdisso e Ibrahimovic. A Fiorentina perdeu por 1-0 na deslocação a Siena e permitiu assim a recuperação do Milan que venceu por 3-1 em Empoli graças a golos tardios de Ambrosini e Kaká. Na luta pela UEFA, Palermo e Udinese empataram a uma bola enquanto a Samp venceu em Parma por 2-1.

Classificação:
1º Inter 64 pontos
2ª Roma 58
Juventus 51
4ª Fiorentina 47
5º Milan 46
6ª Udinese 40
7ª Sampdoria 39
8º Palermo 36

Marcadores:
1º Borriello (Génova) e Trezeguet (Juve) 16 golos
3º Ibrahimovic (Inter) 15
4º Mutu (Fiorentina) 14
5º Totti (Roma) 13
6º Di Natale (Udinese) 12
Del Piero (Juve) 11

sábado, 8 de março de 2008

'Match Preview': Génova

O regresso de Chiellini à lista de convocados após cumprir 1 jogo de castigo é a grande nota de destaque positiva tendo em vista a partida de amanhã frente ao Génova, encontro importante já que a Juve nas últimas 3 partidas apenas somou 1 ponto e começa a colocar em risco o objectivo Champions...
Molinaro com gripe é ausência confirmada o que obrigará Ranieri a alterar o esquema na lateral esquerda. Nedved, com mais 1 jogo de suspensão para cumprir fica ainda de fora para este encontro. Eis a lista dos 19 convocados: Buffon, Belardi, Vanstrattan, Birindelli, Chiellini, Zebina, Grygera, Stendardo, Legrottaglie, Salihamidzic, Zanetti, Nocerino, Sissoko, Tiago, Camoranesi, Palladino, Del Piero, Iaquinta e Trezeguet.

Génova vs Juventus é uma partida com muita história na Série A, será o jogo nº41 em Génova e existe um enorme equilíbrio: 16 vitórias para a Juve, 15 vitórias para o Génova e 9 empates. Nos golos a vantagem bianconera cifra-se em 64 para 54 tentos. Giampiero Boniperti e Giovanni Varglien II são os juventinos com mais presenças neste embate, 10 cada e o mesmo Boniperti o melhor marcador com 6 golos. O último encontro para a Série A disputado no Luigi Ferraris foi na época 1994/95 mais propriamente a 13 de Maio e a Juve goleou por 4-0 com golos de Roby Baggio, Ravanelli, Jarni e Vialli.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Hurrà Juventus!

A Hurrà de Março traz em grande destaque David Trezeguet, o bomber francês que desde 2000 defende as cores da vecchia signora.
Em discurso directo o avançado gaulês de origem argentina fala sobre o futebol em Itália, a Argentina natal, a família, os amigos, a selecção francesa e a birra de Domenech para consigo, os golos,... Sobre a Juventus e os objectivos para a presente época Trezegol afirma o seguinte: "
Não tenho mais tanto tempo para vencer, pois já tenho trinta anos. Infelizmente demonstramos ter algo a menos que alguns adversários, mesmo fazendo um grande campeonato precisamos aceitar isso. No entanto, não irei nunca me contentar com o segundo lugar, minhas ambições não mudaram."
Sintomáticas as suas afirmações, fazemos votos para que Trezeguet regresse em breve e em força a fazer aquilo que tão bem sabe e que tem andado arredado ultimamente, os golos!

segunda-feira, 3 de março de 2008

3º lugar em risco... crise?

A Juve continua na senda dos maus resultados e ontem permitiu uma derrota caseira muito comprometedora já nos instantes finais perante a Fiorentina que assim se coloca a apenas 1 ponto dos bianconeri na tabela classificativa.
Sem Chiellini suspenso jogou Grygera no centro da defesa ao lado de Legrottaglie. No meio campo Palladino passou para a esquerda no lugar do castigado Nedved, Zanetti retomou o seu posto habitual no centro e Camoranesi derivou para a direita. Na frente Trezeguet regressou à titularidade formando dupla com Del Piero.
A Juve entrou a todo o gás e logo no 1º minuto Zebina teve uma óptima arrancada pela direita, combinação rápida entre Trezeguet, Camoranesi e Del Piero com il capitano a cruzar para a cabeça de Zebina, completamente solto na pequena área cabecear por cima! Que chance tremenda logo a abrir a partida! Infelizmente foi Sol de pouca dura já que os viola rapidamente equilibraram a partida e começaram paulatinamente a dominar o encontro. Aos 15' dispõem da 1ª chance com a bola metida nas costas de Molinaro para Santana que flecte para dentro e dispara de sinistro para intervenção segura de Buffon. Pouco depois aos 19' jogada envolvente pela esquerda da Fiore aproveitando a passividade da Juve aparecendo Gobbi isolado na cara de Buffon e a fazer sem dificuldade o 1º tento da tarde.
A Juventus estava literalmente a dormir e aos 21' por muito pouco Montolivo não elevou a contagem valendo Buffon, que fez uma excelente defesa a um remate à queima do médio viola. Totalmente contra a corrente do jogo a Juve empata aos 29'. Del Piero aponta um livre na esquerda cruzando a bola para a entrada da pequena área, Frey sai mal e não afasta a bola que sobra para Sissoko, que de costas para a baliza, de primeira efectua um chapéu a Frey! Golo algo fortuito e lisonjeiro para a vecchia signora.
O resto da primeira parte foi equilibrado com bastante disputa de bola a meio campo não se registando mais nenhuma oportunidade de golo para qualquer das partes.
A 2ª parte começa da melhor maneira para a Juve que se adianta no marcador aos 12' através de Camoranesi, apareceu solto no 2º poste e encostou de primeira para o fundo das redes após bom centro de Molinaro. A Fiorentina reage e aos 18' Kuzmanovic tem um bom remate de fora da área para defesa atenta de Buffon.
Pouco depois começam os tiros no pé de Ranieri, retira Camoranesi aos 21' colocando Nocerino em campo. O italo-argentino estava apenas a ser o melhor homem bianconero em campo... Aos 25' tira Del Piero entrando Iaquinta. Alex sem estar a fazer um bom jogo estava uns bons furos acima de Trezeguet que voltou a realizar uma partida apagadíssima, que se passa com Trezegol? No final da partida Ranieri explicou que tirou os dois jogadores porque estavam cansados...
A Juventus controlava a partida e dava ideia de conseguir segurar o resultado, puro engano! Aos 30' jogada de insistência da Fiorentina pela zona central, novamente a aproveitar a passividade gritante da Juventus na zona nevrálgica do terreno aparecendo Papa Waigo com algum espaço na meia direita, libertou-se de Molinaro e rematou cruzado sem chances para Buffon!
A Juve tentou vencer a partida e partiu em busca do golo da vitória. Aos 32' Iaquinta tem um remate em força na marcação de um livre, mas a bola saiu ligeiramente fora. Palladino, que fez uma partida discreta teve a sua melhor acção com um bom remate de longe aos 39' para boa defesa de Frey.
O jogo caminhava para o fim e o empate parecia ser o resultado mais que provável, mas a defesa juventina voltou a meter água! 3 minutos depois da hora a Fiore tenta o chuveirinho e a defesa da Juve, incrivelmente não consegue afastar a bola da área acabando por sobrar para Papa Waigo, que solto na direita cruzou milimetricamente para a cabeça de Osvaldo marcar o golo da vitória viola! Por onde andavam os centrais bianconeri?!? Não os vi no lance, incrível a teimosia de Ranieri em colocar Grygera como central, porque veio então Stendardo? A defesa sem Chiellini é simplesmente medíocre! O jovem de 23 anos é de longe o melhor defesa juventino! É urgente o reforço deste sector para a próxima temporada caso queiram mesmo lutar pelo scudetto!

Série A, 26ª jornada
Juventus 2-3 Fiorentina (29' Sissoko, 47' Camoranesi; 19' Gobbi, 75' Papa Waigo, 90+3' Osvaldo)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Farina

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Grygera, Legrottaglie e Molinaro; Camoranesi (66' Nocerino), Zanetti, Sissoko e Palladino; Del Piero 'cap' (70' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Camoranesi

O grande destaque da rodada foi a primeira derrota do Inter na prova. Na deslocação a Nápoles valeu o golo solitário do ex juventino Zalayeta para assinalar o desaire nerazzurri. A Roma continua forte e esmagou o Parma com 4 golos sem resposta. O Milan continua com maus resultados e cedeu um empate caseiro a uma bola perante a Lazio. Cassano voltou a fazer das suas, ou seja, o melhor (marcou) e o pior (foi expulso) no empate a 2 com o Torino. A Udinese regressou aos triunfos ao bater a Atalanta por 2-0 com golos dos azzurri Quagliarella e Di Natale.

Classificação:
1º Inter 61 pontos
2ª Roma 55
Juventus 48
4ª Fiorentina 47
5º Milan 43
6ª Udinese 39
7ª Sampdoria 36

Goleadores:
1º Borriello (Génova) 16 golos
Trezeguet (Juve) 15
3º Mutu (Fiore) e Ibrahimovic (Inter) 14
5º Totti (Roma) e Di Natale (Udinese) 12
Del Piero (Juve) 11

domingo, 2 de março de 2008

Jogador do Mês: Nedved

O jogador do mês de Fevereiro é Pavel Nedved! O extremo checo esteve em plano de destaque no último mês realizando partidas de óptimo nível, esteve em golos e assistências só destoando a expulsão nos minutos finais na última partida com o Torino, mesmo assim não suficiente para lhe retirar o galardão!
No empate com o Cagliari, Pavel foi de longe o melhor jogador juventino marcando um belo golo que valeu o empate. No jogo seguinte em Udine realizou nova boa exibição aprimorada com magnífica assistência para o golo do triunfo apontado por Iaquinta. Com a Roma novamente em bom plano tendo estado na arrancada e na jogada que originaria o livre, superiormente cobrado por Del Piero que deu o triunfo à Juve. Nos dois últimos encontros não esteve tão bem, o que se verificou também com o resto da equipa restando-me concluir que no computo geral foi o jogador mais em foco na Juve em Fevereiro.

sábado, 1 de março de 2008

'Match Preview': Fiorentina

Espera-se amanhã uma partida muito interessante e bem disputada entre as formações comandadas por Cesare Prandelli e Claudio Ranieri, que poderá inclusivamente ajudar a clarificar os lugares de acesso à Champions para a próxima época.
Boas notícias para a Juve que já poderá contar com Zanetti que viu reduzido o seu castigo de 2 para apenas 1 jogo e assim já poderá alinhar contra a sua antiga equipa e o regresso de Trezeguet após debelar uma gripe. Como já era sabido Chiellini e Nedved ficam de fora por suspensão, o defesa por 1 jogo e o médio por 2. Eis os 19 convocados: Buffon, Belardi, Birindelli, Zebina, Grygera, Stendardo, Molinaro, Legrottaglie, Zanetti, Salihamidzic, Camoranesi, Sissoko, Nocerino, Tiago, Iaquinta, Del Piero, Palladino, Trezeguet e Essabr.

Em termos de historial este é um grande clássico do Calcio repleto de rivalidade em especial após a passagem de Roby Baggio de Florença para Turim... Em 68 partidas disputadas com a Juve como visitada há a registar 45 vitórias bianconeri, 18 empates e 5 vitórias viola. Enorme vantagem no goal average para a Juve, 148-56. Como recordistas de presenças encontram-se Gaetano Scirea e Giampiero Boniperti com 14 presenças e na lista de goleadores lideram o mesmo Boniperti e John Hansen com 7 golos seguidos de imediato por Del Piero com 6, um dos quais em 1994/95 que pessoalmente considero o seu melhor golo de sempre! No último encontro entre estas duas equipas, em Abril de 2006, registou-se um empate a uma bola com golos de Toni e Del Piero.