segunda-feira, 30 de junho de 2008

Knezevic na Juve!

A Juve apresentou o seu mais recente reforço, o defesa central Dario Knežević, internacional croata de 26 anos que vem para Turim cedido por empréstimo pelo Livorno a troco do pagamento de 700 mil euros ao clube toscano e com opção de compra do passe no final da época mediante uma verba de 1 milhão e meio de euros.
Knežević esteve presente no recente Euro 2008 tendo participado em três encontros. Com esta contratação a Juventus deverá ter concluído o reforço do sector defensivo para a próxima época.

sábado, 28 de junho de 2008

Calendário do Verão 'bianconero'

De 5 a 16 de Julho estágio em Pinzolo. Dois amigáveis: Mezzocorona (dia 11) e Piacenza (dia 16) em locais a designar.
23 de Julho, amigável em Copenhaga com o Bronby.
26 de Julho, amigável em Dortmund com o Borússia.
29 de Julho, Trofeo TIM em Turim com o Inter e o Milan.
2 e 3 de Agosto, Emirates Cup em Londres com o Arsenal e o Hamburgo.
6 de Agosto, amigável em Manchester com o Man Utd.
12 ou 13 de Agosto, 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Champions.
17 de Agosto, Trofeo Berlusconi em Milão com o Milan.
21 de Agosto, Trofeo Birra Moretti em Nápoles com o Inter e o Nápoles.
26 ou 27 de Agosto, 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Champions.
31 de Agosto, 1ª jornada da Série A.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Chiellini renova até 2013!

Outra excelente notícia do dia de hoje é a confirmação dada pelo próprio Chiellini do acordo de renovação alcançado com a Juventus que ligará as duas partes até 2013!
Giorgio referiu-se à renovação da seguinte forma: "Não é uma meta alcançada, mas sim um ponto de partida. O melhor vem já agora!"
Como profundo admirador das qualidades de Chiellini fico extremamente satisfeito com o seu novo vínculo. Depois de há um ano quase ter saído para o Man City, realizou uma época de grande nível na Juve e uma fase final de Europeu em que confirmou toda a sua enorme categoria, Chiellini é aos 23 anos uma das maiores certezas do futebol italiano e tem tudo para ser a referência defensiva da Juve e da nazionale azzurra na próxima década. Não é por acaso que o seu nome tem sido veiculado como o futuro capitão da Juventus. Grazie Giorgio!

Giovinco confirmado!

É com muita satisfação e expectativas redobradas que escrevo este post em que anuncio a confirmação levada hoje a cabo pela direcção da Juventus: o regresso do jovem fantasista Sebastian Giovinco à rosa bianconera!
A Juve exerceu o direito de opção sobre o seu passe tornando inúteis os esforços do Empoli em adquirir o talentoso jogador a título definitivo. Giovinco é assim bianconero a 100% e dele se esperam muitas alegrias e títulos nos próximos anos, que a imagem na foto se repita muitas e muitas vezes!
Operação idêntica foi efectuada pela Juve sobre o avançado Davide Lanzafame, autor de boa temporada no Bari na Série B e que regressa assim também a Turim.
Finalmente, a Sampdoria exerceu o direito de opção sobre o guarda-redes Antonio Mirante que ficará mais um ano como blucerchiato, a título definitivo com acordo de participação.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Palladino no Génova

Palladino será jogador do Génova na próxima temporada em regime de co-propriedade já que a Juve cedeu metade do seu passe ao emblema rossoblu por 5,5 milhões de euros. Depois de uma época 2007/08 um pouco aquém das expectativas a Juventus espera que Palladino possa evoluir bastante o seu jogo e resgatá-lo no final da próxima temporada. Prova disso foi a renovação contratual com a vecchia signora por mais um ano, vínculo expira agora em 2012. Também ficaram definidas as situações de Paro e Criscito. O Génova adquiriu a metade do passe do médio que pertencia à Juve por 2 milhões de euros enquanto que o defesa irá permanecer mais uma temporada em regime de empréstimo no Luigi Ferraris, tendo a Juve a receber 1 milhão de euros pela prorrogação da cedência.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Chiellini monumental no adeus 'azzurro'

Itália despediu-se do Euro 2008 ao perder com a Espanha nos 1/4 de final através do desempate de pontapés da marca de grande penalidade.
Chiellini fez uma exibição estrondosa nesta partida não dando a mínima veleidade a Villa e Torres! Foi na minha opinião o melhor azzurro em campo.
Buffon esteve seguro como é hábito, fez poucas defesas, apenas uma ou duas de grau elevado. No melhor pano ia caindo a nódoa já que num remate forte de Senna de longe Gigi não conseguiu segurar, mas felizmente para ele a bola acabou bater no poste... Nos penalties conseguiu suster o pontapé de Guiza, insuficiente contudo...
Camoranesi entrou aos 58' para o lugar do apagado Perrotta e trouxe outra vivacidade ao meio campo ofensivo italiano tendo sido dele o remate mais perigoso dos azzurri para defesa de nível de Casillas. Na transformação da sua grande penalidade esteve simplesmente irrepreensível.
Del Piero entrou apenas aos 108' substituindo Aquilani e poucas vezes teve oportunidade de tocar na bola, destacou-se num número onde se comprovou toda a sua excelência técnica. É-me totalmente incompreensível como é que o melhor marcador da Série A 2008 só tem direito a 12' nuns 1/4 de final e a um jogo como titular enquanto que o melhor marcador da Bundesliga jogou todos os minutos do Euro desperdiçando chances atrás de chances, quase que se arrastando em campo, física e essencialmente psicologicamente...
Resultado justo portanto, parabéns à Espanha! Os quatro bianconeri entram agora em período de férias regressando em Julho a Vinovo para o início da nova stagione.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Manifesto: Dieci buoni motivi per essere di Juventus e Sinistra

1- Juventus, come il nome è la gioventù in latino. E gioventù non è correlato con conservatorismo e autoritarismo. Gioventù è ribellione, la libertà di scelta.

2- Le colori di Juventus sano il bianco e nero, le due colori unite e che se supplemento.

3- Torino e la província del Piemonte hanno tradizione di Sinistra: la rivista ‘L’ Ordine Nuovo’ qui è stata fondata da Antonio Gramsci, i consiglio di fabbrica a Torino ‘Biennio Rosso’, Vittorio Foa è stato torinense, Palmiro Togliatti fondatore dal Partito Comunista Italiano non era nativo ma è stato juventino, eccetera.

4- I fondatori sono stati i giovani studenti e la saggezza è nemico di ignoranza e il fondamentalismo.

5- La prima sede è stato una umile officina di biciccleta, dove la bicicletta è un mezzo di trasporto simbolico del proletariato e le classi lavoratrici.

6- Le magliette di colore originale sono state rosa, colore poco virile e efeminata per i gusti macho fascisti.

7- La Juventus non è un club ristretto in una città, ma ha sostenitori di tutti i continenti, razze e nazionalità. È internazionalista.

8- La maggiore parte dei tifosi sono stati gli immigranti che provenivano da poveri del sud Italia per lavorare nelle industrie di Torino.

9- L'ex ultras della Juventus sono state organizzate a sinistra o estrema sinistra, ‘Autonomia Bianconera’ e ‘Venceremos’, nel decennio di settanta.

10- La Juventus lungo della sua brillante storia dovrebbero grandemente a giocatori e il personale da altri paesi come Platini (Francia), Nedved (Repubblica Ceca), Orsi e Sivori (Argentina), Charles (Paese del Galles), Paulo Amaral (Brasile), eccetera.

Leonel Ventorim de Jesus, poeta e giornalista
João Pedro Caniço, studente universitario
26 di Maggio 2008

Manifesto: Dez boas razões para ser da Juventus e de Esquerda

1. Juventus, como diz o nome é juventude em latim. E juventude não se coaduna com conservadorismo e autoritarismo. Juventude é rebeldia. Liberdade de escolha.

2. As cores da Juventus são o preto e o branco, as duas cores unidas e que se complementam.

3. Turim e a província do Piemonte possuem tradição de esquerda; A revista 'L´Ordine Nuovo' foi aqui fundada por Antonio Gramsci, os conselhos de fábrica de Turim 'Biénio Vermelho', Vittorio Foa era turinense, Palmiro Togliatti, o fundador do Partido Comunista Italiano não era nativo mas era juventino, etc.

4. Os fundadores eram jovens estudantes, e a sabedoria é inimiga da ignorância e do fundamentalismo.

5. A primeira sede foi uma humilde oficina de bicicletas, sendo que a bicicleta foi um dos meios de transporte simbólicos do proletariado e das classes trabalhadoras.

6. As camisolas originais eram cor de rosa, uma cor pouco viril e efeminada para os gostos másculos fascistas...

7. A Juventus não é um clube restrito a uma cidade mas possui adeptos de todos os continentes, nacionalidades e raças. É internacionalista.

8. Grande parte dos adeptos eram emigrantes que vinham do pobre sul de Itália para trabalhar nas indústrias de Turim.

9. Os primeiros ultras organizados da Juventus eram de esquerda ou de extrema-esquerda, 'Autonomia Bianconera' e 'Venceremos', na década de setenta.

10. A Juventus ao longo da sua brilhante história deve imenso a jogadores e colaboradores de outros países como Platini (França), Nedved (Rep.Checa), Orsi e Sivori (Argentina), Charles (País de Gales), Paulo Amaral (Brasil), etc.

Leonel Ventorim de Jesus, poeta e jornalista
João Pedro Caniço, estudante universitário
26 de Maio 2008

'Azzurri' nos 'Quartos'!

A squadra azzurra está nos 1/4 de final do Euro 2008 em consequência da vitória obtida sobre a França e da indispensável ajuda da Holanda que bateu a Roménia na outra partida do Grupo C.
Em relação aos bianconeri, Buffon e Chiellini foram titulares e estiveram simplesmente impecáveis! Buffon apenas foi obrigado a fazer uma defesa de grande qualidade enquanto Chiellini esteve irrepreensível na marcação a Henry.
Camoranesi entraria aos 64 minutos para o lugar de Perrotta enquanto Del Piero permaneceu no banco de suplentes todo o jogo.
Agora, os azzurri vão apanhar a selecção espanhola no próximo encontro, é enorme a expectativa devido à rivalidade histórica entre as duas formações.

domingo, 15 de junho de 2008

Grygera e checos eliminados

Para quem acompanhou o jogo até aos 75 minutos o impensável aconteceu! A Rep. Checa está fora do Euro 2008 depois de ter permitido a reviravolta da Turquia que passou o marcador de 0-2 para 3-2 nesses instantes finais!
Grygera
foi titular e jogou novamente os 90' tendo inclusivé efectuado o cruzamento para o primeiro golo da partida apontado pelo gigante Koller. Termina assim com pouca glória este europeu para a selecção checa orfã de Nedved e que sentiu bastante a falta de Rosicky na organização de jogo a meio campo. Quanto ao bianconero Grygera sai de cabeça erguida da prova, realizou exibições seguras e valiosas, esteve em pleno razoável na marcação ao portento Cristiano Ronaldo e não teve grandes culpas no naufrágio defensivo checo nos 15 minutos finais frente aos turcos.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Super Gigi mantém Itália viva!

Com uma defesa espectacular a um penalty marcado por Mutu, Gigi Buffon manteve a Itália na corrida ao apuramento para os 1/4 de final!
Nem uma Itália bianconera foi suficiente para levar de vencida a bem organizada e táctica Roménia. Buffon além do penalty defendido efectuou mais uma ou duas defesas de grande nível. Chiellini veio aumentar e de que maneira a qualidade no sector defensivo e foi decisivo no golo italiano já que é dele a assistência para Panucci encostar para o fundo das redes romenas. O capitão Del Piero entrou a todo o gás, muito esforçado e combativo, mas as coisas não lhe sairam pelo melhor, especialmente na finalização. Camoranesi esteve ao nível da primeira partida, lutador e pressionante, mas novamente sem o destaque e classe habituais.
Dois ex bianconeri estiveram também em plano de destaque, Zambrotta com uma fífia monumental originando o golo de Mutu. O romeno apontou o primeiro golo do encontro, mas falharia a grande penalidade ficando visivelmente transtornado, pedindo de imediato a substituição...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Craques Bianconeri: Gianluca Pessotto

Gianluca Pessotto destacou-se ao representar a Juventus durante 11 épocas consecutivas, de 1995 a 2006, jogador versátil, desempenhava com rigor e qualidade várias posições, embora fosse na posição de lateral esquerdo que mais rendia apesar de ser destro.
Pessotto nasceu em Agosto de 1970 em Latisana, pequeno concelho da província de Udine. Começou a sua carreira nas camadas jovens do Milan passando em 1989 para o Varese da Série C2 onde jogaria durante duas temporadas. Em 1991 sobe de escalão para a Série C1 representando o Massese onde as boas exibições o levam ao Bolonha na época seguinte, na altura na Série B. Em 1993 assina pelo Hellas Verona onde se destaca pela segurança e rigor defensivo assinaláveis dando o salto para a Série A em 1994 contratado pelo Torino. Estreia-se no campeonato máximo do Calcio em Setembro desse ano numa derrota caseira do Toro perante o Inter. Realiza uma época plena de regularidade despertando a cobiça da Juve, curiosamente realiza duas óptimas exibições contra a vecchia signora assegurando assim o aval de Lippi para a sua contratação.
Pessotto rapidamente se impõe como titular na lateral esquerda, estatuto que manteria quase inalterável até 2002. Jogador de grande capacidade táctica e de marcação, subia efectivamente pelo seu corredor efectuando cruzamentos de qualidade. Oferecia várias alternativas ao treinador já que podia actuar na lateral direita e como ala em qualquer uma das faixas num esquema de três centrais.
Logo na época de estreia como bianconeri vence a Champions na final de Roma contra o Ajax tendo sido um dos marcadores no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. No mesmo ano de 1996 estreia-se na nazionale azzurra, pela qual disputaria o Mundial de 1998 e o Europeu de 2000. Falharia o Mundial de 2002 devido a uma lesão sofrida pouco antes da competição. No total disputou 22 encontros com a selecção italiana tendo-se destacado durante o Euro 2000 ao marcar um dos penalties no desempate na meia final contra a Holanda e ao assistir Delvecchio com um primoroso cruzamento para o golo azzurro na final contra a França.
A lesão sofrida no final da época 2001/2002 custou-lhe o inicio da época seguinte. A Juve tinha contratado o talentoso Camoranesi nesse defeso e Lippi conjugou ambos os factores passando Zambrotta de médio ala direito para lateral esquerdo, lugar vago devido à lesão de Pessotto. Quando regressou e apesar de ter perdido a titularidade manteve-se sempre um jogador muito útil e dos mais utilizados, quase se podendo falar como um 12º jogador. Il professore como era conhecido pelo seu estilo intelectual, homem de equilíbrio, concentrado, afável, educado, humilde, respeitado por colegas, adversários e tiffosi foi sempre um dos elementos aglutinadores no balneário da Juve.
Em 2005 com a chegada de Chiellini começou a jogar menos e não estranhou que terminasse a carreira no final da temporada com 35 anos. 366 jogos, 3 golos e 10 títulos são os significativos números alcançados com a Juventus. Nesses 10 títulos destacam-se 4 scudetti, 1 Champions, 1 Supertaça Europeia e 1 Supertaça Intercontinental.
Com tanto peso e carisma dentro do universo bianconero não causou surpresa o convite para assumir o lugar de team manager da Juve, convite aceite a 27 de Maio de 2006 assumindo o posto de Alessio Secco, entretanto nomeado director desportivo.
Por essa altura a autêntica bomba chamada Calciocaos assolava o Calcio em geral e a Juventus em particular, tendo o pior e inacreditável acontecido a 27 de Junho quando Pessotto se tentou suicidar atirando-se de uma janela do 2º andar na sede da Juventus tendo ficado em coma durante vários dias deixando o Calcio em estado de choque e completamente consternados todos os seus intervenientes. A selecção italiana estava a poucos dias de disputar o encontro dos 1/4 de final do Mundial 2006 contra a Ucrânia e os gestos de solidariedade e apoio não faltaram sendo de destacar a pronta visita de Del Piero, Zambrotta e Ferrara ao hospital onde estava internado. O seu estado melhorou nos dias seguintes e a vitória italiana no campeonato do mundo seria-lhe dedicada por Marcello Lippi.
Actualmente Pessotto está completamente recuperado do sucedido e assumiu há alguns meses o lugar de director técnico da Juventus. Como jogador é um dos principais rostos da Juve de Lippi que maravilhou o futebol italiano e europeu na segunda metade da década de 90.

Primeira derrota para Grygera

Grygera teve tarefa bastante complicada no segundo encontro do Euro 2008 já que lhe coube em sorte marcar Cristiano Ronaldo, apenas o melhor jogador da actualidade.
Na primeira parte o lateral checo esteve quase impecável não deixando o extremo português fazer nenhuma das arrancadas diabólicas que o notabilizaram. Já no segundo tempo, Grygera foi impotente para impedir Cristiano Ronaldo de apontar o segundo golo da equipa lusa e assistir Quaresma para o terceiro. Apesar disso exibição positiva e segura do jogador bianconero. Domingo jogo decisivo com a Turquia e perspectiva-se novo duelo interessante, desta vez com Tuncay.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

3 'bianconeri' na estreia desastrosa da 'azzurra'

A Itália estreou-se da pior forma na fase final do Euro 2008 ao perder com a Holanda por três bolas a zero.
Entre os jogadores da Juventus, Buffon e Camoranesi foram titulares. O guardião foi um dos menos responsáveis pelo resultado não tendo qualquer culpa nos golos sofridos, tendo ainda evitado mais 2 ou 3 que pareciam praticamente certos! O italo-argentino esteve longe do nível habitual, tentou pegar no jogo e levar a equipa para a frente, mas tal como muitos dos seus passes de rotura as coisas não lhe saíram nada bem. Foi substituído aos 75' por Cassano.
Del Piero entraria apenas aos 64' para o lugar de Di Natale e foi após a sua entrada que a Itália começou a acercar-se com mais perigo da baliza de Van der Sar. Alex esteve em destaque numa boa iniciativa individual culminada com bom remate e defesa atenta do ex guarda-redes da Juve.
Chiellini não saiu do banco de suplentes, mas ao reflectir nas exibições e na própria qualidade de Barzagli e Materazzi pergunto-me porque é que Giorgio não é titular?

De Ceglie, regresso confirmado

A Juventus confirmou hoje em comunicado o regresso de Paolo de Ceglie, lateral/ala esquerdo de 21 anos que esteve em regime de co-propriedade no Siena na última temporada e cujas boas exibições motivaram decisivamente o retorno a Turim.
Segundo a imprensa italiana a Juve pagou 3,5 milhões de euros ao Siena pela metade do passe que estava na posse do clube toscano. Com o regresso do internacional sub-21 italiano a Juventus ganha um reforço de qualidade e com muito potencial para a lateral esquerda onde só possuia Molinaro.
Foi ainda divulgada a cedência definitiva de Andrea Rossi, defesa de 21 anos formado nas escolas da Juve que esteve também em regime de co-propriedade no Siena em 2007/08, para o clube toscano a troco de 1 milhão de euros.

sábado, 7 de junho de 2008

Grygera estreia-se com vitória

O lateral direito da Juve, Zdenek Grygera, estreou-se no Euro 2008 com uma vitória, já que a sua selecção, a Rep. Checa, venceu a Suiça por uma bola a zero no jogo inaugural da competição.
Grygera esteve em bom plano, regular como é habitual, muito sólido e efectivo no seu flanco não permitindo quaisquer veleidades ao seu adversário directo, Tranquillo Barnetta, talentoso jogador do Leverkusen que esteve discreto e foi bem anulado pelo defesa bianconeri.

Infelizmente, Grygera esteve directamente envolvido no lance mais negro da partida no qual resultaria a grave lesão de Frei, no entanto há que realçar que o lance foi perfeitamente casual, não havendo rigorosamente nada a apontar ao lateral checo, foi apenas e só um grande azar do capitão e goleador suiço...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estatísticas 2007/08: Goleadores

Começamos hoje a divulgar algumas estatísticas referentes à stagione 2007/08.
A seguir a lista dos marcadores dos 85 golos bianconeri, 72 na Série A e 13 na Taça de Itália referentes aos 43 jogos oficiais disputados, o que dá uma média de quase 2 golos por jogo: 1,98 para ser exacto.

Del Piero 24 golos (21 na Série A + 3 na Taça de Itália)
Trezeguet 20 (20 + 0)
Iaquinta 12 (8 + 4)
Camoranesi 5 (5 + 0)
Salihamidzic 5 (4 + 1)
Chiellini 3 (3 + 0)
Legrottaglie 3 (3 + 0)
Nedved 3 (2 + 1)
Palladino 2 (2 + 0)
Marchionni 2 (1 + 1)
Sissoko 1 (1 + 0)
Grygera 1 (1 + 0)
Boumsong 1 (0 + 1)
Almiron 1 (0 + 1)
Molinaro 1 (0 + 1)
pb 1 (1 + 0)

domingo, 1 de junho de 2008

Jogador do mês: Del Piero

Para não variar, ou melhor, para confirmar a tendência durante esta época o jogador do mês de Maio é Alessandro Del Piero! Sendo assim il capitano é distinguido pela 5ª vez em 10 meses o que demonstra bem a qualidade e categoria da sua temporada!
Para obter tal distinção durante o passado mês, Alex apontou 3 golos em 3 jogos para a Série A o que o levariam ao topo da tabela dos melhores marcadores da competição e seria ainda chamado ao lote de 23 convocados italianos para a fase final do Euro 2008 vencendo assim o braço de ferro com Donadoni, ele que já estava afastado da nazionale desde Setembro de 2007.
Aos 33 anos, Alex confirma-se cada vez mais como o maior mito da história da Juventus.