terça-feira, 30 de setembro de 2008

BATE Borisov 2 - 2 Juventus

Champions, 2ª jornada - Grupo H
Estádio do Dínamo em Minsk
Árbitro: Atkinson (Inglaterra)
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 17 'Kryvets e 23' Stasevich; 29' e 45+3' Iaquinta

BATE Borisov (4*5*1): Veremko; Kazantsev, Sosnovski, Rzhevski e Yurevich; Likhtarovich (70' Sivakov), Volodko, Kryvets, Stasevich e Nekhaychik (86' Mirchev); Rodionov (90+2' Pecha).
Treinador: Goncharenko
Amarelos: Nekhaychik, Volodko e Kazantsev

Juventus (4*4*2): Manninger; Grygera, Legrottaglie (18' Knezevic), Chiellini e De Ceglie; Giovinco, Camoranesi (46' Marchisio), Sissoko e Nedved; Del Piero e Iaquinta (81' Amauri).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Grygera, Sissoko e Marchisio

domingo, 28 de setembro de 2008

'Match Preview': BATE Borisov

Tal como se esperava Legrottaglie está de regresso aos convocados debelados os problemas musculares que o afastaram do jogo de Génova.
Buffon já se treina normalmente, mas por precaução vai permanecer em Turim assim como Poulsen, que tem vindo a acusar fadiga. Com a ausência do dinamarquês poderá ser a estreia de Tiago a titular nesta temporada...
Zanetti e Zebina, ainda não disponíveis fisicamente, continuam de fora das opções do técnico.

Convocados (21): Chimenti, Manninger, Nocchi, Grygera, Chiellini, Mellberg, Knezevic, Legrottaglie, Molinaro, De Ceglie, Salihamidzic, Camoranesi, Marchionni, Marchisio, Sissoko, Tiago, Nedved, Giovinco, Amauri, Iaquinta e Del Piero.

Lesionados (4): Zanetti, Zebina, Trezeguet e Jorge Andrade.

HISTÓRICO:
Pela primeira vez na sua história a Juve vai defrontar a formação bielo-russa numa competição oficial.

Pouco a dizer...

Novo empate para a Juventus, desta vez sem golos na deslocação a Génova, numa partida pouco interessante, bastante disputada a meio campo com ritmo baixo, onde a combatividade e disciplina táctica imperaram de parte a parte. Quando a criatividade é mínima é muito difícil esperarem-se golos...
Como já é hábito o turn-over de Ranieri voltou a entrar em acção, desta vez com os regressos de Camoranesi, Sissoko e Nedved para o meio campo e de Mellberg e Molinaro para a defesa.
Aos 3' uma boa arrancada de Molinaro pela esquerda é travada por Gastaldello próximo do vértice da grande área blucerchiati. Amarelo para o defesa e livre perigoso para Del Piero cobrar. O remate saiu forte a meia altura com Mirante a defender para a frente, mas Poulsen falhou a recarga, atirando por cima da trave.
A Samp tenta o ataque e acerca-se várias vezes da baliza de Manninger sem no entanto conseguir criar nenhum lance de perigo efectivo.
Aos 20' a melhor ocasião de golo para os bianconeri em toda a partida numa jogada de contra ataque conduzida por Sissoko, liberta na direita para Del Piero, que com uma simulação de corpo se livra de Accardi e já dentro da área remata rasteiro cruzado à base do poste da baliza de Mirante!
No segundo tempo destaque para um livre de muito longe apontado por Cassano aos 48' com a bola a sair a grande velocidade e a passar muito perto da baliza, embora Manninger estivesse muito bem colocado caso a bola saisse mais dentro.
Até final pouco mais há a referir, Amauri esteve muito discreto, Del Piero não conseguiu criar mais nenhuma chance de perigo e seria substituído por Iaquinta aos 73', naquela que seria a única alteração no conjunto bianconero para estupefacção geral, já que Giovinco, autor de excelente exibição no desafio contra o Catania, não saiu do banco...
Quanto à Sampdoria teve dois ameaços de golo, primeiro num cabeceamento de Sammarco por cima aos 53' e num desvio enrolado de Dessena para defesa de Manninger já perto do apito final.
O meio campo da Juventus demonstrou uma tremenda falta de criatividade, Sissoko e Poulsen não possuem essa característica, Camoranesi voltou depois de lesão e teve um jogo muito cinzento. Nedved foi de longe o mais criativo do meio campo, embora sem nunca conseguir desequilibrar. Del Piero e Amauri sofreram na pele esta ausência de fantasia a meio campo já que pouca ou nenhuma vez foram servidos em condições, tudo isto com o fantasista Giovinco sentado no banco durante os 90 minutos, vá-se lá perceber porquê mister Ranieri...

sábado, 27 de setembro de 2008

Sampdoria 0 - 0 Juventus

Série A, 5ª jornada
Estádio Luigi Ferraris em Génova
Árbitro: Rizzoli
Assistência: 28 mil espectadores

Sampdoria (3*5*1*1): Mirante; Lucchini (80' Bottinelli), Gastaldello e Accardi; Stankevicius, Sammarco, Palombo (74' Dessena), Franceschini e Pieri; Delvecchio (88' Bonazzoli); Cassano.
Treinador: Mazzarri
Amarelos: Gastaldello e Lucchini

Juventus (4*4*2): Manninger; Grygera, Mellberg, Chiellini e Molinaro; Camoranesi, Poulsen, Sissoko e Nedved; Amauri e Del Piero (73' Iaquinta).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Mellberg e Camoranesi

33. Legrottaglie

33. Nicola Legrottaglie
Gioia del Colle, 20/10/1976
Defesa central
7 jogos e 1 golo por Itália
5ª época na Juve: 82 jogos e 4 golos
1 Supertaça de Itália (2003)
1 Série B (2006/07)

As excelentes exibições ao serviço do Chievo levaram-no à squadra azzurra e a assinar pela Juventus no Verão de 2003. As expectativas eram muito altas, mas uma arreliadora pubalgia e a má temporada colectiva no último ano de Lippi converteram-no em enorme flop. É cedido por empréstimo ao Bolonha e ao Siena regressando à Juve no conturbado Verão de 2006. A temporada 2006/07 volta a não correr bem devido a inúmeras lesões e é apenas na época passada que se consegue impor como titular indiscutível na vecchia signora, para surpresa de muita gente, formando uma excelente dupla com Chiellini, voltando já este ano à selecção italiana, depois de vários anos de ausência.
A concorrência de Mellberg promete ser dura, mas Legrottaglie tem demonstrado uma enorme personalidade e será muito difícil ao sueco roubar-lhe o lugar.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

'Match Preview': Sampdoria

O regresso de Camoranesi ao lote de convocados para a partida de Génova é o grande destaque na convocatória bianconera. O italo-argentino treinou normalmente nos últimos dias e está inteiramente recuperado da lesão sofrida na partida contra o Zenit. Pelo contrário Legrottaglie, a contas com problemas musculares, fica de fora por precaução tendo já em vista a partida da Champions na próxima 3ª feira.
O jovem guardião Timothy Nochhi estreia-se numa convocatória para um desafio oficial.

Convocados (22): Chimenti, Manninger, Nocchi, Grygera, Chiellini, Mellberg, Knezevic, Molinaro, De Ceglie, Salihamidzic, Camoranesi, Marchionni, Poulsen, Marchisio, Sissoko, Tiago, Nedved, Giovinco, Ekdal, Amauri, Iaquinta e Del Piero.

Lesionados (6): Buffon, Legrottaglie, Zanetti, Zebina, Trezeguet e Jorge Andrade.

HISTÓRICO:
O jogo de amanhã tem uma ampla tradição na Série A, tendo já passado da meia centena de jogos. O equílibrio nos números é de realçar, embora exista uma ligeira vantagem bianconera com mais uma vitória e mais dois golos marcados.
Na época passada, jogo que coincidiu com o final do campeonato, assistiu-se a um óptimo espectáculo com 6 golos, 3 para cada lado, consagrando Del Piero como o capocannoniere da competição.

Jogos: 51
Vitórias Samp: 17
Empates: 16
Vitórias Juve: 18
Golos: 62-64

Recordistas Juve
Presenças: Giampiero Boniperti 13
Golos: Giampiero Boniperti e Omar Sivori 7

Último jogo:
17/05/2008 3-3 [Cassano, Maggio e Montella; Del Piero (2) e Trezeguet]

32. Marchionni

32. Marco Marchionni
Monterotondo, 22/07/1980
Extremo direito
3 internacionalizações por Itália
3ª época na Juve: 42 jogos e 4 golos
1 Série B (2006/07)

Depois de boas temporadas no Parma, em especial na época 2005/06 onde foi simplesmente decisivo para a permanência da equipa na Serie A, assinou pela Juventus no Verão de 2006 a custo zero.
Extremo direito, hábil e veloz, é muito perigoso nas incursões pela faixa quando surge em boa forma. Infelizmente, tem sido acossado de várias e prolongadas lesões que o têm impedido de mostrar uma continuidade efectiva no seu desempenho pela vecchia signora, assim como a fortíssima concorrência de Camoranesi. Apesar disso, é um jogador que dá profundidade ao plantel principal e oferece garantias de qualidade quando é chamado à primeira equipa.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Muitas ilações a retirar...

Contra todas as expectativas a Juventus cedeu um empate caseiro a uma bola frente ao Catania, resultado deveras desanimador que vem abalar bastante a onda de entusiasmo adjacente ao bom início de temporada demonstrado até ao momento. Existem muitas ilações a retirar desta partida que passo a sistematizar nos seguintes tópicos:

- A estrelinha da sorte nada quis com a Juventus! Imediatamente após sofrer o golo do empate aos 68', a Juve lançou-se num festival de futebol ofensivo, 10 minutos de pressão avassaladora, desperdiçando 5 chances de golo claríssimas, daquelas de golo feito, que por manifesta falta de sorte (leia-se 2 bolas na trave na mesma jogada e a inspiração do guardião Bizarri) não foram transformadas em golo.

- O péssimo início de jogo da Juventus! Pode-se dizer que entraram praticamente a dormir já que nos primeiros 15 minutos só deu Catania, valendo a desinspiração dos jogadores rossoazzurri e a atenção de Manninger. O golo de Amauri aos 16' caiu praticamente do céu e só a partir daí a equipa estabilizou o seu jogo e partiu para uma primeira parte bem mais consistente, embora longe de deslumbrar.

- As substituições de Ranieri! Não consigo perceber a entrada em campo de Salihamidzic logo após o golo sofrido. Se a saída de Marchionni é lógica pelo seu fraco rendimento não se entende a opção do jogador a entrar quando no banco estavam Tiago, Nedved e Iaquinta! Se os dois primeiros ainda entraram, embora tardiamente, a pouco mais de 5' do fim, o avançado não foi sequer opção o que me deixa simplesmente perplexo!

- Giovinco! Na sua estreia como titular provou que é um jovem extremamente talentoso e apenas precisa que apostem mais nele. Ontem, foi simplesmente o melhor jogador em campo e não devo estar muito longe da verdade se disser que ninguém percebeu a sua saída...

- O péssimo estado do relvado! Com um ataque formado por Giovinco, Del Piero e Amauri, jogadores extremamente tecnicistas, é muito complicado realizar jogadas que privilegiem essa componente fortíssima no tipo de jogo de cada um deles. Apesar disso Del Piero, Amauri e especialmente Giovinco ainda conseguiram efectuar algumas jogadas de óptimo recorte técnico, provando assim todo o seu talento num relvado que mais parece um batatal...

- A falta de capacidade finalizadora! A Juve já realizou 7 jogos oficiais esta temporada e pelo 6º jogo consecutivo marcou apenas 1 golo! Somente na partida com o frágil Artmedia o número de golos obtido foi superior, a partir daí sempre 1... Muito preocupante esta tendência do ataque bianconero...

- Del Piero, noite não nas bolas paradas! Alex teve várias chances de resolver a partida na transformação de pontapés livres, mas infelizmente foram praticamente todos contra a barreira! Naquela que é uma das suas especialidades, teve a milhas de distância da eficácia a que nos já habituou, embora também seja de realçar que a barreira pouca ou nenhuma vez me pareceu à distância regulamentar...

- O erro de Chiellini! É verdade que tem sido um esteio e o líder da defesa juventina, praticamente intrasponível pelo chão ou pelo ar, mas aquele falhanço no lance do golo do Catania foi desastroso... Acontece aos melhores, esperemos que tenha sido apenas o primeiro e o último erro desta época! Chiellini é um jogador espantoso, de uma qualidade tremenda e na minha opinião o melhor central italiano da actualidade, por isso e muito mais merece todo o nosso apoio!

Ranieri voltou a privilegiar o turn-over deixando de fora Sissoko e Nedved, lançando nos seus lugares Marchisio e finalmente Giovinco, para gaúdio de todos os tiffosi! De Ceglie voltou a ser o preferido para a lateral esquerda, provando mais uma vez ser tremendamente superior a Molinaro. Legrottaglie e Grygera regressaram também à titularidade assim como Del Piero.
A resenha do jogo já está praticamente descrita nos tópicos acima portanto vou apenas relatar sucintamente os principais lances da partida:
5' Canto curto do Catania com cruzamento a meia altura para a zona da linha da pequena área para Silvestre, completamente sozinho, atirar escandalosamente por cima.
16' Lançamento lateral de De Ceglie para Giovinco arrancar até à linha de fundo e efectuar um excelente cruzamento de pé esquerdo para Amauri cabecear fulminante para o primeiro golo da noite e o seu terceiro na competição!
37' Recuperação de bola de Biagianti pouco depois da linha de meio campo, avança ligeiramente e remata do meio da rua para estirada atenta de Manninger a desviar para fora.
51' Contra ataque em slalom conduzido por Del Piero, solta na direita em Marchionni, que cruza de primeira para Amauri desviar para fora, embora muito apertado por um defesa contrário.
62' Monumental arrancada de Giovinco, flectindo da esquerda para o centro, driblando dois adversários, tabela com Amauri e aproveitando a simulação de Del Piero juntamente com toque magistral surge isolado rematando de sinistro para defesa apertada de Bizzarri! Grande jogada, merecia melhor finalização!
68' Contra ataque conduzido por Tedesco sobre a esquerda, cruzando para Plasmati concluir vitoriosamente de cabeça aproveitando a tentativa de corte falhada de Chiellini.
71' Cruzamento de Giovinco ao primeiro poste para Del Piero cabecear estrondosamente à trave, num excelente gesto técnico. Na recarga, ao segundo poste, Amauri cabeceia igualmente à trave! Este lance traduz bem a falta de sorte que a Juventus teve nesta partida...
72' Assitência magnífica de Giovinco para Del Piero, passe atrasado com il capitano a rematar colocado para defesa monumental de Bizzarri para canto!
73' Canto curto de Giovinco para Del Piero. Alex irrompe na área junto à linha de fundo, dribla dois adversários sempre em progressão e já próximo da baliza assiste Salihamidzic, extremamente apertado, desviar contra o guardião!
77' Enorme jogada de individual de Amauri pela esquerda, desembaraça-se de um adversário, isola-se e à saída do guardião tenta picar-lhe a bola, com esta a bater no corpo de Bizzarri e a ficar à sua mercê!
78' Novamente Giovinco sobre a esquerda a arrancar um cruzamento chegado à baliza, Bizzarri e Silvestre não se entendem, a bola ressalta em ambos e sobra para Poulsen, vindo de trás e a cerca de um metro de Bizzarri, desviar contra este!
E assim, terminavam 10 minutos assombrosos, que quase milagrosamente para o Catania não deram nenhum golo para a Juventus... Até final, pouco ou nada mais em termos de lances de perigo se passou.

No sábado a Juventus desloca-se a Génova para defrontar a Sampdoria, uma vitória é absolutamente imprescindível de forma a não perder de vista os primeiros classificados...

30. Tiago

30. Tiago
Viana do Castelo, 02/05/1981
Centrocampista
38 jogos e 1 golo por Portugal
2ª época na Juve: 23 jogos

Após trajectória ascendente no futebol europeu com passagens por Braga, Benfica, Chelsea e Lyon, Tiago chegou a Turim no Verão passado com a responsabilidade ser o médio organizador de jogo bianconero, mas a verdade é que por razões várias nunca se conseguiu impor, passando grande parte da temporada no banco de suplentes. No último defeso teve diversas propostas para sair, preferindo contudo permanecer e lutar por um lugar no onze, o que para já não se afigura nada fácil.
Jogador fino, de excelente recorte técnico e óptima capacidade de passe, faz da mobilidade e da capacidade de jogar entre linhas o seu principal cartão de visita.
Não acredito que Tiago tenha deixado de saber jogar à bola, logo classifico a sua primeira época na Juve como um típico caso de inadaptação ao Calcio. Acredito sim, que tem valor e qualidade para se impor na primeira equipa bianconera, oxalá assim o consiga...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Juventus 1 - 1 Catania

Série A, 4ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Pierpaoli
Assistência: 22 mil espectadores

Golos: 16' Amauri; 68' Plasmati

Juventus (4*4*2): Manninger; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e De Ceglie; Marchionni (69' Salihamidzic), Poulsen, Marchisio (83' Tiago) e Giovinco (83' Nedved); Amauri e Del Piero.
Treinador: Ranieri

Catania (4*5*1): Bizzarri; Sardo, Silvestri, Terlizzi e Silvestre; Izco, Biagianti, Ledesma, Tedesco e Llama (46' Plasmati); Morimoto (60' Martinez, 83' Baiocco).
Treinador: Zenga
Amarelos: Ledesma, Bizzarri e Silvestri

29. De Ceglie

29. Paolo de Ceglie
Aosta, 17/09/1986
Lateral/ala esquerdo
2ª época na Juve: 8 jogos e 1 golo
1 Série B (2006/07)

Tal como Marchisio e Giovinco é mais um jogador formado nas categorias de base bianconera, passando com amplo sucesso por todos esses escalões, alinhando preferencialmente como extremo esquerdo embora já denotasse boa propensão táctica o que levou Deschamps a apostar nele como lateral esquerdo na sua temporada de estreia no plantel principal (2006/07).
No final dessa época é cedido em regime de co-propriedade ao Siena, realizando uma stagione de grande nível convencendo a Juve a resgatá-lo de volta para este ano.
É um jogador rápido, dotado tecnicamente, preenche bem os espaços e consegue conjugar de maneira bastante apreciável as tarefas ofensivas e defensivas. Tem tudo para ser o lateral esquerdo da Juve nesta temporada e nas seguintes, basta dar seguimento à evolução demonstrada em Siena e na nazionale U-21 e explanar todo o seu grande potencial.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

'Match Preview': Catania

Prossegue o calendário de jogos intenso da vecchia signora com o jogo de amanhã frente ao Catania para a 4ª rodada da Série A.
Del Piero está recuperado e volta a fazer parte dos convocados. Pelo contrário Buffon está inoperacional e estima-se que a sua paragem ronde os 10 dias, estando assim praticamente afastado do jogo da Champions frente ao BATE Borisov.
Enquanto isso a artroscopia realizada hoje ao joelho direito de Trezeguet correu bem. O seu regresso aos relvados está previsto para fins de Janeiro.

Convocados (21): Chimenti, Manninger, Chiellini, Mellberg, Knezevic, Grygera, Molinaro, De Ceglie, Legrottaglie, Salihamidzic, Nedved, Poulsen, Marchisio, Giovinco, Sissoko, Ekdal, Tiago, Marchionni, Amauri, Iaquinta e Del Piero.

Lesionados (6): Buffon, Camoranesi, Zanetti, Zebina, Trezeguet e Jorge Andrade.

HISTÓRICO:
O duelo com o Catania no escalão principal do futebol italiano apresenta 10 encontros disputados em Turim com a vantagem a pender claramente para o lado juventino. Para contrariar um pouco esta tendência registou-se um empate a uma bola no desafio da época passada embora em condições especiais já que a Juve tinha a sua situação definida na tabela enquanto que o Catania lutava ainda com unhas e dentes pela permanência na Série A.

Jogos: 10
Vitórias Juve: 7
Empates: 2
Vitórias Catania: 1
Golos: 23-7

Recordistas Juve
Presenças: Gianfranco Leoncini 6
Golos: Roberto Bettega e Giampaolo Menichelli 3

Último jogo:
11/05/2008 1-1 (Del Piero; Martinez)

28. Molinaro

28. Cristian Molinaro
Vallo di Lucania, 30/07/1983

Lateral esquerdo
2ª época na Juve: 36 jogos e 1 golo

Deu nas vistas no Salernitana o que valeu a compra do seu passe pela Juve em 2005 embora tenha sido cedido de imediato em regime de co-propriedade ao Siena onde alinhou durante duas temporadas denotando uma evolução interessante. Em 2007 a vecchia signora, por 2,5 milhões de euros, resgatou a metade do passe que pertencia ao emblema toscano.
No seu ano de estreia pelos bianconeri teve a sorte de Chiellini ter passado a jogar como defesa central ficando sem concorrência na lateral esquerda o que lhe permitiu ser titular indiscutível. É rápido e efectivo a subir pelo seu flanco embora necessite de melhorar a capacidade de passe e de efectuar cruzamentos mais precisos. Em termos defensivos apresenta ainda grandes lacunas que urge melhorar.
Esta época tem a concorrência do promissor De Ceglie, prevendo-se um duelo interessante pela titularidade.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novamente Amauri decisivo!

Valeu novamente um golo decisivo de Amauri para a Juve trazer 3 importantes pontos da deslocação à Sardenha. Foi uma Juventus muito desfalcada aquela que se apresentou frente ao Cagliari num jogo difícil perante uma equipa voluntariosa e abnegada obrigando a vecchia signora a responder com as mesmas armas, fazendo lembrar o velho estilo operário bianconero.
Ranieri teve muitas dificuldadades na escolha de uma equipa equilibrada devido às baixas de última hora de Grygera, Legrottaglie e Poulsen, todos com problemas físicos e que foram poupados para outras batalhas. Sendo assim Salihamidzic alinhou a lateral direito e Mellberg voltou à titularidade no centro da defesa. No meio campo o jovem Marchisio fez dupla com Sissoko enquanto Marchionni jogou como extremo direito. Na frente a dupla Iaquinta-Amauri.
A Juve sentiu muito a falta da imaginação e capacidade de improviso de Camoranesi. Nedved tentou algumas vezes criar desequilibrios entre linhas, mas a maior parte das jogadas ofensivas dos bianconeri consistiam em lançamentos longos para Amauri.
As chances de golo foram muito escassas, quase somente em lances de bola paradas o perigo rondou as duas balizas, embora sem assustarem muito os guardiões. A primeira verdadeira ocasião de golo coube a Matri, num bom lance sobre Salihamidzic, a ganhar espaço para o remate, este saiu forte, mas à figura de Buffon, que defendeu com algum custo. Já aí se notavam as debilidades físicas do guarda-redes bianconero, muito queixoso da coxa da perna direita. Estoicamente aguentou até ao intervalo, sendo aí substituído por Manninger.
Finalmente, aos 39' o lance que decidiu a partida. Trabalho de Marchionni na faixa direita, flecte para dentro e cruza de pé esquerdo a meia altura para o centro da grande área onde Iaquinta amortece, com um ligeiro toque, para Amauri disparar de primeira, à meia volta, para o fundo das redes do Cagliari! Jogada simples e com excelente finalização do avançado brasileiro!
Na segunda parte a toada da partida manteve-se, pouco espectáculo e muito trabalho de parte a parte. O técnico do Cagliari bem tentou mudar o rumo dos acontecimentos lançando 3 jogadores de características ofensivas, mas foi a Juve que se acercou com perigo várias vezes da baliza de Marchetti sempre com Amauri e Iaquinta em grande destaque.
Ranieri surpreende nas alterações ao trocar Sissoko por Tiago e Marchisio por De Ceglie no decorrer do segundo tempo.
Alguma emoção nos minutos finais com dois remates fortíssimos de longe bem intencionais a proporcionarem excelentes defesas aos dois guardiões, o primeiro por intermédio de Jeda aos 84' e o segundo num movimento típico de Nedved aos 88'.
Em cima do minuto 90 o canto do cisne para o Cagliari num excelente remate de primeira de Matri para defesa monumental de Manninger a garantir 3 preciosos pontos para a Juve!
Com este resultado os bianconeri sobem ao 1º lugar da tabela, lado a lado com os rivais nerazzurri. Na próxima 4ª feira nova jornada da Série A, com a Juventus a receber o Catania.

22. Sissoko

22. Mohamed Sissoko
Mont Saint Aignan, 22/01/1985
Médio defensivo
16 jogos e 2 golos pelo Mali
2ª época na Juve: 15 jogos e 1 golo

É o pulmão da squadra bianconera, ostenta um poder físico impressionante, varrendo literalmente toda a zona de meio campo sempre com uma intensidade tremenda!
Foi contratado no último mercado de Inverno ao Liverpool e muitas dúvidas foram levantadas sobre a sua qualidade. É verdade que técnica e criatividade não abundam no seu jogo, mas tem provado ser um jogador extremamente útil na forma como consegue levar a equipa para a frente, graças à sua extraordinária capacidade de desarme e pressing.
É ainda relativamente jovem, por isso se melhorar significativamente a sua capacidade de passe, denota ainda grandes lacunas nesse capítulo, pode-se tornar um caso sério no futebol italiano e europeu.

domingo, 21 de setembro de 2008

Cagliari 0 - 1 Juventus

Série A, 3ª jornada
Estádio Sant'Elia em Cagliari
Árbitro: Brighi
Assistência: 10 mil espectadores

Golo: 0-1 Amauri 39'

Cagliari (4*4*2): Marchetti; F. Pisano, Bianco, Lopez e Agostini; Fini (62' Jeda), Biondini, Cossu e Parola (79' Lazzari); Matri e Larrivey (46' Acquafresca).
Treinador: Allegri
Amarelo: Bianco

Juventus (4*4*2): Buffon (46' Manninger); Salihamidzic, Mellberg, Chiellini e Molinaro; Marchionni, Sissoko (60' Tiago), Marchisio (75' De Ceglie) e Nedved; Iaquinta e Amauri.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Marchisio

21. Grygera

21. Zdenek Grygera
Pollepy u Holesova, 14/05/1980
Lateral direito
56 jogos e 2 golos pela Rep. Checa
2ª época na Juve: 27 jogos e 1 golo

Depois de quatro temporadas de bom nível ao serviço do Ajax chegou a Turim no Verão passado a custo zero. Apesar de contar com a ajuda do compatriota e amigo Nedved, demorou algum tempo a adaptar-se ao Calcio tendo realizado uma primeira metade da época medíocre levando muitos a questionaram a razão da sua contratação. Na segunda parte da temporada provou toda a sua valia e qualidade efectuando exibições muito positivas que o levaram a ser o titular indiscutível no lado direito da defesa bianconera. É um lateral sólido, fecha bem na retaguarda e nas compensações aos centrais. Sem arriscar muito, gosta de subir pelo seu flanco, conseguindo por vezes arrancar bons cruzamentos e jogadas de desequilíbrio. Não é nenhum portento, mas é com toda a certeza um jogador muito útil e efectivo na squadra.

Resultados da 22ª sondagem

A esmagadora maioria dos leitores do Bianconero Portoghese que participaram nesta sondagem são da opinião que a Juve irá passar aos 1/8 de final da Champions, 5 (31%) acreditam que a vecchia signora irá vencer o Grupo H enquanto 9 (56%) prevêem o segundo lugar na classificação final.
Apenas 2 (12%) são mais pessimistas e apostam numa Juventus relegada para a Taça UEFA, ou seja, termina no 3º lugar. Ninguém aposta que Del Piero e companhia sejam afastados em Dezembro das competições europeias.
Sinceros agradecimentos a todos os participantes nesta votação.

sábado, 20 de setembro de 2008

'Match Preview': Cagliari

Para o desafio da 3ª jornada da Série A a disputar amanhã na Sardenha, Ranieri não vai poder contar com Camoranesi, Del Piero e Trezeguet. Se as lesões dos dois primeiros não são preocupantes e ao que tudo indica estarão aptos para o desafio de 4ª feira frente ao Catania, a ausência de Trezegol será bem mais prolongada... Hoje, o dr. Riccardo Agricola confirmou que o seu tempo de paragem deverá rondar os 4 meses.
Zanetti e Zebina continuam igualmente de fora das opções do técnico, o centrocampista deverá estar recuperado dentro de uma semana enquanto o lateral tem ainda para cerca de um mês de ausência.
A novidade na lista de convocados é a inclusão do jovem Fausto Rossi, que já tinha jogado alguns amigáveis pela equipa principal na pré-época.

Convocados (21): Buffon, Chimenti, Manninger, Molinaro, Grygera, De Ceglie, Legrottaglie, Chiellini, Mellberg, Knezevic, Salihamidzic, Marchionni, Iaquinta, Amauri, Rossi, Marchisio, Poulsen, Sissoko, Tiago, Nedved e Giovinco.

Lesionados (6): Del Piero, Camoranesi, Zanetti, Zebina, Trezeguet e Jorge Andrade.

HISTÓRICO:
A Juve, tradicionalmente, sente muitas dificuldades nas deslocações a Cagliari e a partida de amanhã não deverá ser excepção. O equilíbrio tem sido a nota dominante como nos diz a estatística.

Jogos: 28
Vitórias Cagliari: 8
Empates: 12
Vitórias Juve: 8
Golos marcados: 25-22

Recordistas Juve
Presenças: Giuseppe Furino e Sandro Salvadore 9
Golos: José Altafini 3

Último jogo:
02/09/2007 3-2 [Trezeguet, Del Piero e Chiellini; Foggia (2)]

20. Giovinco

20. Sebastian Giovinco
Turim, 26/01/1987
Médio ofensivo/Avançado
2ª época na Juve: 3 jogos
1 Série B (2006/07)

Percorreu todos os escalões de formação da Juve até atingir patamares de grande qualidade ao serviço da equipa Primavera onde venceu todas as competições da categoria a nível colectivo e sendo-lhe reconhecido enorme talento a nível individual. La formica atomica é um dos jovens mais promissores do actual futebol europeu, pequeno em estatura, enorme em técnica, espontaneidade, rapidez de execução, velocidade e criatividade. Tem tudo para ser um caso sério na vecchia signora durante a próxima década, saiba Ranieri lançá-lo aos poucos na primeira equipa e deixá-lo crescer de forma sustentada e equilibrada.
A sua posição original é trequartista, embora também possa alinhar como avançado ou como médio ofensivo a partir de uma das faixas, nomeadamente na esquerda. Por essas razões é considerado por alguns como o herdeiro de Del Piero e por outros o de Nedved. Ainda existem os que dizem que é o novo Zola. Veremos nos próximos anos quem estava certo...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cirurgia para Trezeguet

Má notícia para Claudio Ranieri e para a squadra bianconera, Trezeguet vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica no tendão rotuliano do joelho direito de forma a poder debelar o problema que o tem atormentado desde o início da temporada e que se agravou na partida de 4ª feira com o Zenit.
A decisão de avançar para a cirurgia foi tomada depois da realização de uma série de exames e do parecer de um especialista. A operação deverá realizar-se na próxima semana. A Juventus não divulgou o tempo previsto de paragem do avançado gaulês, embora a imprensa italiana tenha previsto um período de inactividade nunca inferior a 2 meses.

O jogo com o Zenit deixou marcas em vários jogadores. Camoranesi, que já havia sido substituído no decorrer do encontro, não deverá estar disponível para o jogo de domingo em Cagliari, enquanto Del Piero (sofreu um pequeno toque no joelho direito) e Chiellini (regressou recentemente de paragem) deverão começar no banco de suplentes.

19. Marchisio

19. Claudio Marchisio
Turim, 19/01/1986
Centrocampista
2ª época na Juve: 26 jogos
1 Série B (2006/07)

Natural de Turim, cresceu nas camadas jovens da vecchia signora tendo vencido diversos troféus como capitão da squadra Primavera. Estreia-se com Deschamps na equipa principal em Outubro de 2006, alinhando em muitos encontros como titular nessa mesma época, no ano do purgatório da Série B. Na época passada esteve cedido por empréstimo ao Empoli, onde realizou boas prestações, afirmando-se cada vez mais como um jovem de grande personalidade e com enorme potencial. Por tudo isso não foi de admirar o seu regresso à Juventus, não será de imediato titular, mas terá com certeza várias oportunidades de alinhar durante a temporada continuando da melhor forma o seu processo evolutivo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Camoranesi renova até 2011

Mauro Camoranesi prolongou o seu contrato por mais uma temporada com a Juventus, ou seja, o seu vínculo com a vecchia signora terminará agora a 30 de Junho de 2011 altura em que contará 34 anos.
Hoje à tarde o extremo direito encontrou-se com Giovanni Cobolli Gigli (presidente), Jean-Claude Blanc (administrador) e Alessio Secco (director desportivo) para assinar o novo contrato.
No final da reunião Camoranesi declarou que "Hoje é um dia especial, tanto pessoal como profissionalmente. Cheguei a Turim no Verão de 2002 e sinto-me honrado por poder vestir esta camisola durante nove anos. Não é fácil continuar a este nível durante tanto tempo e tenho a certeza que conseguiremos resultados importantes no futuro."

O incrível Del Piero!

Minuto 76: Juventus e Zenit continuavam teimosamente empatados a zero em virtude de uma partida extremamente disputada, muito dura tacticamente e com escassas chances de golo. Nedved é carregado em falta a uns bons 35 metros da baliza russa, em zona frontal ligeiramente descaído para a esquerda do ataque bianconero. Del Piero concentra-se e parte convicto para a cobrança, remata fortíssimo, a bola dirige-se para as redes a uma velocidade estonteante seguindo uma trajectória indefensável para Malafeev! Estava feito o primeiro e único golo da noite! Um remate pura e simplesmente fantástico de Del Piero a garantir uma vitória importantíssima perante um adversário que demonstrou todas as credenciais com que vinha rotulado. Depois da polémica com Ranieri em virtude de ter ficado no banco com a Udinese, Alex volta a provar em campo toda a sua enorme qualidade, continuando a ser um jogador imprescindível e singular na Juventus.

O jogo com o Zenit começou rodeado de enorme expectativa, estavam em compita a histórica Juventus contra a equipa russa que surpreendeu a Europa do futebol em 2008. O Zenit estreava-se na prova enquanto a Juve voltava após 2 anos de ausência.
Ranieri voltou a mexer na equipa ao colocar Legrottaglie, Molinaro, Del Piero e Trezeguet no onze. Advocaat manteve-se fiel ao esquema que tão bons resultados lhe tem proporcionado, com Danny e Arshavin no apoio a Pogrebnyak.
A partida principiou com o Zenit a impor o seu futebol apoiado, excelente posse de bola e domínio efectivo do jogo com a Juve a ser obrigada a recuar os alas Camoranesi e Nedved de forma a apoiar Poulsen e Sissoko no centro do terreno. O próprio Del Piero foi visto muitas vezes entre linhas tentando organizar e ensaiar jogadas ofensivas.
A primeira chance de perigo do encontro ocorreu aos 11 minutos, Pogrebnyak na esquerda cruza para o segundo poste onde surge Denisov a amortecer de cabeça para a zona frontal. A defesa bianconera falha na marcação a Danny, o português completamente sozinho e na cara de Buffon falha escandalosamente, rematando ao lado.
Pouco depois do quarto de hora a Juve começa a equilibrar a partida beneficiando das deambulações e improvisação de Del Piero na frente de ataque e do enorme espirito voluntarioso e tremenda capacidade física de Sissoko a empurrar a squadra para a frente.
Aos 26' livre na direita, uma espécie de canto mais curto cobrado por Del Piero para o primeiro poste, onde Camoranesi cabeceia ao poste da baliza de Malafeev. Mas, à passagem da meia hora a reacção bianconera esbate-se com a saída forçada de Camoranesi com uma contusão no pé esquerdo. Ranieri não arrisca e coloca Salihamidzic em campo preterindo o veloz Iaquinta.
Na segunda parte a toada não se altera com o Zenit sempre a impor o seu futebol rendilhado perante uma Juve amorfa e sem ideias no meio campo. O único criativo do meio campo bianconero, Nedved, era obrigado a defender e bem perante a ameaça das subidas pelo corredor direito de Anyukov.
Aos 56' Sirl, beneficiando de posição de fora de jogo, surge desmarcado sobre a esquerda, Arshavin com um passe magistral isola-o e o lateral esquerdo remata com intenção, mas Buffon com uma saída e defesa de categoria impede o golo. Logo a seguir Molinaro, com mais uma exibição mediana, é substituído por De Ceglie, parece ter caído no goto dos tiffosi, e as melhorias no corredor esquerdo são evidentes.
Sensivelmente a meio do segundo tempo, a Juve volta a crescer, equilibra a partida e volta a tentar atacar com mais veemência em busca do golo do triunfo. Aos 74' Nedved aponta um livre na esquerda, cruzando para a entrada da área, com Poulsen a cabecear de cima para baixo valendo a excelente defesa de Malafeev a evitar o golo. Pouco depois Del Piero marcava o golo solitário da partida e a Juve preocupava-se agora em segurar a preciosa vantagem.
Perto do fim Amauri entrava para o lugar do pouco inspirado Trezeguet. Os russos tentavam o assalto final à baliza de Buffon, mas o mais perto que estiveram do golo foi já nos descontos com um remate rasteiro de fora da área de Denisov a rasar o poste da baliza juventina...

Excelente vitória da Juventus perante um adversário muito forte que provou estar na corrida pelo apuramento. Na outra partida o Real Madrid bateu como se esperava o BATE Borisov. Dentro de 15 dias a Juve desloca-se à Bielo-Rússia em busca de novo resultado positivo, leia-se vitória!

18. Poulsen

18. Cristian Poulsen
Asnaes, 28/02/1980
Médio defensivo
56 jogos e 3 golos pela Dinamarca
1ª época na Juventus

A extensa novela de Verão na busca de um centrocampista para reforçar a squadra teve o epílogo na contratação do médio dinamarquês ao Sevilha. Não será certamente o médio criativo que muitos desejavam, mas possui uma excelente capacidade táctica e de posicionamento em campo reforçada com bastante disponibilidade no jogo físico e aéreo. Em suma é o chamado carregador de piano, o tal jogador útil e discreto que permite às estrelas brilharem. Bastante apreciado por Ranieri será com toda a certeza uma peça muito importante no esquema bianconero durante a temporada.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Juventus 1 - 0 Zenit

Champions, Grupo H - 1ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: De Bleeckere (Holanda)
Assistência: 21 mil espectadores

Golo: 1-0 Del Piero 76'

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro (57' De Ceglie); Camoranesi (31' Salihamidzic), Poulsen, Sissoko e Nedved; Trezeguet (87' Amauri) e Del Piero 'cap'.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Salihamidzic

Zenit (4*3*2*1): Malafeyev; Anyukov, Krizanac, Puygrenier e Sirl; Denisov, Tymoschuk 'cap' e Zyryanov (80' Dominguez); Arshavin e Danny; Pogrebnyak.
Treinador: Advocaat
Amarelos: Pogrebnyak e Sirl.

17. Trezeguet

17. David Trezeguet
Rouen, 15/10/1977
Ponta de lança
71 jogos e 34 golos por França
9ª época na Juve: 277 jogos e 160 golos
2 scudetti (2001/02 e 2002/03)
1 Série B (2006/07)
1 Supertaça de Itália (2003)
Melhor marcador da Série A (2001/02)

O bomber francês é um dos melhores e cada vez mais raros exímios finalizadores do futebol mundial! A área adversária é o seu habitat natural e é lá que Trezegol mostra toda a sua enorme categoria de concretizador nato! Fortíssimo no jogo aéreo, conjuga capacidade de desmarcação e antecipação aos defesas contrários com excelente remate de primeira com qualquer um dos pés. Não é um jogador muito veloz nem particularmente habilidoso, mas compensa essas lacunas com uma rapidez de execução estonteante na zona de finalização.
Na época passada foi o segundo melhor marcador da Série A com 20 golos, este ano o objectivo é continuar a marcar imensos golos em todas as frentes, o que já é uma imagem de marca do melhor goleador estrangeiro na história da Juve!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

'Match Preview': Zenit São Petersburgo

2 anos depois aí está o regresso da vecchia signora à alta roda do futebol europeu! Para o primeiro jogo do grupo H o adversário é o actual campeão russo, detentor da Supertaça Europeia e da Taça UEFA.
Ranieri volta a não poder contar com os lesionados Zanetti, Zebina e Jorge Andrade optando assim por convocar os mesmos jogadores já chamados para o jogo do passado domingo com a Udinese.

Convocados (22): Buffon, Chiellini, Mellberg, Salihamidzic, Amauri, Iaquinta, Del Piero, Nedved, Manninger, Knezevic, Camoranesi, Trezeguet, Poulsen, Marchisio, Giovinco, Grygera, Sissoko, Molinaro, De Ceglie, Tiago, Marchionni e Legrottaglie.

Lesionados (3): Zanetti, Zebina e Jorge Andrade.

HISTÓRICO:
Não existe qualquer partida oficial disputada entre as duas formações.

16. Camoranesi

16. Mauro Camoranesi
Tandil, 04/10/1976
Extremo direito
39 jogos e 4 golos por Itália
7ª época na Juve: 229 jogos e 26 golos
1 scudetto (2002/03)
2 Supertaças de Itália (2002 e 2003)
1 Série B (2006/07)

O italo-argentino é um dos jogadores mais proeminentes da Juve nas últimas épocas destacando-se pela sua técnica refinada, grande poder de drible, capacidade de aceleração e óptimos cruzamentos. Médio ala direito por vocação, pode ainda alinhar como centrocampista organizador valendo-se da sua notável capacidade de passe e da maneira sublime como protege a posse de bola em espaços exíguos.
No ano passado foi afectado por muitos problemas físicos, nomeadamente musculares, que lhe comprometeram em grande parte a temporada. Espera-se que esta época esteja ao seu melhor nível e para isso muito depende da forma física e de afastadas as lesões.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Triunfo inquestionável!

A Juventus alcançou a primeira vitória na Série A 2008/09 frente à Udinese por uma bola a zero e o triunfo só peca por escasso tantas foram as oportunidades de golo desperdiçadas pelos bianconeri.
Ranieri fez jus ao propalado turn-over poupando Del Piero, Trezeguet, Legrottaglie e Molinaro para a Champions lançando Amauri, Iaquinta, De Ceglie e Chiellini no onze titular. Destaque para o espectacular regresso de Chiello, bastante antes do tempo previsto!
A Juve dominou intensamente toda a partida com destaque especial para a primeira meia hora em que atacou de forma avassaladora perante uma Udinese expectante, que defendia o nulo com unhas e dentes.
Logo aos 4' num contra ataque rápido, Nedved tem uma excelente diagonal galgando terreno e oferecendo o golo a Iaquinta que não desperdiçou, mas encontrava-se em claro fora de jogo, golo prontamente anulado.
No primeiro tempo só deu Juve, eis as principais chances de golo:
13' Amauri amortece de peito para Iaquinta estoirar de primeira, a bola é rechaçada num defesa e descreve uma trajectória estranha obrigando Handanovic a defesa apertada cedendo canto.
16' arrancada de Camoranesi pela direita, centro milimétrico para a cabeça de Amauri, com este a cabecear como mandam as regras de cima para baixo, Handanovic estava completamente batido, mas a bola bateu caprichosamente no poste. Na sequência Iaquinta tentou a recarga chegando ligeiramente atrasado.
21' remate de longe de destro de Nedved para defesa apertada do guardião friulani.
30' nova boa incursão de Camoranesi pela direita, a flectir para dentro e a cruzar de sinistro para Iaquinta cabecear rente ao poste.
No segundo tempo a tónica do jogo não se alterou com a Juve a continuar a pressionar, mas o nervosismo ia aumentado com o avançar do relógio e o nulo a manter-se teimosamente...
Aos 55' Poulsen tem um potente remate de longe com a bola a bater estrondosamente na barra da baliza de Handanovic! Era a segunda bola no ferro para a Juve...
Camoranesi continuava inspirado e aos 65' tem uma assistência de morte para Grygera com o checo a rematar na atmosfera e a desperdiçar mais uma soberana ocasião de golo... Pouco depois jogada envolvente entre Sissoko e Camoranesi com o italo-argentino a passar curto para Iaquinta, de costas para a baliza e já dentro da área. O nº 9 segura a bola e dá a bola para Sissoko tentar romper em força, porém é travado pela defensiva friulana, a bola sobra para Amauri pleno de calma e concentração rematar colocado junto ao poste da baliza fazendo finalmente o primeiro para a Juve!
Sissoko continuava imparável com uma força tremenda no meio campo e aos 71' desferiu um potente remate de longe para defesa apertada de Handanovic.
Nos minutos finais Ranieri refrescou a equipa com a entrada de Marchionni, Del Piero e Trezeguet e seria apenas aos 88' que a Udinese teria a sua única chance de golo com um lançamento longo de D'agostino para Flores, Mellberg falha o corte surgindo o avançado na cara de Buffon, felizmente assustou-se com a recuperação e pressing de Chiellini e a saída determinada de Buffon deixando-se cair no relvado, o árbitro não foi na fita deixando e bem o jogo prosseguir.
Pouco depois o jogo terminava com a Juve a garantir uma importante vitória numa boa exibição colectiva, faltando apenas mais golos para abrilhantar o justíssimo triunfo.