segunda-feira, 29 de junho de 2009

Balanço 2008/09: Avançados

10. DEL PIERO

3330 minutos
43 jogos, 23 completos
21 golos

Excelente início de temporada com especial incidência no regresso em grande nível aos palcos europeus. A segunda metade da temporada foi menos produtiva, suficiente contudo para manter o estatuto de melhor marcador da equipa.

Melhor momento: doppietta e estrondosa ovação no Bernabéu [5 Novembro, 4ª jornada Champions vs Real Madrid (f) 2-0]

Pior momento: substituído ao intervalo no estranho desafio com o Lecce [3 Maio, 34ª jornada Serie A vs Lecce (c) 2-2]

Nota: 7

Mercado: o símbolo da Juventus é inegociável!


9. IAQUINTA

2255 minutos
38 jogos, 15 completos
15 golos

Início de temporada complicado ao partir como última opção para o ataque somando várias e arreliadoras lesões que lhe quebraram o ritmo competitivo.
Surgiu em grande na fase final da época, revelando enorme veia goleadora e um estoicismo simplesmente notável!

Melhor momento: doppietta decisiva no último jogo da temporada [31 Maio, 38ª jornada Serie A vs Lazio (c) 2-0]

Pior momento: expulsão madrugadora em Catania [8 Fevereiro, 23ª jornada Serie A vs Catania (f) 2-1]

Nota: 6,5

Mercado: a recente renovação confirma o esperado, é um jogador imprescindível para as próximas temporadas!


8. AMAURI

2997 minutos
44 jogos, 19 completos
14 golos

A contratação mais sonante da Juve não tardou a confirmar os créditos com que vinha rotulado assinando uma primeira metade de temporada de grande nível.
A novela em torno da sua naturalização italiana em conjunto com uma arreliadora lesão levou-o a uma segunda fase da época opaco, extremamente apagado, bastante longe do Amauri que todos conhecemos.

Melhor momento: doppietta perante os rossoneri [14 Dezembro, 16ª jornada Serie A vs Milan (c) 4-2]

Pior momento: na despedida da Champions, lesão que condicionou decisivamente o restante da temporada [10 Março, 1/8 final - 2ª mão Champions vs Chelsea (c) 2-2]

Nota: 6

Mercado: apesar do propalado interesse do Milan é um jogador importante, devendo-se apostar forte na sua continuidade.


17. TREZEGUET

699 minutos
15 jogos, 4 completos
1 golo

A pior temporada da carreira de Trezegol! Em traços muitos gerais assim se descreve uma época negra. Cirurgia aos dois joelhos, problemas com Ranieri e apenas um golo apontado. Muito pouco para um goleador com a sua reputação...

Melhor momento: golo no Renzo Barbera, o único da temporada [21 Fevereiro, 25ª jornada Serie A vs Palermo (f) 2-0]

Pior momento: protestos veementes contra Ranieri, no relvado e na imprensa, após ser substituído na partida frente ao Chelsea [10 Março, 1/8 final - 2ª mão Champions vs Chelsea (c) 2-2]

Nota: 4,5

Mercado: uma verdadeira incógnita o futuro de Trezeguet. Notícias contraditórias surgem quase diariamente colocando-o ora em Turim ora noutro qualquer emblema europeu... O elevado salário e a esperança num regresso aos bons velhos tempos podem fazer com que continue na Juventus.

sábado, 27 de junho de 2009

Injusto...

Azzurrini caíram nas meias-finais do Europeu de sub-21 aos pés da Alemanha. Apesar de dominarem durante a maior parte do encontro e terem desfrutado das melhores ocasiões de golo, os italianos não conseguiram marcar qualquer golo, ao passo que os germânicos foram felizes no único golo da partida. Pontapé de muito longe do lateral direito Beck, que surpreendeu por completo o guardião Consigli aos 48 minutos de jogo.
O trio ofensivo italiano constituído por Giovinco, Balotelli e Acquafresca bem tentou, mas nunca conseguiu ultrapassar o último reduto defensivo alemão.

La formica atomica e Criscito foram os únicos bianconeri nesta meia-final já que Marchisio (castigado) e De Ceglie (lesionado) se encontravam indisponíveis. Após este revés os jogadores da Juventus irão gozar um merecido período de férias. Entretanto, Giovinco será operado ao nariz na próxima 4ª feira, prevendo-se que esteja de baixa durante as três semanas seguintes.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Paolucci regressa à Juventus

Terminou hoje a fase relativa aos acordos de co-propriedades de jogadores entre os vários clubes italianos. A Juventus fez valer os seus direitos sobre Michele Paolucci, resgatando a metade do passe pertencente à Udinese. O avançado de 23 anos esteve emprestado ao Catania na época passada, tendo apontado 9 golos em 27 partidas.

Paolucci é o único jogador que regressará a Turim. Em todos os outros casos, as co-participações foram renovadas ou resolvidas a favor de outras equipas. Os principais nomes são os de Marcelo Zalayeta e Antonio Mirante, que viram os seus acordos com Nápoles e Sampdoria estendidos por mais uma temporada. Situação idêntica para Francesco Volpe, que continuará no Livorno.

Tomas Guzman (Piacenza), Rey Volpato (Bari) e Lorenzo del Prete (Siena) deixaram de ter qualquer vínculo contratual com a vecchia signora.

O único caso que ficou em aberto é o de Giuseppe Rizza, defesa do Livorno, que será decidido na próxima 2ª feira através do método do envelope secreto.

Balanço 2008/09: Médios esquerdos

11. NEDVED

3402 minutos
44 jogos, 32 completos
7 golos

Não foi a temporada de despedida em glória como sonhava, muito menos o tão ansiado título europeu. Apesar de algo distante dos seus tempos áureos, Nedved foi um dos jogadores mais influentes e regulares durante toda a temporada ficando no ar a sensação que poderia continuar por mais um ano...

Melhor momento: doppietta decisiva no Renato dall'Ara [29 Outubro, 9ª jornada Serie A vs Bolonha (f) 2-1]

Pior momento: lesão e abandono precoce na sua última aparição na Champions [10 Março, 1/8 final - 2ª mão Champions vs Chelsea (c) 2-2]

Nota: 6,5

Mercado: terminou contrato, abandonando a Juventus e muito provavelmente terminando a brilhante carreira.


20. GIOVINCO

1320 minutos
27 jogos, 4 completos
3 golos

Uma das grandes revelações do futebol italiano dos últimos anos. Alternou momentos de enorme classe e potencial com outros de menor inspiração e intraquilidade. O facto de ter alinhado quase sempre como extremo e intermitentemente poderá ter influenciado negativamente o seu rendimento...

Melhor momento: fantástico golo de pontapé livre no Via del Mare [7 Dezembro, 15ª jornada Serie A vs Lecce (f) 2-1]

Pior momento: exibição apagadíssima na única vez que jogou como trequartista [5 Outubro, 6ª jornada Serie A vs Palermo (c) 1-2]

Nota: 6

Mercado: apesar dos constantes rumores que o levam para Udine, envolvido no negócio de D'Agostino, acredito no potencial e talento da formica atomica, esperando que continue em Turim por muitos e bons anos!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Palladino continua no Génova

Raffaelle Palladino vai permanecer no Génova durante a próxima temporada. O acordo foi hoje renovado entre os dirigentes bianconeri e rossoblù. Recorde-se que há cerca de 1 ano o Génova pagou 5,5 milhões de euros à Juventus por metade do passe do avançado italiano, que tem contrato válido com a vecchia signora até 2012.

O mesmo discurso é válido para o atacante Davide Lanzafame e para o centrocampista Andrè Cuneaz que irão continuar a representar o Palermo e o Mantova, respectivamente, em regime de co-propriedade com a Juventus.

Outros dois casos resolvidos são o do guarda-redes Andrea Pozzato, que após ter renovado até 2012 irá continuar no Canavese, e o do médio Matteo Cavagna, que se tornou em definitivo jogador do Ravenna.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Acquafresca decisivo!

Dois golos de Acquafresca apuraram a Itália para as meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-21. Os azzurri controlaram a posse de bola, mas tiveram de lutar muito para bater a aguerrida Bielorrússia, que vendeu bastante cara a derrota!
Os homens de leste ainda estiveram em vantagem no marcador, mas Acquafresca estava em noite inspirada assinando uma doppietta absolutamente decisiva para o triunfo dos italianos.

Em relação aos bianconeri, Giovinco voltou a estar em excelente plano, tendo atirado uma bola no travessão! Noite aziaga para De Ceglie, retirado em maca à passagem do quarto de hora, com uma lesão no joelho e para Marchisio que viu um cartão amarelo, impedindo assim ambos de alinharem no desafio da meia-final contra a Alemanha. Criscito, tal como é habitual, rubricou exibição segura na esquerda da defesa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Mellberg no Olympiakos

A Juventus cedeu os direitos desportivos de Olof Mellberg ao Olympiakos a troco de 2,5 milhões de euros.
O defesa central sueco de 31 anos, contratado no Verão passado a custo zero ao Aston Villa, nunca se conseguiu impor verdadeiramente na vecchia signora, apesar de ter alinhado em 38 encontros e apontado 2 golos - curiosamente ambos no Olímpico de Roma - acabando por ser perfeitamente natural esta saída de Turim rumo ao futebol grego.
Como excelente profissional que é, sem o mínimo reparo a fazer da sua postura ao serviço da Juventus, o Bianconero Portoghese deseja boa sorte a Mellberg nesta nova etapa da sua carreira.

Balanço 2008/09: Médios direitos

16. CAMORANESI

1607 minutos
26 jogos, 7 completos
2 golos

Foi muito provavelmente a pior época do ítalo-argentino ao serviço da Juventus, o que diz bem de quão complicada foi a mesma para o talentoso extremo.
Uma série verdadeiramente inacreditável de lesões musculares levaram-no a passar a esmagadora maioria da temporada no estaleiro ou em condições físicas precárias, que o impediram de dar o seu melhor contributo à squadra.

Melhor momento: lampejos de classe em São Petersburgo [25 Novembro, 5ª jornada Champions vs Zenit (f) 0-0]

Pior momento: expulsão comprometedora no Ferraris, no desafio que ditou o adeus prematuro ao scudetto [11 Abril, 31ª jornada Serie A vs Génova (f) 2-3]

Nota: 5

Mercado: não é segura a permanência de Camoranesi em Turim, embora seja esse o cenário mais provável. Especula-se que possa ser envolvido no negócio de Grosso com o Lyon...


32. MARCHIONNI

2371 minutos
36 jogos, 17 completos
3 golos

Com Camoranesi a viver uma época negra, poderia ter sido o ano da completa afirmação de Marchionni na Juve. Apesar de ter sido titular em boa parte da temporada, esteve longe de ser decisivo ou influente na manobra da equipa, cotando-se apenas como um jogador de colectivo, o que é manifestamente pouco para um extremo.

Melhor momento: golo da tranquilidade à Roma [1 Novembro, 10ª jornada Serie A vs Roma (c) 2-0]

Pior momento: desperdícios incríveis no San Siro [10 Maio, 35ª jornada Serie A vs Milan (f) 1-1]

Nota: 5,5

Mercado: as suas características estão longe de encaixar no esquema de Ferrara, logo é perfeitamente plausível a sua saída. A Fiorentina parece ser o destino mais provável.


7. SALIHAMIDZIC

964 minutos
15 jogos, 7 completos
1 golo

Época tremendamente irregular, bastante prejudicada por diversos problemas físicos. Enquanto esteve disponível ofereceu toda a sua enorme versatilidade táctica à equipa. Infelizmente, passou mais tempo na enfermaria do que no relvado...

Melhor momento: entrada segura, a frio, no lugar do lesionado Nedved, perante o poderoso Chelsea [10 Março, 1/8 final - 2ª mão Champions vs Chelsea (c) 2-2]

Pior momento: regresso efémero no Atleti Azzurri d'Italia após 2 meses afastado da competição. Após este encontro sofreu nova recaída passando mais 2 meses longe dos relvados [21 Dezembro, 17ª jornada Serie A vs Atalanta (f) 3-1]

Nota: 5

Mercado: é difícil encontrar um jogador que possa alinhar com tamanha efectividade em qualquer uma das faixas, seja na defesa ou no meio-campo, logo não acredito que se dispense um jogador tão versátil, embora devam ser tomadas precauções acerca da sua (frágil) condição física...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

8 minutos desastrosos

Itália perdeu de forma estrondosa perante o Brasil, 0-3, sendo eliminada na fase de grupos da Taça das Confederações, um resultado verdadeiramente comprometedor para os azzurri e que coloca fortes dúvidas sobre o trabalho de Lippi daqui em diante.
O escrete foi quase sempre superior, aproveitando da melhor forma um completo desnorte dos italianos nos minutos finais da primeira parte, apontando 3 golos de rajada, bis de Luís Fabiano e auto-golo de Dossena.
Os bianconeri também não se salvaram do naufrágio colectivo, apesar de Camoranesi ter sido o menos mau de entre todos os azzurri. Iaquinta saiu logo após o primeiro golo brasileiro, enquanto Buffon, Cannavaro e Chiellini estiveram em campo durante os 90 minutos.
Destaque para o recorde alcançado por Cannavaro, 126 partidas por Itália, igualando Paolo Maldini.

Buffon, Chiellini, Cannavaro, Legrottaglie, Camoranesi e Iaquinta entram agora de férias, estando previsto o seu regresso aos treinos em Pinzolo a 16 de Julho, ou seja, uma semana depois dos restantes colegas principiarem a temporada.

domingo, 21 de junho de 2009

Parabéns Livorno!

O Livorno está de parabéns após assegurar ontem à noite o regresso ao principal escalão do futebol italiano, depois de uma temporada na Serie B.

A formação toscana levou de vencida o Brescia por três bolas a zero no encontro da 2ª mão do play-off de subida, depois de ter empatado a duas bolas no desafio da 1ª mão no terreno do adversário.

Tavano, Diamanti e Bergvold apontaram os merecidos golos do triunfo do Livorno, consumando desta forma a merecida subida de divisão, perante o entusiástico público amaranto que encheu por completo o estádio Armando Picchi.

Saúda-se o regresso do Livorno à Serie A, emblema que recolhe bastante simpatia aqui no Bianconero Portoghese, que não perde a ocasião de endereçar os parabéns à squadra toscana, alargando os desejos com vista a uma boa campanha na próxima stagione.

sábado, 20 de junho de 2009

Giovinco exalta 'azzurrini'

Duas assistências da formica atomica estiveram na base do triunfo da Itália sobre a Suécia por duas bolas a uma na partida referente à 2ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de Sub-21.
Balotelli e Acquafresca marcaram os tentos italianos, tendo Toivonen reduzido para os suecos.
Mais uma vez Balotelli a tocar os extremos, primeiro a apontar um excelente golo e depois a pontapear um adversário vendo o respectivo cartão vermelho...
Reduzidos a 10 unidades ainda antes do intervalo, Casiraghi sacrificou Giovinco aos 62' fazendo entrar Abate no seu lugar. Marchisio foi substituído nos instante finais por troca com Dessena, enquanto De Ceglie e Criscito alinharam durante todo o encontro.
Itália joga na 4ª feira o último jogo da fase de grupos diante da Bielo-Rússia, bastando-lhe uma igualdade para seguir em frente.

Balanço 2008/09: Centrocampistas

22. SISSOKO

2518 minutos
32 jogos, 19 completos
3 golos

O motor do meio-campo, peça fundamental em toda a dinâmica bianconera, impôs-se definitivamente como uma das principais figuras da equipa.
Fortíssimo fisicamente e denotando óptima evolução em termos técnico-tácticos, o seu afastamento por lesão na fase final da temporada fez grande mossa na intermediária da vecchia signora.

Melhor momento: fantástico golo ao Palermo [21 Fevereiro, 25ª jornada Serie A vs Palermo (f) 2-0]

Pior momento: fractura do pé esquerdo nos minutos finais do derby della Mole [7 Março, 27ª jornada Serie A vs Torino (f) 1-0]

Nota: 7

Mercado: fundamental! Não se equaciona a sua saída de Turim!


19. MARCHISIO

2371 minutos
32 jogos, 18 completos
3 golos

Temporada sempre em crescendo do jovem médio formado nas escolas da Juve. Terminou em grande marcando golos e efectuando assistências.
Suplantou muitas expectativas, podendo mesmo dizer-se que foi a maior revelação do futebol juventino nesta época.

Melhor momento: golo decisivo à Fiorentina [24 Janeiro, 20ª jornada Serie A vs Fiorentina (c) 1-0]

Pior momento: lesão sofrida no desafio com o Real Madrid, que o afastou mais de um mês dos relvados [21 Outubro, 3ª jornada Champions vs Real Madrid (c) 2-1]

Nota: 6,5

Mercado: se continuar a evoluir como se espera, pode tornar-se um centrocampista completo de categoria inegável, logo deve apostar-se forte na sua continuidade.


30. TIAGO

1333 minutos
20 jogos, 7 completos

Nova temporada extremamente irregular para o português, alternando momentos de qualidade com outros de menor fulgor, intervalados com constantes e arreliadoras lesões.
É o típico caso de difícil adaptação ao futebol italiano.

Melhor momento: exibição personalizada e ultra-competitiva no Bernabéu [5 Novembro, 4ª jornada Champions vs Real Madrid (f) 2-0]

Pior momento: lesão nos instantes iniciais no Meazza, terminando de forma abrupta a sua melhor fase da temporada [22 Novembro, 13ª jornada Serie A vs Inter (f) 0-1]

Nota: 5,5

Mercado: total incógnita o futuro de Tiago. Todos os cenários são válidos neste momento...


6. ZANETTI

861 minutos
14 jogos, 5 completos
2 golos

Época bastante complicada com longas paragens devido a problemas musculares, impedindo-o de dar a melhor sequência à excelente temporada realizada em 2007/08.
Apesar da longa ausência, terminou a stagione como titular e em bom plano.

Melhor momento: golo fantástico à Atalanta! Pontapé monumental do meio da rua! [17 Maio, 36ª jornada Serie A vs Atalanta (c) 2-2]

Pior momento: nova lesão muscular, pouco tempo depois do regresso e que o deixaria fora de jogo durante cerca de três meses [31 Janeiro, 22ª jornada Serie A vs Cagliari (c) 2-3]

Nota: 5

Mercado: parece certa a sua continuidade, embora se devessem ponderar convenientemente os prós e contras de manter um jogador especialmente susceptível a lesões...


18. POULSEN

1777 minutos
29 jogos, 14 completos
1 golo

A grande desilusão da temporada! Adquirido a um preço considerável em detrimento de um jogador de créditos firmados (Xabi Alonso), nunca se conseguiu impor, muito menos demonstrar um jogo sólido e fluído, denotando enormes carências técnicas e de velocidade.

Melhor momento: golo da vitória em Catania, obtida no período de descontos [8 Fevereiro, 23ª jornada Serie A vs Catania (f) 2-1]

Pior momento: regularidade exibicional confrangedora demonstrada durante toda a temporada...

Nota: 4,5

Mercado: a saída é o desfecho mais que óbvio.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

'Azzurri' em situação complicada

Itália cedeu uma derrota totalmente inesperada perante o campeão africano, Egipto, estando assim numa situação bastante complicada para chegar às meias-finais da Taça das Confederações. Uma vitória perante o Brasil poderá não ser suficiente para alcançar o objectivo...
Os quatro bianconeri presentes em campo durante toda a partida (Buffon, Chiellini, Cannavaro e Iaquinta) não foram suficientes para contrariar um aguerrido Egipto, que soube aproveitar um erro crasso de De Rossi para se colocar em vantagem e segurar com enorme tenacidade o resultado tangencial até final.
Legrottaglie e Camoranesi não sairam do banco de suplentes.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

'Azzurrini' opacos

Estreia cinzenta na noite de ontem da selecção sub-21 italiana na fase final do Campeonato da Europa da categoria ao obter um insípido nulo perante a Sérvia. De Ceglie e Marchisio (meio-campo) e Giovinco (ataque) foram titulares, alinhando a totalidade do encontro, tal como Criscito, lateral-esquerdo emprestado ao Génova pela Juventus.
Giovinco teve nos pés a melhor oportunidade dos azzurrini durante todo o desafio, falhando de forma clamorosa uma tentativa de chapéu perante o guardião contrário.
Após a saída de Balotelli, bastante apagado, valeu o guardião Consigli e o poste da sua baliza para evitar a derrota.
Na globalidade, exibição confrangedora de Itália, mediocridade gritante da qual não fugiram os bianconeri.

Balanço 2008/09: Laterais esquerdos

28. MOLINARO

3525 minutos
40 jogos, 35 completos

Apesar da velocidade, resistência e regularidade, Molinaro não se conseguiu impor como indiscutível na lateral esquerda. Os lapsos defensivos são uma constante e os cruzamentos continuam a sair longe do desejado.

Melhor momento: a regularidade, que lhe permitiu ser o jogador mais utilizado da temporada.

Pior momento: o problema físico que padece e que só lhe permitirá o regresso aos relvados para Setembro.

Nota: 5,5

Mercado: o facto de a Juve andar em busca de um lateral esquerdo de créditos firmados não são boas notícias para Molinaro. Grosso e Dossena estão entre os mais referenciados.


29. DE CEGLIE

1491 minutos
26 jogos, 10 completos

No início da época discutiu a titularidade taco-a-taco com Molinaro, prevendo-se que mais tarde ou mais cedo agarraria o lugar. A verdade é que Ranieri preferiu o lateral mais experiente e com o avançar da temporada, De Ceglie, viu-se estranhamente relegado para segunda opção, tendo chegado a actuar várias vezes como médio-ala.

Melhor momento: assistência monumental para Amauri apontar o golo da vitória [7 Dezembro, 15ª jornada Serie A vs Lecce (f) 2-1]

Pior momento: lesão grave como consequência de um choque assustador com um adversário [4 Fevereiro, 1/4 final Coppa Italia vs Nápoles (c) 0-0]

Nota: 5,5

Mercado: especula-se que possa ser cedido por empréstimo ou em regime de co-propriedade. Espero vivamente que permaneça na Juve e que tenha na próxima temporada a chance efectiva de se afirmar.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Itália 'bianconera' na noite dos Rossi

Itália estreou-se ontem com o pé direito na Taça das Confederações ao vencer a congénere dos EUA, campeã norte-americana, por três bolas a uma. Destaque para a titularidade de cinco bianconeri - Buffon, Chiellini, Legrottaglie, Camoranesi e Iaquinta - e para a noite magnífica dos Rossi - Giuseppe e Daniele - que apontaram os golos da vitória, com doppietta do jovem atacante do Villarreal.
Apenas Camoranesi foi substituído entre os jogadores da Juventus, saindo aos 57' por troca com Montolivo. Cannavaro não foi utilizado por Lippi devido a problemas físicos.
Com este triunfo, os azzurri, campeões do mundo, colocam-se em conjunto com o campeão sul-americano, Brasil, na liderança do grupo.

domingo, 14 de junho de 2009

Balanço 2008/09: Defesas centrais

3. CHIELLINI

3201 minutos
36 jogos, 34 completos
5 golos

Não atingiu o nível fantástico da temporada passada, muito por culpa de várias lesões musculares e da própria fragilidade defensiva bianconera, mas a verdade é que Chiello conseguiu cimentar a posição de melhor defesa italiano da actualidade!
Um líder nato e já um dos maiores símbolos da vecchia signora!

Melhor momento: a entrada fulgurante de cabeça para o golo solitário do triunfo no derby della Mole [7 Março, 27ª jornada Serie A vs Torino (f) 1-0]

Pior momento: a expulsão defronte do Chelsea na fase decisiva da eliminatória, inadmissível para um jogador da sua craveira [10 Março, 1/8 final - 2ª mão Champions vs Chelsea (c) 2-2]

Nota: 7

Mercado: inegociável! Chiellini representa o presente e o futuro da Juventus!


33. LEGROTTAGLIE

3105 minutos
36 jogos, 30 completos
2 golos

Alguns furos abaixos da temporada passada, pelas mesmas razões apontadas a Chiellini. Apesar disso voltou a forma uma dupla fiável com Chiello e regressou em força à selecção italiana, onde é uma alternativa credível.

Melhor momento: fantástica exibição no Olimpico de Roma, insuperável! [18 Janeiro, 19ª jornada Serie A vs Lazio (f) 1-1]

Pior momento: tarde infeliz contra o Lecce [3 Maio, 34ª jornada Serie A vs Lecce (c) 2-2]

Nota: 6

Mercado: salvo surpresa de última hora, leia-se proposta irrecusável, Legro deverá continuar na Juve.


4. MELLBERG

2989 minutos
38 jogos, 31 completos
2 golos

Contratado com credenciais inquestionáveis, nunca se conseguiu impor verdadeiramente. Fragilidades técnicas e uma lentidão gritante foram demasiadas vezes colocadas à prova, o que não abonou nada em seu favor.
Apesar de tudo isso, ainda foi bastante utilizado, mais pelo turn-over e pelas lesões dos companheiros de sector do que pela qualidade do seu jogo.

Melhor momento: grande golo no Olimpico de Roma! Uma das raras vezes onde impos o seu fortíssimo jogo aéreo [21 Março, 29ª jornada Serie A vs Roma (f) 4-1]

Pior momento: exibição desastrosa perante o Chievo, batido sem apelo nem agravo nos 3 golos adversários! [5 Abril, 30ª jornada Serie A vs Chievo (c) 3-3]

Nota: 5

Mercado: a contratação de Cannavaro vai reduzir de forma drástica o seu espaço no plantel bianconero, logo adivinha-se a sua saída, sabendo-se que tem mercado em Inglaterra e na Alemanha.


41. ARIAUDO

397 minutos
6 jogos, 4 completos

Agradável surpresa a estreia do jovem Primavera na primeira equipa bianconera. Demonstrando forte personalidade e excelentes atributos técnico-tácticos, convenceu os mais cépticos.

Melhor momento: óptima estreia na Série A [18 Janeiro, 19ª jornada Serie A vs Lazio (f) 1-1]

Pior momento: ainda que sem culpas directas, viu-se envolvido na humilhante derrota caseira perante a Lazio, que afastou a Juve da final da Taça [22 Abril, 1/2 final - 2ª mão Coppa Italia vs Lazio (c) 1-2]

Nota: 5,5

Mercado: equaciona-se a sua saída por empréstimo ou a continuidade no plantel principal. Qualquer uma das situações é válida para a evolução que se deseja, embora seja crível que possa continuar em Turim.


15. KNEZEVIC

342 minutos
4 jogos, 3 completos

Tem que se questionar a direcção da Juventus sobre a natureza da sua contratação. Um jogador de qualidade duvidosa e com um historial médico bastante recheado só poderia dar no que deu...

Melhor momento: não comprometeu no Renatto dall'Ara [29 Outubro, 9ª jornada Serie A vs Bolonha (f) 2-1]

Pior momento: réu na derrota no San Paolo [18 Outubro, 7ª jornada Serie A vs Nápoles (f) 1-2]

Nota: 4

Mercado: regressou ao Livorno.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Balanço 2008/09: Laterais direitos

21. GRYGERA

3473 minutos
43 jogos, 35 completos
2 golos

Poderia ter sido a época de afirmação de Grygera, mas a verdade é que as suas exibições oscilaram conforme a equipa subia ou descia de rendimento. Esperava-se bastante mais do checo nesta segunda temporada como bianconero.
Apesar disso foi dos jogadores mais utilizados, em virtude da falta de alternativas credíveis para a sua posição.

Melhor momento: Golo e assistência contra o Génova, um dos raríssimos jogos onde foi decisivo [13 Novembro, 12ª jornada Serie A vs Génova (c) 4-1]

Pior momento: Entrou perto do fim para o lugar do desastroso Zebina, mas ainda a tempo de comprometer seriamente no 3º golo rossoblù que consumou a derrota e o adeus ao scudetto [11 Abril, 31ª jornada Seria A vs Génova (f) 2-3]

Nota: 5,5

Mercado: deverá continuar no plantel bianconero, mas apenas como alternativa a um lateral direito de qualidade reconhecida, lugar com alguma crise de valores seguros no momento. Pessoalmente, apraz-me bastante o nome do croata Srna, jogador do Shakthar Donetsk.


5. ZEBINA

409 minutos
8 jogos, 2 completos

Mais uma temporada para esquecer de Zebina ao serviço da Juventus! Passou mais de metade da época lesionado e quando jogou foi apenas devido à ausência de Grygera.

Melhor momento: exibição segura e determinada na estreia de Ferrara [24 Maio, 37ª jornada Serie A vs Siena (f) 3-0]

Pior momento: um autêntico passador no Ferraris! Palladino aplicou um recital de futebol no francês [11 Abril, 31ª jornada Seria A vs Génova (f) 2-3]

Nota: 4

Mercado: obviamente um jogador a dispensar! É perfeitamente inadmíssivel a sua continuidade em Turim, a relação qualidade/custo é por demais prejudicial à Juve! O problema é que não devem exisitir muitos interessados no seu concurso...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

'Doppietta' de Iaquinta

Iaquinta em grande destaque na vitória da selecção italiana defronte da Nova Zelândia por 4-3 em encontro amigável disputado em Pretória na África do Sul, tendo em vista a preparação para a Taça das Confederações.
O avançado bianconero entrou no decorrer da 2ª parte com os azzurri em desvantagem, 2-3, não demorando muito a confirmar a excelente forma com que se vem notabilizando neste final de temporada, apontando os dois golos da reviravolta italiana.
Legrottaglie foi titular e Camoranesi entrou durante o segundo tempo. Buffon, Chiellini e Cannavaro não foram utilizados por Lippi.

Mellberg esteve na vitória folgada da Suécia sobre Malta por quatro bolas a zero, que mantém os suecos na corrida à qualificação para o Mundial'2010.

Em Tallin, na Estónia, disputou-se o desafio de homenagem a Mart Poom, guardião da selecção local que pendurou as luvas aos 37 anos. Portugal foi o convidado, não conseguindo melhor que uma igualdade a zero. Tiago actuou durante os 90 minutos e foi um dos mais esclarecidos do lado luso.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Balanço 2008/09: Guarda-redes

1. BUFFON

2655 minutos
30 jogos, 29 completos
32 golos sofridos

Esteve longe de ser uma grande temporada para Buffon, não por perda de qualidades, mas sim pela fragilidade defensiva revelada pela equipa durante grande parte da época e em especial por causa da lesão nas costas que o apoquentou nos primeiros meses da temporada, levando-o inclusivamente à mesa de operações.
Apesar destes fortes handicap's, Buffon manteve um nível bastante aceitável nas suas exibições, salvando a equipa de maiores humilhações na parte final da temporada.

Melhor momento: o regresso em definitivo à competição debelados os problemas nas costas [14 Janeiro, 1/8 final Coppa Italia vs Catania (c) 3-0]

Pior momento: o nervosismo e constrangimento revelados na sequência dos lamentáveis acontecimentos no balneário entre Camoranesi e Ranieri durante o intervalo do desafio contra o Lecce [3 Maio, 34ª jornada Serie A vs Lecce (c) 2-2]

Nota: 6

Mercado: imprescindível! Gigi continua a ser um dos guardiões mais fortes do mundo e é, juntamente com Del Piero, o maior símbolo da actual vecchia signora, logo nem se coloca a hipótese da sua saída.


13. MANNINGER

2055 minutos
23 jogos, 22 completos
16 golos sofridos

Contratado no Verão passado para suplente de Buffon, revelou-se uma agradável surpresa ao evidenciar segurança e regularidade durante a primeira metade da época, altura em que foi titular devido à lesão do nº 1.

Melhor momento: punhado de boas intervenções em São Petersburgo, decisivas para o nulo do adversário [25 Novembro, 5ª jornada Champions vs Zenit (f) 0-0]

Pior momento: frango no Olímpico de Roma [18 Janeiro, 19ª jornada Serie A vs Lazio (f) 1-1]

Nota: 6

Mercado: dificilmente a Juve conseguirá arranjar um guardião suplente com tanta qualidade como a revelada pelo austríaco, para além do facto de não ser um jogador problemático, aceitando com grande profissionalismo ser a segunda opção para a baliza. Posto isto e salvo uma proposta muito vantajosa para a Juventus, deve manter-se no plantel.