domingo, 31 de janeiro de 2010

Juventus 1 - 1 Lazio

Série A, 22ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Saccani
Assistência: 20 mil espectadores

Golos: 70' Del Piero (g.p.); 78' Mauri

Juventus (4*3*1*2): Manninger; Grygera, Cannavaro, Chiellini e De Ceglie; Felipe Melo (75' Cáceres), Sissoko e Candreva; Diego; Del Piero (88' Paolucci) e Amauri.
Treinador: Zaccheroni
Disciplina: cartão amarelo a Felipe Melo, Sissoko e Grygera.

Lazio (4*3*1*2): Muslera; Diakhite, Stendardo, Radu e Kolarov; Dabo (71' Rocchi), Baronio e Firmani (75' Lichtsteiner); Mauri (82' Siviglia); Zarate e Cruz.
Treinador: Ballardini
Disciplina: cartão amarelo a Baronio e Diakhite.

sábado, 30 de janeiro de 2010

'Match Preview': Lazio

Estreia de Zaccheroni no comando técnico da Juventus e com os regressos de Del Piero, Cáceres e Giovinco ao lote dos convocados. Buffon e Grosso, suspensos por um jogo, estão fora da partida frente à Lazio.
Não serão previsíveis grandes mudanças tácticas no sistema de jogo bianconero, que deverá continuar a evoluir com o meio-campo em losango. No entanto, subsistem dúvidas em várias posições, nomeadamente na lateral esquerda e no centro da intermediária, directamente relacionadas com a condição física de Sissoko. Admitindo-se que o maliano recupere a formação inicial não deverá andar longe da seguinte:
Manninger; Cáceres, Cannavaro, Chiellini e De Ceglie; Felipe Melo, Sissoko e Candreva; Diego; Del Piero e Amauri.
Se Sissoko não estiver disponível para alinhar, De Ceglie avançará para o meio-campo e Grygera entrará para defesa esquerdo.

Convocados (20): Manninger, Chimenti, Zebina, Grygera, Cáceres, Cannavaro, Legrottaglie, Chiellini, De Ceglie, Felipe Melo, Sissoko, Marrone, Giandonato, Candreva, Diego, Giovinco, Yago, Del Piero, Amauri e Paolucci.

Lesionados (6): Salihamidzic, Poulsen, Marchisio, Camoranesi, Iaquinta e Trezeguet.

Suspensos (2): Buffon e Grosso.

HISTÓRICO
A vantagem no confronto entre bianconeri e biancocelesti pende claramente para o lado da formação de Turim.
Uma doppietta de Iaquinta resolveu a contenda na temporada passada, num encontro que ficou marcado pela despedida de Nedved dos relvados.

Jogos: 65
Vitórias Juve: 41
Empates: 16
Vitórias Lazio: 8
Golos: 146-68

Recordistas Juve
Presenças: Giampiero Boniperti 13 jogos
Marcadores: Guglielmo Gabetto 7 golos

Último jogo:
31/05/2009
19ª jornada da 2ª volta

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Treinador: Alberto Zaccheroni

Data/Local de Nascimento: 01/04/1953, Meldola
Treinador
1ª época na Juventus
Carreira: Cesenatico (1983-85), Riccione (1985-87), Boca San Lazzaro (1987-88), Baracca Lugo (1988-90), Veneza (1990-93), Bolonha (1993-94), Cosenza (1994-95), Udinese (1995-98), Milan (1998-2001), Lazio (2001-02), Inter (2003-04), Torino (2006-07) e Juventus (2010-...)
Palmarés: 1 scudetto (1998/99)

De entre uma longa lista de candidatos, foi o escolhido por Blanc e Secco para liderar a squadra até final da temporada. A tarefa não será fácil nem invejável visto que a vecchia signora passa por uma profunda crise desportiva. Os objectivos mínimos passarão pela qualificação para a próxima edição da Champions e por uma campanha decente na Liga Europa.
Adepto confesso do 3*4*3, será extremamente difícil implementar este esquema táctico na Juventus, por manifesta falta de opções válidas para o mesmo.
Depois de alcançar um espectacular 3º lugar com a Udinese em 1997/98, passou para o Milan na temporada seguinte tendo de imediato conquistado o scudetto. O sucesso foi efémero e no decorrer da stagione 2000/01 foi despedido por Berlusconi em consequência dos maus resultados. Passou depois por Lazio e Inter, sempre como interino, mas apesar de atingir os objectivos mínimos em ambas as ocasiões - qualificação para a Taça UEFA e para a Champions respectivamente - não evitou que fosse preterido, também em ambas as situações, por Roberto Mancini.
Regressou ao activo em Setembro de 2006, comandando o Torino, mas as coisas estiveram longe de correr bem, acabando por ser afastado da equipa granata em Fevereiro de 2007. Quase três anos depois está de volta, novamente em Turim, mas agora ao serviço da Juventus. Boa sorte, Zac!

Staff
Stefano Agresti, treinador-adjunto
Alessandro Nista, treinador de guarda-redes
Eugenio Albarella, preparador-físico
Claudio Gaudino, preparador-físico
Andrea Scanavino, preparador-físico

'Grazie', Ciro!

Napolitano de nascimento e juventino por adopção, Ciro Ferrara merecia respeito por parte da direcção da Juventus. 15 anos e meio de dedicação e profissionalismo para com o emblema bianconero mereciam consideração e transparência.
11 temporadas consecutivas como futebolista, defesa central de posição e peça fundamental na conquista de muitos títulos, nos anos dourados de Lippi.
4 épocas como responsável máximo do futebol jovem, coincidentes com o regresso aos triunfos das equipas de formação e da promoção de talentos - Marchisio, Giovinco e De Ceglie - para a equipa principal, algo que não sucedia há muito, desde Del Piero.
Teve início promissor como treinador. Assegurou o segundo lugar e a qualificação directa para a Champions na temporada passada. Começou igualmente bem esta época, com a estrondosa vitória defronte da Roma.
Vieram depois as inúmeras lesões em elementos chave, as confusões tácticas e o mau momento das contratações mais sonantes. Tudo isto somado originou a queda na Champions, numa humilhante derrota caseira frente ao Bayern e péssimos resultados na Série A.
O desaire frente ao Catania, imediatamente antes das férias natalícias, parecia e deveria ser o fim da linha para Ferrara. Blanc e Secco não agiram, com a situação a agravar-se irremediavelmente durante o mês de Janeiro, numa série de derrotas completamente absurda. Foi necessário chegar-se a um processo verdadeiramente rocambolesco com a aparição quase meteórica e incessante de vários nomes na imprensa, culminando num epílogo reprovável, com a saída de Ferrara a ter data e hora marcada, independentemente do resultado que obtivesse diante do Inter.
Apesar do insucesso desportivo como treinador principal, a simpatia e admiração por Ferrara não cessam. O contrato de Ciro com a vecchia signora continua válido e deverá ser anunciado brevemente o seu novo cargo na società bianconera.

Apesar de alinhar como defesa, Ciro Ferrara, apontou 20 golos com a maglia juventina. Aqui ficam eles:

Aí está o interino Zaccheroni

Confirmaram-se os rumores das últimas horas e Alberto Zaccheroni assumiu o comando técnico da vecchia signora durante o dia de hoje, tendo mesmo orientado o treino vespertino. Tal como havia sido largamente veiculado após o jogo com a Roma, Ciro Ferrara seria afastado do cargo de treinador imediatamente após o desafio frente ao Inter, independentemente do resultado.
Zaccheroni comandará a equipa até final da temporada e espera-se que consiga alcançar uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, algo que para já se afigura como bastante complicado. O outro objectivo passa por assegurar uma campanha meritória na Liga Europa, competição onde a Juventus é um dos emblemas com maiores pergaminhos.
Zaccheroni, de 56 anos, tem como único título da carreira o scudetto conquistado ao serviço do Milan na temporada de 1998/99. Para além dos rossoneri orientou Inter, Lazio, Udinese, Torino e Bolonha entre outras formações.
Pessoalmente, não simpatizo com Zaccheroni, acho-o um treinador banal e não creio que tenha sido a melhor opção para conduzir os destinos da Juventus até final da temporada. Oxalá esteja enganado para bem da nossa squadra.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Inter 2 - 1 Juventus

Taça de Itália, quartos-de-final
Estádio Giuseppe Meazza em Milão
Árbitro: Damato
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 71' Lúcio e 89' Balotelli; 10' Diego

Inter (4*3*1*2): Toldo; Maicon, Lúcio, Materazzi e Santon; Zanetti, Cambiasso (61' Milito) e Motta; Sneijder; Balotelli e Pandev (80' Muntari).
Treinador: Mourinho
Disciplina: cartão amarelo a Maicon.

Juventus (4*4*1*1): Buffon; Grygera, Cannavaro, Chiellini e Grosso; Candreva, Felipe Melo, Sissoko e De Ceglie (90+2' Paolucci); Diego; Amauri.
Treinador: Ferrara
Disciplina: cartão amarelo a Chiellini, Felipe Melo e Cannavaro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

'Match Preview': Inter

Pior momento é praticamente impossível para defrontar o Inter no Meazza! Enquanto os rivais nerazzurri respiram confiança após a vitória sobre o Milan no passado domingo, surgem inúmeros rumores sobre uma possível saída de Ferrara do comando técnico da Juventus logo após o desafio de Milão, aliados à vinda de um treinador interino até final da época, que estabeleceria a ponte com Rafa Benítez, o escolhido para o novo projecto desportivo da società juventina...
Para piorar ainda mais a situação clínica bianconera, Marchisio e Salihamidzic sofreram lesões musculares e vão estar afastados dos relvados durante as próximas três semanas. Menos grave é o sucedido com Del Piero, uma gastroenterite, de qualquer modo está fora do jogo de amanhã, embora já deva estar apto para a recepção à Lazio no domingo.
Sem il capitano poderá avançar Paolucci para a frente de ataque, permanecendo no entanto de pé a hipótese de Ferrara reforçar o meio-campo com a entrada de De Ceglie para a faixa esquerda. Sissoko, Felipe Melo, Candreva e Diego deverão formar o sector intermediário. Na defesa existe a forte chance de Cannavaro ocupar o lugar de Legrottaglie, mantendo-se os restantes elementos, relativamente à última partida.

Convocados (20): Buffon, Chimenti, Manninger, Grygera, Zebina, Cannavaro, Legrottaglie, Chiellini, Grosso, De Ceglie, Felipe Melo, Sissoko, Marrone, Giandonato, Candreva, Diego, Yago, Boniperti, Amauri e Paolucci.

Lesionados (9): Cáceres, Poulsen, Salihamidzic, Camoranesi, Marchisio, Giovinco, Del Piero, Iaquinta e Trezeguet.

HISTÓRICO
Poderá ser surpreendente para muitos o facto de a Juventus ter vantagem sobre o Inter nas partidas disputadas no Giuseppe Meazza válidas para a Taça de Itália.
O confronto mais recente aconteceu em Janeiro de 2008, um empate a duas bolas, no último encontro de Boumsong com a maglia bianconera e logo com a obtenção de um golo por parte do central francês.

Jogos: 15
Vitórias Inter: 4
Empates: 5
Vitórias Juve: 6
Golos: 17-24

Recordistas Juve
Presenças: Franco Causio 7 jogos
Marcadores: Pietro Anastasi 3 golos

Último jogo:
23/01/2008
Quartos-de-final, 1ª mão

sábado, 23 de janeiro de 2010

Inacreditável...

Como todos os jogos o futebol tem a sua quota-parte de sorte. É usual afirmar-se que a sorte protege os campeões. Eu diria que a sorte está com as equipas confiantes nas suas capacidades, coisa que a Juventus não foi durante a meia-hora final do desafio contra a Roma.
Depois de uma hora de jogo a bom nível e em vantagem no marcador, os bianconeri colocaram-se completamente a jeito da reacção da Roma, cometendo três erros infantis que precipitaram a reviravolta no desafio.
A abrir a segunda parte Del Piero ainda deu esperanças aos juventini, ao marcar um golo de grande classe, de sinistro sem deixar a bola cair, mas no melhor pano cai a nódoa, ou seja, Chiellini cometeu uma fífia monumental que esteve na origem do penalty e do consequente golo do empate giallorosso. Depois, uma má recuperação defensiva na sequência de um pontapé de canto, obrigou Buffon a derrubar Riise, sendo naturalmente expulso. E já nos instantes finais, quando se pensava que o empate era do mal o menos, eis que o mesmo Riise aproveita uma falha de marcação gritante e bate com um óptimo cabeceamento o recém-entrado Manninger!
Final de noite terrível para a Juve, cai para o 6º lugar e vê a Roma disparar na 3ª posição! A margem de manobra de Ferrara é cada vez mais escassa e só mesmo uma direcção passiva como a da vecchia signora para continuar a permitir uma situação destas...

Sissoko, regressado da CAN, entrou de imediato na equipa titular, formando dupla de centrocampistas com Diego. Salihamidzic e Marchisio jogaram sobre as faixas num esquema táctico que marcou o regresso ao clássico 4*4*2. Amauri e Del Piero formaram a dupla ofensiva enquanto Legrottaglie surgiu, algo surpreendentemente, no lugar de Cannavaro.
Quanto à Roma de Ranieri apresentou-se no tradicional 4*2*3*1 de... Spalletti, com Toni como homem mais avançado, apoiado por Taddei, Perrotta e Vucinic. A dupla de médios-centro foi naturalmente composta por Pizarro e De Rossi.

A primeira parte foi bastante agradável de seguir, com ambas as formações a praticarem um futebol positivo. Problemas para a Roma que se viu privada logo aos 4' de Toni, que foi substituído por Totti, longe da plenitude da condição física.
A nova disposição táctica bianconera deu algum resultado, com a squadra a jogar a toda a amplitude do terreno. Salihamidzic e Marchisio conferiam profundidade pelas alas e Diego, ligeiramente mais adiantado que Sissoko, tinha mais espaço para explanar o seu jogo. Del Piero, bastante móvel, jogava entre linhas, procurando desestabilizar a defensiva contrária.
A superioridade da Juve foi evidente durante o primeiro período, não obstante a boa réplica dada pela formação visitante, que não descurava a contra-ofensiva. No entanto, as principais chances de golo acabaram mesmo por pertencer aos juventini, que desperdiçaram três ou quatro boas ocasiões, por intermédio de Del Piero, Amauri e Legrottaglie, sempre em conclusões com a cabeça.

O segundo tempo começou com a mesma tendência do primeiro e Del Piero aproveitou da melhor maneira um corte infeliz de Juan para adiantar a Juve no marcador aos 51'. Diego tenta servir Amauri, mas o central brasileiro consegue o corte em esforço, assistindo inadvertidamente Del Piero que, completamente desmarcado sobre a esquerda, tem um espectacular remate cruzado de primeira, levando o esférico a embater no poste contrário e a anichar-se no fundo das redes romanas! Grande golo de il capitano, o primeiro na Série A esta temporada!
Paulatinamente, a Roma foi reagindo à desvantagem, começando a dominar de forma nítida o desafio a partir dos 60', perante uma Juve nervosa e que dava sinais de tudo excepto de segurança e tranquilidade defensiva. E foi assim que aos 67' Chiellini tenta sair com a bola controlada, mas perde a posse da mesma em zona proibida para Pizarro, que foi lesto a desmarcar Taddei na direita. O extremo brasileiro irrompe em diagonal e dribla sem dificuldade Grosso, que não tem outro remédio senão derrubar o jogador giallorosso. Penalty claríssimo que Totti se encarregou de transformar, apesar da boa estirada de Buffon que quase conseguiu deter a marcha do esférico!
Ferrara faz estrear Candreva ao minuto 77 que, logo na primeira intervenção, joga para Sissoko cruzar para Amauri que desperdiça ocasião soberana! Em óptima posição entre os centrais, o avançado brasileiro não conseguiu cabecear para fora do alcance do compatriota Júlio Sérgio.
A Juve tentava carregar em busca do golo da vitória, mas é surpreendida aos 83' num rapidíssimo contra-ataque giallorosso. Em poucos segundos, os bianconeri passaram de um pontapé de canto a favor para 10 unidades, já que Buffon foi obrigado a derrubar Riise, completamente isolado! Del Piero é sacrificado, entrando Manninger para a baliza.
E quando o jogo se encaminhava para o seu epílogo e entre os adeptos da vecchia signora ficava a sensação que o empate, do mal o menos, tremendo balde de água fria com o segundo golo da Roma! Pizarro, na raça, recupera um bola cirúrgica a Diego e cruza largo, permitindo a entrada vitoriosa de Riise ao segundo poste, beneficiando da passividade de Candreva. Cabeceamento fulgurante do lateral norueguês a consumar a reviravolta no marcador, algo simplesmente inacreditável para quem viu a primeira hora do jogo...

Quinta-feira, jogo decisivo que pode ajudar a salvar a época. Quartos-de-final da Taça de Itália defronte do Inter no Meazza, desafio para verdadeiros profissionais que se espera que, no mínimo, honrem a camisola bianconera.

A seguir o vídeo com os highlights de mais uma derrota juventina:

Juventus 1 - 2 Roma

Série A, 21ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Tagliavento
Assistência: 24 mil espectadores

Golos: 51' Del Piero; 68' Totti (g.p) e 90'
+3 Riise

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera (77' Candreva), Legrottaglie, Chiellini e Grosso; Salihamidzic, Sissoko, Diego e Marchisio; Del Piero (84' Manninger) e Amauri (90' Paolucci).
Treinador: Ferrara
Disciplina: cartão amarelo a Salihamidzic.
Cartão vermelho a Buffon aos 83'

Roma (4*2*3*1): Júlio Sérgio; Cassetti, Burdisso, Juan e Riise; Pizarro e De Rossi; Taddei, Perrotta e Vucinic; Toni (8' Totti).
Treinador: Ranieri
Disciplina: cartão amarelo a Taddei, De Rossi e Burdisso.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

'Match Preview': Roma

Muitas novidades na lista de convocados tendo em vista a recepção à Roma, desafio importantíssimo para ambas as equipas, na luta pela terceira posição.
Candreva estreia-se entre os eleitos, merecendo também destaque o regresso de Sissoko após a participação na Copa das Nações Africanas. Felipe Melo fica de fora a cumprir uma partida de castigo, enquanto Amauri está de regresso após atingir o limite de cartões amarelos.
Ferrara deverá manter o 4*3*1*2 com Sissoko, Candreva e Marchisio no meio-campo. Diego será o elo de ligação com a dupla Del Piero - Amauri. A defesa deverá ser composta por Grygera, Cannavaro, Chiellini e Grosso.
Outro aspecto interessante do encontro é o regresso de Ranieri a Turim e a maneira como será recebido pelos adeptos juventini.

Convocados (19): Buffon, Manninger, Grygera, Zebina, Legrottaglie, Cannavaro, Chiellini, Grosso, De Ceglie, Sissoko, Marchisio, Candreva, Giandonato, Salihamidzic, Diego, Yago, Del Piero, Amauri e Paolucci.

Lesionados (6): Cáceres, Poulsen, Camoranesi, Giovinco, Iaquinta e Trezeguet.

Suspenso (1): Felipe Melo.

HISTÓRICO
Um clássico da Série A com grande vantagem para o lado bianconero. Desde Setembro de 2001 que os giallorossi não vencem em Turim.

Jogos: 75
Vitórias Juve: 48
Empates: 20
Vitórias Roma: 7
Golos: 144-53

Recordistas Juve
Presenças: Giuseppe Furino 14 jogos
Marcadores: Alessandro Del Piero 7 golos

Último jogo:
1/11/2008
10ª jornada

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

26. Antonio Candreva

Data/Local de Nascimento: 28/02/1987, Roma
Posição: centrocampista
2 internacionalizações por Itália
1ª época na Juventus
Carreira: Lodigiani (2002-03), Ternana (2003-07), Udinese (2007-08), Livorno (2008-2010) e Juventus (2010-....)
Palmarés: 1 Torneio de Toulon (2008)

Médio completo, versátil, dotado tecnicamente e capaz de alinhar com efectividade nas várias posições do losango de meio-campo, chega à Juventus depois de óptima experiência no Livorno, onde conseguiu ascender de divisão e chegar à nazionale azzurra.
Tem uma larga trajectória nas selecções jovens italianas, com participações nos Jogos Olímpicos de Pequim e no último Europeu de Sub-21. Conquistou o prestigiado Torneio de Toulon em 2008.
Durante os próximos meses tentará convencer os dirigentes bianconeri a avançarem para a compra do seu passe, bastando para isso que confirme as credenciais com que vem rotulado.

Candreva na Juventus

A Juventus garantiu a contratação de Antonio Candreva por empréstimo até final da temporada.
O centrocampista de 22 anos representou o Livorno durante o último ano e meio por empréstimo da Udinese, com as boas exibições a levarem-no à estreia na nazionale azzurra no passado mês de Novembro diante da Holanda.
Candreva é um médio talentoso e versártil, de origem trequartista, podendo alinhar com efectividade como interior ou organizador de jogo.
O Livorno foi indemnizado pela vecchia signora em 500 mil euros, ficando os bianconeri com o direito de compra de metade do passe no final da época junto da Udinese por cerca de 7,5 milhões de euros.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chiellini defesa do ano 2009

Pelo segundo ano consecutivo Giorgio Chiellini é reconhecido como o melhor defesa do futebol italiano! O central bianconero recebeu o Oscar del Calcio AIC - migliore difensore 2009, superando a forte concorrência de Maicon e de Paolo Maldini.
Ao vencer o troféu pela segunda vez, Chiello igualou o companheiro de equipa e de selecção Cannavaro no número de conquistas do galardão, mas ainda está longe de Alessandro Nesta, vencedor do oscar em quatro ocasiões.
Del Piero - vencedor em 1998 e 2008 - estava nomeado para melhor jogador italiano, mas foi desfeiteado por Daniele de Rossi.
Ibrahimovic (melhor jogador estrangeiro e melhor jogador absoluto) e Mourinho (melhor treinador) foram os grandes vencedores da noite.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Confrangedor...

Não me ocorreu melhor título para classificar a medíocre exibição de uma Juventus que não conseguiu criar uma mísera oportunidade de golo perante um Chievo personalizado que, sem colocar o autocarro diante da baliza, soube defender com grande afinco a magra vantagem.
Depois da boa resposta dada frente ao Nápoles, a equipa de Ferrara voltou a cair na letargia, em especial no processo ofensivo, onde a lentidão, aliada a uma terrível falta de criatividade, voltou a ditar leis.
Com mais esta derrota, o scudetto não passa de uma miragem para os bianconeri, que caíram para o 5º lugar da tabela e correm sérios riscos de não se classificarem para a Champions do próximo ano...

Para não variar, muitas mexidas no onze inicial juventino. Buffon, completamente restabelecido da cirurgia ao joelho, regressou à baliza. Grygera e Cannavaro surgiam na defesa, em vez do lesionado Cáceres e de Legrottaglie. Marchisio relegou Salihamidzic para o banco de suplentes enquanto Paolucci entrava directamente na equipa titular, beneficiando do castigo aplicado a Amauri.
Quanto ao Chievo apresentava-se sem a sua grande figura, Pellissier, ausente por lesão. Abruscato e Granoche eram assim os homens mais adiantados no esquema de Di Carlo.

Em termos gerais, a qualidade do encontro deixou muito a desejar. Ritmo baixo, escassas oportunidades de golo e bastantes lances faltosos foram a tónica principal do desafio.
O meio-campo bianconero apresentou-se com um terrível défice de criatividade. Mal se deu por Marchisio e De Ceglie, francamente desinspirados, tal como Felipe Melo, de regresso às péssimas exibições. Apenas Diego, o mais lúcido do sector, tentou remar efectivamente contra a maré, mas para além de se agarrar em demasia ao esférico, não mostrou a clarividência necessária para provocar desequilíbrios na bem estruturada defensiva contrária. Yepes e companhia não tiveram problemas para anular por completo Del Piero e Paolucci. Apenas num pontapé livre se viu um pouco do talento de il capitano, enquanto que a prestação do novo reforço não fez esquecer as medíocres actuações de Amauri.
O Chievo, que já tinha colocado Buffon em sentido logo no primeiro minuto, adiantou-se no marcador aos 28' graças a um auto-golo de Chiellini, prontamente invalidado pelo árbitro assistente por puxão de Abruscato no central bianconero.
Quase a seguir, Grygera fractura o nariz e é substituído por Zebina. O balanço da primeira meia-hora de jogo da Juve tende perigosamente para zero. A apatia revelada pelo colectivo bianconero é absolutamente confrangedora. Os gialloblù mostram-se mais incisivos e determinados e, sem grande surpresa, conseguem marcar aos 34'. Lance de insistência de Sardo na meia-direita, dribla o desequilibrado De Ceglie e remata rasteiro, cruzado, com a bola a entrar junto ao segundo poste. Buffon, com um punhado de jogadores à sua frente, não vê a bola partir, chegando tarde a um lance que parecia perfeitamente ao seu alcance, já que o esférico não levava uma velocidade por aí além...

O segundo tempo foi extremamente penoso de se assistir. Num relvado em péssimas condições, viu-se uma Juventus com outra atitude, na firme disposição de dar a volta aos acontecimentos, num monólogo incessante, mas desprovido de qualquer objectividade. Bastou um Chievo bem organizado, disposto em três linhas de pressão e ocupando bem os espaços, para não permitir nenhumas veleidades a uma vecchia signora completamente opaca.
Apesar do intenso domínio territorial, a Juve não ousou criar qualquer oportunidade de golo durante todo o jogo, algo simplesmente inacreditável para quem ousava afirmar-se como candidato ao scudetto. Ferrara tentou espicaçar a equipa lançado Salihamidzic e Immobile, mas nada feito. As alterações não surtiram qualquer efeito prático e até foram os gialloblù que causaram alguns calafrios a Buffon num ou noutro lance de contra-ataque.
Para piorar ainda mais a situação em termos clínicos, Cannavaro terminou o jogo em dificuldades, suspeitando-se de fractura do nariz, tal como acontecera com Grygera na primeira parte.

Na próxima rodada a Juve joga muito da luta pela terceira posição ao receber a Roma. Adivinha-se uma semana bastante intensa em Vinovo, com especulações de possíveis entradas e saídas de jogadores, treinadores e dirigentes. A equipa precisa, acima de tudo, de tranquilidade e enquanto os resultados não aparecerem tal não voltará a acontecer...

O vídeo com a primeira vitória do Chievo diante da Juventus:

Chievo 1 - 0 Juventus

Série A, 20ª jornada
Estádio Bentegodi em Verona
Árbitro: Valeri
Assistência: 25 mil espectadores

Golo: 33' Sardo

Chievo (4*3*1*2): Sorrentino; Sardo (83' Frey), Mandelli, Yepes e Mantovani; Luciano, Rigoni e Marcolini; Pinzi; Abruscato (86' Ariatti) e Granoche (70' De Paula).
Treinador: Di Carlo
Disciplina: cartão amarelo a Granoche, Yepes e Ariatti.

Juventus (4*3*1*2): Buffon; Grygera (30' Zebina), Cannavaro, Chiellini e Grosso (58' Salihamidzic); Marchisio (83' Immobile), Felipe Melo e De Ceglie; Diego; Del Piero e Paolucci.
Treinador: Ferrara
Disciplina: cartão amarelo a Zebina e Felipe Melo.

sábado, 16 de janeiro de 2010

'Match Preview': Chievo

Continua enorme o rol de indisponíveis na Juve! Apesar do regresso de Buffon à plenitude da condição física e das chamadas imediatas das contratações Yago e Paolucci, Ferrara viu-se obrigado a convocar quatro primavera, com Immobile a ter grandes chances de ser titular na frente de ataque ao lado de Del Piero, embora não seja descabida a hipótese de Paolucci entrar de pronto na equipa.
Grosso, a contas com problemas musculares, poderá não ser opção, recuando nesse caso De Ceglie para lateral. Na direita, dúvida entre Grygera e Salihamidzic. Se o bósnio alinhar na retaguarda, Marchisio evoluirá como médio-interior direito, embora também possa alinhar a interior esquerdo, a confirmar-se o recuo de De Ceglie. Muitas dúvidas no puzzle de Ferrara para amanhã, que deverá fazer reentrar Cannavaro no onze, não obstante a boa actuação de Legrottaglie diante do Nápoles.

Convocados (21): Buffon, Chimenti, Manninger, Grygera, Zebina, Legrottaglie, Cannavaro, Chiellini, Grosso, De Ceglie, Felipe Melo, Marchisio, Salihamidzic, Giandonato, Esposito, Diego, Rossi, Yago, Del Piero, Immobile e Paolucci.

Lesionados (6): Cáceres, Poulsen, Camoranesi, Giovinco, Iaquinta e Trezeguet.

Suspenso (1): Amauri.

Ao serviço da selecção (1): Sissoko.

HISTÓRICO
Confronto com historial bastante recente na Serie A com ampla vantagem para os bianconeri, que apenas cederam um empate diante dos gialloblù em Verona.
Na temporada passada vitória tranquila dos juventini, num jogo que ficou marcado pelos festejos do 34º aniversário de il capitano.

Jogos: 6
Vitórias Juve: 5
Empates: 1
Golos: 4-13

Recordistas Juve
Presenças: Alessandro Del Piero 6 jogos
Marcadores: David Trezeguet 4 golos

Último jogo:
9/11/2008
11ª jornada

Eis o golo de Pinturicchio, uma magnífica punizione em parábola, bem ao seu estilo:

27. Michele Paolucci

Data/Local de Nascimento: 06/02/1986, Recanati
Posição: ponta de lança
4ª época na Juventus
Carreira: Juventus (2003-2006 e 2010-....), Ascoli (2006-07), Udinese (2007-08), Atalanta (2008), Catania (2008-09) e Siena (2009-2010)

Goleador absoluto dos escalões jovens bianconeri, tem demorado a afirmar-se como sénior ao passar algo discretamente por vários emblemas da Série A.
Espera-se assim que o regresso, mais ou menos inesperado, à casa-mãe sirva como trampolim para provar os dotes goleadores evidenciados enquanto ragazzo juventino.
É internacional azzurro nas categorias de base.

32. Yago Falqué

Data/Local de Nascimento: 04/04/1990, Vigo
Posição: extremo esquerdo e médio ofensivo
2ª época na Juventus
Carreira: Barcelona (2001-08, Juventus 2008-09 e 2010-... e Bari 2009)
Palmarés: 1 Torneio Viareggio (2009)
1 Campeonato da Europa de Sub-17 (2007)

Talento galego, percorreu todos os escalões da cantera do Barcelona até assinar pela Juventus no Verão de 2008. Depois de um ano na equipa primavera bianconera, foi cedido por empréstimo ao Bari, onde não se conseguiu afirmar. Regressa a Turim para dar profundidade ao depauperado flanco esquerdo e para prosseguir a sua evolução.
Canhoto, veloz e evoluído tecnicamente tem todo o potencial necessário para ser um extremo esquerdo de enorme qualidade.
É internacional espanhol nas selecções de base.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Paolucci e Yago regressam à Juventus

A Juventus reforçou-se no sector atacante com os regressos de Michele Paolucci e de Yago Falqué.
O ponta de lança italiano de 23 anos, formado nas camadas jovens bianconeri, onde apontou o incrível número de 184 golos, regressa assim a Turim por empréstimo do Siena, formação onde actuou durante a primeira metade da temporada em regime de co-propriedade com a Juve, alinhando em 10 encontros e apontando 2 golos.
Paolucci já passou também por Ascoli, Udinese, Atalanta e Catania, embora nunca tenha deixado de pertencer aos quadros da Juventus, emblema com o qual possui contrato válido até 2013. Na sua ainda curta carreira como profissional já marcou 21 golos.
Em relação ao talentoso esquerdino espanhol de apenas 19 anos, esteve cedido por empréstimo ao Bari durante a primeira parte da temporada, não se conseguindo afirmar na primeira equipa, acabando por alinhar na equipa primavera.
Contratado no Verão de 2008 ao Barcelona é visto como um jovem bastante promissor, esperando-se que este regresso a casa seja o ponto de partida para a evolução esperada e desejada por todos os bianconeri.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cáceres, stop de 20 dias

Mais uma lesão e consequente ausência a complicarem as escolhas de Ciro Ferrara. Desta vez é Martin Cáceres a ficar de baixa durante cerca de 20 dias, em virtude de rotura muscular da coxa direita, sofrida nos instantes finais da partida frente ao Nápoles, acabando mesmo por ser substituído por Zebina.
O polivalente defesa uruguaio, cedido por empréstimo pelo Barcelona, tem sido uma agradável surpresa na lateral direita e olhando às alternativas, será com toda a certeza ausência de vulto durante as próximas três semanas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Del Piero e Diego salvam Ferrara

A Juve regressou às vitórias, com um robusto 3-0 perante o Nápoles! Mas, atenção! Nada de ilusões porque o resultado foi bem melhor do que a exibição, embora tenham sido visíveis melhorias de vária ordem, nomeadamente nos equilíbrios defensivos e nas movimentações ofensivas, factos a que não serão alheias as entradas na equipa do acutilante Cáceres, do musculado De Ceglie e do virtuoso Del Piero.
Il capitano foi, juntamente com Diego, o grande destaque da vecchia signora ao apontar dois golos e a ter apontamentos de grande classe. Pode-se afirmar que a dupla de criativos salvou a pele a Rocky Ferrara, que via o seu futuro no banco bianconero em dúvida perante a insistente sombra de Hiddink.

Com um enorme leque de ausências, Ferrara armou a equipa como se exigia, regressando ao losango a meio-campo com Diego no apoio a Del Piero e Amauri. Felipe Melo actuou no vértice mais recuado, com Salihamidzic e De Ceglie descaídos sobre as faixas. Na defesa regressavam Cáceres e Legrottaglie.
Mazzarri optou por poupar algumas unidades nucleares, entre as quais Hamsik, Quagliarella e Maggio. Fez estrear Dossena, regressado do futebol inglês e lançou o austríaco Hoffer na frente, onde se notou a falta do lesionado Lavezzi.

Partida entretida, ritmo vivo, bem disputada, embora sem grandes primores técnicos, valendo pela entrega e atitude dos jogadores. O equilíbrio foi a nota dominante, com ambas as formações a alternarem no domínio territorial do encontro.
Primeira chance de perigo para os bianconeri, aos 9'. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Diego na esquerda, Amauri ganha nas alturas ao guardião Iezzo e é Cigarini a cortar sobre a linha de golo.
Chiellini insiste, disparando de destro, Iezzo defende para o lado com Del Piero a encostar para o fundo das redes, mas beneficiando de nítida posição de fora de jogo, lance bem anulado pelo árbitro assistente.
Resposta dos partenopei, pouco depois, também num pontapé de canto, com Denis a cabecear forte e a testar os reflexos de Manninger.
Aos 24', a Juve coloca-se em vantagem após jogada de contra-ataque. De Ceglie lança Salihalidzic na direita, este ganha a linha, cruza atrasado, Zuniga consegue o corte, mas não afasta a bola para longe, permitindo o disparo de Diego, de sinistro, com o esférico a sair enrolado e a surpreender por completo Iezzo!
Quase a seguir, aos 27', Del Piero ganha uma falta na direita e é pisado propositadamente por Contini! Lance muito feio do defesa napolitano a merecer o cartão vermelho...
Pinturicchio está bastante em jogo e aos 31' desperdiça uma chance de forma incrível, ao não conseguir desfeitear Iezzo, depois de um falhanço não menos clamoroso de Rinaudo.
O Nápoles termina o primeiro tempo em bom estilo, mas não consegue ultrapassar a autêntica muralha que é Chiellini!

Grygera surge para o segundo tempo no lugar de Grosso, a contas com queixas musculares.
A partida continua em bom ritmo, com ambas as equipas na busca do golo. Depois de várias ameaças de parte a parte é De Ceglie a desperdiçar a primeira verdadeira de chance de golo do segundo tempo, aos 62', após correr com a bola uma boa meia centena de metros e a rematar forte, mas já apertado por um defesa contrário, permitindo a defesa a Iezzo.
O jogo está agora na sua melhor fase e Diego quase consegue ampliar a vantagem, num bom remate rasteiro, fora do alcance de Iezzo, com a bola a bater caprichosamente na base do poste direito da baliza napolitana. O recém-entrado Hamsik não quis ficar atrás e envia uma autêntica bomba à trave da baliza de Manninger ao minuto 71! Pontapé monumental do talentoso médio eslovaco!
Mazzarri mostra intenção de arriscar e lança Quagliarella no lugar de Campagnaro aos 76'. A alteração produz efeito, mas ao contrário, já que Cáceres descobre terreno livre no seu flanco e cruza de forma primorosa para Del Piero concluir superiormente, de primeira! Excelente jogada dos bianconeri a decidirem praticamente a eliminatória.
Diego arranca em contra-ataque, ao minuto 81', sendo derrubado por Contini na grande área. Penalty e segundo amarelo para o defesa napolitano. Del Piero encarregou-se da cobrança e com grande mestria suplantou Iezzo estabelecendo o resultado final.
Zebina substituía o lesionado Cáceres e tempo ainda para a entrada em campo do jovem Immobile e da merecida ovação para Del Piero, de regresso aos golos e às boas exibições. O Nápoles fez por merecer o tento de honra, mas a conclusão de Gargano nos instantes finais diz tudo sobre falta de eficácia na finalização do conjunto de Mazzarri.
A Juve avança para os quartos-de-final onde encontrará o Inter, em partida a disputar no próximo dia 28 de Janeiro em Milão.

Eis o vídeo com os highlights do Juve vs Napoli: