terça-feira, 29 de novembro de 2011

Invencível

Os highlights:

Napoli 3 - 3 Juventus

Pepe novamente decisivo
Série A 2011/12
11ª jornada
Estádio San Paolo em Napoli
Árbitro: Tagliavento
Assistência: 55 mil espectadores

Golos: 22' Hamsik, 40' e 68' Pandev; 48' Matri, 72' Estigarribia e 79' Pepe

Napoli (3*4*2*1): De Sanctis; Campagnaro, Cannavaro e Aronica (76' Fernandez); Maggio, Inler, Gargano e Zuniga (87' Dossena); Hamsik e Lavezzi; Pandev (71' Santana).
Treinador: Mazzarri.
Não utilizados: Rosati, Fideleff, Dzemaili e Mascara.
Disciplina: cartão amarelo a Hamsik, Maggio e Pandev.

Juventus (4*3*3): Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Vidal, Pirlo e Pepe (85' Pazienza); Vucinic (90'+1 Del Piero), Matri (89' Quagliarella) e Estigarribia.
Treinador: Conte.
Não utilizados: Storari, De Ceglie, Krasic e Giaccherini.
Disciplina: cartão amarelo a Bonucci, Lichtsteiner, Matri e Vidal.

Prova de fogo

Marchisio é baixa de vulto para o San Paolo
Após vitórias categóricas perante Milan, Inter e Lazio eis o derradeiro teste de afirmação das reais capacidades e objectivos da Juventus: a deslocação ao San Paolo para defrontar o Napoli, terceiro classificado na temporada passada, em momento de forma exuberante na Champions e a precisar de um triunfo para encurtar distâncias para os bianconeri

A única dor de cabeça para Conte prende-se com a ausência de Marchisio, suspenso com um jogo de castigo após série de quatro cartões amarelos. A opção mais óbvia para substituir Il Principino passa por Pazienza, que se estrearia assim como titular pela Juventus, ainda para mais no terreno da sua antiga equipa. Com o sistema táctico perfeitamente entrosado e consolidado não é de prever qualquer surpresa nesse aspecto. A equipa funciona como colectivo e cada um dos jogadores que tem alinhado como titular nos últimos encontros sabe exactamente o que fazer dentro de campo. Assim, será mais fácil a entrada de Pazienza no onze. Longe da versatilidade de Marchisio, poderá ser peça fundamental de contenção a meio-campo, especialmente atento às deambulações de Hamsik, o jogador mais influente na manobra ofensiva da formação partenopea, sem minimizar naturalmente, a poderosa dupla atacante formada por Cavani e Lavezzi.

Em perspectiva um grande jogo de futebol entre dois potenciais candidatos ao scudetto. Ao Napoli só a vitória interessa, o que colocará eventualmente mais pressão para o seu lado. Um triunfo catapultaria a Juve para a liderança isolada, conferindo-lhe estatuto de efectivo candidato ao título e de anti-Milan, já que os partenopei quedar-se-iam a 12 pontos, praticamente irrecuperáveis. 

sábado, 26 de novembro de 2011

Pragmático

Os highlights:

Lazio 0 - 1 Juventus

Pepe voltou a decidir a contenda no Olímpico
Série A 2011/12
13ª jornada
Estádio Olímpico em Roma
Árbitro: Rocchi 

Golo: 34' Pepe

Lazio (4*3*1*2): Marchetti; Konko, Stankevicius, Diakité e Radu; Brocchi (46' Gonzalez), Ledesma e Lulic (71' Sculli); Hernanes; Rocchi (64' Cissé) e Klose.
Treinador: Reja.
Não utilizados: Carrizo, Scaloni, Biava e Cana.
Disciplina: cartão amarelo a Ledesma e Sculli.

Juventus (4*3*3): Buffon; Lichtsteiner, Bonucci, Barzagli e Chiellini; Vidal, Pirlo e Marchisio; Pepe (80' Estigarribia), Matri (83' Quagliarella) e Vucinic (65' Giaccherini).
Treinador: Conte.
Não utilizados: Storari, De Ceglie, Pazienza e Del Piero.
Disciplina: cartão amarelo a Marchisio.

domingo, 20 de novembro de 2011

Intratável

Buffon decisivo perante Ilicic
Juventus intensa, ambiciosa, organizada e combativa. São vários dos adjectivos com que se pode classificar a espectacular perfomance dos bianconeri perante o Palermo. Triunfo sem discussão de uma squadra que vai crescendo jogo a jogo. 

Entrada fortíssima da vecchia signora, disposta a resolver o desafio o mais rápido possível. Destaque para Lichtsteiner, forte como um touro na lateral direita. De volta às boas exibições também esteve Chiellini e quase marcava após cruzamento açucarado de Pirlo. Um dos preferidos das bancadas, Marchisio, em momento de forma extraordinário, quase marcava numa recarga, mas seria Buffon o garante da inviolabilidade juventina ao deter as tentativas de Ilicic em três ocasiões durante o primeiro tempo. Super Gigi!

O largo domínio no jogo e na posse de bola não demorou até ser traduzido no marcador, ainda que de forma algo improvável. Chiellini arrancou bom cruzamento e Pepe, desmarcado entre os centrais, a cabecear para o fundo das redes! À passagem da meia-hora grande pontapé de Pirlo, com a bola a esbarrar no poste da baliza de Tzorvas. 

Conte parece ter acertado com a táctica e com o posicionamento dos jogadores. Vucinic é garantia de imprevisibilidade e versatilidade na meia-esquerda. O esforçado Pepe é sempre sinónimo de enorme disponibilidade física e táctica enquanto que ao dinâmico Vidal falta apenas melhorar na capacidade de decisão, seja ao nível do passe, do remate ou da desmarcação. Marchisio e Pirlo exibem um entrosamento tal que parecem já jogar juntos há muitos anos. Complementaridade notável entre os dois centrocampistas. Não peçam a Matri grandes jogadas colectivas, muito menos individuais, mas depois de uma primeira parte francamente desinspirada, ele lá estava no início da segunda metade para corresponder ao pedido de desmarcação de Lichtsteiner e concluir à ponta-de-lança, com toda a eficácia.

O jogo parecia ganho e realmente assim estava, mas a Juventus não se deteve, continuando pé a fundo em busca de mais golos. Vucinic abria o livro na meia-esquerda. Grande remate em arco que tirou tinta ao poste esquerdo da baliza do guardião grego. Pouco depois, jogada e assistência do montenegrino para Marchisio finalizar tranquilamente. E vão cinco tentos para il principino

Muito tempo ainda para jogar, aproveitado por Conte para lançar Quagliarella, Pazienza e Del Piero. Depois de 22 (!) dias sem qualquer partida oficial torna-se importante conferir ritmo de jogo aos jogadores, ainda para mais quando aí vem novo grande duelo, no Olímpico frente à Lazio, co-líder do Calcio, mais uma prova de fogo para os bianconeri

Os highlights:

Juventus 3 - 0 Palermo

E vão 5 golos para Il Principino
Série A 2011/12
12ª jornada
Juventus Stadium em Turim 
Árbitro: Bergonzi
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 20' Pepe, 48' Matri e 65' Marchisio

Juventus (4*2*3*1): Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Pirlo e Marchisio (77' Pazienza); Pepe, Vidal e Vucinic (67' Quagliarella); Matri (81' Del Piero).
Treinador: Conte.
Não Utilizados: Storari, Elia, De Ceglie e Giaccherini.
Disciplina: nada a assinalar.

Palermo (4*3*2*1): Tzorvas; Pisano, Silvestre, Cetto (59' Della Rocca) e Balzaretti; Migliaccio, Bacinovic e Barreto; Bertolo (46' Zahavi) e Ilicic; Miccoli.
Treinador: Mangia.
Não Utilizados: Benussi, Mantovani, Munoz, Acquah e Varela.
Disciplina: cartão amarelo a Balzaretti e Pisano.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

37

Tanti Auguri Capitano!
Aplaudido de pé no Bernabéu e em Old Trafford. Só ao alcance dos foras-de-série.