sábado, 30 de junho de 2012

Carta de despedida de Del Piero

Termina aqui, o meu contrato com a Juventus expira hoje.

Não é uma notícia, mas saber que é "oficial" produz algum efeito. Para mim não é um momento triste, não há arrependimento nem nostalgia. Não mais. Porque nestes dias eu tive a oportunidade de repensar tudo aquilo que aconteceu na minha última temporada como bianconero, regressar, e reviver  o sonho mais belo que já sonhei. 

Todas as memórias, todas as alegrias, todos os triunfos e - para ser honesto - também alguma recente amargura... hoje todas estas imagens passaram diante de mim e a um certo ponto embaçam-se e dissipam-se naquela ovação maravilhosa na minha última partida em Turim. Esta é a fotografia que revela tudo, instantânea, que quero levar sempre comigo, impressa no meu coração a 13 de Maio. Inesquecível.

Há algum tempo atrás, antes de partir para as férias, esvaziei o meu armário em Vinovo e, saindo do campo de treino, parei no local onde durante muitos meses me esperaram para uma foto, um autógrafo, uma saudação... sob a neve, o gelo, a chuva, o sol brilhante. Mas desta vez sou eu a dizer adeus e a agradecer-vos, como vocês fizeram comigo.

Os jogadores passam, a Juventus continua. Continuam os meus companheiros, a quem desejo o melhor: torcerei sempre por eles. Continuam acima de tudo os adeptos que são a Juventus. Continua essa camisola que eu amei e sempre irei amar, que ambicionei e respeitei, sem excepções. Estou feliz porque depois de mim outros a poderão envergar, também e acima de tudo a "10" que desde que existem nomes impressos nas maglie bianconere sempre trouxe o meu. Estou feliz por quem a irá envergar no próximo ano, estou feliz porque em qualquer lugar - em Itália e no mundo - alguém sonha em envergá-la. E ficarei orgulhoso por retraçar a minha história, como eu fiz com outros campeões, outros exemplos, outras lendas.

A partir de amanhã não serei mais um jogador da Juventus, mas serei sempre um de vós.

Agora começa uma outra aventura. E estou tão entusiasmado como há 19 verões atrás.

Adeus, rapazes. Obrigado por tudo.


Este vídeo é para vocês...

domingo, 24 de junho de 2012

Buffon e Pirlo colocam Itália nas 'meias'

Buffon trava remate de Cole
Sempre que se disputa um Europeu ou um Mundial de futebol lá vêm os pseudo-comentadores com assento permanente nos media dominantes debitar os clichés e as cassetes do costume sobre o futebol italiano: defensivo, retranca, catenaccio... Hoje, muitos deles devem ter engolido em seco ao constatarem que o seu querido futebol inglês, tão ofensivo e atractivo nas suas considerações, foi completamente dominado e manietado pela squadra azzurra, numa completa inversão de papéis com os quais nos costumam (des)informar. 

Tirando os primeiros vinte minutos onde a selecção inglesa conseguiu equilibrar a contenda, assistiu-se a um domínio absoluto de Itália, sempre liderada pelo maestro Pirlo, em mais uma actuação verdadeiramente impressionante. 117 passes, mais de 15 km percorridos, nenhuma falta cometida e execução irrepreensível - à Panenka - na grande penalidade ilustram exibição de autêntico luxo.

A Inglaterra pode dar-se por muito contente de ter levado a decisão para os penalties já que apenas dispôs de uma efectiva situação de golo em todo o jogo, numa parada magistral de Buffon, a exibir excelentes reflexos após um desvio à queima de Johnson. Duas bolas no poste - uma por De Rossi, outra por Diamanti - e vários remates perigosos de Balotelli e Cassano confirmam superioridade inequívoca dos azzurri, que exibiram um futebol alicerçado na troca dinâmica de passes no meio-campo contrário.

Quanto aos outros juventini, Barzagli e Bonucci formaram a dupla de centrais não dando a mínima hipótese a Rooney e companhia. Com a entrada de Montolivo e a implementação do 4-3-1-2, Marchisio evoluiu de forma mais posicional, contrariamente ao habitual dinamismo e incursões ofensivas. Seguro no passe e eficaz nas compensações tácticas, esteve mais discreto do que nos desafios anteriores. Chiellini ficou de fora das opções por estar a recuperar da lesão muscular contraída contra a Irlanda enquanto que Giaccherini e Giovinco não entraram em jogo.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resolução das co-propriedades de Ekdal, Sorensen e Taïder

Ekdal disputou apenas 3 jogos pela Juventus
O Cagliari resolveu a seu favor a co-propriedade de Albin Ekdal, centrocampista sueco de 22 anos, acordando com a Juventus o pagamento de 1,2 milhões de euros durante as próximas três temporadas. Outro nórdico, o dinamarquês Frederik Sorensen, defesa de 20 anos, viu a co-propriedade ser renovada por mais uma temporada, continuando assim ao serviço do Bologna. O franco-tunisino Saphir Taïder, médio de 20 anos, continuará também a envergar a maglia rossoblu, mas de forma definitiva visto que o Bologna adquiriu a metade do passe pertencente à vecchia signora, não tendo sido divulgados os valores/contornos da operação.

Hoje foi o último dia para a definição das participações dos clubes italianos nas inúmeras co-propriedades. Eis a lista com a resolução dos restantes casos de jogadores vinculados aos bianconeri:

Raffaele Bianco, 24 m: em co-propriedade com o Spezia (B), resolução a favor da Juventus;
Dario Romano, 21 d: renovada a co-propriedade com o Alessandria (C2);
Luca Castiglia, 23 m: em co-propriedade com o SPAL (C2), resolução a favor da Juventus;
Roberto Crivello, 20 d: renovada a co-propriedade com o San Marino (C1);
Simone Esposito, 21 a: renovada a co-propriedade com o Grosseto (B);
Nazareno Belfasti, 18 d: renovada a co-propriedade com o Modena (B);
Raffaele Alcibiade, 22 d: em co-propriedade com a Nocerina (C1), resolução a favor da Juventus;
Carlo Ilari, 20 m: renovada a co-propriedade com o Ascoli (B);
Mattia Proietti, 20 m: renovada a co-propriedade com o Bassano Virtus (C2);
Andrea De Paolo, 21 d: renovada a co-propriedade com o Carpi (C1);
Luca Belcastro, 21 m: renovada a co-propriedade com o Carrarese (C1);
Riccardo Maniero, 24 a: renovada a co-propriedade com o Pescara (A);
Luca Del Papa, 18 a: renovada a co-propriedade com o Pescara (A);
Marco Bonassi, 19 gr: nenhuma oferta, totalidade dos direitos desportivos para o Mantova (C2);
Vittorio Ferrero, 21 d: nenhuma oferta, totalidade dos direitos desportivos para o San Marino (C1);
Giuseppe Giovinco, 21 m: nenhuma oferta, totalidade dos direitos desportivos para o Carrarese (C1);
Tommaso Silvestri, 20 d: nenhuma oferta, totalidade dos direitos desportivos para o Casale (C2); 
Carmine Esposito, 18 d: sem acordo com o Campobasso (C2), método do envelope secreto.

Renovada co-propriedade de Pinsoglio

O guardião da nazionale under-21 irá continuar ao serviço do Vicenza
Juventus e Vicenza chegaram a acordo para a renovação da co-propriedade de Carlo Pinsoglio, guarda-redes de 22 anos formado nos escalões de base da vecchia signora. Esteve emprestado ao Pescara durante a primeira metade da temporada passada, passando em regime de co-propriedade para os biancorossi no mercado de Inverno

Foi também renovada com o Vicenza a co-propriedade de Niko Bianconi, avançado de 20 anos, que na segunda metade da última época esteve cedido ao CS Visé, equipa da 2ª divisão belga. O regresso a Turim será momentâneo visto que é previsível novo empréstimo, desta vez a um emblema da Lega Pro, 3ª divisão do calcio.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Giovinco na Juventus

Giovinco, 49 jogos e 4 golos pela Juventus
Após garantir a totalidade dos direitos desportivos de Cáceres e Giaccherini está confirmado o regresso de Sebastian Giovinco à vecchia signora. 11 milhões de euros é o valor que a Juve irá pagar ao Parma durante as próximas três temporadas pelo resgate da metade do passe da formica atomica. O vínculo de Giovinco com a Juve expira em Junho de 2015.

Natural de Turim, passou por todos os escalões de base da Juventus e da selecção italiana, tendo debutado na primeira equipa bianconera em Maio de 2007, defronte do Bologna. Na temporada seguinte estreou-se na Série A ao serviço do Empoli. 6 golos em 35 jogos não evitaram a despromoção da squadra toscana, mas valeram o bilhete de regresso à Juve, como alternativa a Del Piero e Nedved. Duas épocas de utilização intermitente, alternando bons momentos com períodos de  algum ostracismo, levaram a novo empréstimo, desta vez ao Parma. É ao serviço dos crociati que se dá a verdadeira explosão do potencial e da qualidade intrínseca que todos lhe reconheciam. 23 golos em 70 jogos, inúmeras assistências e a presença assídua na nazionale - encontra-se neste momento a disputar a fase final do Euro'2012 - motivaram o regresso pela porta grande à casa de partida.

As características e a versatilidade de Giovinco assentam que nem uma luva nos esquemas tácticos utilizados por Antonio Conte na temporada passada. A extremo-esquerdo no 4-3-3 ou como segundo avançado no 3-5-2 é expectável forte e salutar concorrência com Vucinic por uma vaga no onze bianconero.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Giaccherini a 100 %

Giaccherini, 27 jogos e 3 golos pela Juventus
É oficial. A Juventus resolveu a seu favor a co-propriedade de Emanuele Giaccherini junto do Cesena mediante o pagamento de 4,25 milhões de euros durante as próximas duas temporadas. Recorde-se que a vecchia signora havia adquirido metade do passe do polivalente jogador em Agosto de 2011 por 3 M €. O vínculo de Giaccherini com a Juve expira em Junho de 2015.

Renovada co-propriedade de Immobile

O goleador da última edição da Série B irá jogar no Genoa 
Juventus e Genoa chegaram a acordo para a renovação da co-propriedade de Ciro Immobile, ponta de lança de 22 anos. Na última temporada esteve emprestado ao Pescara onde se sagrou vencedor da Série B e o melhor marcador da competição com 28 golos em 37 jogos. No passado mês de Janeiro o Genoa adquiriu metade do passe de Immobile por 4 milhões de euros e o direito de equipa titular da co-propriedade, ficando a Juve apenas com o direito de participação na mesma.

A Juventus anunciou ainda o resgate da co-propriedade de Stefano Beltrame, avançado de 19 anos, junto do Novara, tendo cedido no negócio a metade do passe de Alberto Libertazzi, ponta de lança de 20 anos. Leonardo Spinazzola, centrocampista de 19 anos, encontrava-se cedido por empréstimo à Juve pelo Siena, tendo os bianconeri exercido a opção de compra de metade do passe.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

'All-Blacks'

Pirlo exibe a nova indumentária
Através de uma nota publicada no site oficial, a Juventus apresentou o equipamento alternativo para a temporada 2012/13 baseado na maglia que foi utilizada na conquista da Taça de Itália em 1942. Camisola, calção e meias negras. Eis alguns detalhes:

30 SUL CAMPO
Ao contrário do que acontece com a maglia oficial, a camisola para venda ao público terá as três estrelas de ouro sobre o emblema. Em ambos os casos surge a indicação relativa aos 30 scudetti conquistados em campo.

"Vencer não é importante, é a única coisa que importa"
A frase imortalizada por Giampiero Boniperti surge estampada na gola da camisola, no seu interior.

Tricolore
O símbolo de campeão de Itália em título ocupa espaço central na nova maglia.

domingo, 10 de junho de 2012

ItalJuve não cede frente ao 'tiki-taka' da 'roja'

Trio bianconero não facilita perante Iniesta
Com seis jogadores da Juventus no onze - faltou apenas Barzagli, lesionado - Itália impôsno jogo de abertura do Grupo C, uma igualdade a uma bola ao campeão europeu e mundial em título. Prandelli seguiu Conte e apostou num inédito 3-5-2 que não só conteve durante grande parte do desafio o poderoso jogo ofensivo espanhol, como conseguiu desdobrar a equipa em transições rápidas, levando por várias vezes o perigo junto à baliza de Casillas.

Estreia positiva de Giaccherini na nazionale, sem estranhar a adaptação a ala esquerdo, não se coibiu de atacar sempre que pode, retraindo-se apenas na fase final devido à entrada de Jesus Navas que o obrigou a refrear os ímpetos. Bonucci e Chiellini estiveram em grande plano na retaguarda, tal como Buffon que fez uma defesa monumental a tiro à queima de Iniesta. No meio-campo, Marchisio esteve muito sólido, libertando-se sempre que pode para o ataque enquanto que Pirlo, mais posicional, foi o maestro habitual, saindo dos seus pés a magnífica assistência para o golo de Di Natale.