sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bendtner na Juventus

Gigante nórdico fecha plantel
Último dia do mercado de transferências de Verão com a Juventus a garantir a contratação de Nicklas Bendtner, ponta de lança dinamarquês de 24 anos, a título de empréstimo junto do Arsenal, garantindo ainda a opção de compra do passe no final da temporada.

Depois de três meses em que foram incessantemente especulados os nomes de Van Persie, Suarez, Cavani, Jovetic, Dzeko, Llorente ou Berbatov como possíveis reforços da vecchia signora, sabe a pouco, muito pouco, a vinda do gigante nórdico. O tal salto de qualidade na zona de finalização não foi conseguido. A Juve tem um guarda-redes de topo, uma defesa fortíssima, um meio-campo de luxo e avançados talentosos, mas falta um ponta de lança de referência, um jogador que faça a diferença em frente à baliza. Bendtner não é esse jogador, tal como Matri e Quagliarella também não o são. Portanto, se para consumo interno o plantel actual deverá ser mais do que suficiente para reconquistar o scudetto, em termos europeus será mais difícil competir com as trutas do velho continente.

Bendtner chegou ao Arsenal no Verão de 2005 com apenas 17 anos. Depois de uma temporada de aprendizagem na equipa de reservas dos gunners foi emprestado ao Birmingham City da First Division inglesa, onde apontou 13 golos em 48 jogos, ajudando os blues a subirem à Premiership. Regressa a Londres no Verão de 2007. Durante quatro temporadas alterna a titularidade com o banco de suplentes, os golos com as críticas dos adeptos. 46 golos em 155 jogos pelo Arsenal é o pecúlio que não lhe garante a continuidade no plantel de Wenger que o cede por empréstimo ao Sunderland na época passada. Habitual titular nos black cats não consegue mais do que 8 tentos em 29 partidas. 

Fortíssimo fisicamente (1,94 m e 84 kg), porém bastante limitado tecnicamente, está longe de ser um finalizador nato. Curiosamente é na selecção da Dinamarca que apresenta os melhores números - 18 golos em 48 jogos - e onde assume o papel de protagonista. Poderá ser um jogador útil pela competitividade e disponibilidade física sempre demonstradas, mas não lhe peçam para ser o top player tão desejado.

Masi no Pro Vercelli, Boakye no Sassuolo

Masi demonstrou potencial mas precisa de competição
Dia de regressos para dois jovens de 19 anos do plantel bianconero. O defesa central Alberto Masi e o avançado ganês Richmond Boakye vão actuar por empréstimo no Pro Vercelli e Sassuolo, respectivamente, durante a próxima temporada.

Masi foi contratado em regime de co-propriedade aos leoni no passado mês de Julho. As boas indicações reveladas nos treinos e nos encontros amigáveis levaram a Juventus a adquirir a restante metade do passe há pouco mais de uma semana. A forte concorrência no sector defensivo e a necessidade de alinhar com regularidade levaram a este desfecho.

Boakye também chegou a Turim em regime de co-propriedade vindo do Genoa, após ter evoluído por empréstimo no Sassuolo durante a temporada passada. Situação semelhante à de Masi terá estado na origem de nova cedência temporária.

Outras resoluções de mercado envolvendo jovens bianconeri:

Manuel Giandonato, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao Vicenza, emblema que disputa a Série B.

Fausto Rossi, extremo esquerdo de 21 anos, irá continuar a disputar a Série B ao serviço do Brescia, onde já evolui desde o passado mês de Janeiro, cedido pela vecchia signora.

Ouasim Bouy, centrocampista holandês de 19 anos, foi emprestado ao Brescia.

Prince Gouano, defesa francês de 18 anos, cedido temporariamente ao Virtus Lanciano, da Série B.

Salvatore D'Elia, lateral esquerdo de 23 anos, emprestado ao Veneza, formação da IV divisão do futebol italiano.

Carlo Ilari, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao FeralpiSalò, equipa da III divisão do Calcio.

Finalmente, o Carrarese (III divisão) adquiriu a restante metade do passe de Luca Belcastro, centrocampista de 21 anos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sorteio simpático

Campeã italiana defronta campeão europeu, ucraniano e dinamarquês
As medíocres prestações da Juventus e dos restantes clubes italianos nas competições europeias durante as últimas cinco temporadas atiraram a vecchia signora para o pote 3 do sorteio da Champions 2012/13. Felizmente a sorte não voltou costas aos bianconeri que podem encarar de forma optimista o regresso à principal prova europeia de clubes após duas épocas de ausência. Posto isto, Juve e Chelsea partem naturalmente como favoritos para a qualificação com o Shakhtar à espreita de uma eventual surpresa, enquanto que o modesto Nordsjaelland dificilmente escapará à última posição do Grupo E.

Leali no Virtus Lanciano, Pazienza no Bologna

Saída natural para quem nunca se impôs em Turim
Contagem decrescente para o final do mercado de Verão 2012. Em consequência os clubes trabalham com afinco no sentido de ultimarem diversas contratações e cedências. A Juventus não é excepção e enquanto o tão desejado ponta de lança não chega a Turim vai arrumando a casa, dispensando vários jogadores.

O promissor guardião Nicola Leali foi cedido por empréstimo ao Virtus Lanciano, emblema que disputa a Série B. Contratado neste defeso ao Brescia por 3,8 milhões de euros, mas tapado por Buffon e Storari, precisa de jogar com assiduidade de forma a evoluir como esperado.

Saída também esperada a de Michele Pazienza, centrocampista que chegou a Turim no Verão passado a custo zero proveniente do Napoli. Sem grande espaço perante Pirlo rumou a Udine no mercado de Inverno, onde alinhou com regularidade. Com a evolução de Marrone e a vinda de Pogba aumentou exponencialmente a concorrência para a posição mais recuada do meio-campo bianconero. Posto isto, Pazienza foi contratado pelo Bologna, a termo definitivo, não tendo sido divulgados os valores do negócio.


Ficaram igualmente definidas outras operações de mercado envolvendo jovens juventini:

Filippo Boniperti, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao Empoli, emblema que disputa a Série B.

Marco Constantino, guardião de 21 anos, emprestado ao Vallée d'Aoste, formação da IV divisão do futebol italiano.

Raffaele Alcibiade, defesa de 22 anos, cedido temporariamente ao Carrarese, equipa da III divisão do Calcio.

Gabriel Appelt, centrocampista brasileiro de 18 anos, foi cedido por empréstimo ao Pro Vercelli, histórico clube, recém-promovido ao escalão secundário transalpino. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rubinho na Juventus

Rubinho já representou quatro emblemas italianos
O promissor Nicola Leali irá ser emprestado até final do mercado de Verão, de forma a rodar, ganhar experiência e evoluir o seu jogo. Sendo assim, a Juventus garantiu o terceiro guarda-redes para a temporada 2012/13. Trata-se de Rubinho, guardião brasileiro de 30 anos, que se encontrava desvinculado desde o passado mês de Dezembro, quando rescindiu com o Palermo. Assinou contrato por uma temporada com os bianconeri.

Formado no Corinthians, passou pelos escalões de base da selecção brasileira, tendo-se sagrado campeão do mundo de sub-17 em 1999. Pouco utilizado na equipa principal do Timão, chegou a Setúbal no mercado de Inverno de 2005 para representar o Vitória. Óptimos desempenhos ao serviço dos sadinos valeram-lhe a transferência para o Genoa logo na temporada seguinte. Três épocas como protagonista na defesa das redes dos grifone levaram a novo salto na carreira, desta vez para o Palermo, por 5 milhões de euros. Contudo, exibições periclitantes rapidamente lhe hipotecam a titularidade em detrimento do jovem Sirigu. Acaba por ser emprestado, primeiro ao Livorno e depois ao Torino. 

sábado, 25 de agosto de 2012

Juventus 2 - 0 Parma

Asamoah e Lichtsteiner construíram primeiro golo
Série A 2012/13
1ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Romeo
Assistência: 37.508 espectadores

Golos: 54' Lichtsteiner e 58' Pirlo

Juventus (3-5-2): Storari; Bonucci, Marrone e Barzagli; Lichtsteiner (78' Padoin), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Vucinic (79' Matri) e Giovinco (87' De Ceglie).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Leali, Branescu, Chiellini, Masi, Pogba, Giaccherini, Boakye e Quagliarella.
Disciplina: cartão amarelo a Giovinco.

Parma (3-5-2): Mirante; Zaccardo, Paletta e Lucarelli; Rosi (82' Pellè), Acquah (58' Ninis), Valdes, Parolo e Gobbi; Pabon (58' Belfodil) e Biabiany.
Treinador: Donadoni.
Não utilizados: Pavarini, Bajza, Benalouane, Fideleff, Morrone, Modesto e Musacci.
Disciplina: cartão amarelo a Biabiany, Acquah, Mirante, Lucarelli, Paletta e Valdes.

domingo, 19 de agosto de 2012

'Berlusconi bianconero'

Vitória no último amigável da pré-temporada
A Juventus conquistou a 22ª edição do Troféu Berlusconi ao vencer o Milan por três bolas a duas. Vitória inequívoca da melhor equipa em campo. Marchisio, Vidal e Matri apontaram os tentos da vecchia signora. Insuficiente a doppietta de Robinho para os rossoneri. A Juve venceu assim o seu 10º troféu em 19 presenças na competição.

Os highlights:

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Meia dezena para descomprimir

Giaccherini em acção perante o guardião primavera
Após as emoções da conquista da Supertaça de Itália e da desgastante viagem desde Pequim, a Juventus deslocou-se a Villar Perosa - arredores de Turim - para o tradicional encontro de pré-temporada frente à squadra Primavera. Perante cerca de 5 mil entusiásticos espectadores que vibraram intensamente durante os 75 minutos de jogo, a formação principal venceu tranquila e naturalmente por cinco bolas a uma com golos de Quagliarella, Matri, Giaccherini, Giovinco e Ruggiero. O tento de honra dos ragazzi foi apontado por Bonatini.

Os highlights:

sábado, 11 de agosto de 2012

Reviravolta à chuva

Buffon ergue o primeiro troféu da temporada
A Juventus conquistou a 5ª Supertaça de Itália da sua história ao vencer o Napoli por quatro bolas a duas após prolongamento. Perante uma chuvada que se abateu sobre a capital chinesa, bianconeri e partenopei disputaram uma partida intensa, de enorme disponibilidade física, golos bonitos, erros defensivos crassos, polémicas, expulsões e enorme falta de fair-play napolitana.

Carrera no banco. Lúcio, Asamoah e Giovinco em campo. As novidades da Juve relativamente à temporada passada, visto que o esquema táctico voltou a assentar no 3-5-2, táctica semelhante à do Napoli que apresentou apenas um reforço no onze inicial: o suíço Behrami.

O cariz do jogo foi praticamente o mesmo durante duas horas. Domínio territorial e posse de bola para a Juventus. Tentativa rápida de contra-ataque para o Napoli. Buffon e De Sanctis mostravam-se bastante seguros na defesa das suas balizas até que Bonucci - elemento mais recuado da defensiva juventina - resolveu subir para a frente da linha de meio-campo, deixando Cavani isolar-se completamente à vontade. Buffon ainda conseguiu suster a primeira tentativa de golo do uruguaio, mas nada conseguiu fazer perante a recarga. Pouco depois, novamente Bonucci em destaque pela negativa. Displicente ao tentar aliviar uma bola contra Pandev, permitiu que o macedónio se escapasse e executasse um chapéu de belo efeito sobre Buffon. Pelo meio, Asamoah acertou um tiro de primeira, correspondendo de forma exímia ao cruzamento de Vidal, mantendo a Juventus na discussão do jogo.

Vucinic surgiu no recomeço em vez do inoperante Matri e o futebol desenvolvido pelos bianconeri melhorou de forma significativa. De Sanctis teve que se aplicar com afinco em três ocasiões e a linha defensiva partenopea recorria de forma sistemática a entradas mais duras para suster as investidas da Juve coleccionando amarelos. O contra-ataque deixou também de sair com perigo e, sem surpresa, a vecchia signora chegou à igualdade na transformação exímia de uma grande penalidade por Vidal a punir derrube de Fernandez a Vucinic. O Napoli sentou o toque e cavou a própria sentença com Pandev a insultar o fiscal-de-linha e a ser expulso. Zuniga, já com uma admoestação, não refreou os ímpetos, vendo duplo amarelo por nova entrada ríspida. Mazzarri também viu o vermelho devido a protestos.

Reduzido a 9 jogadores no prolongamento, pouco mais restava ao Napoli do que defender-se e tentar levar a decisão para as grandes penalidades. Objectivo não alcançado visto que a supremacia bianconera era por demais evidente. Maggio ajudou ao desviar de cabeça para a própria baliza um pontapé livre para, pouco depois, Vucinic sentenciar definitivamente a partida, concluindo facilmente uma assistência de Marchisio.

Não obstante os erros defensivos, vitória justíssima da Juventus que soube reagir às adversidades, evidenciado um enorme espírito colectivo e de união entre os jogadores. Deplorável a atitude do Napoli que abandonou o terreno de jogo logo após o apito final, não recebendo inclusivamente as medalhas pela participação na competição. O árbitro Mazzoleni esteve em bom plano, limitando-se a cumprir as regras perante a excessiva agressividade exibida pelos jogadores partenopei no segundo tempo.

Os highlights:

Juventus 4 - 2 Napoli (a.p.)

Muita luta no Ninho de Pássaro
Supertaça de Itália 2012
Estádio Nacional em Pequim
Árbitro: Mazzoleni
Assistência: 75 mil espectadores

Golos: 37' Asamoah, 73' Vidal (g.p.), 97' Maggio (p.b.) e 101' Vucinic; 27' Cavani e 41' Pandev

Juventus (3-5-2): Buffon; Lúcio, Bonucci e Barzagli; Lichtsteiner (89' Padoin), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Giovinco (117' Giaccherini) e Matri (46' Vucinic).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, De Ceglie, Marrone e Quagliarella.
Disciplina: cartão amarelo a Lichtsteiner, Giovinco e Bonucci.

Napoli (3-5-1-1): De Sanctis: Campagnaro, Cannavaro (62' Fernandez) e Britos; Maggio, Behrami, Inler (106' Dossena), Hamsik (68' Gargano) e Zuniga; Pandev; Cavani.
Treinador: Mazzarri.
Não utilizados: Rosati, Aronica, Vargas e Insigne.
Disciplina: cartão amarelo a Britos, Cannavaro, Behrami, Cavani e Zuniga. Cartão vermelho a Pandev aos 85'. Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Zuniga aos 90'+3.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

10 meses de suspensão para Conte, absolvidos Bonucci e Pepe

Conte poderá continuar a treinar a Juventus, mas está impossibilitado de a orientar em campo durante esta temporada
Estranho sentido de oportunidade demonstrado pela FIGC (Federação Italiana de Futebol) ao revelar as sentenças relativas ao processo calcioscommesse exactamente na véspera do primeiro desafio oficial da temporada. Nada a que nós, juventini, não estivéssemos já devidamente habituados...

Antonio Conte foi condenado a 10 meses de suspensão, acusado de omissão de denúncia por alegadamente conhecer os resultados combinados nos jogos com o Novara e o Albinoleffe e não ter informado as autoridades, quando orientava o Siena, na Série B, na temporada 2010/11. O seu treinador adjunto, Angelo Alessio, apanhou 8 meses de suspensão pelo mesmo motivo.

Leonardo Bonucci arriscava uma pena de 42 (!) meses, mas foi absolvido de todas as acusações, tal como Simone Pepe, estando ambos de imediato disponíveis para jogar amanhã em Pequim defronte do Napoli. 

A Juventus já anunciou que vai recorrer dos castigos aplicados aos seus dois treinadores. Perante este cenário Conte e Alessio podem ver as suas penas reduzidas pelo Tribunal Nacional Arbitral do Desporto (TNAS) e/ou pelo Tribunal Arbitral Regional (TAR). Impossibilitados de orientar a equipa bianconera durante as partidas oficiais, a condução da mesma ficará a cargo de Massimo Carrera, antigo jogador do clube e actual coordenador técnico do futebol juvenil da Juve.

Felipe Melo no Galatasaray

Mais uma temporada em Istambul
O centrocampista brasileiro de 29 anos irá continuar a representar o Galatasaray, novamente por empréstimo da Juventus. O campeão turco vai pagar 1,75 milhões de euros pela cedência temporária, garantido a opção de compra do passe por 6,5 M €.
Felipe Melo apontou 12 golos em 36 jogos oficiais pela formação turca durante a época passada.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Numeração oficial 2012/13

Sem número 10. À espera do top player?
A Juventus divulgou a numeração oficial dos jogadores para a temporada 2012/13:

1. Buffon
2. Lúcio
3. Chiellini
4. Cáceres
5. Masi
6. Pogba
7. Pepe
8. Marchisio
9. Vucinic
11. De Ceglie
12. Giovinco
13. Leali
15. Barzagli
16. Ziegler
18. Boakye
19. Bonucci
20. Padoin
21. Pirlo
22. Asamoah
23. Vidal
24. Giaccherini
26. Lichtsteiner
27. Quagliarella
30. Storari
32. Matri
33. Isla
39. Marrone

domingo, 5 de agosto de 2012

27 convocados para Pequim

Salerno-Frankfurt-Pequim: é este o itinerário da squadra bianconera que começa hoje oficialmente a preparar a disputa da Supertaça de Itália 2012.

Eis a lista dos convocados: Buffon, Storari, Leali e Branescu (guarda-redes), Barzagli, Bonucci, De Ceglie, Lúcio, Masi, Rugani, Lichtsteiner, Untersee e Ziegler (defesas), Asamoah, Giaccherini, Marchisio, Marrone, Padoin, Pepe, 
Pirlo, Pogba e Vidal (médios), Boakye, Giovinco, Matri, Quagliarella e Vucinic (avançados).

sábado, 4 de agosto de 2012

'MatriGol'

Matri redimiu-se do penalty desperdiçado contra o Benfica
Em Salerno, a Juventus bateu os novos ricos do Malaga - quarto classificado na última edição da Liga Espanhola - por duas bolas a zero graças à doppietta de Alessandro Matri. No último desafio amigável antes da decisão da Supertaça de Itália defronte do Napoli, Antonio Conte assistiu à partida na tribuna, tendo a orientação da squadra estado a cargo de Massimo Carrera, antigo defesa central do clube (1991-96) e actual coordenador técnico do futebol juvenil bianconero, numa clara antecipação à previsível suspensão que Conte e o seu adjunto Angelo Alessio irão enfrentar no âmbito do processo calcioscommesse.

Os highlights:

Krasic no Fenerbahçe

O extremo sérvio já enverga a nova maglia
Confirmaram-se os rumores. Krasic é jogador dos turcos do Fenerbahçe que vão pagar 7 milhões de euros pela transferência.

Contratado por 15 milhões de euros ao CSKA de Moscovo em Agosto de 2010, assumiu-se como o principal protagonista da Juventus nessa decepcionante temporada a nível colectivo. Na época passada viu-se surpreendentemente ostracizado, alternando entre a bancada e o banco de suplentes. Nem os recentes golos apontados ao Hertha de Berlim e ao Benfica fizeram Conte mudar de ideias relativamente ao estatuto de dispensável.

10 golos em 50 jogos oficiais é o pecúlio do extremo-direito sérvio com a maglia bianconera, sem esquecer naturalmente o título de campeão de Itália. Aos 27 anos tem a oportunidade de relançar a carreira. Boa sorte, Milos.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pogba na Juventus

O novo Patrick Vieira?
Há muito que Alex Ferguson havia assumido a perda do jovem portento francês a custo zero. Os exames médicos já haviam sido efectuados numa clínica em Turim. Até a estreia com a maglia bianconera já havia ocorrido defronte do Benfica. Faltava apenas a oficialização da contratação que aconteceu hoje com a publicação de uma nota na página do clube. Posto isto, Paul Pogba, centrocampista de 19 anos, é jogador da Juventus tendo assinado contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Considerado um dos talentos mais promissores do futebol europeu, foi o capitão da selecção francesa de sub-19 durante a fase final do recente Europeu da categoria disputado na Estónia, tendo apontado dois golos que ajudaram a formação gaulesa a atingir a meia-final da competição, caindo apenas nas grandes penalidades aos pés da Espanha - futura campeã - mas garantindo a qualificação para o próximo Mundial sub-20 a disputar no próximo ano na Turquia.

Formado nas camadas jovens do Le Havre, assinou pelo colosso Manchester United em Outubro de 2009, numa transferência polémica. Estreou-se no passado mês de Janeiro na Premiership defronte do Stoke City. Em Março deste ano alinhou pela primeira vez numa competição europeia em Bilbao diante do Athletic, partida a contar para a Liga Europa. No total disputou 7 jogos pela equipa principal dos red devils.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Adaptações interessantes

Explosivo e hábil, Giovinco criou muitos problemas à defesa encarnada
Partida entretida de pré-temporada entre Juventus e Benfica. Poucas chances de golo, mas muita competitividade e leitura táctica de ambas as partes. Igualdade justificada com os golos a aparecerem apenas nos minutos finais. Krasic respondeu a Cardozo após Matri desperdiçar uma grande penalidade. Juve bastante desfalcada no sector defensivo, com Conte a ter que recorrer a algumas adaptações posicionais: Lichtsteiner e Marrone juntaram-se a Bonucci para formar o trio de centrais, enquanto que Padoin e Asamoah evoluíram como laterais/alas. Giovinco actuou solto, entre linhas, no apoio directo a Matri, tendo-lhe pertencido as jogadas de maior envolvimento do ataque bianconero. Destaque ainda para a estreia de Pogba, jovem portento francês considerado o novo Patrick Vieira.

Os highlights: