terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Retumbante

A Juventus está praticamente qualificada para os quartos-de-final da Champions após vencer no reduto do Celtic por três bolas a zero, fruto de uma exibição personalizada e solidária de um colectivo enorme que merece os mais rasgados elogios por nunca se ter atemorizado perante o estilo de jogo directo e o futebol extremamente físico da formação escocesa, apoiada de princípio a fim por um público simplesmente extraordinário.

A melhor maneira de responder à entrada impetuosa do Celtic em jogo foi através da obtenção de um golo pleno de oportunidade de Matri a aproveitar o lançamento comprido de Peluso e o erro de Ambrose. Os católicos não pareceram sentir o revés e continuaram de forma incessante a tentar impor o seu jogo sempre alicerçado na componente física e na dinâmica dos seus jogadores. Com os sectores bem colocados e revelando notável espírito de entre ajuda, os bianconeri conseguiram com maior ou menor dificuldade suster todas as tentativas contrárias. Lichtsteiner que o diga, já que manteve um duelo aceso com Hooper, nomeadamente nos lances de bola parada.

O cariz do jogo não se alterou na etapa complementar. No entanto, com o avançar do relógio, a pressão do Celtic foi perdendo força, ganhando a Juventus maior acutilância ofensiva. Não surpreendeu o avolumar do resultado, consequência natural da superior qualidade técnica dos jogadores mais avançados da vecchia signora que, com combinações simples e eficazes, baralharam por completo a frágil retaguarda escocesa. 

Celtic 0 - 3 Juventus

Liga dos Campeões 2012/13
Oitavos-de-final 1ª mão
Celtic Park em Glasgow
Árbitro: Mallenco (Espanha)
Assistência: 58 mil espectadores

Golos: 3' Matri, 77' Marchisio e 83' Vucinic

Celtic (4-3-3): Forster; Lustig (59' Matthews), Ambrose, Wilson e Izaguirre; Brown (80' Kayal), Wanyama e Mulgrew; Hooper, Commons (73' Watt) e Forrest.
Treinador: Lennon.
Não utilizados: Zaluska, Miku, Nouioui e Ledley.
Disciplina: cartão amarelo a Hooper, Forrest e Brown.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Cáceres; Lichtsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio e Peluso (69' Padoin); Vucinic (86' Anelka) e Matri (81' Pogba).
Treinador: Conte.
Não utilizados: Storari, Giovinco, Quagliarella e Marrone.
Disciplina: cartão amarelo a Lichtsteiner, Padoin e Marchisio.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Redenção

O Forrest Gump suíço esteve inexcedível no flanco direito
Após três resultados negativos a Juventus regressou às vitórias em Verona. Bastaram dois pontapés cruzados desferidos pelos pés canhotos de Matri e de Lichtsteiner ainda na primeira parte, para garantir um triunfo precioso que mantém o Napoli a três pontos de distância, de nada valendo a reacção da formação do Chievo na etapa complementar que ainda conseguiu reduzir por intermédio de Thereau, aproveitando um ressalto em consequência de um misto de passividade e de hesitação na defensiva e na própria equipa bianconera durante os vinte minutos iniciais do segundo período.

O regresso do maestro Pirlo foi fundamental na estratégia de jogo da vecchia signora que controlou e dominou grande parte do desafio. Destaque também para a tremenda capacidade física de Lichtsteiner, um verdadeiro toiro à solta no corredor direito, para a leitura táctica e posicional de Marrone, praticamente impecável como líbero e para o regresso aos golos de Matri, num belo volley de sinistro. Anelka esteve no banco de suplentes mas não se estreou. 

Os highlights:

Chievo 1 - 2 Juventus

Pirlo regressou e o futebol bianconero melhorou
Série A 2012/13
23ª jornada
Estádio Marc'antonio Bentegodi em Verona
Árbitro: Bergonzi
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 52' Thereau; 10' Matri e 42' Lichtsteiner

Chievo (3-5-2): Puggioni; Dainelli, Andreoli e Cesar (46' Acerbi); Sampirisi (46' Seymour), Hetemaj, Rigoni, Cofie (74' Pellissier) e Jokic; Thereau e Paloschi.
Treinador: Corini.
Não utilizados: Squizzi, Ujkani, Vacek, Frey, Papp, Farkas, Spyropoulos, Guana e Stoian.
Disciplina: cartão amarelo a Cesar e Cofie.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Marrone e Cáceres; Lichtsteiner (79' Padoin), Vidal, Pirlo, Pogba e De Ceglie; Matri (88' Isla) e Giovinco (58' Quagliarella).
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Peluso, Giaccherini e Anelka.
Disciplina: cartão amarelo a De Ceglie

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Anelka na Juventus

E vão dez clubes na carreira profissional
Está confirmada a contratação de Nicolas Anelka. O atacante gaulês de 33 anos vinculou-se à Juventus para os próximos cinco meses com mais um ano de opção. 

Após falharem as contratações de Drogba e de Lisandro os dirigentes bianconeri viraram-se para o mercenário do futebol mundial  que chega assim a Turim após uma experiência pouco feliz no futebol chinês. Talento, imprevisibilidade, mau feitio e sobranceria, mistura explosiva de características que marcaram uma longa carreira de altos e baixos, conquistas e fracassos em nove emblemas de quatro países (Paris SG, Arsenal, Real Madrid, Liverpool, Manchester City, Fenerbahçe, Bolton, Chelsea e Shanghai Shenhua) e na selecção francesa. Posto isto é fácil de concluir que a vinda de Anelka para a vecchia signora é uma completa incógnita.