domingo, 16 de outubro de 2011

Acidentado

Cabeceamento no poste de Del Piero. Melhor ocasião de todo o encontro.
A Juventus desperdiçou a oportunidade de se isolar na liderança da Série A ao não conseguir melhor que um nulo na deslocação ao Bentegodi de Verona. Partida predominantemente táctica, bastante disputada a meio-campo e extremamente intensa, sendo de lamentar as lesões de Giaccherini, Sardo e Morero. O extremo bianconero sofreu uma rotura muscular e deverá ficar ausente dos relvados durante algumas semanas.

Conte seguiu a lógica "em equipa que ganha não se mexe" mantendo a confiança em Krasic, mas o sérvio não correspondeu, voltando a realizar actuação bastante descolorida. É preocupante o precário arranque de temporada de Krasic, visto que foi a principal figura da vecchia signora na época passada e já se especula com a sua saída no próximo mercado de Inverno.

Destaque positivo para a solidez da retaguarda juventina. Barzagli está num momento de forma exuberante, Chiellini voltou com sucesso à posição de origem, Lichtsteiner é sólido que nem uma rocha, Bonucci evidencia sinais de evolução no seu jogo e Buffon parece completamente recuperado das sucessivas e arreliadoras lesões. Perante este cenário foi difícil ao Chievo levar perigo à baliza bianconera. Um pontapé livre de Pellissier para defesa a dois tempos de Buffon e uma bola salva por Del Piero sobre a linha de golo na sequência de um pontapé de canto foram o magro pecúlio ofensivo da equipa visitada.

Verdade seja dita que a produção atacante da Juventus não foi muito melhor. A chave de praticamente todo o processo ofensivo passa pelo pé direito de Pirlo e quando il Metronomo realiza actuação mais discreta toda a equipa se ressente. Mérito para o Chievo que soube preencher e pressionar eficazmente a zona de acção de Pirlo. Com Vucinic obrigado a recuar no terreno para ter jogo, Vidal confuso e Pepe apenas lutador explica-se a tarde pouco inspirada do ataque bianconero. O herói da última rodada, Marchisio, voltou a exibir-se em bom plano e esteve perto do golo num sinistro que tirou tinta ao poste, mas seria o seu substituto, Del Piero, a desperdiçar a melhor ocasião do jogo. Palo clamoroso! O gesto técnico foi perfeito, mas o cabeceamento não levou a melhor direcção, com a bola a esbarrar no poste da baliza de Sorrentino. Azar para il capitano...

Partida complicada de dirigir para De Marco com vários casos polémicos, mas no essencial decidiu bem, merecendo nota muito positiva.

A rever: processo ofensivo. Conte tem trabalho extra para fazer durante a semana. A Juventus tem que produzir mais e com melhor qualidade no último terço do terreno. Para além disso têm que se questionar as opções do treinador. Porque Del Piero não entrou mais cedo? Quagliarella é carta fora do baralho? Elia foi encostado ou está em processo de adaptação? Finalmente, acredito que Matri não foi lançado no jogo devido à lesão de Giaccherini. Não fora isso e seria quase uma certeza a sua entrada para os minutos finais da partida.

Os highlights:

Sem comentários: