sábado, 21 de janeiro de 2012

Perseverança

Lichtsteiner abre a contagem
A Juventus venceu e convenceu na difícil deslocação a Bergamo, mantendo a liderança isolada da Série A no final da primeira volta. Mais uma vez, os bianconeri denotaram dificuldades na finalização, desperdiçando várias situações de golo. Consigli e os ferros da sua baliza adiaram o golo até assistência magistral de Pirlo proporcionar cabeçada vitoriosa de Lichtsteiner. Já perto do fim, seriam os substitutos Marrone e Giaccherini a construírem o lance do segundo tento.

Depois da óptima prestação perante o Cagliari, De Ceglie surgiu no onze em detrimento do complicativo Bonucci, regressando Chiellini ao centro da defesa. A alteração revelar-se-ia acertadíssima já que a defesa juventina esteve simplesmente impecável.

Entrada forte e decidida da Juve, assumindo o controlo do jogo e da posse de bola, perante uma Atalanta apostada em exercer pressão alta, sem grandes resultados, pelo menos no quarto de hora inicial, período em que os bianconeri desfrutaram das melhores oportunidades de golo durante o primeiro tempo. Matri aos 3' desvia por cima, aos 8' Pepe remata cruzado para fora, Barzagli acerta no poste aos 11', no minuto seguinte Vucinic proporciona estirada vistosa a Consigli e, finalmente, aos 13' é De Ceglie a rematar de forma acrobática com bastante perigo! Que entrada arrebatadora da vecchia signora!

Passado o susto inicial, a Atalanta conseguiu equilibrar a partida, sustendo as iniciativas ofensivas da Juventus e tentando, sempre que podia, o contra-ataque, por intermédio do veloz Schelotto e do técnico Moralez, bem anulados pelos laterais da squadra juventina. Chiellini e Denis travavam verdadeiro duelo de gigantes, com Barzagli a funcionar praticamente como líbero, enquanto que Buffon apenas teve que se mostrar concentrado perante algumas tímidas ameaças da formação bergamascha

A Juventus voltou a acelerar nos instantes finais da primeira parte e, em apenas dois minutos e meio, mais três chances de golo! Minuto 39: De Ceglie cabeceia rente ao travessão e na jogada imediatamente a seguir Pepe remata forte para defesa incompleta de Consigli que Matri não conseguiu recargar. Vidal não fez por menos e aos 41' dispara bomba a uns bons trinta metros da baliza contrária só parada pelo travessão! A Atalanta respondeu, como sempre, numa transição rápida com Denis a rematar forte e cruzado para fora, após belo passe de Moralez. 

Giaccherini surgiu para a etapa complementar no lugar do magoado Marchisio e, sem dar mostras de ansiedade, a Juventus continuou na mesma toada. Posse e circulação de bola, revelando maturidade e paciência, sem qualquer espécie de sofreguidão na busca do golo. E quem tem Pirlo arrisca-se a que essa atitude seja compensada, tal como aconteceu aos 54', altura em que o talentoso centrocampista efectua assistência genial a pedir a desmarcação fulgurante de Lichtsteiner e consequente cabeceamento irrepreensível do lateral suíço a abrir a contagem no Atleti Azzurri d'Italia.

Em vantagem tudo se tornou mais fácil. A Atalanta mostrava-se impotente para contrariar o domínio quase absoluto do jogo por parte da vecchia signora e foi sem surpresa que a Juve sentenciou a partida num espectacular lance entre os substitutos Marrone e Giaccherini. Momento de passe preciso do jovem médio formado na Juventus e finalização condizente do antigo jogador do Cesena. Estava confirmada a importante e justíssima vitória.

Os highlights:

Sem comentários: