quinta-feira, 26 de março de 2009

A primeira conquista internacional

Taça UEFA 1977

É caso para dizer que à quinta foi de vez! Depois das derrotas nas finais da Taça UEFA de 1965 e 1971 frente a Ferencvaros e Leeds United respectivamente, do desaire na final da Taça dos Campeões Europeus de 1973 perante o Ajax e de ter perdido, também em 1973, a Taça Intercontinental contra o Independiente, finalmente, em 1977, a Juventus conquistava um título internacional, a Taça UEFA!
Até chegar à final a Juventus afastou as duas equipas de Manchester, o City e o United, os soviéticos do Shakthar Donetsk, os alemães de leste do Magdeburgo e os gregos do AEK Atenas, num percurso extremamente difícil onde foram várias vezes decisivas as reviravoltas caseiras nas partidas da segunda mão.
Numa final disputada a duas mãos e tendo como adversário os bascos do Athletic Bilbao, a Juve logrou vencer o encontro de Turim, num estádio Comunale completamente repleto de público, graças a um golo solitário de Tardelli através de um cabeceamento simplesmente notável!
No desafio da segunda mão no San Mamés, terreno extremamente hostil para os adversários, valeu um golo madrugador de Bettega, pleno de oportunismo, aos bianconeri, já que o Athletic deu a volta e venceu a partida por 2-1, insuficiente contudo para conquistar o troféu, devido ao critério de desempate com base nos golos obtidos fora.

Na época de estreia como treinador da vecchia signora, Giovanni Trapattoni foi o estratega do primeiro título europeu da società, ao liderar uma geração brilhante de bianconeri, que seriam os elementos base da squadra azzurra campeã do mundo cinco anos depois. Como curiosidade refira-se que o plantel da Juventus era totalmente constituído por jogadores de nacionalidade italiana onde se destacavam Dino Zoff, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Antonio Cabrini, Antonello Cuccureddu, Francesco Morini, Franco Causio, Romeo Benetti, Marco Tardelli, Giuseppe Furino, Roberto Boninsegna e Roberto Bettega.
O triunfo na Taça UEFA marcou o início da hegemonia da Juventus no futebol internacional, período que durou praticamente uma década, onde conquistou todos os troféus oficiais em disputa a nível mundial, sendo a única equipa a conseguir tamanho feito até aos dias de hoje.

Sem comentários: