quarta-feira, 4 de março de 2009

'Juve' de duas faces distintas

A Juventus perdeu ontem em Roma frente à Lazio por duas bolas a uma na 1ª mão da semi-final da Coppa Italia, adiando assim a decisão da eliminatória para a partida de ritorno em Turim. Depois de uma 1ª parte de grande nível onde se colocou em vantagem e viu ainda um golo anulado a Iaquinta, a Juve foi adormecendo na metade complementar, permitindo a forte reacção da Lazio, que consumou a reviravolta no encontro após duas substituições pouco conseguidas por parte de Ranieri...

Ranieri continua a implementar o turn-over nesta fase decisiva da temporada procurando não sobrecarregar em demasia os atletas. Sendo assim, Manninger voltou à baliza e no meio-campo assinalou-se também o regresso de Sissoko, Tiago e Nedved ao onze. Mellberg substituiu o lesionado Legrottaglie enquanto na frente a dupla foi formada por Amauri e Iaquinta.

A Juventus entrou bastante forte na partida, dominando o desafio a seu belo prazer graças a um total controlo das operações a meio-campo, onde Tiago e Sissoko impunham um ritmo fortíssimo.
Logo no segundo minuto Iaquinta dá o primeiro aviso ao desviar de primeira um cruzamento de Grygera, levando a bola a passar pertíssimo do poste. À passagem do quarto de hora combinação entre Tiago e Nedved com o checo a desmarcar Iaquinta na meia-esquerda, o italiano flecte para dentro e dispara forte rasteiro para defesa segura de Muslera. Pouco depois, aos 18', a Juve coloca-se em vantagem por intermédio de Iaquinta a concluir da melhor maneira uma brilhante assistência de Tiago. No entanto o lance é invalidado por suposto fora de jogo! Nas várias repetições dá toda a ideia que Iaquinta se encontra em linha com o último defesa da Lazio, estando no máximo dos máximos o seu braço esquerdo para lá da linha defensiva biancocelesti...
A Lazio tem o seu primeiro remate com algum perigo aos 20' num sinistro de longe de Kolarov com a bola a passar ao lado da baliza de Manninger. Contudo, a Juve não desarma, mantendo-se sempre na dianteira do desafio contando com uma ala esquerda em grande rotação com Molinaro e Nedved a ensaiarem excelentes combinações ofensivas sempre com o inexcedível apoio de Tiago, que jogava descaído sobre a meia-esquerda.
Não surpreendeu portanto que os bianconeri inaugurassem efectivamente o marcador aos 34' na sequência de uma descida de Molinaro pelo flanco esquerdo, cruzamento ao segundo poste, Manfredini alivia mal o esférico para a zona de acção de Marchionni, que pára a bola com a coxa e dispara sem deixar cair de pé esquerdo obtendo um golo de belo efeito, com a bola ainda a desviar ligeiramente de trajectória em Kolarov antes de se anichar nas redes!
A Lazio reagia de imediato num pontapé livre de Ledesma para brilhante resposta de Manninger a impedir o golo! Aos 38' seria Rocchi a surgir em boa posição nas costas da defensiva bianconera, rematando forte e cruzado para excelente defesa de Manninger. Depois de um intenso domínio da Juve, estava dado o mote daquilo que seria a segunda parte com uma forte reacção da equipa da casa.

A segunda metade só deu Lazio! A equipa romana foi crescendo paulatinamente com o passar do tempo acabando por dominar o encontro de forma intensa em especial no período onde alcançou os 2 golos, perante uma Juve estática e sem a mínima capacidade de dar a volta por cima. As saídas de Sissoko e Tiago enfranqueceram bastante a equipa na dinâmica de meio-campo. Marchisio e Poulsen entraram bastante mal na partida nunca conseguindo pegar efectivamente no jogo...
As chances da Lazio foram-se sucedendo a um ritmo impressionante valendo a excelente actuação de Manninger a impedir um resultado mais volumoso:
8' Rocchi antecipa-se a Chiellini desviando de forma bastante perigosa um cruzamento rasteiro de Manfredini. Felizmente para os bianconeri a bola sairia ao lado da baliza.
23' Grande diagonal de Foggia culminada com remate fortíssimo para defesa enorme de Manninger para canto.
25' Livre Foggia na direita, quase sem ângulo, com o extremo laziale a tentar colocar a bola directamente na baliza, com o esférico a bater estrondosamente no travessão!
27' Mauri surge solto na esquerda já dentro da grande área da Juve e remata cruzado rasteiro levando a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza de Manninger.
Pelo meio os dois tentos da Lazio, o primeiro aos 20' na sequência de uma jogada envolvente do ataque biancocelesti pela direita com Lichtsteiner a surgir em boa posição, a rematar cruzado para óptima defesa de Manninger. A bola ressalta para os pés de Pandev, que roda como quer perante a passividade de Marchisio, disparando forte de pé esquerdo sem a mínima hipótese para o guarda-redes juventino.
O segundo aos 33' numa excelente desmarcação de Rocchi, devidamente solicitado por Foggia, a isolar-se e mesmo perante o pressing de Chiellini a não ter grandes dificuldades para fazer o golo decisivo da partida!
Até final registo apenas para a troca imediata de Trezeguet por Amauri (bastante apagado), embora sem quaisquer resultados práticos, já que a Juve nunca conseguiu no segundo tempo acercar-se com perigo junto da baliza da Lazio.

Apesar do resultado negativo a Juve pode perfeitamente dar a volta no jogo da segunda mão em casa que se irá disputar a 22 de Abril. Para isso terá que ser a vecchia signora com a atitude e o espírito guerreiro da 1ª parte e não a da segunda metade, amorfa e sem chama.

A seguir o vídeo com alguns dos principais lances do encontro:

2 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

É completamente estranho e quase ridículo que um treinador ao intervalo a ganhar mude o miolo do seu meio-campo tirando os dois médios mais recuados no terreno. Ainda para mais quando Sissoko e Tiago pareciam estar a fazer uma bela exibição.

Manninger pelo que vi no vídeo que disponibilizaste teve uma noite de muito trabalho e bem conseguido não me parecendo ter culpa nos dois golos. Bem o golo do Pandev é incrível de acontecer com tanto jogador bianconeri ali na grande área.

Apesar de tudo o resultado não deita tudo a perder para a segunda-mão. Um 2-1 fora é bem mais vantajoso que um 1-0 como aconteceu em Stamford Bridge.

Sugestão: JP como também deves ter ouvido, eu ouvi as declarações "carregadas de munições" de Mourinho na última semana sobre os rivais do Inter de Milão. Declarações essas bastante contundentes para com a Juventus, mais do que para Milan e Roma. Isto apesar de o actual presidente juventino ao que parece ter-se abstraído dos lances polémicos que ultimamente têm beneficiado e muito os nerazzurri.

Pedia-te que caso seja possível nos desses conta da posição da Juve sobre este assunto e o que tem feito o emblema de Turim para não deixar passar em claro as ofensas ao bom nome e história da Juventus proferidas pelo treinador português. Pedia-te isto uma vez que como sabes e bem a Comunicação Social POrtuguesa é muito subjectiva nestas questões sendo sempre, mas sempre "patriota" nestas questões. Parece que se esquecem que o Tiago joga em Turim.

Já agora: "Deus escreve por linhas tortas" A Samp deu chapa 3 contra uma equipa de reservas, e assim o Inter vai ganhar mais do mesmo (algo para que José Mourinho não foi chamado!!! Mourinho foi chamado para ganhar tudo! A Champions já era bem como a Taça)

Um abraço

João Caniço disse...

Gabriel, a única explicação lógica para as saídas de Sissoko e Tiago foi a necessidade de os preservar em termos físicos para os jogos decisivos contra o Torino e o Chelsea.
Sim, a 'Juve' tem muito provavelmente o melhor 'número 12' do 'Calcio' e da 'Champions'. Manninger ofereceu muita segurança e garantia aquando da longa ausência de Buffon e continua a manter um nível e eficácia de assinalar.
Acredito que a Juventus no encontro da 2ª mão consiga a qualificação para a final.

Concordo plenamente contigo, a comunicação social portuguesa é de uma parcialidade tremenda, para essa duvidosa classe só Mourinho interessa!
Em traços muitos gerais posso dizer-te que a direcção da Juventus respondeu às injuriosas declarações de Mourinho com um comunicado a repudiar por completo todas as acusações de favorecimento por parte dos árbitros, fazia um pedido à direcção do Inter que repudiasse também as declarações de Mourinho, algo que não foi atendido por Moratti e seus pares, que deram total apoio ao seu treinador. Finalmente, era pedido também a instauração de um inquérito por parte da Federação Italiana (FIGC) de forma a punir disciplinarmente as palavras iradas de Mourinho. O inquérito já está em andamento e o mais provável é que Mourinho não se livre de uma multa pecuniária e até mesmo de um ou dois jogos de suspensão...

Nem mais! Também fiquei extremamente contente com o fantástico triunfo da Sampdoria e agora há que torcer bastante por uma final 'Juve' vs 'Samp'!

Abraços