quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Craques Bianconeri: Felice Borel II

Felice Borel II foi o primeiro grande goleador da história da Juventus. Nasceu a 5 de Abril de 1914 em Nizza Monferrato, pequena localidade da região de Piemonte, próxima de Turim. Foi nas camadas jovens do Torino, os famosos Balon Boys que Felice Borel se começou a afirmar como esperança do Calcio. Na altura a Juve não tinha equipas juvenis e em 1932 chamou Borel para substituir Vecchina no jogo de inauguração do estádio do Spezia contra a equipa local. A vecchia signora venceu 4-1 tendo Farfallino jogado a médio direito e despertado a atenção do treinador Carlo Carcano que vendo nele excelente potencialidades como atacante começou a treiná-lo para o lugar de ponta de lança.
A estreia de Borel em jogos oficiais pela Juve ocorreu na época de 1932/33 com apenas 18 anos e foi no mínimo impressionante! Possuia um estilo de jogo extremamente elegante, de drible fácil e de remate portentoso! Em 32 jogos apontou 30 golos, uma média simplesmente fantástica! Na Série A marcou 28 golos em 29 jogos, foi o óbvio capocannoniere estabelecendo uma média recorde de golos que ainda hoje perdura! Na temporada seguinte voltou a bater recordes de concretização ao marcar 31 golos na Série A (novamente o melhor marcador) e 5 golos na Taça de Itália! Tudo isto em 40 jogos, mais uma média brilhante! Foram as suas duas melhores épocas, no ano seguinte apontaria apenas 19 golos, suficiente contudo para vencer o seu 3º scudetto consecutivo e o 5º seguido da Juve, o Quinquennio d'oro! Foram 5 anos de ouro para a vecchia signora, uma equipa magnífica onde além de Borel II pontificavam Combi, Caligaris, Rosetta, Bertolini, Monti, Varglien, Orsi e Ferraris, todos eles campeões do mundo em 1934. Borel II que se tinha estreado pela nazionale em Outubro de 1933 frente à Hungria tendo apontado o golo do triunfo. Na fase final do Mundial apenas disputou a partida de desempate dos 1/4 de final contra a Espanha, o que é compreensível já que a maglia 9 tinha dono absoluto, o mítico Angelo Schiavio e na altura não eram permitidas substituições. Borel sagrou-se assim campeão do mundo com apenas 20 anos e não voltaria a jogar pela selecção italiana contabilizando assim 1 golo em 3 internacionalizações.
Depois deste inicio de carreira fulgurante a estrela de Borel foi-se apagando, muito castigado com problemas físicos, com o passar sucessivo das épocas marcava cada vez menos golos. A excepção ocorreu na época de 1936/37 onde apontou 17 golos. Na temporada seguinte venceria o seu último título com a Juventus, a Taça de Itália. Como curiosidade refira-se que jogou durante 3 épocas (1935 a 1938) na Juve com o seu irmão mais velho, também avançado, Giuseppe Borel I.
Em 1941, na tentativa de relançar a carreira, Borel II transfere-se para o rival Torino embora sem grande sucesso tendo regressado à Juve logo no ano seguinte onde ficou até 1946 acumulando o lugar de jogador com o de treinador. Nunca mais voltou a marcar tantos golos nem às grandes exibições dos 3 primeiros anos de carreira, mas foi durante mais de uma década um jogador muito efectivo na história da Juventus. Totalizou 307 presenças e apontou 157 golos com a maglia bianconera. Ainda hoje é o 5º melhor marcador de sempre da vecchia signora.

Depois da saída da Juve em 1946 passou pelo Alessandria e pelo Nápoles (em ambos os casos como jogador-treinador), terminando a carreira de jogador em 1949 com 35 anos.
Enveredou depois pela carreira de jornalista e foi um dos responsáveis pela revista oficial da Juve nos anos 60, a
Hurrà Juventus.
Faleceu a 21 Janeiro de 1993 com 78 anos. Fica na história
bianconera como um dos seus mais prolíficos goleadores, 2 vezes capocannoniere, um dos mais jovens artilheiros de sempre na história do futebol mundial.

4 comentários:

Anónimo disse...

JP, Muito legal seu texto sobre o Borel II. O desconhecia. Pelo que você escreve da importância dele, ele deve estar na coleção que a Hurrà lançou reunindo oa maiores craques do clube, ainda mais que ele foi responsável pela revista no passado.

Abraços,

João Caniço disse...

Muito obrigado Cyntia, fico contente que tenhas descoberto mais um dos 'craques bianconeri', que fizeram a grande história da Juventus.
Não conhecia essa colecção que a Hurrà tinha lançado, com toda a certeza que Borel II estará nesse lote de craques.
Abraços

Anónimo disse...

JP,

Fui procurar aqui no meu 'baú' futebolístico e encontrei a 'coleção'. Em 1997, quando a Juve completou 100 anos, a Hurrà Juventus publicou um suplemento junto à resvista mensal chamado 100(campioni) X 100 (anni). Como o nome já diz, nele estavam 100 atletas que contribuiram grandemente para a história do clube. E agora olhando, vejo que Borel II faz parte desse grupo. Eu mantenho todos os encartes arquivados em uma pasta. :)

Ciao!

João Caniço disse...

Ah sim, muito bem Cyntia, obrigado pela explicação :) Era mais que previsível que Borel II estivesse nesse lote de 'campioni bianconeri'. :)
Abraços