sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Jogador do Mês: Del Piero

Alessandro Del Piero é indiscutivelmente o jogador do mês de Janeiro para o Bianconero Portoghese! Il capitano fez exibições absolutamente fantásticas no último mês, tendo sido o jogador mais em destaque na Juventus. Alex marcou 5 golos em 6 jogos disputados, só não marcou no empate a zero com a Samp. Dos 5 golos apontados, 2 foram de penalty, 2 em lances de bola corrida finalizados com o pé esquerdo e 1 de livre directo. Além dos golos marcados, Alex jogou sempre a um ritmo e velocidade impressionantes, demonstrou um espírito de liderança inabalável em campo e foi o pivot ofensivo por onde passaram a esmagadora maioria das jogadas de ataque da Juve.
Além de ter sido escolhido como jogador do ano 2007 pelos nossos leitores, Del Piero foi distinguido como jogador do mês em Outubro e Dezembro, e repete assim a dose pela 3ª vez. Esperemos que Pinturicchio prolongue a extraordinária forma que tem demonstrado em 2008.

16 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Del Piero promete chegar aos 37, é a minha aposta. Um exemplo. A irreverência pura de um jovem atleta num jogador de 33 anos.

Não nos esqueçamos do prémio GoldenFoot que venceu em 2007.

Palladino será o seu sucessor?!

João Caniço disse...

Acredito que sim Juventino, que Del Piero possa prolongar por mais alguns bons anos a sua excepcional carreira! "A irreverência pura de um jovem atleta num jogador de 33 anos." Esta tua frase descreve na perfeição o actual momento do nosso capitão!
Tive a ler há pouco num jornal italiano que um dos segredos para a sua óptima forma e condição física actual é ter um preparador físico pessoal que o acompanha diariamente há cerca de 3 anos. Del Piero levanta-se todos os dias às 7h da manhã, toma o pequeno almoço e trabalha durante cerca de 1 hora com o tal preparador físico incidindo o seu treino sob variados aspectos. Às 9 horas está no centro de Vinovo para treinar normalmente com os seus colegas de equipa. O treino pessoal que tem em casa ministrado pelo seu 'personal trainer' é decidido previamente em conjunto com o staff da Juve. Talvez aqui esteja o principal segredo para o sucesso actual de Del Piero, o que só prova ser um óptimo profissional e um grande campeão em todos os sentidos da palavra.
A sua vitória no Golden Foot 2007 foi amplamente merecida, um prémio de carreira mais que justo. Como é possível não ter vencido a Bola de Ouro em 1997? Ficou neste prémio compensada tal lacuna no seu currículo ímpar.
Palladino tem algumas características semelhantes com Del Piero, é bom tecnicamente, dribla e cruza bem, falta-lhe ser mais incisivo na finalização e um pouco mais objectivo no seu jogo. Ranieri tem apostado mais nele para o lugar de extremo, quer na direita quer na esquerda, apelando à sua velocidade e poder de improvisação. Neste momento não me arrisco a dizer se o seu futuro será como avançado ou extremo, mas penso que estará mais inclinado para extremo atendendo ao que tenho visto esta época.
Abraços

Anónimo disse...

JP,

Puxa, estou impressionada com essas informações sobre Del Piero. Daí então vem essa sua longevidade. De fato, até para um atleta com uma contusão séria na carreira e com toda tecnologia hoje disponível para o aprimoramento da parte física, a opção por um 'personal trainer' mostra-se mais do que acertada, ainda mais com a idade que ele já está. Não quero com isso chamá-lo de velho, até porque estaria me incluindo no seleto grupo dos pós 30, e não me acho velha ;) mas para um atleta hoje conseguir se manter em forma com a quantidade de partidas que se joga é bem mais difícil.

Enfim, parabéns para Alex, que pela o quê? Terceira ou quarta vez, é eleito jogador do mês do 'Bianconero Portoghese' mais do que merecidamente.

Nessa semana espero que sejamos premiados com a convocação dele para a Nazionale. Os jornais, pelo que tenho lido, estão fazendo campanha pró-Del Piero! Donadoni tem além de uma boa parte da Itália mais 3 pessoas de olho nele ;)

Ciao!

Anónimo disse...

Opa: Confirmei aqui. Terceira vez jogador do mês do blog. Então 3 vezes mais parabéns para ele :)

João Caniço disse...

Cyntia, li essa informação no 'Tuttosport' de 6ª feira e pelos vistos já dura há 3 anos a ligação de Del Piero com o seu 'personal trainer' que eu agora não me recordo do nome. Também acho que foi uma óptima decisão do 'Alex', além da óptima forma que tem mostrado ultimamente, raramente se tem lesionado o que não aconteceu durante grande parte da sua carreira.
Estou a contar com a sua chamada à 'nazionale', acho que é mais que merecida :)
Sim, foi mesmo a 3ª vez ;)
Abraços

Anónimo disse...

Pois é, o ilustre treinador italiano não convocou Alex de novo! Ah, que raiva fiquei dele hoje :(

Ótima semana para você!

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pelo post, ficou muito legal.
Fiquei com uma dúvida lendo seu blog: Sissoko é apenas o 2º africano a jogar na Juve (depois do Appiah)? Estou levando em conta a nacionalidade, senão, o próprio Sissoko não é africano, mas o Vieira seria...
Abraços,

Anónimo disse...

Xiiiii,
Dúvidas pairam na cabeça de Rodolfo... Na minha então, nem se fala. Boa questão!

Tinha escrito exatamente sobre o Sissoko lá no 'Doce Ilusão' porque lendo a 'Trivela' descobri que ele não é de Mali e sim da França. Entonces, eu acresecento mais uma perguntinha, será que ele tem parentes em Mali?

Ciao!

João Caniço disse...

Rodolfo, lembrava-me do nigeriano Oliseh, um centrocampista que passou pela Juve nos tempos de Ancelotti, mas para tirar todas as dúvidas fui pesquisar e jogou outro nigeriano na Juve de seu nome Benjamin Onwuachi na época 2003/04, curiosamente apenas jogou 1 jogo na Taça de Itália tendo apontado 1 golo. Depois saiu para o Standard de Liége e actualmente joga no Ionikos da Grécia. Sendo assim Sissoko é o 4º jogador de nacionalidade africana a representar a Juventus.

Cyntia, infelizmente Donadoni voltou a fazer das suas, é incompreensível não ter convocado Del Piero quando ele está em óptima forma... para não falar em só ter convocado 1 jogador da Juventus, será que uma equipa que tantos italianos de qualidade só merece levar 1 à selecção? Descontando o facto de Buffon e Chiellini estarem lesionados claro...
Penso que Sissoko seja descendente de malianos embora tenha nascido em França...
Abraços

Anónimo disse...

Sunday Oliseh? Me lembro dele na Juve, bem como do Appiah. Muito simpático esse último. Em um documentário produzido pela RAI chamado 'Sfide' ele é entrevistado e fala de quando ele se transferiu para o Brescia, antes de estar na Juve. Lá, ele encontrou o Robby Baggio. Segundo ele diz, logo que soube da transferência para o clube, ligou para o pai para contar que ia jogar com o 'mitico' Baggio. A forma como ele fala é tão bacana, tem-se a sensação de que um menino feliz por jogar ao lado do seu ídolo.

Abraços,

PS. Um de vocês dois disse em algum blog que o Sissoko é filho de pais de Mali. Agora sim entendi a razão dele aceitar defender a seleção de Mail. Obrigada :)

João Caniço disse...

É, também me recordo do Appiah na Juve, parecia ser um tipo muito porreiro :)
Ele agora está no Fenerbache, coitado pelo que li ultimamente sobre ele acho que apanhou uma doença algo grave que o impede de jogar futebol durante uns tempos e falhou assim a Copa de África pelo Gana, onde era o capitão de equipa... oxalá recupere rapidamente e bem :)
Abraços

Anónimo disse...

Puxa, que chato para Appiah. Torço para a recuperação dele. Está no 'Fener'? Então é treinado pelo grande Zico. Grande homem, grande jogador. Aprenderá muito com ele.

JP, com esses jogos todos até aqui na temporada, quando você diz que Alex disputou 6 partidas é contando com a presença dele desde o início do jogo mais sua entrada durante os jogos? Tão pouco. Ele tem uma ótima média, mas esse número me deixou meio que surpresa...

Ciao!

João Caniço disse...

A Juve vendeu o seu passe em 2005 para o Fenerbache, foi quando comprou o Vieira... Sim, o Zico foi um grande jogador e fez um bom trabalho no Japão e agora conseguiu qualificar os turcos para os 1/8 de final da Champions. Pelo que li a doença do Appiah está relacionada com o seu sangue, oxalá que ele recupere bem desse problema.
Eu quando referia que Alex tinha marcado 5 golos em 6 jogos estava-me a referir apenas ao mês de Janeiro de 2008. No total desta temporada Del Piero leva 12 golos em 24 jogos.
Ciao :)

Anónimo disse...

Em janeiro somente. Obrigada. Perguntinha meu sem nexo a minha. Liga não. :)

Ah, hoje no jogo, os comentaristas da ESPN foram unânimes em reclamar do Donadoni por não tê-lo chamado para esse confronto contra os lusos.

Ciao!

Rodolfo Moura disse...

JP,
Tinha esquecido por completo do Oliseh, que não conseguiu repetir em Turim as boas atuações que protagonizou com a Reggiana.
Quanto ao Benjamim, lembro que surgiu como grande promessa, mas, como não jogou pela Serie A com a Juve, prefiro nem considerar, senão, vamos ter que verificar se o Manfredini (que começou na Juve) também nunca atuou pela Copa Itália ou competição similar.
Abraços,

João Caniço disse...

Sem problemas Cyntia, é sempre um prazer esclarecer as tuas dúvidas :)
Os comentadores da RTP também se fartaram de referir o mesmo sobre a ausência de Del Piero, acho que a opinião é unânime, só o 'cego' do Donadoni é que não vê...

Pois foi Rodolfo, o Oliseh esteve longe de se conseguir impor na Juve. Desconhecia por completo que o Manfredini tinha começado na Juve, obrigado pela informação. Quanto ao Benjamim também me recordo que era uma grande promessa, mas apenas jogou essa tal partida na Taça e agora está a jogar numa mediana equipa grega....

Abraços