segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Exibição e empate desastrosos...

Continua a crise de resultados no Olímpico, depois do empate com a Samp e a derrota com o Inter novo mau resultado, desta vez um empate com o lanterna vermelha agravado por uma péssima exibição colectiva nomeadamente em termos defensivos e até o próprio ataque esteve longe do fulgor dos últimos jogos.
Ainda sem poder contar com Buffon que continua lesionado, Ranieri escalou de novo Belardi que esteve em grande plano ao efectuar 2 ou 3 intervenções de grande qualidade que impediram a vitória do Cagliari. Com Zanetti, Iaquinta e Stendardo suspensos as opções reduziam-se para Ranieri que lançou Tiago ao lado de Nocerino no meio campo, Palladino sobre a direita e Grygera de volta ao lugar de central.
Apesar de não ter começado bem a partida a Juve dominou os primeiros 20 minutos tentando chegar cedo ao golo, mas o melhor que conseguiu foi um remate perigoso de Molinaro por cima da trave aos 7' e um grande disparo de Trezeguet aos 11' para monumental defesa de Storari após excelente jogada de Nedved, de longe o melhor em campo da Juventus na tarde de ontem. Aos 21' o Cagliari sacode a pressão e na sequência de um pontapé de canto Foggia tem um bom remate para defesa atenta de Belardi. Aos 28' Del Piero tem um óptimo passe libertando Palladino que remata em força para nova excelente defesa de Storari. E no melhor pano ia caindo a nódoa, aos 30' a bola é atrasada para Storari, que displicente permite o pressing de Del Piero e tenta aliviar rematando contra o avançado bianconero, a bola rechaça neste e por pouco não entra na baliza. Aos 39' Nedved aponta um canto jogando curto para Tiago que remata rasteiro a rasar ao poste. Aos 46' Larrivery isola-se, mas remata fraco para boa defesa de Belardi, era o prenúncio do que iria acontecer na 2ª parte... Pouco depois chegaria o intervalo e a Juve podia-se queixar de ter desperdiçado 3 ou 4 boas chances de golo para inaugurar o marcador.
A 2ª parte foi desastrosa para a Juve, provavelmente a pior exibição desta época. Palladino discreto, deu lugar a Camoranesi no recomeço. O Cagliari apostou forte no contra ataque e poderia ter saído de Turim com os 3 pontos não fosse a displicência dos seus avançados e as boas defesas de Belardi já que a defesa juventina meteu água por todos os lados. Logo aos 4' Larrivery aparece sozinho na cara de Belardi valendo a falta de inspiração do avançado que cabeceou para fora. Aos 10' o Cagliari adianta-se no marcador após um pontapé de canto, Bianco aparece sozinho no 2º poste limitando-se a encostar para o fundo das redes! A Juve reagiu de imediato e no minuto seguinte chegava ao empate por intermédio de Nedved que disparou um grande remate de longe, bem ao seu estilo sem hipóteses para Storari! Estava feito o empate e pensou-se que a Juve partiria rumo à vitória, puro engano! O meio campo não filtrava o jogo, Nocerino muito lento apenas jogava para o lado e para trás, Tiago perdeu o fulgor da 1ª parte e foi substituido por Sissoko aos 67' que assim fez a sua estreia como bianconero tendo sido muito aplaudido pelos adeptos presentes no estádio, não deslumbrou, mas também não esteve mal o maliano. Aos 25' a melhor chance de todo o jogo e para os visitantes, remate de fora da área de Cossu, Belardi defende para a frente, a defesa juventina completamente adormecida fica parada vendo Canini recolher a bola, isolar-se e rematar na cara de Belardi valendo os reflexos do guardião que defendeu primeiro e depois foi recolher a bola em cima do risco! Que lance incrível! Demonstra na perfeição a actuação desastrosa da defesa da Juve na 2ª metade... Aos 37' novo contra ataque perigoso do Cagliari, com os seus jogadores a entrarem facilmente no último reduto da Juve, valendo mais uma vez Belardi, agora com uma saída destemida aos pés de Acquafresca. Bem perto do fim a última chance para a Juve com cabeceamento de Salihamidzic para fora após canto de Camoranesi.
Em suma foi um mau jogo da Juve, em especial a 2ª parte que foi má demais para ser verdade. A defesa esteve em dia não, muito permissiva e cometeu falhas imperdoáveis. A dupla atacante também esteve em tarde pouco inspirada e poucas vezes fugiu da marcação apertada dos defesas contrários. Nedved fez um óptimo jogo e marcou um belo golo. Camoranesi entrou bem na 2ª parte. Tiago fez um 1º tempo bem razoável, mas caiu a pique em termos físicos no 2º tempo não sendo de estranhar a sua alteração por Sissoko. Nocerino teve uma tarde perfeitamente desastrada não marcando nem acertando passes assim como Salihamidzic. Muita coisa a rever por mister Ranieri no decorrer da semana tendo em vista o próximo jogo, a díficil deslocação a Udine...

Série A, 21ª jornada
Juventus 1 - 1 Cagliari
(56' Nedved; 55' Bianco)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Giannoccaro

Juventus (4*4*2): Belardi; Salihamidzic, Grygera, Legrottaglie e Molinaro; Palladino (46' Camoranesi), Nocerino, Tiago (67' Sissoko) e Nedved; Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Nocerino

A grande surpresa da rodada ocorreu em Siena, onde a equipa local despachou a Roma com 3 golos sem resposta! O Inter venceu em casa o Empoli por 1-0 graças a um penalty inventado pelo árbitro! Vieira depois de ter distribuido fruta em Turim voltou a fazer o mesmo e desta vez acrescido de protestos, aqui o árbitro esteve bem e não lhe perduou o vermelho! Pato, o jovem craque do Milan esteve em destaque ao marcar o golo da vitória dos rossoneri em Firenze frente à Fiorentina. Miccoli apontou o tento da vitória do Palermo frente ao Livorno e no Olímpico em Roma um golo de Cassano foi insuficiente para evitar a derrota da Samp perante a Lazio.

Classificação:
1º Inter 53
2ª Roma 45
3ª Juventus 41
4ª Fiorentina 37
5º Milan 33 (-1 jogo)
6ª Udinese 33
7ª Atalanta 29

Goleadores:
1º Trezeguet (Juve) 15 golos
2º Ibrahimovic (Inter) 14
3º Mutu (Fiorentina) 13
4º Boriello (Genova) 12
5º Cruz (Inter) e Totti (Roma) 10

9 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito de sua síntese da partida, JP. Vou ler sempre as suas ao invés da dos jornais. A Juve perdeu uma chance de ouro nessa rodada de marcar mais 3 pontos vez que a Roma foi derrotada, surpreendentemente, em Siena pela equipe da casa. Em Udine a Juve costuma ter bons resultados, mas é bom não facilitar porque a Udinese perdeu na última rodada e não vai querer se distanciar da zona de classificação para a Champions, que particularmente, com a subida do Milan, parece já ter marcação assegurada.

Ri mesmo com o comentário sobre o Vieira 'que distribuiu fruta em Turim'... Não me conformo com mais esse pênalti inventado para os 'neroazzurri'.

João Caniço disse...

Obrigado pelo elogio Cyntia, sinto-me lisonjeado :)
A Juve perdeu uma grande chance de se aproximar da Roma e pior que isso deixou o Milan ganhar terreno na luta pela Champions. Concordo contigo, vai ser um jogo muito complicado em Udine, um empate já não seria mau e manteria a distância para a Udinese, mas a Fiorentina e o Milan estão à espreita... ui não está fácil...
Aqui usa-se muito o termo 'distribuir fruta' para um jogador que passe um jogo a dar porrada ;)
Aquele penalty... como é possível ter sido marcado!...

Anónimo disse...

Seu 'bichinho' treinador anda trabalhando a todo vapor nas suas sínteses ;)

ehehe Adorei esse termo 'distribuir frutas'. Do blog do JP direto para o caderninho de Lady! Aqui falaríamos 'distribuir pontapés'. Eu não consigo fugir dessas expressões bem humoradas. Em casa mesmo, fico a dar risadas sozinha ;)

Sabe que minha prima é casada com um italiano. Hoje passei uma tarde agradável em companhia deles e olha que ele torce para a Juventus! Lógico que a pergunta inevitável foi, 'por que você escolheu a Sampdoria para torcer?', e coisa e tal... Ele não acompanha tanto o Calcio. Já recomendei a ele seu blog para se inteirar mais. :)

Quanto à Champions, meio que já esperávamos essa recuperação do Milan, né? Mas sem Pato nesses jogos, sei não...

Abraços,

João Caniço disse...

Eh eh eh talvez seja mesmo essa a explicação, os meus devaneios tácticos na análise às partidas ;)
Pois, nós aqui também usamos distribuir pontapés ou distribuir porrada, mas acho mais piada ao distribuir fruta! Ainda bem que gostaste de mais esta expressão :)
Ainda bem que o marido da tua prima torce pela Juve ;) Fico grato pela recomendação, imagino que ele perceba bem português :)
Sim, como já tínhamos comentado era previsível a recuperação do Milan na 2ª volta, só espero que não passem pela Juve... e sem o Pato será mesmo mais complicado, o 'miúdo' tem estado muito bem!
Abraços

Anónimo disse...

Sim, ele entende bem português, só na hora de falar é que se confunde um pouco. Eu é que aproveito para treinar o italiano. Depois de uns 3 dias junto deles já fico mexendo a mão igual na hora de conversar :)

Nãããooo. O Milan não passa pela Juve. Vamos torcer! Nem pela Sampdoria ;) Depois daqueles 5 a 0, não quero nem ver esse jogo de volta...

Abraços!

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela síntese, ficou ótima mesmo! Como a Cyntia, adorei a expressão 'distribuir frutas'.
Agora, o que aconteceu com a Juve? Já imaginou se o tal de Larrivey fosse melhorzinho?
Abraços,

Rodolfo Moura disse...

JP,
Fugindo um pouco do assunto futebol: porque você colocou o verificador de palavras para postagem de comentários? Estava sofrendo com 'spams'?
Abraços,

João Caniço disse...

Pois é Cyntia, por norma os italianos tem aquele 'vício' de falar e gesticular bastante ao mesmo tempo, acho muito engraçado isso! Que bom poderes treinar o italiano, o meu está muito 'enferrujado'...
Está complicado para a Samp visto que o Milan já está em 5º lugar... a Juve ainda está uns pontos à frente, espero que consiga manter o Milan atrás :)
Abraços

João Caniço disse...

Obrigado Rodolfo :)
Essa expressão é bem típica por cá, fico muito contente que vocês tenham gostado :)
Nem sei Rodolfo, pode ter sido uma tarde má colectiva, a ausência de vários jogadores importantes (Zanetti, Iaquinta,...), mau desempenho ofensivo (Del Piero e Trezeguet estiveram apagados)... pode ter sido uma combinação de vários factores na minha opinião. Realmente se o tal de Larrivey fosse melhorzinho a Juve teria perdido de certeza... que sorte ;)
Por acaso não, foi apenas uma maneira de controlar os spam's, acho que tem resultado.
Abraços