quarta-feira, 11 de junho de 2008

Craques Bianconeri: Gianluca Pessotto

Gianluca Pessotto destacou-se ao representar a Juventus durante 11 épocas consecutivas, de 1995 a 2006, jogador versátil, desempenhava com rigor e qualidade várias posições, embora fosse na posição de lateral esquerdo que mais rendia apesar de ser destro.
Pessotto nasceu em Agosto de 1970 em Latisana, pequeno concelho da província de Udine. Começou a sua carreira nas camadas jovens do Milan passando em 1989 para o Varese da Série C2 onde jogaria durante duas temporadas. Em 1991 sobe de escalão para a Série C1 representando o Massese onde as boas exibições o levam ao Bolonha na época seguinte, na altura na Série B. Em 1993 assina pelo Hellas Verona onde se destaca pela segurança e rigor defensivo assinaláveis dando o salto para a Série A em 1994 contratado pelo Torino. Estreia-se no campeonato máximo do Calcio em Setembro desse ano numa derrota caseira do Toro perante o Inter. Realiza uma época plena de regularidade despertando a cobiça da Juve, curiosamente realiza duas óptimas exibições contra a vecchia signora assegurando assim o aval de Lippi para a sua contratação.
Pessotto rapidamente se impõe como titular na lateral esquerda, estatuto que manteria quase inalterável até 2002. Jogador de grande capacidade táctica e de marcação, subia efectivamente pelo seu corredor efectuando cruzamentos de qualidade. Oferecia várias alternativas ao treinador já que podia actuar na lateral direita e como ala em qualquer uma das faixas num esquema de três centrais.
Logo na época de estreia como bianconeri vence a Champions na final de Roma contra o Ajax tendo sido um dos marcadores no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. No mesmo ano de 1996 estreia-se na nazionale azzurra, pela qual disputaria o Mundial de 1998 e o Europeu de 2000. Falharia o Mundial de 2002 devido a uma lesão sofrida pouco antes da competição. No total disputou 22 encontros com a selecção italiana tendo-se destacado durante o Euro 2000 ao marcar um dos penalties no desempate na meia final contra a Holanda e ao assistir Delvecchio com um primoroso cruzamento para o golo azzurro na final contra a França.
A lesão sofrida no final da época 2001/2002 custou-lhe o inicio da época seguinte. A Juve tinha contratado o talentoso Camoranesi nesse defeso e Lippi conjugou ambos os factores passando Zambrotta de médio ala direito para lateral esquerdo, lugar vago devido à lesão de Pessotto. Quando regressou e apesar de ter perdido a titularidade manteve-se sempre um jogador muito útil e dos mais utilizados, quase se podendo falar como um 12º jogador. Il professore como era conhecido pelo seu estilo intelectual, homem de equilíbrio, concentrado, afável, educado, humilde, respeitado por colegas, adversários e tiffosi foi sempre um dos elementos aglutinadores no balneário da Juve.
Em 2005 com a chegada de Chiellini começou a jogar menos e não estranhou que terminasse a carreira no final da temporada com 35 anos. 366 jogos, 3 golos e 10 títulos são os significativos números alcançados com a Juventus. Nesses 10 títulos destacam-se 4 scudetti, 1 Champions, 1 Supertaça Europeia e 1 Supertaça Intercontinental.
Com tanto peso e carisma dentro do universo bianconero não causou surpresa o convite para assumir o lugar de team manager da Juve, convite aceite a 27 de Maio de 2006 assumindo o posto de Alessio Secco, entretanto nomeado director desportivo.
Por essa altura a autêntica bomba chamada Calciocaos assolava o Calcio em geral e a Juventus em particular, tendo o pior e inacreditável acontecido a 27 de Junho quando Pessotto se tentou suicidar atirando-se de uma janela do 2º andar na sede da Juventus tendo ficado em coma durante vários dias deixando o Calcio em estado de choque e completamente consternados todos os seus intervenientes. A selecção italiana estava a poucos dias de disputar o encontro dos 1/4 de final do Mundial 2006 contra a Ucrânia e os gestos de solidariedade e apoio não faltaram sendo de destacar a pronta visita de Del Piero, Zambrotta e Ferrara ao hospital onde estava internado. O seu estado melhorou nos dias seguintes e a vitória italiana no campeonato do mundo seria-lhe dedicada por Marcello Lippi.
Actualmente Pessotto está completamente recuperado do sucedido e assumiu há alguns meses o lugar de director técnico da Juventus. Como jogador é um dos principais rostos da Juve de Lippi que maravilhou o futebol italiano e europeu na segunda metade da década de 90.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente resumo da carreira de Gianluca. Mais um dos que acompanhei nos meus anos de leitora da 'Hurrà Juventus'.

O que houve com ele em 2006 é um daqueles casos estranhos, mas que com sorte, teve um final feliz.
Foi muito bom poder vê-lo na ativa novamente.

Abraços e ótimo fim de semana

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia!
Pessotto é uma das grandes referências da 'Juve de Lippi' e sempre apreciei bastante o seu trabalho em campo.
Felizmente tudo terminou bem, mas fiquei muito triste na altura com o sucedido. É muito bom poder vê-lo em Vinovo a trabalhar no seu novo cargo :)
Óptimo fim de semana também para ti, abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Excelente este 'compacto' sobre a carreira de Pessotto, parabéns!
Abraços,

João Caniço disse...

Muito obrigado Rodolfo!
Abraços