sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Craques Bianconeri: Giampiero Boniperti

Boniperti é um dos nomes míticos da história da Juventus estando ligado directamente a 14 scudetti bianconeri e a outros importantes títulos!
Mas, vamos por partes, Boniperti nasceu em Barengo (Novara) a 4 de Julho de 1928. Talento precoce, estreou-se com apenas 16 anos na Série C ao serviço do Momo, deu nas vistas e apenas 2 anos depois, em 1947 transferia-se para a Juventus onde jogaria toda a sua carreira de profissional! Estreou-se pela
vecchia signora a 2 de Março de 1947 contra o Milan numa derrota por 2-1. Nessa mesma temporada de estreia alinharia em mais 5 encontros apontando 5 golos! Seria um bom presságio já que na época seguinte (1947-48) marcaria 27 golos, o seu recorde stagionale que lhe valeu o troféu de melhor marcador da Série A nessa época, tudo isto com apenas 19 anos! Rapidamente se transformou num ídolo para os tiffosi juventinos, tendo ganho o apelido de il marisa devido à cor do seu cabelo. Impressionava a sua extrema elegância em campo e a forma simples como marcava inúmeros golos! Não estranhou portanto que tivesse sido o sucessor de Carlo Parola como capitão de equipa em 1954, posto que só deixou em 1961 quando terminou a carreira. O 1º scudetto conquistado surgiria na época 1949-50 a que se seguiriam mais quatro triunfos nas épocas de 1951-52, 1957-58, 1959-60 e 1960-61. De destacar que os últimos 3 campeonatos seriam conquistados muito graças à acção atacante de Boniperti, Sivori e Charles que ficariam para a história do Calcio conhecidos como Il Trio Magico (foto de baixo à esquerda) tal a qualidade ímpar que estes 3 craques impunham ao futebol da Juve, especialmente na obtenção de golos em catadupa! Além dos 3 scudetti referidos Il Trio Magico conquistou por duas vezes a Coppa Italia em 1958-59 e 1959-60.
Quanto à nazionale, Boniperti estreou-se como azzurro a 9 de Novembro de 1947, com apenas 19 anos, num jogo contra a Áustria, tendo a Itália sido copiosamente derrotada por 5-1. Curiosamente seria contra a Áustria na sua 2ª internacionalização que apontaria o seu 1º golo pelos azzurri, isto já em 1949, e desta vez com vitória por 3-1. Participou nos Campeonatos do Mundo de 1950 e 1954 com pouco destaque, já que a Itália teve prestações bem modestas. Foi o capitão da nazionale de 1952 a 1960, altura em que se retirou com 38 presenças e 8 golos. Pela Juventus jogou mais uma época tendo terminado a carreira em 1961 com 33 anos totalizando 460 jogos e 179 golos resultantes de 15 épocas consecutivas ao serviço dos bianconeri. Ainda hoje é o 6º jogador com mais presenças pelo clube e o 2º melhor marcador de sempre tendo sido apenas suplantado por Del Piero há cerca de 2 anos.
Os manos Agnelli, gratos pelo seu excelente trabalho ao serviço do clube e vendo nele perfil de líder ofereceram-lhe lugar na direcção da Juve tendo chegado a presidente em 1971, lugar que ocupou até 1990. Durante as 18 temporadas que dirigiu o clube a Juve venceu 9 scudetti, 2 Coppe Italia, 1 Taça dos Campeões (1985), 1 Taça das Taças (1984), 1 Taça UEFA (1977), 1 Supertaça Intercontinental (1986) e 1 Supertaça Europeia (1985)! Currículo impressionante! Sai do cargo em Fevereiro de 1990 devido à natural saturação do cargo, à falta de títulos depois da era Trapattoni e à renovação que os Agnelli tinham decidido levar a cabo na direcção da societá. Boniperti fica como presidente honorário, cargo que mantém até aos dias de hoje e lhe permitiu ainda ser em 1993 um dos grandes responsáveis pela contratação de um miúdo de 18 anos ao Pádova, um tal de Del Piero... No ano passado a 1 de Novembro na festa da comemoração dos 109 anos da Juve, Boniperti fez a passagem de testemunho a Del Piero como capocannoniere máximo do clube (foto em cima à direita).
Boniperti teve ainda uma passagem pela política tendo sido deputado ao Parlamento Europeu entre 1994 e 1999 estando integrado nas listas do Partido Popular Europeu.
Actualmente é presidente honorário da Juventus e é um dos maiores ícones de sempre do clube!

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom seu texto sobre Boniperti. E a escolha da foto para ilustrar a Juve de ontem e hoje juntas não poderia ter sido melhor: Del Piero e Boniperti juntos.

Não sabia que ele havia seguido carreira política.

Ah, na foto em que ele está com o Sivori, o outro é o John Charles?

Abraços,

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia :)
Del Piero e Boniperti são dois dos maiores ícones da Juventus, sendo curiosamente são os dois melhores marcadores de sempre... no ano passado, a 1 de Novembro de 2006 a Juve realizou a festa do seu 109º aniversário, a foto que reproduz o momento em que Boniperti coloca a braçadeira de capitão em Del Piero...
Eu também desconhecia a sua vertente política, descobri nas pesquisas que fiz para escrever o post...
A foto é do 'Trio Magico' sim, Boniperti, Sivori e Charles, o gigante galês que era um finalizador tremendo... também será com certeza um dos 'craques bianconeri' neste blog :)
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela homenagem mais do que merecida ao Boniperti, um dos maiores 'juventini' de todos os tempos.
Quanto ao Parola, você sabia que a jogada de bicicleta que é marca do álbum Calciatori da Panini é em sua homenagem?
Abraços,

João Caniço disse...

Os meus agradecimentos Rodolfo, acho que Boniperti merece e muito devido à sua carreira ímpar e de muitos anos de dedicação a este emblema :)
Não fazia a mínima ídeia... era especialidade do Parola o pontapé de bicicleta? Confesso que conheço pouco sobre esse jogador...
Abraços