domingo, 2 de dezembro de 2007

Pareggio in San Siro...

No regresso do clássico, a Juventus conseguiu um importante empate em San Siro perante o campeão europeu em título mas, a fazer uma pobre época caseira. O empate é um resultado perfeitamente justo para o que aconteceu dentro de um relvado em péssimas condições o que proporcionou um jogo muito disputado, competitivo e intenso embora com poucas ocasiões de golo, não se estranhando assim o nulo final.
Com Camoranesi de novo lesionado, esperava-se que Ranieri arriscasse e lançasse Del Piero como trequartista nas costas da dupla Iaquinta - Trezeguet mas, o treinador juventino optou antes por uma táctica mais conservadora e lançou o mais táctico Salihamidzic para a faixa direita do meio campo em detrimento de il capitano e mesmo de Marchionni que é bem mais ofensivo que o bósnio. Na defesa destaque para o regresso de Chiellini após cumprir castigo, Grygera ainda sem ritmo ficou de fora jogando Zebina no seu lugar. Quanto ao Milan jogou no seu habitual 4*3*2*1 com Kaká e Seedorf a deambular nas costas de Gilardino. Ronaldo, de novo lesionado ficou de fora, falhando assim o reencontro com o seu amigo e rival Del Piero.
A Juve começou melhor, mais pressionante no meio campo, bem liderada pelo pulmão Zanetti que aos 12' desarma Pirlo já perto da área rossonera e tem uma abertura exímia para Trezeguet que isolado sobre a meia direita tem um disparo fortíssimo que embate estrondosamente no poste de Dida! Pallo clamoroso! Na foto em cima o desalento de David após esse lance. A Juve continuou com sinal mais no 1º tempo e destacam-se ainda dois remates com algo perigo, um pontapé de ressaca de Zanetti à figura de Dida e uma tentativa de desvio ao 1º poste de Iaquinta após centro de Salihamidzic. O Milan apenas reagiu com um remate de longe de Pirlo para defesa atenta de Buffon.
A 2ª parte começa com uma óptima iniciativa individual de Salihamidzic que dribla Serginho e vai flectindo da direita para o centro disparando de pé esquerdo à entrada da área adversária para óptima defesa de Dida. O Milan responde de imediato e na sequência de um lance confuso a bola sobra para Kaká que na cara de Buffon permite uma espectacular intervenção do guarda redes italiano, na recarga Gilardino marcou mas, o lance foi invalidado e bem por claro fora de jogo. Aos 53' o lance polémico da partida com um puxão de Chiellini nos calções de Gilardino na área bianconera, mais uma vez em dúvida a velha questão da intensidade da força, se seria suficiente para a queda espalhafatosa do atacante, penso que não... Aos 57' livre de Iaquinta mas, mais uma vez Dida em bom plano na defesa. O jogo encontrava-se em toada de parada e resposta e Pirlo aos 59' também na cobrança de um livre dispara em força para defesa a dois tempos de Buffon. Nedved e Molinaro têm de seguida uma boa incursão pela esquerda, o lateral tem um passe mortal a rasgar a defesa rossonera mas, não aparece ninguém a concluir o passe açucarado... Após excelente passe de Kaladze aos 70', o recém entrado Inzaghi isola-se e remata forte para mais uma óptima intervenção de SuperGigi. Del Piero entra aos 71' mas, o jogo a partir daí entraria numa fase mais táctica e cinzenta sem mais lances dignos de registo em termos de ocasiões de golo.
A Juve termina assim os duelos da 1ª volta com os candidatos ao scudetto e empatou com todos eles, Inter em casa e Fiorentina, Roma e Milan fora. Até agora a única derrota foi em casa com a Udinese no tal jogo das duas bolas no ferro de Del Piero. A Juve está nos lugares da frente embora a diferença para o Inter já comece a ser significativa, mesmo assim na minha óptica está a ser até ao momento uma stagione bem positiva.

Série A, 14ª jornada: Milan 0 - 0 Juventus
Estádio San Siro em Milão
Árbitro: Morganti

Juventus (4*4*2): Buffon 'cap'; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic (71' Marchionni), Nocerino, Zanetti e Nedved (81' Palladino); Iaquinta (70' Del Piero) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Legrottaglie, Chiellini e Zebina.

No outro grande jogo da rodada, o Inter esteve em excelente plano em Florença ao vencer sem apelo nem agravo a Fiorentina por 2-0 com golos de Jimenez e Cruz após assistências magistrais de Ibrahimovic. Jogo interessante foi o Roma - Udinese que terminou com a vitória dos giallorossi por 2-1 com tentos de Juan e Taddei com Quagliarella a responder para os friulani. A Atalanta de Del Neri continua em boa forma e despachou positivamente o Nápoles por uns esclarecedores 5-1. A Samp também obteve uma importante vitória sobre a Reggina por 3-0 com bis de Bellucci.

Classificação:
1º Inter 31 pontos (-1 jogo)
2ª Roma 28 (-1 jogo)
Juventus 26
4ª Udinese 25
5ª Fiorentina 24
6ª Atalanta 21 (-1 jogo)
7ª Sampdoria 20
8º Milan 18 (-1 jogo)

Marcadores:
Trezeguet (Juve) 11 golos
2º Bellucci (Samp), Boriello (Génova), Cruz (Inter), Doni (Atalanta), Ibrahimovic (Inter), Kaká (Milan), Totti (Roma) 7.

4 comentários:

Anónimo disse...

A bola na trave do Trezeguet me acordou na hora! Estava sonolenta...zzz de repente o cara da tv grita 'na traaaveeeeee'. Dei um pulo do sofá...rs

Falando sério, depois disso disse algumas blasfêmias, não próprias para uma lady, mas não resisti.

Concordo com você. A temporada da Juve está sendo mais do que positiva. Eu mesma não acreditava que Ranieri pudesse conseguir organizar o time da maneira que vem fazendo. O vice da Juve está garantido. Infelizmente, não tem pra Inter de novo. Eles detonaram a Lazio hoje. Isso me causa uma dor profunda, mas já estou conformada. :)

Ciao!

João Caniço disse...

Eu apenas vi o resumo alargado, à mesma hora e também em canal codificado passava o Benfica - FC Porto, logo foi impossível para mim assistir ao jogo da Juve em qualquer café... :/
Realmente aquela bola no poste... podia ter sido a rampa de lançamento para uma grande vitória... foi pena! Como dizem os italianos 'pallo clamoroso!!!!'
É, eu também tinha muitas dúvidas sobre a capacidade de Ranieri em orientar a Juve, ainda para mais vinda da Série B e sem um plantel ao nível do Inter mas, ele tem estado bem nas opções e na maneira como tem gerido todo um excelente grupo, que mesmo sem o grande número de craques que tinha no tempo do Capello têm honrado e muito a 'maglia bianconera'! O Inter parece invencível mas, na 2ª fase da época pode ser que um provável desgaste na Champions se traduza em muitos pontos perdidos e a Juve se estiver atenta pode aproveitar... quem sabe? Não se pode perder a esperança, ainda falta muito campeonato! :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Sua teoria é interessante, o problema é a Inter perder pontos para quem? Não há rivais à altura. A Roma? Não dá para confiar mais.

Acho que o fato da Juve não estar na Champions é um fator positivo para o time, em se tratando de cansaço e contusão de jogadores, que ocorrem com menos freqüência do que nos rivais na Europa.

Hum, ouvi comentários sobre esse clássico português por aqui. Temos o canal português na tv a cabo, mas acabo nunca me lembrando de checar os jogos. Quem venceu? Teve gols brasileiros?

Abs

João Caniço disse...

Cyntia, é uma teoria que eu gostava muito que se pusesse em prática! A própria Roma está apenas a 3 pontos do Inter, e com o regresso de Totti e Aquilani para breve pode melhorar a sua perfomance... Tomara que o Inter se desgaste mesmo na Champions...
Foi um jogo muito táctico, o Porto teve sempre o jogo controlado e ganhou com um excelente golo do extremo da selecção portuguesa, Quaresma... golos brasileiros não houve mas, jogaram Helton e Paulo Assunção pelo Porto, Luisão, David Luiz e Leo pelo Benfica...
Abraços