domingo, 16 de dezembro de 2007

'Doppietta' à antiga de Del Piero!

Del Piero de volta aos bons velhos tempos! Duas arrancadas ao seu melhor estilo, cavalgada impressionante sobre a meia esquerda e remates fulminantes a selarem um importante triunfo no Olímpico de Roma! Para quem tenha boa memória sobre o Calcio decerto se lembrará da época 1994-95 do jogo entre a Lázio e a Juve, era o ínicio da era Lippi, Del Piero tinha 20 anos e também fez uma doppietta nessa partida, um dos golos seria o seu primeiro conotado com o 'golo à Del Piero', remate em arco desferido da meia esquerda com o pé direito, desta vez foi um destro e um sinistro a garantirem o triunfo. Destaque especial ainda para Buffon que fez duas ou três defesas brutais! Em noite de pouco acerto da defensiva bianconera, pouco concentrada como reconheceria o próprio Legrottaglie no final da partida, Gigi fez a diferença ao segurar a vantagem com a sua enorme classe. Zanetti foi o outro grande pilar da vitória, como tem sido hábito esta época esteve em bom plano na organização da equipa a meio campo, desta vez esteve ainda melhor já que os dois golos de Del Piero nasceram de dois passes longos teleguiados do centrocampista, duas assistências primorosas! Zanetti tem sido um dos jogadores chaves da Juve esta época, Donadoni que esteja atento...
Com Camoranesi de fora ainda mais um mês, Ranieri tem à sua disposição 3 jogadores para o lugar, Marchionni, Palladino e Salihamidzic. Desta vez optou pelo que dá mais garantias em termos tácticos e defensivos que é sem dúvida o bósnio. Iaquinta surgiu com febre na 6ª feira tendo sido assim baixa de última hora para o jogo, Del Piero jogou no seu lugar e foi apenas o man of the match. Quanto ao resto não houve alterações no onze inicial habitual dos últimos jogos.
O primeiro tempo foi disputado com bom ritmo, tendo sido repartido o domínio do jogo. A primeira chance de golo foi para a signora aos 14', Del Piero aponta um livre na esquerda, a bola sai na perfeição para Chiellini que se desmarca muito bem aparecendo sozinho na pequena área a cabecear só que a conclusão sai desastrosa por cima da trave! A Lázio reagiu de imediato e aos 18' Pandev tem um remate fortíssimo de fora da área a que Buffon se opõe com uma óptima defesa. No minuto seguinte Nocerino comete erro crasso ao tentar fazer um corte colocando a bola nos pés de Mauri que na cara de Buffon mandou por cima! Perto da meia hora a Juve inaugura o marcador na sequência de um pontapé de canto, confusão na área laziale e a bola acaba sobrando para Salihamidzic que a impele para a baliza tendo pertencido a Trezeguet o toque final, apontando assim o 12º golo esta época. Logo a seguir Nedved e Scaloni chocam num lance aéreo tendo o checo saído a sangrar abundantemente da testa, ainda voltaria ao relvado mas seria substituído ao intervalo. Aos 36' a Lázio empata, óptima triangulação do ataque surgindo Pandev no 2º poste a concluir facilmente e a restabelecer a igualdade.
No reatamento surge Tiago no lugar de Nedved, o meio campo juventino passa a dispor-se em losângulo com Zanetti no vértice mais recuado, Nocerino e Salihamidzic como médios interiores e o português na posição 10. A opção surtiu efeito já que Tiago teve a sua melhor exibição desde que chegou à Juve tendo o seu raio de acção libertado Zanetti e Del Piero, o que se viu claramente nos lances dos dois golos. O primeiro surgiria logo aos 48', tendo Trezeguet desperdiçado incrivelmente aos 61' a hipótese do 3-1! Tiago tem um passe magnífico isolando o francês que na cara de Ballotta remata fraco e à figura do veterano guardião. Aos 65' Buffon faz a defesa da noite ao negar um golo praticamente certo a Rocchi, extraordinários reflexos de Gigi! A Lázio carregava e a Juve respondia no contra ataque, era esta a toada do jogo por esta altura e correu bem para a Juventus porque aos 70' Del Piero consegue o 3-1 e decide a partida... Mesmo assim a Lázio não desistiu, valorizando bastante a vitória bianconera, reduzindo ainda por Pandev já depois dos 90'... Em conclusão foi uma excelente partida, a Juve provou mais uma vez que a boa época que está a fazer não tem sido obra do acaso, beneficiou do empate da Roma perante o Torino estando apenas a um ponto dos giallorossi. O Inter para já parece inacessível mas, o campeonato é longo e há que continuar a lutar e a jogar com esta motivação e este querer, Brava Juve!

Série A, 16ª jornada: Lázio 2 - 3 Juventus (36' e 90+3' Pandev; 29' Trezeguet, 48' e 70' Del Piero)
Estádio Olímpico em Roma
Árbitro: Brighi

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic, Zanetti, Nocerino e Nedved (46' Tiago); Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Nocerino.

Como já referido em cima a Roma voltou a ceder um empate, desta vez no terreno do Torino e sem golos. O Inter venceu em Cagliari com golos de Cruz e Suazo enquanto que Samp e Fiore ofereceram emoção ao jogo no Luigi Ferraris ao empatarem a 2 bolas com Cassano e Mutu entre os marcadores. O Palermo cometeu a proeza da rodada ao ir vencer a Atalanta em Bérgamo por um inesperado 3-1.

Classificação:
1º Inter 40 pontos
2ª Roma 33
Juventus 32
4ª Udinese 28
5ª Fiorentina 25
6ª Udinese 24
7º Nápoles 22
8ª Atalanta e Sampdoria 21

Marcadores:
Trezeguet (Juve) 12 golos
2º Cruz e Ibrahimovic (Inter) 9
4º Belucci (Samp) 8
5º Boriello (Génova), Del Piero (Juve), Doni (Atalanta), Kaká (Milan), Mutu (Fiorentina), Pandev (Lázio), Totti (Roma) e Zalayeta (Nápoles) 7

4 comentários:

Anónimo disse...

É com agrado que visito regularmente este teu espaço reservado á tua (paixão de juventude) juve ,tudo o que nessecito saber está aqui.
parabens e ja agora para quando un espaço reservado ao teu belem?
Fica bem 1 abraço filipe (oceano).

João Caniço disse...

Filipe, fico muito contente que passes regularmente por aqui. Espero que te encontres bem assim como a tua família.
Pois é, a Juventus é uma paixão antiga e graças à inovação que os blog's proporcionam resolvi partilhá-la com todos os qye acederem a este espaço. Fica à vontade para sugerir e criticar sobre qualquer assunto. O melhor mesmo que um blog tem é poder interagir com os leitores...
Quanto ao Belém, infelizmente não tenho tempo para poder escrever um espaço idêntico a este... mesmo assim continuo a seguir com muito interesse a sua carreira e no último ano e meio as coisas com Jorge Jesus ao leme têm melhorado bastante! Que o diga o 'teu' Benfica no último sábado... ;)
Porta-te bem, 1 grande abraço

PS: Já soube o resultado do derby concelhio do último domingo... para quando a melhoria dos resultados? Força aí nisso :)

Anónimo disse...

Palmas para a Juve. Como já havíamos comentado, os gols de Alex foram magníficos. Eu fiquei feliz de tê-los visto ao vivo. Me empolguei, parecia que estava de volta aos velhos tempos de 'tifosa' do Del Piero. :)

Abraços,

João Caniço disse...

Para quem não se recorda dos bons velhos tempos de Del Piero ficou com uma óptima ideia ao ver estes dois belíssimos golos :)
Já vi que apreciaste bastante também, fico contente :)
Abraços