domingo, 15 de março de 2009

Reviravolta à campeã!

Uma primeira parte opaca e pouco conseguida por parte da Juventus dificilmente faria prever uma espectacular reviravolta no segundo tempo, liderada pelo endiabrado Giovinco e pelo guerreiro Del Piero! 4-1 a cimentarem um excelente triunfo, que mantém assim a Juve na luta pelos seus objectivos na Serie A!

Não foi fácil a Ranieri escalar a equipa para o encontro com o Bolonha, visto que apenas tinha 14 (!) jogadores disponíveis. Posto isto, Giovinco e Salihamidzic foram titulares nas faixas do meio campo, mantendo-se Tiago e Marchisio no centro. Na frente a dupla Del Piero e Iaquinta enquanto a defesa foi exactamente a mesma que defrontou o Chelsea.

Os minutos iniciais foram bastante mornos, em especial por parte da Juventus, que nunca se conseguiu acercar com perigo da baliza de Antonioli. Pelo contrário, o Bolonha tentava a surpresa e deu os primeiros avisos por intermédio de Lanna e Volpi, sem grandes problemas para Buffon.
A formação visitante conseguiu mesmo adiantar-se no marcador aos 24' na sequência de uma diagonal de Di Vaio a solicitar a desmarcação de Mutarelli, o médio consegue fugir à armadilha do fora de jogo e na cara de Buffon faz tranquilamente o golo para o Bolonha, gelando o ambiente no Olímpico!
A Juventus demorou a reagir desfrutando apenas da primeira oportunidade de golo aos 37' através de uma boa jogada individual de Giovinco sobre a meia-esquerda culminada com um forte remate para defesa apertada de Antonioli para a frente, na recarga Tiago rematou desastradamente para fora. Este lance parece ter despertado a equipa já que no minuto seguinte o mesmo Giovinco ganhou espaço na esquerda, cruzando milimetricamente ao primeiro poste onde apareceu completamente sozinho Del Piero, falhando escandalosamente o cabeceamento, batendo a bola no ombro e passando ligeiramente por cima da trave, com Antonioli completamente batido!

No recomeço surge Poulsen no lugar do desinspirado e extenuado Tiago. O segundo tempo começa muito bem para a Juve, já que chega à igualdade logo ao quarto minuto graças a um oportuno desvio de cabeça de Salihamidzic ao primeiro poste, correspondendo da melhor forma a um pontapé de canto cobrado por Giovinco! Excelente leitura do bósnio, confirmando-se como um especialista no jogo aéreo ofensivo, apesar de não ser propriamente um jogador alto...
Os bianconeri partiram então para uma esplêndida exibição, repleta de dinamismo e velocidade, sempre com Giovinco em plano de destaque! Apenas 2 minutos depois la formica atomica é bem desmarcado por Salihamidzic, rompe por entre os centrais rossoblù e já bem dentro da área dispara forte cruzado, valendo ao Bolonha a excelente mancha do veterano Antonioli!
Entretanto, o Bolonha esteve perto de voltar a marcar logo a seguir através do seu goleador Di Vaio na sequência de um pontapé de canto, ao cabecear forte e colocado com Buffon a mostrar excelentes reflexos, efectuando uma defesa simplesmente decisiva no evoluir da partida!
O pressing da Juve foi aumentando com o avançar do relógio e aos 20' esteve a centímetros do golo, quando Giovinco marcou um livre na esquerda para a entrada da pequena área, onde apareceu a cabecear completamente desmarcado Del Piero, com a bola a embater na trave e a sair para fora!
A melhor jogada do encontro apareceria aos 26' numa transição ofensiva rápida da vecchia signora. Del Piero apertado no círculo central solicita a entrada de Salihamidzic no corredor direito, que vê muito bem Iaquinta livre sobre a meia-esquerda, endossa-lhe a bola e este assiste de forma primorosa Giovinco, que remata de primeira com a parte externa do pé, levando a bola a entrar na malha lateral da baliza de Antonioli! Excelente jogada concluída com categoria por Giovinco!
Pouco depois aos 30' finalmente o golo para Del Piero! Excelente desmarcação de il capitano da esquerda para o centro da área com a solicitação de Salihamidzic a surgir no momento certo, Del Piero efectua uma recepção notável com o pé direito, tirando completamente da jogada Terzi, roda e dispara rasteiro de pé esquerdo sem a mínima hipótese para Antonioli! Grande golo de Alex, explosão de alegria no Olímpico!
Del Piero não ficaria por aqui no tocante a golos, ampliando a vantagem aos 41' na recarga a um próprio remate, após excelente passe de Iaquinta! Antonioli ainda brilhou ao defender o primeiro remate, mas não conseguiu impedir a recarga vitoriosa de Pinturicchio!
E a tripletta não surgiu apenas por muito azar já que no último minuto do tempo regulamentar, Del Piero realizou uma óptima jogada individual finalizada com um remate fortíssimo de pé esquerdo levando a bola a bater estrondosamente no poste direito da baliza de Antonioli!
Destaque ainda nos minutos finais para a estreia na equipa principal dos jovens atacantes Daud e Immobile, duas das grandes esperanças da formação bianconera!

Depois de um início comprometedor, a Juve efectuou uma reviravolta notável, provando que está viva e na luta pelo scudetto! No próximo sábado desafio complicadíssimo na capital italiana frente à Roma, a vitória é fundamental para continuar a sonhar...

A seguir o vídeo com os highlights do encontro. No final as declarações de Giovinco, o melhor em campo!

Sem comentários: