domingo, 24 de junho de 2012

Buffon e Pirlo colocam Itália nas 'meias'

Buffon trava remate de Cole
Sempre que se disputa um Europeu ou um Mundial de futebol lá vêm os pseudo-comentadores com assento permanente nos media dominantes debitar os clichés e as cassetes do costume sobre o futebol italiano: defensivo, retranca, catenaccio... Hoje, muitos deles devem ter engolido em seco ao constatarem que o seu querido futebol inglês, tão ofensivo e atractivo nas suas considerações, foi completamente dominado e manietado pela squadra azzurra, numa completa inversão de papéis com os quais nos costumam (des)informar. 

Tirando os primeiros vinte minutos onde a selecção inglesa conseguiu equilibrar a contenda, assistiu-se a um domínio absoluto de Itália, sempre liderada pelo maestro Pirlo, em mais uma actuação verdadeiramente impressionante. 117 passes, mais de 15 km percorridos, nenhuma falta cometida e execução irrepreensível - à Panenka - na grande penalidade ilustram exibição de autêntico luxo.

A Inglaterra pode dar-se por muito contente de ter levado a decisão para os penalties já que apenas dispôs de uma efectiva situação de golo em todo o jogo, numa parada magistral de Buffon, a exibir excelentes reflexos após um desvio à queima de Johnson. Duas bolas no poste - uma por De Rossi, outra por Diamanti - e vários remates perigosos de Balotelli e Cassano confirmam superioridade inequívoca dos azzurri, que exibiram um futebol alicerçado na troca dinâmica de passes no meio-campo contrário.

Quanto aos outros juventini, Barzagli e Bonucci formaram a dupla de centrais não dando a mínima hipótese a Rooney e companhia. Com a entrada de Montolivo e a implementação do 4-3-1-2, Marchisio evoluiu de forma mais posicional, contrariamente ao habitual dinamismo e incursões ofensivas. Seguro no passe e eficaz nas compensações tácticas, esteve mais discreto do que nos desafios anteriores. Chiellini ficou de fora das opções por estar a recuperar da lesão muscular contraída contra a Irlanda enquanto que Giaccherini e Giovinco não entraram em jogo.

Sem comentários: