segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012, ano inesquecível


Campeã invicta, finalista da Taça de Itália, vencedora da Supertaça italiana e qualificada para a 2ª fase da Champions eliminando o detentor do troféu. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lúcio, rescisão de contrato amigável

Revelou-se curta a passagem de Lúcio pela Juventus. O defesa internacional brasileiro de 34 anos chegou a Turim no último defeso, mas nunca se conseguiu impor perante a forte concorrência no sector. Apenas quatro presenças em desafios oficiais comprovam esta ideia, não se estranhando assim a rescisão amigável de contrato oficializada durante o dia de hoje. 
Após doze anos no futebol europeu, Lúcio deverá prosseguir a carreira no país natal.

domingo, 25 de novembro de 2012

Inconsequente

Noite terrível para Isla
De que vale dominar uma partida praticamente por inteiro quando o primeiro remate digno desse nome acontece bem para lá da hora de jogo? Ciente da sua superioridade a Juventus pagou cara a sobranceria revelada durante a maior parte do desafio, despertando demasiado tarde perante um Milan apostado e concentrado em defender com unhas e dentes a magra vantagem obtida através de uma grande penalidade inexistente. Será que o inefável Galliani irá mudar a imagem do visor do telemóvel? 

Os rossoneri surgiram num bloco baixo e compacto, com De Jong no vértice inferior do meio-campo atrás dos médios de transição Nocerino e Montolivo. Sobre as faixas apareciam Robinho e El Shaarawy, com Boateng como falso ponta de lança, mais preocupado em anular Pirlo do que propriamente atacar. Quanto aos bianconeri apresentaram o tradicional 3-5-2 com Cáceres no lugar do lesionado Chiellini, tomando desde muito cedo as rédeas do desafio embora longe da acutilância e do dinamismo demonstrados frente ao campeão europeu na passada terça-feira.

A passividade e o tremendo défice de profundidade sobre as faixas exibido pela vecchia signora chegaram a roçar o confrangedor, perante um diavolo perigoso nas rápidas contra ofensivas. E foi num desses esporádicos lances que a partida ficou decidida. Erro do juiz de baliza que confundiu uma bola no peito com mão na bola. Na cobrança do castigo máximo Robinho permitiu a intervenção de Buffon, mas não a suficiente para evitar o golo.

Ao intervalo Alessio trocou o inoperante Isla por Padoin que rapidamente conferiu maior dinâmica ao flanco direito. No entanto, Asamoah vivia noite de apagão e o futebol bianconero passava de duplamente amputado para apenas coxo. Giovinco não conseguiu melhorar o panorama geral e foi apenas com Pogba em campo que a pressão juventina se acentuou. Amelia foi submetido a pouco trabalho - o que diz bem da falta de objectividade da Juve no último terço do campo - destacando-se apenas uma boa parada após remate de Vucinic e, quando batido, teve a protecção de Constant que evitou sobre o risco um golo praticamente certo também obra do montenegrino. Pouco, muito pouco para quem exerceu tamanho domínio territorial e no tempo de posse de bola. A boa colocação, organização e entre ajuda dos jogadores do Milan estão longe de explicar exibição tão cinzenta. 

Merece também referência a tremenda festa dos jogadores e dos adeptos rossoneri no final da partida o que revela bem a importância do triunfo após um início de temporada desastroso. Ganhar ao campeão italiano em título que é simultaneamente um velho rival é um enorme estímulo e serve como sério aviso para o próximo jogo da Juventus que é frente ao rival citadino. A exibição de luxo com o Chelsea já faz parte do passado e ficou hoje bem provado que nada está ganho, longe disso. É urgente regressar com os pés à terra e voltar à concentração exigível a um grupo que tem potencial para ser vencedor. 

Os highlights:

Milan 1 - 0 Juventus

Penalty? Só na visão distorcida do juiz de baliza De Marco
Série A 2012/13
14ª jornada
Estádio Giuseppe Meazza em Milão
Árbitro: Rizzoli
Assistência: 77 mil espectadores

Golo: 31' Robinho (g.p.)

Milan (4-3-3): Amelia; De Sciglio, Mexes (72' Zapata), Yepes e Constant; Montolivo, De Jong e Nocerino; Robinho (65' Pazzini), Boateng (83' Flamini) e El Shaarawy.
Treinador: Allegri.
Não utilizados: Gabriel, Acerbi, Strasser, Emanuelson, Bojan e Niang.
Disciplina: cartão amarelo a Nocerino, Mexes e Yepes.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzgli, Bonucci e Cáceres; Isla (46' Padoin), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah (72' Pogba); Vucinic e Quagliarella (57' Giovinco).
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Lúcio, Marrone, Lichtsteiner, De Ceglie, Giaccherini, Pepe, Bendtner e Matri.
Disciplina: cartão amarelo a Marchisio, Bonucci, Isla e Giovinco.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Juventus 3 - 0 Chelsea

Vidal e Quagliarella afundaram campeão europeu
Liga dos Campeões 2012/13
Grupo E, 5ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Cakir (Turquia)
Assistência: 41 mil espectadores

Golos: 38' Quagliarella, 61' Vidal e 90'+1 Giovinco

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner (67' Cáceres), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Quagliarella (89' Pogba) e Vucinic (82' Giovinco).
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Giaccherini, Pepe e Matri.
Disciplina: cartão amarelo a Bonucci, Marchisio e Giovinco.

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Luiz e Cole; Mikel (71' Torres) e Ramires; Azpilicueta (60' Moses), Oscar e Mata; Hazard.
Treinador: Di Matteo.
Não utilizados: Turnbull, Romeu, Piazon, Marin e Bertrand.
Disciplina: cartão amarelo a Ramires.

sábado, 17 de novembro de 2012

Juventus 0 - 0 Lazio

Duelo aceso entre Marchetti e Quagliarella
Série A 2012/13
13ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Orsato
Assistência: 39 mil espectadores

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Isla (68' Pepe), Vidal, Pogba (83' Bendtner), Marchisio e Asamoah; Quagliarella (66' Matri) e Giovinco.
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Lúcio, Marrone, Cáceres, Lichtsteiner, De Ceglie, Padoin e Giaccherini.
Disciplina: cartão amarelo a Bonucci e Vidal.

Lazio (4-4-1-1): Marchetti; Konko, Biava, Dias (20' Ciani) e Radu; Candreva, Brocchi (57' Ederson), Ledesma e Gonzalez; Hernanes; Klose (81' Kozak).
Treinador: Petkovic.
Não utilizados: Bizzarri, Carrizo, Stankevicius, Cavanda, Cana, Onazi, Zarate, Floccari e Rocchi.
Disciplina: cartão amarelo a Marchetti e Ledesma.

sábado, 10 de novembro de 2012

Fácil

Os highlights:

Pescara 1 - 6 Juventus

Hat-trick acrobático de Quagliarella
Série A 2012/13
12ª jornada
Estádio Adriatico em Pescara
Árbitro: Banti
Assistência: 21 mil espectadores

Golos: 25' Cascione; 9' Vidal, 22, 45' e 53' Quagliarella, 25' Asamoah e 30' Giovinco

Pescara (3-5-2): Perin; Cosic, Bocchetti e Capuano (46' Caprari); Zanon, Nielsen, Cascione, Quintero e Modesto; Abbruscato (65' Vukusic) e Jonathas (54' Weiss).
Treinador: Stroppa.
Não utilizados: Pelizzoli, Falso, Romagnoli, Balzano, Bjarnason, Celik, Soddimo e Togni.
Disciplina: cartão amarelo a Jonathas e Modesto. Cartão vermelho a Stroppa aos 73'.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini (65' Marrone); Isla (59' Padoin), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Quagliarella (68' Bendtner) e Giovinco.
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Lúcio, Cáceres, Lichtsteiner, Giaccherini, Vucinic e Matri.
Disciplina: cartão amarelo a Pirlo.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Crença

Acreditar até ao apito final
Estrondoso Pogba! O jovem craque francês foi a principal figura da sofrida vitória bianconera perante o Bologna. Depois de na primeira parte ter atirado uma bola ao poste num soberbo pontapé de pé esquerdo e cabecear rente ao mesmo poste, à terceira foi de vez! Penúltimo minuto do período de descontos, cruzamento de Giovinco e antecipação oportuna ao guardião Agliardi, cabeceando vitoriosamente para o fundo das redes contrárias! Para além disso Pogba exibiu-se a bom nível, imprimindo dinâmica e clarividência ao meio-campo juventino, sendo ainda de realçar que está na origem do lance do golo inaugural ao desmarcar Giaccherini que assistiu primorosamente Quagliarella.

A posição periclitante dos rossoblu na tabela classificativa poderia prenunciar facilidades não condizentes com a real valia da squadra orientada por Pioli nem com a tradição recente nos jogos disputados no novo Juventus Stadium perante este mesmo adversário (2-1 para a Taça de Itália após prolongamento e empate a uma bola na partida válida para a Série A). Sem o castigado Vidal e o lesionado Marchisio, e numa altura de calendário apertado, Conte optou por rodar boa parte do plantel, poupando assim vários titulares para o derby d'Italia a disputar já no próximo sábado.

Frente a um Bologna repleto de jogadores que tiveram ou que mantém ligações contratuais à vecchia signora, a Juventus assumiu naturalmente o controlo e o domínio do desafio perante um adversário expectante, claramente apostado na estratégia de retardar ao máximo o primeiro golo bianconero, tentando, sempre que possível, transições rápidas. E assim foi decorrendo a partida, com poucas ocasiões de perigo, até ao golo de Quagliarella aos 54 minutos. Nem em desvantagem no marcador o Bologna conseguiu reagir com acutilância acabando por chegar à igualdade com um tento praticamente caído do céu. Erro tremendo de De Ceglie, tentando sair a jogar com Giaccherini nas imediações da área juventina, acabando por entregar a bola de bandeja a Taider que - não se fez rogado - disparou cruzado sem a mínima hipótese para Buffon.

Alessio vê-se então obrigado a lançar Giovinco, Asamoah e Vucinic para os minutos finais. A pressão bianconera sobre o último reduto rossoblu acentua-se, mas salta a olhos vistos a ausência do tal número 9 que decida partidas. Bendtner não é esse jogador. Bastante limitando tecnicamente e razoavelmente lento, está longe, muito longe, de ser um finalizador nato. Positiva apenas a maneira como protege a bola de costas para a baliza e um remate de longe para boa estirada de Agliardi. Pouco, muito pouco, mas nada que surpreenda para quem já conhecia as características do longilíneo dinamarquês. Valeu então a veloz diagonal de Giovinco e o cruzamento certeiro para a cabeça de Pogba de forma a evitar a perda de dois preciosos pontos, premiando assim a tenacidade e a garra de uma squadra que nunca desiste de lutar pelos seus objectivos. E esse facto é sempre digno de registo e merecedor dos mais rasgados elogios.

Os highlights:

Juventus 2 - 1 Bologna

Decisivo Pogba
Série A 2012/13
10ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Romeo
Assistência: 26 mil espectadores

Golos: 54' Quagliarella e 90'+2 Pogba; 71' Taider

Juventus (3-5-2): Buffon; Cáceres, Bonucci e Barzagli; Isla (75' Vucinic), Pogba, Pirlo, Giaccherini e De Ceglie (73' Asamoah); Bendtner e Quagliarella (71' Giovinco).
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Lúcio, Chiellini, Marrone, Lichtsteiner, Pepe, Padoin e Matri.
Disciplina: nada a assinalar.

Bologna (3-4-1-2): Agliardi; Sorensen, Antonsson e Cherubin; Motta (66' Pulzetti), Pazienza, Kone e Morleo; Taider; Gabbiadini (89' Paponi) e Gilardino.
Treinador: Pioli.
Não utilizados: Lombardi, Stojanovic, Carvalho, Garics, Abero, Radakovic, Guarente, Riverola e Pasquato.
Disciplina: cartão amarelo a Pazienza, Motta e Kone.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Buffon e Pirlo candidatos à Bola de Ouro

Após uma temporada fantástica com a Juventus, coroada com a conquista de um scudetto de forma invencível e um Europeu disputado ao mais alto nível com a nazionale azzurra, Gigi Buffon e Andrea Pirlo são indiscutivelmente dois dos grandes protagonistas do ano futebolístico em curso, não surpreendendo minimamente a nomeação de ambos para o máximo galardão individual que um jogador pode ambicionar, a Bola de Ouro, prémio instituído em conjunto pela FIFA e pela revista France Football

Daqui a exactamente um mês a lista com os actuais 23 jogadores irá ser reduzida a apenas 3 finalistas. O anúncio do vencedor irá acontecer no dia 7 de Janeiro de 2013.

Eis a lista completa por nacionalidade:

Alemanha (2): Manuel Neuer (Bayern Munique) e Mesut Ozil (Real Madrid);
Argentina (2): Sergio Agüero (Manchester City) e Lionel Messi (Barcelona);
Brasil (1): Neymar Júnior (Santos);
Colômbia (1): Radamel Falcao (Atlético de Madrid);
Costa do Marfim (2): Didier Drogba (Shanghai Shenhua) e Yaya Touré (Manchester City);
Espanha (7): Xabi Alonso, Iker Casillas e Sergio Ramos (Real Madrid), Sergio Busquets, Xavi Hernandez, Andres Iniesta e Gerard Piqué (Barcelona);
França (1): Karim Benzema (Real Madrid);
Holanda (1): Robin van Persie (Manchester United);
Inglaterra (1): Wayne Rooney (Manchester United);
Itália (3): Mario Balotelli (Manchester City), Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo (Juventus);
Portugal (1): Cristiano Ronaldo (Real Madrid);
Suécia (1): Zlatan Ibrahimovic (PSG).

sábado, 20 de outubro de 2012

Juventus 2 - 0 Napoli

Cáceres desbloqueou nulo no marcador
Série A 2012/13
8ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Damato
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 80' Cáceres e 82' Pogba

Juventus (3-5-2): Storari; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Vidal (75' Pogba), Pirlo, Marchisio e Asamoah (77' Cáceres); Giovinco e Quagliarella (60' Matri).
Treinador: Alessio.
Não utilizados: Rubinho, Branescu, Lúcio, Marrone, Isla, Giaccherini, Padoin e Bendtner.
Disciplina: cartão amarelo a Vidal, Chiellini e Barzagli.

Napoli (3-4-1-2): De Sanctis; Campagnaro, Cannavaro e Gamberini (85' Insigne); Maggio, Behrami (88' Dzemaili), Inler e Zuniga; Hamsik; Pandev e Cavani.
Treinador: Mazzarri.
Não utilizados: Rosati, Colombo, Grava, Fernandez, Aronica, Uvini, Donadel, Mesto, Dossena e Vargas.
Disciplina: cartão amarelo a Cavani, Campagnaro e Inler.

domingo, 7 de outubro de 2012

Siena 1 - 2 Juventus

Principino garantiu vitória importante ao cair do pano
Série A 2012/13
7ª jornada
Estádio Artemio Franchi em Siena
Árbitro: Mazzoleni
Assistência: 15 mil espectadores

Golos: 45'+2 Calaió; 14' Pirlo e 84' Marchisio

Siena (3-4-2-1): Pegolo; Neto, Paci e Felipe; Angelo (68' Bolzoni), Vergassola, Rodriguez e Del Grosso; Rosina (81' Reginaldo) e Zé Eduardo (54' Sestu); Calaió.
Treinador: Cosmi.
Não utilizados: Farelli, Campagnolo, Rubin, Dellafiore, Verre, Martinez, Coppola, Valiani, Mannini, Paolucci e Bogdani.
Disciplina: cartão amarelo a Felipe, Zé Eduardo, Rosina, Neto, Paci, Sestu e Vergassola.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Marrone (80' Quagliarella) e Chiellini; Lichtsteiner (68' Giaccherini), Vidal, Pirlo, Marchisio e De Ceglie (46' Asamoah); Giovinco e Vucinic.
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Lúcio, Cáceres, Isla, Padoin, Pogba, Bendtner e Matri.
Disciplina: cartão amarelo a Chiellini, De Ceglie e Vucinic.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Juventus 1 - 1 Shakhtar Donetsk

Bonucci respondeu de imediato a Alex Teixeira
Liga dos Campeões 2012/13
Grupo E, 2ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Nijhuis (Holanda)
Assistência: 29 mil espectadores

Golos: 25' Bonucci; 23' Alex Teixeira

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Vidal (85' Pogba), Pirlo, Marchisio e Asamoah; Matri (65' Quagliarella) e Vucinic (58' Giovinco).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Lúcio, Cáceres e Giaccherini.
Disciplina: cartão amarelo a Lichtsteiner e Chiellini.

Shakhtar Donetsk (4-2-3-1): Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Rat; Fernandinho e Hubschman; Alex Teixeira (84' Ilsinho), Mikhtaryan e Willian; Luiz Adriano.
Treinador: Lucescu.
Não utilizados: Kanibolotskiy, Stepanenko, Shevchuk, Kobin, Gai e Eduardo.
Disciplina: cartão amarelo a Hubschman e Ilsinho.

sábado, 29 de setembro de 2012

Juventus 4 - 1 Roma

VAFFANCULO!
(foram apenas quatro, podiam ter sido bem mais...)
Série A 2012/13
6ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Rizzoli
Assistência: 41 mil espectadores

Golos: 11' Pirlo, 16' Vidal (g.p.), 19' Matri e 90' Giovinco; 69' Osvaldo (g.p.)

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Cáceres, Vidal, Pirlo, Marchisio (77' Asamoah) e De Ceglie (84' Pogba); Matri (76' Giovinco) e Vucinic.
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Lúcio, Lichtsteiner, Marrone, Padoin, Isla, Giaccherini, Quagliarella e Bendtner.
Disciplina: cartão amarelo a Bonucci, Matri, Vidal e Vucinic.

Roma (4-3-3): Stekelenburg; Taddei, Burdisso, Castan e Balzaretti (34' Marquinhos); De Rossi, Tachtsidis (64' Perrotta) e Florenzi; Lamela, Osvaldo e Totti (63' Destro).
Treinador: Zeman.
Não utilizados: Goicoechea, Svedkauskas, Romagnoli, Piris, Marquinho, Lopez. 
Disciplina: cartão amarelo a Taddei, Castan, Burdisso e Balzaretti.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fiorentina 0 - 0 Juventus

Empate arrancado a ferros
Série A 2012/13
5ª jornada
Estádio Artemio Franci em Florença
Árbitro: Tagliavento
Assistência: 40 mil espectadores

Fiorentina (3-5-2): Viviano; Roncaglia, Rodriguez e Tomovic; Cuadrado, Rómulo (90'+1 Migliaccio), Pizarro, Borja Valero e Pasqual; Jovetic (87' Toni) e Ljajic (77' Fernandez).
Treinador: Montella.
Não utilizados: Lupatelli, Neto, Savic, Hegazi, Camporese, Cassani, Olivera, Seferovic, Llama.
Disciplina: cartão amarelo a Rodriguez, Pizarro e Ljajic.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Vidal, Pirlo (68' Pogba), Giaccherini (74' Marchisio) e Asamoah; Quagliarella (58' Vucinic) e Giovinco.
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Isla, Marrone, Cáceres, De Ceglie, Bendtner e Matri.
Disciplina: cartão amarelo a Vidal.

sábado, 22 de setembro de 2012

Juventus 2 - 0 Chievo

O homem dos golos impossíveis está de volta
Série A 2012/13
4ª jornada
Juventus Stadium em Turim
Árbitro: Russo
Assistência: 40 mil espectadores

Golos: 63' e 68' Quagliarella

Juventus (3-5-2): Buffon; Lúcio, Bonucci e Chiellini; Isla (52' Vidal), Marchisio (73' Lichtsteiner), Pogba, Giaccherini e Asamoah; Vucinic e Quagliarella (80' Bendtner).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Cáceres, Barzagli, De Ceglie, Pirlo, Marrone, Giovinco e Matri.
Disciplina: nada a assinalar.

Chievo (4-3-1-2): Sorrentino; Frey, Dainelli (73' Sardo), Cesar e Jokic; Vacek, L. Rigoni e Hetemaj (62' Cruzado); M. Rigoni; Thereau (70' Moscardelli) e Pellissier.
Treinador: Di Carlo.
Não utilizados: Puggioni, Andreolli, Viotti, Papp, Guana, Samassa, Di Michele, Stoian e Cofie.
Disciplina: cartão amarelo a Moscardelli.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

400

Buffon 400 jogos pela Juventus

Chelsea 2 - 2 Juventus

Equipa de nível europeu
Liga dos Campeões 2012/13
Grupo E, 1ª jornada
Estádio Stamford Bridge em Londres
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Golos: 31' e 33' Óscar; 38' Vidal e 80' Quagliarella

Chelsea (4-3-3): Cech; Ivanovic, David Luiz, Terry e Cole; Ramires (69' Bertrand), Mikel e Lampard; Óscar (75' Mata), Fernando Torres e Hazard.
Treinador: Di Matteo.
Não utilizados: Turnbull, Romeu, Moses, Cahill e Azpilicueta.
Disciplina: cartão amarelo a Ramires.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner (77' Isla), Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Vucinic (88' Matri) e Giovinco (75' Quagliarella).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Lúcio, Marrone e Giaccherini.
Disciplina: cartão amarelo a Vidal.

domingo, 16 de setembro de 2012

Genoa 1 - 3 Juventus

Vucinic e Asamoah revolucionaram a partida
Série A 2012/13
3ª jornada
Estádio Luigi Ferraris em Génova
Árbitro: Rocchi
Assistência: 35 mil espectadores

Golos: 18' Immobile; 61' Giaccherini, 78' Vucinic (g.p.) e 84' Asamoah

Genoa (4-3-3): Frey; Sampirisi (78' Ferronetti), Canini, Bovo (67' Granqvist) e Antonelli (82' Melazzi); Kucka, Seymour e Bertolacci; Jankovic, Borriello e Immobile.
Treinador: De Canio.
Não utilizados: Tzorvas, Stillo, Tozser, Moretti, Piscitella, Merkel, Anselmo e Jorquera.
Disciplina: cartão amarelo a Immobile e Canini.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Cáceres (76' Lichtsteiner), Marchisio, Pirlo, Giaccherini e De Ceglie (55' Asamoah); Matri (55' Vucinic) e Giovinco.
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Rubinho, Lúcio, Marrone, Vidal, Pogba, Isla, Bendtner e Quagliarella.
Disciplina: cartão amarelo a Pirlo, Bonucci e Barzagli.

22. Kwadwo Asamoah

Data, Local de Nascimento: 09-12-1988, Acra [Gana]
Posição: ala esquerdo / centrocampista
43 internacionalizações e 1 golo pelo Gana
1ª época na Juventus
Final de contrato: 2017
Carreira: Udinese (2008-2012) e Juventus (2012-...)
Palmarés: 1 Supertaça de Itália (2012)

O protótipo do futebolista moderno. Versátil, poderoso, veloz, dotado técnica e tacticamente. Exibe ainda um virtuoso pé canhoto. É, seguramente, um dos melhores jogadores africanos da actualidade.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

6. Paul Pogba

Data, Local de Nascimento: 15-03-1993, Lagny-sur-Marne (Senna e Marna) [França]
Posição: centrocampista
1ª época na Juventus
Final de contrato: 2016
Carreira: Roissy-en-Brie (1999-2006), Torcy (2006-07), Le Havre (2007-09), Manchester United (2009-2012) e Juventus (2012-...)

Alex Ferguson deve estar a mascar pastilhas elásticas ainda mais furiosamente do que é habitual após perder a custo zero o contributo deste jovem talentoso, que já exibe uma maturidade invejável para a tenra idade. Tem potencial para se tornar uma referência na posição. Evolução para seguir com toda a atenção.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

33. Mauricio Isla

Data, Local de Nascimento: 12-06-1988, Santiago do Chile [Chile]
Posição: lateral/ala direito, centrocampista
32 internacionalizações e 2 golos pelo Chile
1ª época na Juventus
Final de contrato: 2017
Carreira: Universidade Católica (1998-2007), Udinese (2007-2012) e Juventus (2012-...)
Palmarés: nada a assinalar.

Capacidade técnica, inteligência táctica, velocidade, força e agressividade são algumas das características que lhe conferem uma versatilidade fora do comum, capaz de alinhar com qualidade em várias posições.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ziegler no Lokomotiv Moscovo

Suíço sem espaço no plantel bianconero
Pelo segundo ano consecutivo Reto Ziegler é cedido por empréstimo pela Juventus. Depois dos turcos do Fenerbahçe, desta vez o destino é o futebol russo, mais propriamente o Lokomotiv Moscovo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

2. Lúcio

Data, Local de Nascimento: 08-05-1978, Brasília (Distrito Federal) [Brasil]
Posição: defesa central
105 internacionalizações e 4 golos pelo Brasil
1ª época na Juventus
Final de contrato: 2014
Carreira: Guará (1997), Internacional de Porto Alegre (1998-2000), Bayer Leverkusen (2000-04), Bayern Munique (2004-09), Internazionale (2009-2012) e Juventus (2012-...)
Palmarés: 3 Campeonatos da Alemanha (2004/05, 2005/06 e 2007/08)
1 Campeonato de Itália (2009/10)
3 Taças da Alemanha (2004/05, 2005/06 e 2007/08)
2 Taças de Itália (2009/10 e 2010/11)
2 Taças da Liga Alemã (2004 e 2007)
2 Supertaças de Itália (2010 e 2012)
1 Liga dos Campeões (2009/10)
1 Campeonato do Mundo de clubes (2010)
1 Campeonato do Mundo de selecções (2002)
2 Taças das Confederações (2005 e 2009)

Contratação surpresa que confere maior carisma e experiência à defensiva bianconera. Numa época que se prevê longa e desgastante será certamente garantia de qualidade para a natural rotatividade no sector.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

4. Martín Cáceres

Data, Local de Nascimento: 07-04-1987, Montevideo [Uruguai]
Posição: defesa
43 internacionalizações e 1 golo pelo Uruguai
3ª época na Juventus: 35 jogos e 4 golos
Final de contrato: 2016
Carreira: Defensor Sporting (2005-07), Villarreal (2007), Recreativo Huelva (2007-08), Barcelona (2008-09), Juventus (2009-2010 e 2012-...) e Sevilha (2010-11)
Palmarés: 1 Liga dos Campeões (2008/09)
1 Campeonato de Itália (2011/12)
1 Campeonato de Espanha (2008/09)
1 Taça de Espanha (2008/09)
1 Copa América (2011)

Após dois empréstimos é finalmente jogador da Juve de pleno direito. Alternativa de créditos firmados para alinhar com qualidade em qualquer posição da retaguarda.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

15. Andrea Barzagli

Data, Local de Nascimento: 08-05-1981, Fiesole (Firenze) [Toscana]
Posição: defesa central
33 internacionalizações por Itália
3ª época na Juventus: 56 jogos e 1 golo
Final de contrato: 2013
Carreira: Rondinella (1998-2000 e 2001), Pistoiese (2000), Ascoli (2001-03), Chievo (2003-04), Palermo (2004-08), Wolfsburgo (2008-2010) e Juventus (2011-...)
Palmarés: 1 Campeonato de Itália (2011/12)
1 Supertaça de Itália (2012)
1 Campeonato da Alemanha (2008/09)
1 Campeonato do Mundo (2006)
1 Campeonato da Europa de sub-21 (2004)

Discreto, elegante, eficaz, seguro. Uma das principais referências defensivas na conquista do scudetto. Esbanja maturidade e confiança, atravessando a melhor fase da carreira.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

34. Rubinho

Data, Local de Nascimento: 04-08-1982, Guarulhos (São Paulo) [Brasil]
Posição: guarda-redes
1ª época na Juventus
Final de contrato: 2013
Carreira: Corinthians (2001-05), Vitória de Setúbal (2006), Genoa (2006-09), Palermo (2009 e 2011), Livorno (2010), Torino (2010-11) e Juventus (2012-...)
Palmarés: 1 Campeonato do Mundo de sub-17 (1999)

Contratação surpresa para fechar o elenco de guarda-redes. As perspectivas de alinhar com regularidade são diminutas, embora ofereça algumas garantias, nomeadamente pela experiência que possui de futebol italiano.

domingo, 2 de setembro de 2012

Udinese 1 - 4 Juventus

Actuação demolidora de Giovinco
Série A 2012/13
2ª jornada
Estádio Friuli em Udine
Árbitro: Valeri
Assistência: 21 mil espectadores

Golos: 78' Lazzari; 14' Vidal (g.p.), 45'+1 Vucinic, 53' e 71' Giovinco

Udinese (3-5-1-1): Brkic; Benatia, Danilo e Domizzi; Basta, Pereyra (52' Muriel), Pinzi, Lazzari e Armero; Fabbrini (13' Padelli); Di Natale (76' Allan).
Treinador: Guidolin.
Não utilizados: Angella, Coda, Heurtaux, Faraoni, Pasquale, Silva, Willians, Maicosuel e Barreto.
Disciplina: cartão vermelho directo a Brkic aos 12'. Cartão amarelo a Pinzi, Armero e Domizzi.

Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini (71' Marrone); Lichtsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah; Vucinic (73' Quagliarella) e Giovinco (73' Matri).
Treinador: Carrera.
Não utilizados: Storari, Branescu, Cáceres, De Ceglie, Pogba e Giaccherini.
Disciplina: cartão amarelo a Marchisio, Bonucci e Matri.

30. Marco Storari

Data, Local de Nascimento: 07-01-1977, Pisa [Toscana]
Posição: guarda-redes
3ª época na Juventus: 38 jogos
Final de contrato: 2013
Carreira: Ladispoli (1994-95), Perugia (1995-98), Montevarchi (1998), Ancona (1998-2002), Napoli (2002), Messina (2003-06), Milan (2007 e 2009), Levante (2007), Cagliari (2008), Fiorentina (2008-09), Sampdoria (2010) e Juventus (2010-...)
Palmarés: 1 Campeonato de Itália (2011-12)

Segurança e sobriedade são duas das principais características do guardião que se assume como alternativa para a defesa das redes da vecchia signora.

sábado, 1 de setembro de 2012

1. Gianluigi Buffon

Buffon exibe a faixa de capitão que irá envergar durante a temporada
Data, Local de Nascimento: 28-01-1978, Carrara (Massa Carrara) [Toscana]
Posição: guarda-redes
120 internacionalizações por Itália
12ª época na Juventus: 397 jogos
Final de contrato: 2013
Carreira: Parma (1995-2001) e Juventus (2001-...)
Palmarés: 5 Campeonatos de Itália (2001/02, 2002/03, 2004/05, 2005/06 e 2011/12)
4 Supertaças de Itália (1999, 2002, 2003 e 2012)
1 Campeonato de Itália da 2ª Divisão (2006/07)
1 Taça UEFA (1998/99)
1 Campeonato do Mundo de selecções (2006)
1 Campeonato da Europa de sub-21 (1996)
1 Bola de Prata da France Football (2006)

Com a saída de Del Piero passa a ser a principal referência bianconera, sendo naturalmente promovido a capitão de equipa. A caminho dos 35 anos de idade mantém intactas todas as qualidades que o tornaram numa verdadeira lenda da baliza, um dos melhores guardiões da história do futebol.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bendtner na Juventus

Gigante nórdico fecha plantel
Último dia do mercado de transferências de Verão com a Juventus a garantir a contratação de Nicklas Bendtner, ponta de lança dinamarquês de 24 anos, a título de empréstimo junto do Arsenal, garantindo ainda a opção de compra do passe no final da temporada.

Depois de três meses em que foram incessantemente especulados os nomes de Van Persie, Suarez, Cavani, Jovetic, Dzeko, Llorente ou Berbatov como possíveis reforços da vecchia signora, sabe a pouco, muito pouco, a vinda do gigante nórdico. O tal salto de qualidade na zona de finalização não foi conseguido. A Juve tem um guarda-redes de topo, uma defesa fortíssima, um meio-campo de luxo e avançados talentosos, mas falta um ponta de lança de referência, um jogador que faça a diferença em frente à baliza. Bendtner não é esse jogador, tal como Matri e Quagliarella também não o são. Portanto, se para consumo interno o plantel actual deverá ser mais do que suficiente para reconquistar o scudetto, em termos europeus será mais difícil competir com as trutas do velho continente.

Bendtner chegou ao Arsenal no Verão de 2005 com apenas 17 anos. Depois de uma temporada de aprendizagem na equipa de reservas dos gunners foi emprestado ao Birmingham City da First Division inglesa, onde apontou 13 golos em 48 jogos, ajudando os blues a subirem à Premiership. Regressa a Londres no Verão de 2007. Durante quatro temporadas alterna a titularidade com o banco de suplentes, os golos com as críticas dos adeptos. 46 golos em 155 jogos pelo Arsenal é o pecúlio que não lhe garante a continuidade no plantel de Wenger que o cede por empréstimo ao Sunderland na época passada. Habitual titular nos black cats não consegue mais do que 8 tentos em 29 partidas. 

Fortíssimo fisicamente (1,94 m e 84 kg), porém bastante limitado tecnicamente, está longe de ser um finalizador nato. Curiosamente é na selecção da Dinamarca que apresenta os melhores números - 18 golos em 48 jogos - e onde assume o papel de protagonista. Poderá ser um jogador útil pela competitividade e disponibilidade física sempre demonstradas, mas não lhe peçam para ser o top player tão desejado.

Masi no Pro Vercelli, Boakye no Sassuolo

Masi demonstrou potencial mas precisa de competição
Dia de regressos para dois jovens de 19 anos do plantel bianconero. O defesa central Alberto Masi e o avançado ganês Richmond Boakye vão actuar por empréstimo no Pro Vercelli e Sassuolo, respectivamente, durante a próxima temporada.

Masi foi contratado em regime de co-propriedade aos leoni no passado mês de Julho. As boas indicações reveladas nos treinos e nos encontros amigáveis levaram a Juventus a adquirir a restante metade do passe há pouco mais de uma semana. A forte concorrência no sector defensivo e a necessidade de alinhar com regularidade levaram a este desfecho.

Boakye também chegou a Turim em regime de co-propriedade vindo do Genoa, após ter evoluído por empréstimo no Sassuolo durante a temporada passada. Situação semelhante à de Masi terá estado na origem de nova cedência temporária.

Outras resoluções de mercado envolvendo jovens bianconeri:

Manuel Giandonato, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao Vicenza, emblema que disputa a Série B.

Fausto Rossi, extremo esquerdo de 21 anos, irá continuar a disputar a Série B ao serviço do Brescia, onde já evolui desde o passado mês de Janeiro, cedido pela vecchia signora.

Ouasim Bouy, centrocampista holandês de 19 anos, foi emprestado ao Brescia.

Prince Gouano, defesa francês de 18 anos, cedido temporariamente ao Virtus Lanciano, da Série B.

Salvatore D'Elia, lateral esquerdo de 23 anos, emprestado ao Veneza, formação da IV divisão do futebol italiano.

Carlo Ilari, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao FeralpiSalò, equipa da III divisão do Calcio.

Finalmente, o Carrarese (III divisão) adquiriu a restante metade do passe de Luca Belcastro, centrocampista de 21 anos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sorteio simpático

Campeã italiana defronta campeão europeu, ucraniano e dinamarquês
As medíocres prestações da Juventus e dos restantes clubes italianos nas competições europeias durante as últimas cinco temporadas atiraram a vecchia signora para o pote 3 do sorteio da Champions 2012/13. Felizmente a sorte não voltou costas aos bianconeri que podem encarar de forma optimista o regresso à principal prova europeia de clubes após duas épocas de ausência. Posto isto, Juve e Chelsea partem naturalmente como favoritos para a qualificação com o Shakhtar à espreita de uma eventual surpresa, enquanto que o modesto Nordsjaelland dificilmente escapará à última posição do Grupo E.

Leali no Virtus Lanciano, Pazienza no Bologna

Saída natural para quem nunca se impôs em Turim
Contagem decrescente para o final do mercado de Verão 2012. Em consequência os clubes trabalham com afinco no sentido de ultimarem diversas contratações e cedências. A Juventus não é excepção e enquanto o tão desejado ponta de lança não chega a Turim vai arrumando a casa, dispensando vários jogadores.

O promissor guardião Nicola Leali foi cedido por empréstimo ao Virtus Lanciano, emblema que disputa a Série B. Contratado neste defeso ao Brescia por 3,8 milhões de euros, mas tapado por Buffon e Storari, precisa de jogar com assiduidade de forma a evoluir como esperado.

Saída também esperada a de Michele Pazienza, centrocampista que chegou a Turim no Verão passado a custo zero proveniente do Napoli. Sem grande espaço perante Pirlo rumou a Udine no mercado de Inverno, onde alinhou com regularidade. Com a evolução de Marrone e a vinda de Pogba aumentou exponencialmente a concorrência para a posição mais recuada do meio-campo bianconero. Posto isto, Pazienza foi contratado pelo Bologna, a termo definitivo, não tendo sido divulgados os valores do negócio.


Ficaram igualmente definidas outras operações de mercado envolvendo jovens juventini:

Filippo Boniperti, centrocampista de 20 anos, foi cedido por empréstimo ao Empoli, emblema que disputa a Série B.

Marco Constantino, guardião de 21 anos, emprestado ao Vallée d'Aoste, formação da IV divisão do futebol italiano.

Raffaele Alcibiade, defesa de 22 anos, cedido temporariamente ao Carrarese, equipa da III divisão do Calcio.

Gabriel Appelt, centrocampista brasileiro de 18 anos, foi cedido por empréstimo ao Pro Vercelli, histórico clube, recém-promovido ao escalão secundário transalpino.