quarta-feira, 19 de maio de 2010

Del Neri e Marotta na Juventus

Nasce a Juvedoria! Confirmaram-se os rumores surgidos na imprensa italiana nos últimos dias com as oficializações das passagens do treinador Luigi Del Neri e do director-geral Giuseppe Marotta da Sampdoria para a Juventus. Também de Génova para Turim seguem Francesco Conti (treinador-adjunto), Roberto de Bellis (preparador físico), Fabio Paratici (olheiro-chefe) e Riccardo Pecini (futebol juvenil).
O treinador, de 59 anos, assinou contrato com a Juventus válido por duas temporadas, ao passo que o novo director-geral para a área desportiva vinculou-se com os bianconeri até 2013.

Depois da imensa lista de treinadores especulados nos últimos meses para assumirem o comando técnico da equipa da Juventus, acaba por ser Del Neri o escolhido. É certo que não apresenta grande currículo, mas acaba de assinar temporada de grande nível ao serviço dos blucerchiati, com a conquista do 4º lugar e consequente qualificação para o play-off de acesso à Champions. Também não se poderá esquecer o notável trabalho ao serviço do modesto Chievo entre 2000 e 2004. Conseguiu, logo na primeira época, uma promoção inédita à Série A, mantendo o emblema de Verona na primeira metade da tabela classificativa nas três temporadas seguintes, destacando-se ainda uma presença - também ela inédita - na Taça UEFA em 2002/03 mercê do espectacular 5º lugar obtido na temporada de estreia do Chievo no principal campeonato italiano.
Depois veio um período cinzento com a passagem meteórica pelo FC Porto em 2004 à qual se seguiu uma experiência pouco conseguida à frente da Roma na mesma temporada. Em 2005 assina pelo Palermo, onde volta a não ser feliz, acabando demitido pelo irascível Zamparini em Janeiro de 2006. No mesmo ano, em Outubro, regressa a Verona, para tentar evitar a iminente descida de divisão do Chievo. Apesar da melhoria da qualidade do futebol apresentado e dos resultados alcançados não consegue evitar a queda do emblema gialloblù na Série B.
Em 2007 viaja até Bergamo onde treina a Atalanta por duas temporadas com resultados bastante aceitáveis, já que atinge com grande facilidade a permanência na Série A em ambas as ocasiões. No Verão de 2009 assina pela Sampdoria, efectuando o excelente trabalho que todos sabemos. Esperemos vivamente que a boa fase continue e obtenha o maior dos sucessos à frente da Juventus. Boa sorte, Gigi!

8 comentários:

Valter Junior disse...

Após especularem grandes nomes, o anuncio de Del Neri traz um pouco de frustração. A Juventus segue em um caminho de apostas e poucas certezas. Precisando de resultados imediatos, gostaria de ver um treinador mais afirmado entre os grandes clubes.

Del Neri não é ruim, mas não parece do tamanho da Juventus. Fico na torcida para estar errado.

Boa sorte para ele!

Anónimo disse...

Só sei que com a saída do Delneri, na Samp pinta o nome do Mihajlovic para substituto. Alguém em Gênova me quer muito mal...
Boa sorte pra Gigi e Beppe!

João Caniço disse...

Estou de acordo com a análise, Valter. O melhor mesmo é torcermos para que, desta vez, Del Neri consiga afirmar-se na elite do 'Calcio'.
Abraços

João Caniço disse...

Cyntia, o Mihajlovic pode não ser o tipo mais simpático, mas tem feito um bom trabalho nas equipas por onde tem passado. Quem sabe não será uma boa aposta da Sampdoria.
Beijos

Rodolfo Moura disse...

JP,
Concordo com o Valter Junior e gostaria de ver, no comando da Juve, alguém com mais bagagem ...
Abraços,

João Caniço disse...

Também eu gostaria, Rodolfo, mas a partir de agora Del Neri é o meu treinador. De nada adianta estar a afirmar que sonhava com o regresso de Lippi, ou que veria com bons olhos a aposta em Prandelli ou Allegri.
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Com certeza! De qualquer maneira, estarei torcendo para que o Del Neri dê certo, pois uma Juve forte e vencedora é fundamental para o 'Calcio'.
Abraços,

João Caniço disse...

Sem dúvida, Rodolfo!
O 'Calcio' precisa de maior competitividade no seu topo e uma Juventus forte é extremamente importante para esse objectivo.
Abraços