quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Que raio de defesa é esta?

Doppietta de Chiellini e golaço de Del Piero não chegaram para levar de vencida o Lech Poznan. Tudo por causa de Rudnevs, um ilustre desconhecido, que teve a sua noite de glória no Olímpico de Turim, tremendamente facilitada pela defensiva bianconera, um verdadeiro passador.
O jovem letão, de apenas 22 anos, transferiu-se esta temporada para o futebol polaco, vindo do modesto Zalaegerszegi, emblema húngaro e não esquecerá certamente esta partida. Felipe Melo, sempre ele, deu a primeira ajuda ao cometer um penalty completamente absurdo, bem ao seu estilo. Rudnevs manteve-se impávido e sereno, enganando Manninger, que substituiu Storari na baliza juventina. Grygera, Legrottaglie, Sissoko, Lanzafame e Iaquinta foram as restantes novidades no onze de Del Neri.
À passagem da meia-hora a defesa bianconera demonstrou fragilidades incríveis, parecendo não querer afastar a bola das proximidades da sua baliza, oferecendo, novamente de bandeja, o golo a Rudnevs, que não se fez rogado. O futebol da Juve era opaco e sem qualquer espécie de ligação entre os sectores, valendo em cima do intervalo, um erro, também ele crasso, do sector mais recuado da formação polaca, a não conseguir aliviar um cruzamento de Del Piero, aproveitando o oportuno Chiellini para reduzir a desvantagem.
A abrir a segunda parte, os mesmos protagonistas, canto de Del Piero, o guardião polaco a falhar a intercepção e Chiellini, a revelar notável instinto pelo golo, a encostar para o fundo das redes contrárias.
A reviravolta ficaria consumada sensivelmente a meio da etapa complementar, quando Del Piero arrancou um potente sinistro do meio da rua, obtendo um golo de belo efeito! Parecia que a vitória estava garantida, mas mesmo sobre o apito afinal, Rudnevs, quem mais haveria de ser, atirou de forma idêntica à de Pinturicchio, apontando um golo em tudo semelhante mas, mais uma vez, facilitado pela defesa juventina que deixou o avançado letão preparar a jogada e o remate a seu belo prazer...
Assim, não vamos lá! Com o sector defensivo a meter água por todos os lados arriscamo-nos a um remake da temporada passada, talvez ainda de pior qualidade...

O vídeo com os seis golos do encontro:

2 comentários:

Bruno disse...

Os problemas da temporada passada se repetem.

Um meio campo frouxo, inexistente, distante das linhas tanto defensiva quanto de ataque, que não marca e não cria, erra muitos passes, deixa espaços e expõe a defesa.

É inegável que Felipe Melo é um CÂNCER nessa Juventus. Inexplicavelmente ele ainda está no elenco, e como titular(!?).

Mas me parece também que Del Neri ainda não conseguiu acertar o sistema defensivo do time, e o tal 4-4-2 imutável não parece ser a solução.

João Caniço disse...

Não poderia estar mais de acordo com os vários pontos indicados, Bruno.
De facto, esta Juventus tem muito que melhorar senão arrisca-se a, no mínimo, uma temporada tão má como a última. Acredito que uma equipa se começa a construir de trás para a frente e, atendendo ao que se tem passado, o processo defensivo da Juventus está caótico. Del Neri tem muito trabalho pela frente...
Abraços