segunda-feira, 14 de maio de 2012

ItalJuve?

Prandelli revelou uma lista repleta de surpresas
O seleccionador italiano, Cesare Prandelli, divulgou a lista de 32 pré-convocados para a fase final do Euro'2012, onde se incluem 7 jogadores da Juventus: Buffon, Barzagli, Bonucci, Chiellini, Pirlo, Marchisio e Giaccherini, este último algo surpreendente para quem nunca envergou a maglia azzurra, nem sequer nos escalões de base. A época positiva realizada ao serviço da vecchia signora terá sido decisiva para esta chamada, embora tenha muitas dúvidas que o seu nome venha a figurar na convocatória final. Pelo contrário, parece-me claro como a água que os restantes seis juventini estarão entre as primeiras escolhas do técnico azzurro. Buffon, Chiellini e Pirlo formam a estrutura base da nazionale e serão, naturalmente, indiscutíveis. Marchisio é o melhor médio de transição italiano da actualidade e, apesar da forte concorrência no sector, será, muito provavelmente, primeira opção para a intermediária. Partindo do princípio que Prandelli optará por um esquema de três centrais - o reduzido lote de extremos entre os convocados comprova esta teoria, tal como a ausência de um trequartista declarado - onde, muito provavelmente, serão Barzagli e Bonucci a fazerem companhia a Chiellini, numa feliz escolha pela segura defensiva bianconera. E, mesmo que Prandelli opte pela tradicional defesa a quatro, é também plausível que Chiellini possa surgir como lateral-esquerdo, mantendo-se Barzagli e Bonucci como centrais. 

Atendendo ao facto que a Juventus se sagrou campeã nacional com uma elevada base de jogadores italianos era perfeitamente expectável que o número de jogadores bianconeri convocados fosse superior. Prandelli não fez a mesma leitura e deixou Pepe, Quagliarella, Matri e De Ceglie de fora do Europeu. Escolhas bastante discutíveis e pertinentes. 

O lateral/ala esquerdo concorria com Criscito e Balzaretti - dois antigos jogadores da Juve - para as vagas existentes no flanco canhoto e foi preterido. Aceita-se a decisão pela comparativamente menor experiência internacional - apenas representou a azzurra nos escalões de base - e sofreu uma recente lesão muscular que o poderá inclusivamente deixar de fora das opções de Conte para a final da Taça de Itália. No entanto, e olhando a outros nomes da lista de Prandelli, não escandalizaria a sua chamada, antes pelo contrário, seria um justo reconhecimento pela notável evolução - nomeadamente em termos tácticos - que evidenciou nesta temporada. 

A ausência de Pepe em detrimento de Schelotto parece-me, à primeira vista, ridícula. Não conhecendo com grande pormenor o futebol do argentino naturalizado italiano - algo que deveria repensar ainda mais uma eventual chamada - creio que o extremo bianconero fez uma época de grande valia, talvez a melhor da sua carreira, merecendo por inteiro a presença numa grande competição. A utilidade táctica, a versatilidade e a competitividade são atributos que todos lhe reconhecemos, excepto Prandelli que prefere um Camoranesi de terceira categoria.

A selecção italiana sempre se destacou pela presença de um tradicional número 9, ponta-de-lança de área, finalizador nato. Fazendo uma rápida consulta pela memória das últimas três décadas em fases finais de grandes competições lembro-me imediatamente de nomes como Paolo Rossi, Vialli, Massaro, Casiraghi, Vieri, Inzaghi, Toni ou Gilardino. Pois bem, Prandelli acaba de abdicar oficialmente dessa premissa ao convocar apenas um jogador com características que se podem encaixar nesse perfil: o jovem Destro, que poderá perfeitamente ficar de fora dos 23. É evidente que Matri está longe das grandes referências de outrora da posição no Calcio, mas tinha motivos mais que válidos - golos importantes e decisivos durante a stagione - para aspirar a uma presença na Polónia e na Ucrânia. A periclitante forma exibida na parte final da temporada - leia-se ausência de golos - terá contribuído decisivamente para a exclusão. 

Quanto a Quaglia perdeu a corrida para três nomes duvidosos, não pela sua qualidade que é inequívoca, mas sim pelo amor à polémica e à confrontação, sem esquecer a falta de profissionalismo (Balotelli), a frágil condição física consequente de uma delicada cirurgia (Cassano) e a excessiva verdura de quem apenas fez meia dúzia de bons jogos na carreira (Borini).

Outros convocados: De Sanctis (Napoli), Sirigu (PSG), Viviano (Palermo), Abate (Milan), Astori (Cagliari), Bocchetti (Rubin Kazan), Maggio (Napoli), Ogbonna (Torino), Ranocchia (Inter), Cigarini (Atalanta), De Rossi (Roma), Diamanti (Bologna), Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (PSG), Nocerino (Milan), Verratti* (Pescara), Di Natale (Udinese) e Giovinco (Parma).

* atenção a este menino de 19 anos! Está a fazer uma temporada fantástica no Pescara - líder da Série B - e já é considerado por muitos como o sucessor de Pirlo, devido a possuir características técnicas e tácticas bastante semelhantes ao do maestro bianconero. Circulam inúmeros rumores em como a Juventus estará prestes a assegurar a sua contratação, oxalá assim aconteça!

Sem comentários: