terça-feira, 19 de maio de 2009

Cannavaro na Juventus

Está confirmado oficialmente! Fabio Cannavaro é o primeiro reforço da Juventus 2009/10! A società bianconera anunciou hoje em comunicado aquilo que já há muito se sabia. O defesa central de 35 anos, capitão da nazionale azzurra, regressa assim à Juventus três anos depois e a custo zero visto que o seu contrato com o Real Madrid expira no final do mês de Junho. Cannavaro assinou contrato válido por uma temporada com mais uma de opção.

O Bola de Ouro de 2006 declarou: "Estou bastante feliz por regressar a Turim e ter a oportunidade de vestir novamente a maglia bianconera. Lamento que numa parte dos adeptos prevaleça o rancor sobre a minha saída em relação às épocas gloriosas que vivemos juntos. Estou convicto que posso convencer os mais cépticos através do trabalho, profissionalismo e paixão com que irei enfrentar esta nova aventura."

Se em termos técnico-tácticos poucas ou nenhumas são as dúvidas sobre as qualidades de Cannavaro, colocam-se alguns pontos de interrogação sobre a relação que este vai manter com a franja de adeptos que se tem manifestado abruptamente contra o seu regresso.
Penso que a melhor resposta que Cannavaro poderá dar é no relvado e com toda a qualidade que demonstrou no biénio 2004-2006. Se assim acontecer, rapidamente serão esquecidos estes incidentes.

17 comentários:

Igor disse...

Viva

Por min também não voltava!!
Mas já é habito desta direcção não dar grandes ouvidos aos adeptos.
Aconteceu com Poulsen, aconteceu com a pressão para meter Giovinco a Jogar, aconteceu com a contestação em Outubro aos maus resultados!! Enfim!! Tem de se ter um pouco de orgulho!!

Fàbregas disse...

Primeiro vêm todos cheios de peito feito a condenar e apontar o dedo á Tríade pelas suas práticas e agora vão buscar um jogador em final de carreira que foi dos primeiros a abandonar o barco quando as coisas deram para o torto.

Eu sempre fui um adepto do fabio mesmo depois de ter ido para o real mas não o quero ver a vestir outra vez a nossa camisola é desrespeitoso e ao que parece esta direcção não está a par da nossa grandeza. Quanto mais tempo passa mais semelhanças vejo entre esta Juve e o actual benfica.

Não tanto por razões passadas mas porque o cannavaro já deu o que tinha a dar como jogador pelas exibições que tem feito esta época, não há um lance em que chegue primeiro que o avançado.
Dupla de criscito chiellini com ariaudo a suplente!

João Caniço disse...

Igor, compreendo perfeitamente a tua opinião. Por mim e baseando-me apenas na emoção, também não queria Cannavaro de volta!
O que é certo é que a estrutura defensiva da Juventus está um completo caos e a vinda de um jogador experiente, de qualidade amplamente reconhecida e que já conhece os 'cantos à casa', pode ser uma tremenda mais valia para a equipa.
Sobre a pressão dos adeptos concordo que por vezes a estrutura directiva da Juventus errou completamente, sendo o caso do Poulsen o mais evidente, mas desta vez penso que poderão estar certos e decerto que agiram com a concordância particular de dois 'pesos-pesados' no balneário como são Del Piero e Buffon, grandes amigos de Cannavaro.
Abraços

João Caniço disse...

Fàbregas, tal como respondi no comentário anterior ao Igor percebo e respeito completamente a tua opinião sobre o regresso de Cannavaro.
Completo a minha sustentação com uma opinião muito pessoal sobre a temporada de Cannavaro no Real Madrid e relativizada com o facto de não acompanhar ao pormenor a Liga Espanhola.
Penso que ele fez uma boa temporada até ao jogo com o Getafe, véspera da partida decisiva com o Barcelona e digo isto porquê? Porque ao seu lado esteve sempre Pepe, um central extremamente veloz, que joga bastante na antecipação e fortíssimo na marcação. Posto isto, Cannavaro jogava bastante com o seu excelente jogo posicional e apenas era batido nos lances de contra-ataque onde são por demais conhecidas as fortes deficiências de marcação do meio-campo defensivo madrileno. Com a entrada do lento e tosco Metzelder para o centro da defesa as lacunas de Cannavaro foram colocadas a nu. Tudo isto para afirmar que acho que Chiellini tem características muito semelhantes a Pepe e pode formar uma óptima dupla com Cannavaro na Juventus, tal como já fazem na selecção italiana, sem contar com o álibi que joga a favor de Cannavaro que é capacidade de cobertura do meio-campo defensivo no futebol italiano ser tremendamente superior ao espanhol, em particular ao Real Madrid. Sendo assim será bem mais difícil surgirem-lhe pela frente jogadores velozes, embalados de trás como acontece nos 'merengues'...
Quanto a Criscito, tem feito uma óptima temporada no Génova, mas como defesa esquerdo. Como deves estar lembrado no início da temporada passada foi aposta de Ranieri para o eixo da defesa, mas não se conseguiu impor, provavelmente devido à frágil compleição física. Acho que deveria retornar do empréstimo e ser nova aposta, mas agora como lateral esquerdo. Ficávamos a ganhar e ainda nos víamos livres do Molinaro...
Abraços

Valter Junior disse...

A volta de Cannavaro é um erro duplo. Primeiro pelos motivos já citados, será que irão trazer o Emerson também? Elee stá sem clube.

As qualidades de Cannavaro como jogador são indiscutíveis, mas a Juventus precisa oxigenar o elenco. O time está ficando velho e sem opções. São poucos os jovens no elenco. O Juve está cometendo o mesmo tipo de equívoco que o Milan. Desse jeito, a Inter, com um elenco mais mesclado, seguirá em vantagem.

Abs

João Honorato disse...

Corroboro com tudo que foi dito pelo JP.
Acrescento ainda que a posição defensiva, seja como zagueiro ou goleiro, favorece uma idade mais longeva, onde se valoriza bastante o sendo de colocação, e principalmente, a experiencia. Julgo ser muito acertada a contratação, não apenas por motivos tecnicos, tão bem explicitadas por JP, mas também porque Cannavaro é o próprio simbolo da Italia campeã do mundo, e com certeza se tornara uma grande referencia dentro do elenco bianconero para os jovens defensores, que terão a rara oportunidade de aprender com uma das lendas vivas do futebol.

João Caniço disse...

Valter, concordo em absoluto que é preciso renovar o plantel e reforço a ideia com o fim da carreira de Nedved, substituído por Diego que tem 24 anos. Trezeguet estará de saída e Camoranesi não é certo que continue, assim como Mellberg, tudo jogadores acima dos 30 anos... Chiellini (24 anos), Sissoko (24) Marchisio (23) e Giovinco (22) são óptimos exemplos em como a 'squadra' não está tão envelhecida assim.
Na minha modesta opinião, uma equipa deve ser formada por um misto juventude-experiência e é nesse sentido que a Juventus deve trabalhar. Não deve ser um Milan cheio de 'velhos' nem um Arsenal repleto de 'miúdos'! Há que encontrar um meio-termo...
Abraços

João Caniço disse...

João, estou de inteiro acordo com essa tua visão. Imaginemos que Ariaudo na próxima época é promovido ao plantel principal. O jovem promissor pode aprender bastante com Cannavaro e evoluir ainda mais rapidamente o seu jogo, ele que já demonstra um enorme potencial.

Caros amigos, o debate está bastante interessante e é esta diversidade de ideias e opiniões que faz valer toda a pena a realização deste blog.

Abraços

João Caniço disse...

David, já está adicionado!
Abraços e parabéns pelo excelente blog de futebol!

Rodolfo Moura disse...

JP,
Particularmente, não concordo com o retorno do Cannavaro à Juve.
Aplaudo, sim, o retorno do 'capitano azzurro' à Itália, mas preferiria vê-lo no Napoli, juntamente com seu 'fratello'.
Para a Juve, além da forma como deixou a equipe (vale lembrar que ele não foi muito 'honesto' quando também deixou a Inter), considero Cannavaro já muito velho, tendo sido melhor buscar um defensor de idade mais tenra...
Abraços,

João Caniço disse...

Rodolfo, percebo e respeito a tua opinião, mas permite-me considerar que não acho Cannavaro tão velho assim com 35 anos. Depois, se o actual capitão da selecção italiana regressa ao seu país é normal que o faça para um clube de primeira linha, não desfazendo no Nápoles.
Também concordo que seja necessário contratar um defesa central jovem e promissor ou em alternativa apostar em Ariaudo como quarto central na 'rosa' 2009/10. Posto isto, defendo a saída de Mellberg, que nunca se adaptou ao 'Calcio' estando longe dos desempenhos ao serviço da selecção sueca e na 'Premiership'.
Só para terminar, cada um de nós tem o seu prognóstico, mas nada como esperar para ver o que irá ditar a próxima temporada de 'Canna' na Juventus.
Abraços

Felipe disse...

Por mim também não voltaria, mas não pela "traição" ou por ser "velho".
A verdade é que no Real o Cannavaro não jogou NADA. Ele fez um temporada muito ruim e desde a Copa do Mundo vem FALHANDO MUITO.
Tanto zagueiro bom por aí...

João Caniço disse...

Felipe, é um facto indesmentível que Cannavaro nunca se conseguiu exibir no Real Madrid ao nível do que fez na Juventus ou na selecção italiana, mas não sou da opinião que ele tenha estado tão mal assim. Afinal, o Real Madrid venceu os campeonatos de Espanha em 2007 e 2008 com ele como titular...
Se me disseres que no futebol espanhol as equipas jogam um futebol mais aberto e sem tanta marcação como o italiano, em que os defesas são muito mais vezes apanhados de frente para os avançados sem apoio dos médio, então diria que está aí a grande parte da razão do Cannavaro não se ter exibido ao nível a que nos habituou, embora também seja da opinião que as últimas 3 derrotas consecutivas do Real Madrid deixem transparecer uma ideia demasiado negativa...
Abraços

Felipe disse...

Verdade. Desde que o Makelele foi pro Chelsea que o Real não tem um sistema defensivo consistente. Mas eu vi o Cannavaro furar, errar passes e perder o tempo da bola muitas vezes, e isso não é culpa do setor defensivo, mas falha individual dele.

A melhor defesa que já ví jogar foi Cannavaro e Thuram. Jogavam de pé, sem dar carrinho, com desarmes precisos. Até por isso, merece o retorno, nem que seja como uma homenagem.

Continuo achando que precisamos de mais um zagueiro, além do Cannavaro.

João Caniço disse...

Felipe, não acompanho a Liga Espanhola tão ao pormenor como o 'Calcio', e desde já confesso que não tenho essa perspectiva das exibições de Cannavaro ao serviço do Real Madrid. Claro, que se for a considerar apenas os últimos 3 jogos, então sim, seria um verdadeiro desastre.
Muito bem lembrado, Cannavaro e Thuram formaram uma dupla impressionante, das melhores que já vi com toda a certeza. Foi uma pena que a carreira na 'Champions' nessas duas temporadas não tenha sido condizente com essa enorme qualidade...
Também concordo com a necessidade de contratação de mais um defesa central, de preferência jovem e promissor.
Abraços

Igor disse...

Não concordo com a contratação desse jovem promissor defesa central!
A juventus tem o defesa central mais promissor que se pode imaginar. Criscito!! Querem melhor?

Não podem é cair na patetiçe, como na época 2007/2008 de por nas costas do rapaz a responsabilidade de ser defesa central titular.

É faze-lo voltar!

João Caniço disse...

Igor, já defendi aqui que sou totalmente a favor do regresso de Criscito à Juventus, mas como lateral esquerdo, posição que ele tem desempenhado com grande qualidade no Génova.
Acho que o seu físico não é suficiente para se afirmar como central no 'Calcio', ainda para mais numa equipa de topo como a Juventus. Penso que esse foi o grande problema na sua anterior passagem pela 'vecchia signora'.
De qualquer das maneiras é fazê-lo regressar com toda a certeza!
Abraços