segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estádio vazio acentua jogo desolador

A Juventus continua o seu calvário de exibições e resultados. Desta vez um comprometedor empate caseiro a duas bolas defronte da Atalanta, num cenário completamente desolador devido às bancadas se encontrarem desertas. Para além disso, o encontro ficou marcado por 5 bolas no mesmo travessão, duas para a Juve e 3 para os nerazzurri!

Com Chiellini suspenso, Ranieri viu-se na obrigação de promover Mellberg à titularidade, formando dupla com Legrottaglie. De regresso estava Nedved, que ocupou o lado esquerdo do meio-campo. Na frente manteve-se a dupla Amauri-Iaquinta com Del Piero, Trezeguet e Giovinco no banco.

O jogo dificilmente poderia ter começado pior para os bianconeri, já que se viram a perder logo à passagem do 2º minuto, num lance onde ficaram bem evidenciadas as graves deficiências de marcação no meio-campo defensivo. O golo foi apontado por Cigarini, através de um remate de fora da área, desviado em Legrottaglie, traindo assim Buffon...
A Juventus não conseguiu reagir nos minutos seguintes, porque praticava um futebol atabalhoado, lento e sem qualquer espécie de imaginação ou criatividade, favorecendo bastante a tranquilidade vivida pela defesa bergamasca.
E foi a própria Atalanta que esteve perto de ampliar a vantagem aos 15', valendo a excelente saída e defesa de Buffon perante o isolado Doni! O lance poderá ter estimulado os bianconeri que partiram então para o melhor período durante toda a partida.
Legrottaglie deu o primeiro aviso ao cabecear à trave aos 25' na sequência de um pontapé de canto, para no minuto seguinte Iaquinta restabelecer a igualdade, concluindo uma jogada fantástica entre Amauri e Nedved. O checo, bem lançado pelo brasileiro na esquerda, ganhou a linha e cruzou de forma primorosa para o segundo poste, onde surgiu Iaquinta a corresponder à solicitação, cabeceando de forma contundente para o fundo das redes!
Pouco depois, aos 28', descida de De Ceglie pelo flanco esquerdo e bom cruzamento para o coração da área, onde aparece Amauri a cabecear, levando a bola a embater estrondosamente no travessão!
A Juve continuava em busca do golo da vantagem e aos 35' Consigli falha uma saída dos postes, acabando por derrubar De Ceglie! Penalty claríssimo ao qual Ayroldi fez vista grossa! Ainda se faziam ouvir alguns protestos e já Zanetti desferia um remate portentoso de fora da área! Um golo absolutamente fantástico! O melhor momento da tarde no Olímpico com toda a certeza.
Vendo-se em vantagem no marcador e tal como tem sido hábito, a Juve adormeceu, permitindo a resposta da Atalanta, que se acercou da baliza de Buffon nos minutos finais da primeira metade, acabando mesmo por conseguir a igualdade graças ao recém-entrado Pellegrino, num lance em que se antecipou a Grygera, correspondendo da melhor maneira a um desvio de Plasmati ao primeiro poste na sequência de um pontapé de canto. Mais uma vez muitas culpas para a defensiva bianconera, bastante frágil nas marcações e demasiado lenta a reagir...

O segundo tempo foi um autêntico marasmo para a Juventus! Uma exibição fraquíssima, provavelmente a mais fraca desta temporada, o que diz bem do estado deplorável em que a squadra se encontra...
A Atalanta, bastante compacta e sólida na defensiva, lançava-se com perigo no contra-ataque desperdiçando excelentes ocasiões para vencer a partida!
Logo a abir a segunda metade foi Plasmati a cabecear à vontade na área juventina, levando a bola a bater na barra da baliza de Buffon! Pouco depois aos 6', Cerci, completamente isolado, permitiu a defesa a Buffon! E aos 8' seria Cigarini a disparar de pé esquerdo de fora da área levando a bola a embater estrondosamente no travessão! Empate também no número de bolas à barra, que seria desfeito por Plasmati aos 36' num remate fortíssimo com o mesmo destino! Porém, antes disso Poulsen ainda comprometeu seriamente ao isolar Plasmati, valendo a saída imediata e decidida de Buffon a impedir o terceiro golo da equipa visitante!
O melhor que a Juventus conseguiu no segundo tempo aconteceu aos 44' por intermédio de Del Piero, entrado para o lugar de Amauri, a desviar assistência de Iaquinta, mas a permitir a defesa a Consigli, que demonstrou excelentes reflexos.

8 jogos sem vencer! 3º lugar e apuramento directo para a Champions em sério risco! Assim se define em poucas palavras o último mês e meio dos bianconeri, um verdadeiro desastre que impõe uma cuidada e séria reflexão por parte de dirigentes, treinador e jogadores, para tentarem salvar o pouco que resta desta temporada, ou seja, a 3ª posição...

A seguir o vídeo com os melhores momentos da partida:

Sem comentários: