segunda-feira, 4 de maio de 2009

A crise agudiza-se...

Mais uma tarde para esquecer da Juventus, nova exibição e resultado catastrófico que colocam a squadra bianconera longe do 2º lugar e com a 3ª posição em risco... Pior que tudo isso foi o triste episódio ocorrido durante o intervalo, no balneário, entre Ranieri e Camoranesi, uma acesa discussão, que fez Buffon regressar de imediato ao relvado, visivelmente constrangido...

A ideia no papel era boa e Ranieri optou por escalar um tridente ofensivo com Del Piero como trequartista nas costas de Amauri e Iaquinta. No meio campo, Zanetti funcionava como pivot por forma a libertar Camoranesi e Nedved para as transições ofensivas. Legrottaglie regressava ao eixo da defesa e De Ceglie substituía Molinaro na lateral esquerda.

Os minutos iniciais até foram prometedores por parte da Juventus com a equipa a impor um ritmo veloz ao seu jogo e a empurrar nitidamente a equipa forasteira para perto da sua baliza, mas rapidamente a letargia, aliada a uma desinspiração gritante, tomou conta dos bianconeri até final do primeiro tempo.
O Lecce, em posição bastante complicada na tabela, aproveitou-se dessa situação tentando sempre que podia o contra-ataque, acabando mesmo por chegar à vantagem aos 11' por intermédio de Konan, beneficiando de posição irregular para surgir completamente isolado e rematar fora do alcance de Buffon.
Apesar do domínio territorial e dos muitos pontapés de canto conquistados, a Juventus estava longe de praticar um bom futebol, a nova disposição táctica surtia pouco efeito e raramente conseguia criar situações de perigo junto da baliza de Benussi. A única verdadeira chance de golo surgiu aos 44' num pontapé livre directo de Del Piero com a bola a bater no poste da baliza dos salentini!

Ao intervalo Ranieri ordenou as trocas de Del Piero e Marchionni por Poulsen e Marchionni com a intenção de voltar ao tradicional esquema de 4*4*2. O italo-argentino não aceitou de ânimo leve a substituição, expôs os seus argumentos levantando a voz para Ranieri, gerando-se uma áspera discussão. Foi aí que Buffon, extremamente irritado com a situação, deixou o balneário ainda longe do intervalo terminar, voltando para o relvado... Segundo a imprensa italiana, Buffon integra o grupo de jogadores que defendem o apoio ao técnico para que a equipa tenha a tranquilidade necessária para trabalhar. Ao invés, Camoranesi tem o apoio dos franceses Zebina e Trezeguet na batalha contra Ranieri. Del Piero e Nedved são os principais nomes entre os neutros...

No recomeço, talvez espicaçados pelos acontecimentos no balneário, os jogadores bianconeri surgiram com outra atitude e as melhorias foram evidentes. Sem surpresa, a Juve empatou a partida aos 54' na sequência de uma óptima jogada de contra-ataque entre Iaquinta, Amauri e Nedved, com o checo a surgir solto à entrada da área correspondendo da melhor maneira à assistência do brasileiro, rematando forte de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza de Benussi!
A Juventus continuou a atacar em busca do golo da vantagem, que acabaria por acontecer aos 66', novamente por intermédio de Nedved, a concluir de forma muito idêntica em relação ao lance do primeiro golo, embora desta vez tenha sido Marchionni a assistir o checo, que festejou efusivamente a doppietta!
Apesar da vantagem no marcador, a contestação por parte dos tiffosi bianconeri nunca se deixou de ouvir, sendo cada vez mais evidente com o avançar do relógio e a mudança de atitude da Juventus, que praticamente deixou de atacar, preocupando-se exclusivamente em tentar controlar a partida.
Zebina, substituiu Grygera a contas com problemas físicos, tendo sido brindado com tremendos assobios por parte dos adeptos juventinos ao entrar em campo...
O Lecce acreditava que era possível sair de Turim com um empate e mais com o coração do que com a cabeça, tentava por todos os meios o golo da igualdade. Esteve bastante perto em duas ocasiões, valendo à Juventus o corte de Poulsen sobre a linha de golo e a magnífica defesa de Buffon. À terceira foi de vez, corria o 3º minuto de descontos, Giacomazzi faz o que quer sobre Zebina, cruza ao segundo poste, onde surge de rompante Castillo a cabecear à vontade para o 2-2 perante a gritante passividade de Mellberg e De Ceglie, completamente estáticos na abordagem ao lance... Buffon, incrédulo, murmurava "Basta, non c'è la faccio piú" enquanto Nedved, furioso, atirava a camisola fora à saída do terreno de jogo...

A crise agudiza-se, já são 6 jogos sem vencer e o jogo do próximo em domingo contra o Milan poderá ser bastante penoso... Nedved e Mellberg são ausências garantidas, já que completaram uma série de cartões amarelos no encontro de ontem.
Se o 2º lugar já parece uma miragem há que encontrar forças, sabe-se lá onde, para garantir o 3º posto e a qualificação directa para a Champions! Sim, a Fiorentina já só está a 5 pontos e ainda faltam 4 jogos para terminar o campeonato...