sexta-feira, 16 de abril de 2010

Infantilidades fatais

A Juve perdeu o derby d'Italia e aniquilou quase por completo as esperanças de marcar presença na próxima edição da Champions League.
Ridículas as declarações de Zaccheroni no final da partida, centrando o seu discurso num suposto erro do árbitro Damato, em vez de explicar as razões de mais uma exibição descolorida e com pouca qualidade. É certo que o primeiro amarelo de Sissoko poderá ter sido algo exagerado, mas também não é menos verdade que quem já foi admoestado não pode cometer a infantilidade que originou a sua expulsão, prejudicando nitidamente as ambições da equipa.


Zaccheroni voltou a iludir todos os prognósticos, regressando ao meio-campo em losango e colocando aquela que teria sido muito provavelmente a equipa-base para esta temporada não fosse o quase inacreditável número de lesões. Diego actuou assim como trequartista, com Del Piero e Iaquinta na frente de ataque. Sissoko e Marchisio descaíam sobre as faixas, enquanto Felipe Melo evoluía no vértice mais recuado da intermediária.
Mourinho apostou no tridente ofensivo (Pandev, Milito e Eto'o) que tão bons resultados lhe tem trazido na Champions. Sneijder fazia a ligação entre o meio-campo e o ataque, protegido por Motta e Cambiasso. Como já é hábito nem um italiano entre os nerazzurri titulares. Muito pelo contrário, a vecchia signora apresentava sete...

A Juve entrou melhor no encontro, instalando-se de imediato no meio-campo adversário. Ainda não estavam completos dois minutos de jogo e já Iaquinta e, em especial, Del Piero haviam colocado à prova os reflexos de Júlio César. A primeira dezena de minutos pertenceu por inteiro aos bianconeri.
O Inter não tardou a equilibrar a contenda e aos 16' disparo com perigo de Motta para óptima estirada de Buffon. Pouco depois começavam as picardias com Damato a sentir necessidade de segurar o jogo e a puxar do cartão amarelo por cinco vezes em apenas dois minutos! Samuel, Motta, Iaquinta, Sissoko e Melo foram os contemplados, com o médio brasileiro da Juve a sentir-se feliz por não ter sido expulso devido a uma entrada despropositada e completamente fora de tempo...
Os nerazzurri dominavam agora a partida, mas não conseguiam criar grande perigo para Buffon. A Juve tentava responder sempre que podia, mas as transições eram demasiado rápidas, acabando invariavelmente por perder a posse de bola muito longe da área adversária.
Zanetti tem uma boa arrancada pela esquerda aos 37', até ser derrubado de forma imprudente por Sissoko. Infantilidade incrível do médio maliano, a ver o segundo amarelo e correspondente vermelho! Zac sentiu necessidade de reequilibrar a squadra no centro da intermediária, ordenando a saída de Del Piero e fazendo entrar Poulsen. Ficou no ar a ideia que deveria ter sido Diego o sacrificado em vez de il capitano...

No recomeço surgiu Stankovic no lugar de Motta. A Juve tentava congelar a posse de bola, mantendo o Inter longe da sua baliza, mas a forma periclitante de Diego não permitia esse desiderato. Foi na sequência duma perda de bola do brasileiro, aos 54', que Eto'o desperdiçou de forma inacreditável na cara de Buffon! Logo a seguir novo erro, agora cometido por Grosso, Maicon a aproveitar a deixa e a servir Milito, que desviou rente ao poste!
Aos 60', canto de Diego e cabeceamento forte de Cannavaro, mas à figura de Júlio César. Resposta quase imediata de Stankovic num potente destro de longe para excelente intervenção de Buffon. Aos 69', mais uma chance soberana para Milito, a desviar para fora, quando se encontrava em posição privilegiada ao segundo poste.
Cannavaro e Chiellini destacavam-se pela positiva no eixo da defensiva juventina, ao contrário de Zebina um verdadeiro passador na lateral direita. A pressão nerazzurra intensificava-se com o avançar do tempo de jogo.
É então que aos 73', Chiello tem uma entrada precipitada e bastante dura sobre Sneijder - que lhe valeu a amostragem do cartão amarelo - provocando um livre perigoso na direita do ataque contrário, uma espécie de canto mais curto. O holandês encarregou-se da cobrança, com Zebina a efectuar um corte desastroso, colocando a bola à mercê da finalização de Milito, valendo o desarme in extremis de Felipe Melo. A bola sobra para Maicon que se livra facilmente de Amauri (qual bailarina...) e aplica um remate fortíssimo, apontando um golo de belo efeito! Vantagem justa para o Inter.
Restava uma substituição a Zaccheroni, há muito que saltava à vista que Diego estava completamente rebentado, pedindo-se a entrada de Camoranesi ou Candreva, mas o treinador interino da Juve manteve mais uma vez o seu questionável conservadorismo lançando Salihamidzic (!) no lugar de Marchisio. Como é óbvio a alteração não teve quaisquer efeitos práticos, acabando Eto'o por sentenciar definitivamente a partida já no período de descontos, após assistência de Balotelli, que aproveitou da melhor maneira a deficiente marcação de Zebina, quem mais poderia ser...
Bem antes disso, aos 80', já Balotelli havia feito estremecer a baliza de Buffon, num remate fortíssimo, na cobrança de um pontapé livre directo. Diego teve hipótese de responder aos 88', mas o remate em jeito não assustou particularmente Júlio César...

Eis o vídeo de mais uma desilusão juventina, a enésima desta stagione:

9 comentários:

Igor disse...

Já nem comento os resultados/exibições da juventus este ano! Estou mais preocupado com o proximo! Sinceramente acho que esta derrota foi o adeus à champions. entretanto...

Qual a tua opiniao JP sobre o possivel interesse da Juve, em geromel. Em portugal quase que gozam com a Juventus por o crer ir buscar, mas aqui para nós até me pareçe correcto.

Segundo se sabe a Juve quer um central de qualidade mundial, não será geromel com certeza, mas vendo o que foi esta época acho que um central como ele pode fazer falta, é que a juve também precisa de banco, e alternativas nele, geromel até nem me pareçe mal nesse aspecto.!!

O que achas?

Igor disse...

E já agora, da possivel saida do Del Piero para os EUA?

João Caniço disse...

Pois é, Igor, nem vale a pena comentar. Os factos são sempre os mesmos...
Eu tenho boa opinião sobre o Geromel, nos tempos que ele passou no Vitória de Guimarães. A ir para a Juventus será apenas como alternativa e nunca para formar dupla titular com Chiellini. Esperemos que venha mesmo um central de classe mundial... Tem-se falado no Vidic...
Sobre o Del Piero, espero que ele fique pelo menos mais uma temporada em Turim. Como tem contrato por mais um ano acredito que assim aconteça e que em 2011 parta rumo aos 'States' para terminar a sua brilhante carreira.
Abraços

Igor disse...

Também não se pode comentar cada nome atribuido como alvo do interesse da juventus, por parte dos media italianos, senão o tinhas de der um blog só para isso!!!! :p

João Caniço disse...

Sem dúvida, Igor, se formos a ligar a todas essas especulações... como exemplo deixo o caso de Buffon, ontem ia para o United, City e Bayern, hoje já fica em Turim nas próximas três temporadas... vá-se lá acreditar no que os jornais dizem...

Michel Costa disse...

Olá JP,

Com a temporada chegando ao fim, em quais posições você entende que a Juventus precisa se reforçar mais e quais jogadores deveriam sair?

Abraços.

João Caniço disse...

Michel, acho que uma equipa se deve começar a construir de trás para a frente e sendo assim é imperioso adquirir um defesa central de classe mundial para fazer dupla com Chiellini. Mantinha Legrottaglie por mais uma temporada como alternativa. Na lateral esquerda promovia o regresso do óptimo Criscito, que está em regime de co-propriedade no Génova, para competir com De Ceglie pela posição. Tentava adquirir o passe de Cáceres ao Barcelona, mas nunca pelos 11 milhões de euros fixados pelo clube catalão. Acredito que 3 ou 4 milhões sejam suficientes para resgatar o passe do uruguaio. Para fechar a lateral direita apostava no mercado italiano, num de entre os vários Cassetti, Motta, Zaccardo, Cassani...
A Juventus possui bons centrocampistas, nota-se sobretudo a falta de bons extremos e teria que passar por aí a aposta. Camoranesi está praticamente acabado e receberia guia de marcha. Mantinha Giovinco para a esquerda ao qual juntaria Palladino, que também está no Génova com as mesmas condições contratuais de Criscito. Apostaria forte então na vinda de um extremo-direito de qualidade inquestionável. Para o centro do terreno mantinha Sissoko e Marchisio. Candreva pode ser uma boa aposta, tal como o jovem Poli da Sampdoria, jogador que muito aprecio. Outro nome a ter novamente em consideração é o de De Agostino da Udinese.
Se a Juventus voltar ao 4*4*2 a situação de Diego teria que ser revista e a avaliar por esta temporada será complicado segurá-lo em Turim.
Para a frente de ataque apostaria forte nas contratações de Dzeko e Pazzini.

Posto isto, saíriam Zebina, Grygera, Cannavaro, Grosso, Felipe Melo, Camoranesi, Salihamidzic, Amauri e Trezeguet.
Para além da dúvida de Diego a situação de Poulsen também é de considerar, visto o seu elevado salário.

Abraços

Igor disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre os possiveis nomes que se falam para a Juventus!

Ter Fernando Torres na Juve, nem nos meus melhores sonhos se realizava!!

Nem falo muito nisso para não agoirar!

João Caniço disse...

Igor, a contratação do Fernando Torres seria simplesmente fantástica! É, na minha opinião, o melhor ponta de lança da actualidade.
Como também não sou muito de sonhar acordado, ficaria extremamente satisfeito com a aquisição do Dzeko e/ou Pazzini.
Abraços