
Nasce a Juvedoria! Confirmaram-se os rumores surgidos na imprensa italiana nos últimos dias com as oficializações das passagens do treinador Luigi Del Neri e do director-geral Giuseppe Marotta da Sampdoria para a Juventus. Também de Génova para Turim seguem Francesco Conti (treinador-adjunto), Roberto de Bellis (preparador físico), Fabio Paratici (olheiro-chefe) e Riccardo Pecini (futebol juvenil).
O treinador, de 59 anos, assinou contrato com a Juventus válido por duas temporadas, ao passo que o novo director-geral para a área desportiva vinculou-se com os bianconeri até 2013.
Depois da imensa lista de treinadores especulados nos últimos meses para assumirem o comando técnico da equipa da Juventus, acaba por ser Del Neri o escolhido. É certo que não apresenta grande currículo, mas acaba de assinar temporada de grande nível ao serviço dos blucerchiati, com a conquista do 4º lugar e consequente qualificação para o play-off de acesso à Champions. Também não se poderá esquecer o notável trabalho ao serviço do modesto Chievo entre 2000 e 2004. Conseguiu, logo na primeira época, uma promoção inédita à Série A, mantendo o emblema de Verona na primeira metade da tabela classificativa nas três temporadas seguintes, destacando-se ainda uma presença - também ela inédita - na Taça UEFA em 2002/03 mercê do espectacular 5º lugar obtido na temporada de estreia do Chievo no principal campeonato italiano.
Depois veio um período cinzento com a passagem meteórica pelo FC Porto em 2004 à qual se seguiu uma experiência pouco conseguida à frente da Roma na mesma temporada. Em 2005 assina pelo Palermo, onde volta a não ser feliz, acabando demitido pelo irascível Zamparini em Janeiro de 2006. No mesmo ano, em Outubro, regressa a Verona, para tentar evitar a iminente descida de divisão do Chievo. Apesar da melhoria da qualidade do futebol apresentado e dos resultados alcançados não consegue evitar a queda do emblema gialloblù na Série B.
Em 2007 viaja até Bergamo onde treina a Atalanta por duas temporadas com resultados bastante aceitáveis, já que atinge com grande facilidade a permanência na Série A em ambas as ocasiões. No Verão de 2009 assina pela Sampdoria, efectuando o excelente trabalho que todos sabemos. Esperemos vivamente que a boa fase continue e obtenha o maior dos sucessos à frente da Juventus. Boa sorte, Gigi!