terça-feira, 31 de maio de 2011

O regresso de Conte

Antonio Conte representou a Juventus de 1991 a 2004
"A pergunta não é se eu vou treinar a Juventus, mas sim quando isso vai acontecer. É apenas uma questão de tempo". Passaram apenas 5 anos desde estas confiantes declarações de Antonio Conte e a sua apresentação como treinador da vecchia signora. O vínculo é de duas temporadas e o desafio é considerável: recolocar a Juve entre os gigantes de Itália e da Europa, após a pior temporada dos últimos 20 anos.

Centrocampista versátil, foi uma das principais referências do último período de ouro da Juventus, conquistando 5 scudetti, 1 Champions, 1 Taça UEFA, 1 Taça Intercontinental, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça de Itália, currículo notável para quem envergou a maglia bianconera em 419 partidas oficiais, apontando 44 golos. 21 internacionalizações e 2 tentos pela nazionale, vice-campeão mundial (1994) e vice-campeão europeu (2000) completam o palmarés.

Conte, de 41 anos, apresenta na sua ainda breve experiência como treinador principal, duas promoções à Série A: Bari (2008/09) e Siena (2010/11). Menos conseguidas as passagens pelo Arezzo (2006/07) e Atalanta (2009/10), directamente ligadas a duas despromoções.

O antigo capitão dos bianconeri é adepto de um futebol ofensivo, assente num elástico 4*4*2, com os extremos bem adiantados no terreno. Um trinco e um regista são elementos fundamentais neste esquema táctico. Defesa em linha é sinónimo de pressão constante sobre o adversário e da efectiva ocupação de espaços. Para poder actuar assim é estritamente necessária uma boa condição física da squadra, algo que não tem acontecido nas últimas temporadas, devido a inúmeras lesões.

Pirlo e Ziegler são as únicas aquisições garantidas até ao momento, não sendo de estranhar que o novo técnico aponte baterias para as faixas ofensivas, onde Krasic surge como a única opção de inequívoca qualidade no actual plantel. Resolvida e oficializada a questão do treinador, centram-se agora as atenções na reformulação do elenco juventino.

Sem comentários: