quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pirlo na Juventus

Simbólico. Pirlo é o primeiro reforço da Juventus Agnelli & Marotta vs 2.0
Confirmaram-se os insistentes rumores das últimas semanas: Andrea Pirlo é jogador da Juventus. O centrocampista de 32 anos realizou ontem testes médicos em Turim, tendo em seguida oficializado a sua ligação aos bianconeri por três temporadas. Já hoje, em Vinovo, foi apresentado à comunicação social. Segundo a Gazzetta dello Sport irá auferir um salário anual a rondar os 4 milhões de euros mais prémios. 

Natural de Brescia, formou-se nas camadas jovens do clube local, estreando-se na Série A com 16 anos, idade apenas ao alcance dos predestinados. Originalmente trequartista é nessa posição que joga no Rigamonti, no Inter e na Reggina, até regressar a Brescia em Janeiro de 2001. Aqui, para coexistir com Roberto Baggio, recua no terreno, transformando-se em regista, posição onde as suas características são potenciadas, confirmando-se na década seguinte, ao serviço do Milan e da selecção italiana, como um dos melhores intérpretes da posição a nível mundial. O palmarés fala por si: campeão do mundo de clubes, duas Champions, duas Supertaças Europeias, dois scudetti, uma Taça de Itália e uma Supertaça de Itália pelos rossoneri. Com a squadra azzurra sagrou-se campeão mundial em 2006, "líder silencioso que fala com os pés" segundo Lippi, tendo sido eleito o terceiro melhor jogador da competição. Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e campeão europeu de Sub-21 em 2000 - título colectivo ao qual acrescentou o prémio de melhor marcador da prova -  completam o currículo azzurro.

Muito se tem especulado sobre a idade de Pirlo e se será ou não uma boa aposta da Juventus. Para quem acompanha regularmente o Calcio, sabe perfeitamente que um jogador aos 32 anos está longe de estar arrumado, ideia contrária à vigente noutros países, nomeadamente aqui em Portugal, onde qualquer jogador chegado aos 30 é imediatamente apelidado de velho. Poderia terminar este post referindo vários nomes que, nos últimos anos, prolongaram a carreira até perto dos 40, exibindo-se sempre a nível elevado, mas não o vou fazer. Tenho confiança que as exibições de Pirlo falarão por si e calarão todos esses críticos. Benvenuto, Andrea!

Sem comentários: