quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Derby intenso, faltou só o golo...

Assistiu-se ontem à noite no Olímpico de Turim a um derby della Mole intenso, vibrante, disputado e com boas chances de golo nomeadamente para a Juventus embora o Torino também pudesse ter marcado.
Ranieri mexeu novamente na equipa fazendo reentrar Buffon, Zebina e Iaquinta, puxando Camoranesi para o miolo ao lado de Sissoko e derivando Palladino para a direita.
A Juve entra melhor e logo ao 3º minuto Nedved desequilibra na esquerda, ganha a linha já muito próximo da baliza e dá a bola de bandeja para Iaquinta valendo o corte salvador de Pisano. O Toro responde logo de imediato e aos 5' é mal assinalado um fora de jogo a Recoba que ficaria sozinho perante Buffon. No minuto seguinte Nedved cai na área, lance muito duvidoso que o árbitro deixou seguir. Os bianconeri dominam a partida com os granata sempre bem na resposta, tentando sempre atacar com perigo também. O jogo disputou-se sempre a um ritmo alto e vigoroso de parte a parte.
Aos 27' Iaquinta esteve perto do golo ao cabecear com categoria após livre de Del Piero na direita, mas Sereni respondia com grande defesa para canto (foto em cima). Logo a seguir aos 29' livre perigoso de Del Piero que só não dá golo porque a bola é desviada na barreira e sai perto do poste com Sereni batido. Última chance da 1ª parte para o Toro aos 46' por intermédio de Comotto que cabeceia com muito perigo fazendo a bola passar perto do poste de Buffon.
A Juve reentra na 2ª parte sem alterações e começa com um forte pressing, aos 51' Del Piero tem uma boa jogada individual flectindo da direita para o meio rematando forte de sinistro (foto em cima à esquerda) para defesa muito apertada de Sereni. Aos 61' Palladino marca, mas estava em posição de fora de jogo. No minuto seguinte é substituido por Nocerino! Palladino depois de uma 1ª parte discreta estava a começar a criar desequilíbrios, para mim foi mal substituído ainda para mais por Nocerino que não é um jogador ofensivo nem cria passes de rotura. Entenderia muito melhor a saída de Sissoko, muito efectivo em termos físicos e de pressing, mas uma nulidade a efectuar passes, passes a mais de 10 metros não são com ele, vão todos para fora ou para os adversários... tudo isto com Tiago a assistir no banco, não se percebe porque Ranieri não o colocou em campo...
No minuto seguinte Recoba surge solto sobre a esquerda, mas Chiellini com um óptimo desarme impediu o remate do uruguaio. O Toro insiste e aos 65' novamente Chiellini e depois Buffon impedem estragos no último reduto bianconero. A Juve responde e aos 68' Del Piero executa um livre de forma magistral com força e colocação valendo Sereni que fez a melhor defesa da noite! No minuto seguinte Del Piero cruza da esquerda e Iaquinta por uma nesga não consegue chegar à bola para empurrá-la para as redes!
Aos 73' a melhor chance do Torino com livre junto do limite da área apontado por Rosina à trave da baliza de Buffon. Aos 83' canto de Del Piero apontado ao 1º poste onde surge Camoranesi de cabeça a desviar, mas mais uma vez Sereni resolveu com nova defesa apertada. A Juve bem que tentou carregar até ao apito final, mas não conseguiria obter o golo que lhe daria o triunfo, tendo visto ainda Nedved ser expulso (foto de baixo à esquerda) já para lá do minuto 90 após ter puxado o cabelo a Comotto na sequência de um encosto mais viril do capitão granata. Um jogador com a experiência de Nedved não pode ter reacções intempestivas daquelas ainda para mais quando está em grande forma e vai ser com certeza uma baixa de vulto para os próximos encontros, nomeadamente já o seguinte com a Fiorentina, adversário directo na luta por um lugar na Champions...
Em jeito de conclusão assistiu-se a um bom jogo, um derby com muitos e bons momentos de futebol onde se destacaram as 3 ou 4 excelentes defesas de Sereni e a bola na trave de Rosina, o que prova que a haver um vencedor teria que ser a Juve embora tenha que se aceitar o empate.

Série A, 25ª jornada
Juventus 0 - 0 Torino
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rizzoli

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Palladino (62' Nocerino), Sissoko, Camoranesi e Nedved; Del Piero 'cap' e Iaquinta.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Palladino, Nocerino, Chiellini
Vermelho: Nedved (90+3')

5 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

JP muitos parabéns por mais um resumo isento e sucinto em relação a esta partida.
De facto foi um jogo intensíssimo. Livres "Del Piero" que não deram em golo pois o guarda-redes estava em grande plano. Iaquinta esforçado como é da "praxe" mas nada eficaz, Palladino em fase de convalescença - para mim o sucessor de Del Piero, se aquele golo fosse legal era sem duvida brilhante, rematar de primeira numa bola embrulhada daquelas e para o fundo da baliza é fantastico - Rosina não marca livres à "Del Piero" mas marca bem, aquela bola ao ferro o Buffon nunca a apanhava!
Quanto ao Tiago meu amigo procura novo clube por que aí com essa "espécie de treinador" não vais longe, como é possível não jogar? Para isso não o convoca por que em Turim faz frio! Acho que não o põe a jogar por ele ter dito que a única hipotese era sair ja em Janeiro para os Spurs, mas Ranieri esquece-se que ele disse isso pelas declarações do próprio treinador no final do Juve 5-3 Empoli (lembremo-nos que referiu que Tiago não jogou como ele esperava e que teria de se esforçar mais) Enfim, Este Ranieri deve ter algo contra o português que ninguém entende, talvez o Sissoko até tenha sido um grande investimento! Mas até agora só tem dado prejuízos!
Nedved é um excelente jogado, mas tem um temperamento difícil. Já nos habituou a atitudes destas. Ele falhou a final da Champions em 2003 por causa desse seu temperamento aquando de uma falta dura sobre Figo na Meia-Final.
É um empate a 0-0 num bom espectáculo de futebol mas que alimenta esperanças ao Milan e mesmo à Fiorentina para se aproximarem do 3º lugar. Só não entendi por que é que o Juve vs Toro foi o único jogo antecipado (ou não foi?)

Abraço.

João Caniço disse...

Gabriel, muito obrigado. Agradeço também o teu excelente comentário que complementa da melhor forma o meu resumo à partida.
É verdade, Sereni esteve inspiradíssimo, foi ele a chave do empate conseguido pelo Torino embora aquele livre do Rosina tenha sido muito bem apontado, felizmente para nós esbarrou na trave! Foi uma pena o Palladino estar adiantado naquele lance, teria sido um golo notável pleno de técnica e de óptima execução. Não gostei da sua saída, estava a subir de rendimento e a substituição pelo Nocerino não veio melhorar nada. Ainda tive esperanças que o Tiago entrasse para o lugar do insípido Sissoko, mas pelos vistos Ranieri só conta com ele para fazer 18 no banco...
Pois é, 'La furia ceca' de vez em quando tem destes deslizes que comprometem um pouco a equipa. Ainda hoje penso que se Nedved tem jogado a final de 2003 tínhamos vencido essa Champions, ele era na minha opinião o melhor jogador mundial nessa altura!
A Juve no domingo recebe a Fiorentina e tem que vencer para manter uma boa vantagem para quem vem atrás na perseguição ao 3º lugar. Efectivamente foi o único jogo antecipado de ontem, normalmente costumam ser dois, mas como é uma jornada atípica a meio da semana... os restantes 9 jogos disputam-se hoje às 19h30 com destaque para o Inter-Roma.
Abraços juventinos

Anónimo disse...

Pois é... Reduzo meu comentário ao seguinte: é irritante a insistência do Ranieri em manter o Tiago no banco de reservas. Beira a implicância desnecessária. Agora entendo o poruê da 'revolta' de alguns torcedores.

Vão esperar para colocá-lo em campo quando nada poderá ser feito e depois os críticos preconceituosos da Itália vão sair com a desculpa de que ele não atende às expectativas que foram depoisitadas nele. Ora, se ele não joga nunca, fica difícil... Um discurso bem incoerente.

Se fosse Juventina, ia estar 'subindo pelas tamancas' com o treinador de vocês.

Enfim, Nedved? Que mico! O cara ser expulso ao final de uma aprtida porque puxa o cabelo de uma dversário? Parece coisa de joguinho entre crianças na escola. Que cara destemperado! rs

Abraços 'dorianos'

Ótimo fim de semana!

Anónimo disse...

*porquê

João Caniço disse...

É verdade Cyntia, concordo inteiramente contigo, também não percebo porque razão Ranieri não tem colocado em campo Tiago, ainda para mais com Zanetti que tem sido o grande pilar do meio campo de fora, enfim...
Não é por acaso que o Nedved é conhecido como 'La furia ceca', pena que o apelido dê também para o lado negativo como se comprovou mais uma vez...
Abraços e um bom fim de semana!