segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Juros do 'Calciocaos' muito elevados!

Uma autêntica vergonha a arbitragem de Dondarini sábado passado em Reggio Calabria prejudicando a Juventus de uma forma por demais gravosa, pior ainda do que sucedeu em Nápoles. O próprio jornal La Gazzetta dello Sport, conotado com as equipas de Milão, refere que a Juve tem sido claramente a formação mais prejudicada nesta temporada. Pessoalmente pensava que a Juventus ao descer para a Série B pagaria as atrocidades cometidas por Moggi, mas ao lembrar-me do que têm sido as arbitragens penalizantes no ano passado na Série B e em especial este ano só posso concluir que a Juve está a pagar juros muito elevados devido ao Calciocaos e curiosamente ou não estas situações ocorrem normalmente depois de uma boa série de resultados interrompendo assim a recuperação para os lugares da frente dos últimos jogos, porque será que isto acontece em especial nestas ocasiões? Alguém me sabe responder?
A Juve pode-se queixar de 3(!!!) grandes penalidades a seu favor que ficaram por assinalar! Aos 41' Nedved é agarrado por Valdez que complementa a evidente falta com uma gravata, aos 54' Sissoko é rasteirado pelo mesmo Valdez e aos 85' Aronica desvia com o braço um cabeceamento de Camoranesi. Três lances passíveis de grande penalidade que passaram incólumes. Para colocar o quadro ainda mais negro o golo que dá a vitória ao Reggina surge na sequência de uma grande penalidade mal assinalada, no período de descontos, a punir pé em riste de Sissoko sobre Amoruso (foto à direita), deveria ter sido assinalado um pontapé livre indirecto, não se percebe o porquê da grande penalidade! Zanetti seria expulso por protestos no final da partida e falhará assim os próximos 2 jogos da Juve!
A Juve apresentou-se sem Buffon, Zebina, Iaquinta e Trezeguet que tinham sido titulares na última partida jogando Belardi, Grygera, Sissoko e Palladino nos respectivos lugares voltando-se assim ao 4*4*2. A 1ª parte foi pouco mais que desoladora para os bianconeri que fizeram uma exibição muito apagada, sofrendo um golo aos 32' apontado por Brienza que aproveitou os erros de Sissoko (falhou o corte) e Molinaro (colocou toda a gente em jogo) para fazer o primeiro da noite. Na 1ª metade o único lance de perigo juventino coube a Sissoko que desperdiçou de forma incrível uma bola que apareceu na sua frente após livre na esquerda de Del Piero aos 28'.
No 2º tempo a Juve dominou a partida, Camoranesi (56') e Nedved (66') tentaram rematar de longe e em ambas as vezes Campagnolo respondeu com defesas notáveis. Aos 71' Del Piero ganha algum espaço na intermediária flectindo da direita para o centro rematando de sinistro ainda de fora da área saindo o remate com pouca altura e meio enrolado ludibriando assim Campagnolo que teve muitas culpas no golo sofrido. Pouco depois aos 74' lance idêntico com Del Piero a rematar de pé esquerdo de fora da área, desta vez com mais potência e colocação, mas o guardião adversário fez uma óptima defesa. A Juve continua a carregar em busca do golo do vitória e desta vez é Zanetti aos 77' que tenta o remate de fora da área, mas depois do brinde concedido Campagnolo mostrava-se agora insuperável. Aos 85' vem o tal cabeceamento de Camoranesi que levava selo de golo não fosse o desvio com o braço de Aronica. A Reggina respondia apenas em contra ataque e foi assim que teve origem a sua vitória conseguida já em período de descontos no tal livre indirecto transformado em penalty!
Após o final da partida a direcção da Juventus enviou um documento à Federação Italiana onde é pedida verdade desportiva, coisa que não tem acontecido em muitos jogos da Juventus esta época e já hoje o Inter reagiu dizendo que esta é uma maneira de pressionar os árbitros... Incrível esta reacção ainda para mais para quem tem sido tão beneficiado em especial nos últimos jogos! Talvez esteja aqui a resposta às perguntas que enunciei no 1º parágrafo...

Série A, 24ª jornada
Reggina 2 - 1 Juventus (32' Brienza e 90'+3 Amoruso; 71' Del Piero)
Estádio Oreste Granillo em Reggio Calabria
Árbitro: Dondarini

Juventus (4*4*2): Belardi; Grygera (61' Salihamidzic), Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Camoranesi, Zanetti, Sissoko e Nedved; Palladino e Del Piero 'cap'.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Grygera
Vermelho: Zanetti (90'+5)

No grande jogo da rodada a Roma venceu a Fiorentina com golo solitário de Cicinho enquanto que o Inter esteve a perder em Génova com a Samp, golo do inevitável Cassano, mas acabaria por empatar por Crespo. Inzaghi garantiu a vitória do Milan já nos descontos frente ao Palermo por 2-1. Destaque ainda para 2 jogos onde se marcaram 8 golos, Torino e Parma empataram a 4 e o Genóva foi vencer a Udine 5-3! Para quem diz que o Calcio é defensivo...

Classificação:
1º Inter 60 pontos
2º Roma 51
3ª Juventus 47
4º Milan 41
5ª Fiorentina 41
6ª Udinese 36
7ª Sampdoria 35

Goleadores:
Trezeguet (Juve) e Borriello (Génova) 15 golos
3º Ibrahimovic (Inter) e Mutu (Fiorentina) 14
Del Piero (Juve) e Di Natale (Udinese) 11

5 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Caro JP confesso que a falta de Sporttv em casa me tira algumas noções do que têm sido os jogos da Juve em casa, daí este blogue ser fundamental a nível nacional para todos os bianconeros portogheses.
Só vi mesmo os golos do último fim-de-semana, e vi um Sissoko também ele responsável pela derrota. Não vi a cara de Tiago no banco, mas imagino que o grande médio português depois de ver aquela ingenuidade de Sissoko no golo 2 da Reggina tenha pensao "por que raio este gajo não me põe a jogar?". É verdade que depois do calciocaos a Juventus tem sido atacada pela opinião pública em geral, mas a pena foi cumprida assim como o Milan a cumpriu nos anos 80 por razões semelhantes. O 2º lugar ficou mais longe e o 4º mais perto.
Ño entanto para mim o negro deste fim-de-semana fica sim marcado pelo autêntico "atentado" feito ao Eduardo da Silva do Arsenal, confesso que meteu-me dó ver o jovem croata naquele estado. Que raio faz a FIFA? 6 jogos de suspensão? Será que vai ser essa a "pena" aplicada a um jogador que deixa um pé de um colega de profissão literalmente a "abanar"? Nunca vi tal coisa, pobre Eduardo.

Amanhã visto que tenho o dia livre irei ver o treino do Beira-Mar e conto ir para o Fórum ver esse sempre escaldante derby de Turim. A minha aposta vai para um 2-1 para a Juve. Golos de Trezeguet e Del Piero.

Abraços

Anónimo disse...

Puxa, Juvetino Gabriel, acho que Trezegol não foi nem convocado para o jogo de amanhã. Uma pena. Torcerei por uma vitória da Juve, claro!

JP, só lamento esses sucessivos erros de arbitragem que vem prejudicando sistematicamente a Juve nesses últimos tempos. Sei lá... Muito esquisito.

Abraços,

Ga b riel Ba lta zar disse...

Tens razão lady_cyntia. Fui agora ao site da Juve e os convocados são esses: 1 Buffon
2 Birindelli
3 Chiellini
5 Zebina
7 Salihamidzic
8 Camoranesi
9 Iaquinta
10 Del Piero
11 Nedved
12 Belardi
20 Palladino
21 Grygera
22 Sissoko
23 Nocerino
25 Stendardo
28 Molinaro
30 Tiago
33 Legrottaglie

Dos convocados bem: Sissoko? Porquê?
Agora as palavras do JP fazem bastante sentido: é necessário um avançado ou dois mesmo! Todos menos o Zlatan!

Reformulando: Marcadores para mim: Del Piero e Palladino.

Beijos e abraços

João Caniço disse...

Gabriel, também não tenho SportTV, quando os jogos da Juve passam lá tento ir ver, caso não passem instalei um programa chamado 'Sopcast' que dá para ver muitos jogos de futebol internacional. Não vi o jogo com o Reggina, apenas assisti atentamente ao resumo da partida, obviamente que Tiago é muito superior ao Sissoko! Só um 'cego' como o Ranieri é que não vê isso! Hoje fiquei elucidado sobre a capacidade ou melhor a falta da capacidade do Sissoko em acertar passes! O tipo errou mais do que os que acertou! A mais de 10 metros então não acertou 1!!! Inacreditável...
É verdade, faz mesmo falta mais um avançado, eu preferia o Huntelaar, mas tem-se falado muito no Amauri e no Elmander...
Quanto ao lance do Eduardo já comentei lá no teu blog...
Abraços

João Caniço disse...

Cyntia, a Juve teve muitas chances, mas não conseguiu marcar, uma pena...
Quanto aos sucessivos erros de arbitragem só espero que não tenham o dedo do Inter por trás disso, acho muito esquisito tanto erro contra em especial quando a Juve está a recuperar... Hoje empatamos e dizemos adeus ao scudetto...
Abraços