domingo, 30 de agosto de 2009

Super Diego!

Espectacular vitória da Juve no Olímpico de Roma! Diego foi o protagonista absoluto do magnífico triunfo ao realizar exibição fantástica, exponenciada com dois golos de inegável categoria! Os bianconeri dominaram praticamente toda a partida, revelando uma excelente capacidade de posse e troca de bola, aliada a uma óptima condição física.

De Ceglie foi a opção de Ferrara para colmatar a ausência de Salihamidzic na lateral esquerda, mantendo-se a dupla Amauri e Iaquinta na frente de ataque. Felipe Melo estreou-se com a maglia bianconera, ao lado de Tiago, Marchisio e Diego no sector intermediário.
Spalletti apresentou o tradicional 4*2*3*1 com Totti a ponta de lança, apoiado por Taddei, Perrotta e Menez.

Desde muito cedo viu-se uma Juventus dominadora, empurrando a Roma para a sua retaguarda. Apesar da vantagem numérica a meio-campo, os giallorossi não conseguiam arranjar antídoto para o jogo fluído e a toda a largura do terreno dos médios bianconeri, liderados pelo talento e rapidez de execução de Diego.
A primeira grande oportunidade do encontro surge apenas ao minuto 22. Livre na esquerda cobrado por Diego, bola cruzada para a entrada da pequena área, onde aparece Tiago a desviar de cabeça, para excelente defesa de Júlio Sérgio.
Pouco depois, aos 25', Cassetti, na linha divisória, facilita perante Diego, perdendo a bola para o brasileiro de forma quase anedótica. O fantasista agradece a benesse e arranca imparável, aguenta a carga de Riise, entra na área e desfere o vitorioso remate com a parte externa do pé direito obtendo um golo simplesmente notável! Espectacular tento de Diego, o primeiro pela Juventus!
Em desvantagem, a Roma tenta reagir perante uma Juve cada vez mais segura no controlo da partida. Contra todas as expectativas, os giallorossi acabam por empatar o desafio aos 35' na sequência de um lapso de Felipe Melo. O médio defensivo perde a bola em zona proibida e comete falta sobre Pizarro. Não contente com a decisão fica a protestar com o árbitro, enquanto o chileno cobra a falta de imediato, dando ao lado para De Rossi encher o pé! O italiano desferiu uma autêntica bomba, que só parou no fundo das redes de Buffon!
A Juve não sente o toque e continua de forma serena a explanar o seu jogo. Destaca-se então Amauri, ao ficar muito próximo do golo em duas situações, minutos 39 e 43. Primeiro num golpe de cabeça, em arco, para defesa acrobática de Júlio Sérgio e depois, num remate desferido da meia-esquerda, mais em jeito do que em força, esbarrando o esférico no poste esquerdo da baliza romana.
Sobre o intervalo é Totti, que aparece isolado nas costas da defensiva bianconera, valendo a saída e a defesa decididas de Gigi Buffon, mostrando óptimos reflexos.

O segundo tempo principia com Tonetto no lugar de Taddei. No entanto, é Amauri que continua em plano de destaque. Aos 55' aproveita um mau alívio da defesa romana e remata de pé esquerdo, para nova boa intervenção de Júlio Sérgio. Dois minutos depois, contra-ataque conduzido por Iaquinta pela direita, escapa a De Rossi, flecte para a baliza, mas dispara por cima do travessão!
Aos 63', Marchisio sai tocado no pé esquerdo, entrando Camoranesi. Amauri continua o duelo particular com Júlio Sérgio, desta vez na sequência de uma jogada envolvente da Juve pelo flanco esquerdo, De Ceglie cruza, para o brasileiro cabecear com toda a intenção, mas o seu compatriota nega-lhe novamente o golo! O pressing bianconero aumentava de tom e no minuto seguinte, aos 68', passe vertical de Cannavaro para Iaquinta, este com um toque em habilidade desmarca Diego, que entra na área, simula o drible perante Mexés, ganhando espaço para disparar forte, fora do alcance do guardião romano! Com toda a justiça, a Juve voltava a adiantar-se no marcador, novamente por intermédio de Diego, para delírio dos 5 mil adeptos juventini presentes no Olímpico.
Spalletti reage de imediato, fazendo entrar Vucinic para o lugar de Riise. O montenegrino entra bem na partida, assustando Buffon ao minuto 73', ao cabecear rente ao poste. Ferrara sente o perigo, lança Legrottaglie, retira De Ceglie, fazendo derivar Chiellini para a lateral esquerda, de modo a ganhar maior consistência defensiva e poder de marcação.
Totti, em jogada individual, protagoniza o canto do cisne giallorosso aos 78'. Remate seco, rasteiro, ao poste da baliza do imóvel Buffon, que nada podia fazer...
Chiellini, com todo o espírito guerreiro que lhe é reconhecido, irrompe em força perante Cassetti e Pizarro, ganha espaço sobre a meia-esquerda, rematando cruzado ao lado da baliza da Roma. A cinco minutos do fim, Diego é substituído por Poulsen, sendo aplaudido efusivamente pelos adeptos bianconeri.
O jogo encaminha-se rapidamente para o apito final, a Roma tenta por todos os meios acercar-se com perigo da baliza de Buffon, desprotegendo a sua retaguarda. É assim, que já no período de compensações, Felipe Melo entra como faca em manteiga na depauperada defesa romana, dispara forte e colocado, de pé esquerdo, sem hipóteses para Júlio Sérgio! Excelente golo do volante brasileiro a carimbar vitória importantíssima e extremamente moralizadora!

A seguir o vídeo com os highlights do desafio e as declarações de Diego no final:

Sem comentários: