domingo, 21 de março de 2010

Miséria

A Juventus continua a sua temporada de verdadeiro calvário, ao somar mais uma derrota, a décima na Série A. Desta vez, o carrasco foi a Sampdoria, que ultrapassou os bianconeri na tabela classificativa, cimentando ainda mais a sua candidatura a um lugar na próxima edição da Champions League. Ao invés, a Juve compromete as suas aspirações e provavelmente não será má ideia olhar pelo retrovisor e verificar que até a qualificação para a Liga Europa está em sério risco...

Dupla atacante formada por Del Piero e Iaquinta com Diego no apoio. Poulsen alinhou como pivot defensivo, ladeado por Sissoko e Marchisio. Na defesa, regresso de Legrottaglie, derivando Zebina para a lateral direita.
Na Samp, destaque para duas duplas: a ofensiva constituída por Cassano e Pazzini e a da intermediária formada por Poli e Palombo. Nas alas, evoluíram Semioli e Guberti.

À primeira vista, pode-se afirmar que a Juventus não fez um mau jogo. Dominou a partida, teve clara superioridade a meio-campo e mais tempo de posse de bola. O problema é que todas essas componentes do jogo estão longe de serem suficientes para se vencer uma partida. Os bianconeri não conseguiram nunca ultrapassar a bem escalonada defensiva blucerchiata e o exemplo mais gritante disso mesmo é a noite praticamente descansada do guardião Storari. Ao invés, Del Neri postou a sua equipa declaradamente na expectativa, apostando no contra-ataque graças à criatividade e rapidez de Cassano e Pazzini. A dupla ofensiva da equipa da casa colocou a cabeça em água à veterana defensiva juventina com Fantantonio a apontar o único golo do encontro, num remate que teve tanto de imprevisível como de facilitado por Chimenti.

Determinada a esquecer rapidamente o desastre de Londres, a Juve entrou pressionante, empurrando a Samp para o seu último reduto, efectuando um primeiro quarto-de-hora de nível bem aceitável. Legrottaglie e Del Piero deram os primeiros avisos, faltando uma pontinha de sorte em ambas as finalizações.
Com o avançar do desafio, a Samp foi equilibrando a contenda, embora continuando a dar a iniciativa de jogo ao adversário. A aposta era nitidamente na contra-ofensiva, mas seria Iaquinta, lançado em profundidade por Poulsen aos 23', a falhar de forma clamorosa uma excelente oportunidade de golo.
As melhores ocasiões do primeiro tempo estavam ainda para vir e seriam ambas para a Samp, com Cassano como principal protagonista. A primeira surgiu na sequência de um pontapé de canto, aos 35', com El Pibe di Bari a desviar de cabeça em direcção às redes contrárias, valendo a intervenção providencial de Marchisio, sobre o risco, a evitar o golo. Pouco depois, o meio-campo juventino dá tempo e espaço para o promissor ragazzo Poli fazer o que bem entende e este não se faz rogado, isolando Cassano, que não teve arte nem engenho para desfeitear Chimenti, permitindo a defesa ao veterano guardião.

No segundo tempo, mais do mesmo, embora com uma Juve cada vez mais ansiosa e insegura com o avançar do relógio. Algo incompreensível na minha opinião, visto que os bianconeri estavam em vantagem pontual sobre o adversário e não souberam jogar com esse factor confirmando que a moral e a confiança entre os jogadores tende perigosamente para zero...
Del Piero tentou o golo aos 58' num lance bem à sua medida, sobre a meia-esquerda, mas a bola saiu por cima do travessão. Pazzini não fez melhor na resposta. Depois de uma jogada bem engendrada pelo ponta de lança blucerchiato, falhou de forma incrível o pontapé, em posição privilegiada.
Gastaldello - defesa formado na Juventus - tentou a sua sorte aos 73', num cabeceamento intencional para bom encaixe de Chimenti. Logo a seguir Zaccheroni troca Marchisio por Candreva e Cassano aponta o golo solitário da partida! Fantantonio ganha uma bola a Poulsen e dispara em arco, a uns bons 35 metros da baliza, perante o estupefacto Chimenti, que não conseguiu esboçar qualquer reacção! Não tirando o mérito à execução e espontaneidade de Cassano o guardião da Juve tem enormes culpas no golo, visto que a bola saiu praticamente à sua figura...
A reacção bianconera ao tento sofrido é completamente opaca e sem qualquer nexo. A entrada de Camoranesi no lugar de Diego não produz quaisquer efeitos práticos e é mesmo a Sampdoria que quase aumenta a vantagem em duas ocasiões, valendo nestes casos, as boas intervenções de Chimenti a fazerem face aos disparos de Mannini e Testardi.

A seguir o vídeo com os highlights de mais uma miserável prestação da vecchia signora:

Sem comentários: