quinta-feira, 11 de março de 2010

Vantagem importante, mas não decisiva

A Juventus venceu o Fulham por três bolas a uma no encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa e está no bom caminho rumo à eliminatória seguinte. Os bianconeri sentenciaram a partida ainda na primeira parte graças a dois golos obtidos na sequência de pontapés de canto e a uma rara acção individual de Zebina. A contrapor o tento solitário de Etuhu, extremamente fortuito, que confere algumas esperanças aos londrinos para o encontro da segunda mão.

Zaccheroni manteve a estrutura táctica do encontro de Florença, poupando Del Piero, continuando com Diego e Candreva no apoio a Trezeguet e promovendo a rotatividade no onze, já que Cannavaro, Grosso, Poulsen e Salihamidzic regressaram à titularidade.
O Fulham apresentou-se sem o capitão Danny Murphy, com o craque Dempsey no banco de suplentes e Zamora sozinho na frente de ataque.

A Juve não demorou a mostrar para o que vinha e logo aos 8' Trezeguet dá o primeiro aviso num cabeceamento bem ao seu estilo para defesa apertada de Schwarzer para canto. Diego cobra a bola parada e Legrottaglie eleva-se bem, cabeceando para o golo inaugural do encontro!
Os bianconeri dominavam a seu belo prazer, controlando o jogo a meio-campo e colocando em sentido a defensiva contrária. O Fulham respondia quando podia, sempre no contra-ataque e Davies surgiu assim em óptima posição aos 16', mas não conseguiu rematar, falhando o pontapé de forma incrível.
O melhor momento do desafio surgiu aos 24' por (pasme-se!) intermédio de Zebina. Grande arrancada do lateral francês a passar por entre dois adversários e a disparar cruzado, fortíssimo, com a bola a bater no poste direito da baliza de Schwarzer e a anichar-se no fundo das redes! Golo espectacular de Zebina, o primeiro com a maglia juventina!
A vantagem confortável tranquilizou ainda mais os bianconeri que, apesar de continuarem a controlar a partida, não atacavam tanto, permitindo que o Fulham esboçasse alguma reacção. A fortuna esteve com os londrinos aos 36', altura em que um remate inofensivo de Etuhu desviou em Legrottaglie e traiu Manninger. Com este golo o desafio e a eliminatória voltavam a estar em aberto.
Animados, os ingleses voltaram a criar perigo ao minuto 40, num cabeceamento de Hangeland para óptima parada de Manninger. Apenas no último minuto de descontos a vecchia signora voltou a importunar Schwarzer. Descida de Grosso pela esquerda e remate forte para boa defesa do guardião australiano. Pontapé de canto para Diego, a bola sobra para Trezeguet que dispara ao poste. A bola volta para Trezegol que remata de novo e desta vez a bola entrou mesmo, junto ao outro poste! 3-1 ao intervalo, vantagem importante para os bianconeri.

Camoranesi entrou ao intervalo para o lugar de Salihamidzic.
A segunda parte foi completamente diferente, vendo-se uma Juve pragmática, apostada em controlar o jogo e o resultado. Evidenciando uma forte consistência defensiva, raramente o Fulham conseguiu colocar problemas ao último reduto juventino.
Zamora descaía bastante para a direita, mas nem assim conseguia abrir a segura defesa bianconera.
O desafio esteve sempre controlado e Zac aproveitou para lançar Iaquinta à passagem da hora de jogo com o nítido objectivo de lhe dar minutos competitivos.
Com o Fulham completamente opaco em termos ofensivos coube a Diego a melhor chance de golo da etapa complementar, através de um remate de longe para defesa apertada de Schwarzer.

A seguir o vídeo com os melhores momentos de mais um confronto entre italianos e ingleses:

Sem comentários: