sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Auguri Capitano!

Há exactamente 33 anos nascia na pequena vila de Conegliano Veneto perto de Veneza em Itália aquele que se tornaria o maior símbolo da Juventus, Alessandro Del Piero de seu nome. Em menino começou a tratar a bola por tu e a usar a maglia 10 bianconera na altura vestida por Platini, despontou nas camadas jovens no Pádova e em 1993 com apenas 18 anos de idade a Juve contratou o promissor ragazzo e o resto é o que se sabe, títulos, recordes colectivos e individuais e uma fidelidade impressionante à vecchia signora que dura há 15 épocas consecutivas. Quem me conhece bem sabe perfeitamente que Del Piero é o meu ídolo enquanto calciatore e daí eu ser suspeito para falar sobre ele mas, toda a gente terá que concordar que estamos perante um dos maiores jogadores de futebol da última década e meia... Só para terminar aqui fica a tradução da carta que Pinturicchio escreveu em Junho de 2006 a todos os tifffosi bianconeri após o escândalo Calciocaos e que na altura fez redobrar o orgulho em sermos juventinos:

"Nestes dias, como no final de cada ano, fiz uma retrospectiva da temporada, que acabou com a vitória do nosso 29º 'scudetto', o meu 7º com a 'maglia bianconera'. São tantos os momentos que me marcaram profundamente e que guardei na minha memória e no coração. Vou começar do último, no estádio de Bari, onde vocês compareceram vindos de toda a parte de Itália, a enésima demonstração de afecto que recebi em 13 anos que estou convosco.

13 anos, mas na verdade muito mais. Lembro-me quando recebi pela primeira vez uma camisola da Juventus, quando era menino. Senti uma emoção que ao longo dos anos se transformou em orgulho, aquele sentimento que é visto nos adeptos de verdade, que são parte de uma grande família, de uma realidade vinda de uma tradição lendária. É emocionante reler a nossa história, desde 1 de Novembro de 1897, dos rapazes que sentados em um banco decidiram fundar uma equipa de futebol, depois adoptada pela família Agnelli, que nunca mais a abandonou e continua, geração pós geração, a afirmar-se com grande paixão.

Essa paixão que acompanha a TODOS NÓS. Relembro ainda quando cheguei aqui, em 1993, quando encontrei pela primeira vez o advogado Agnelli, uma presença constante, como foi aquela do Doutor Umberto. Relembro os primeiros golos, as primeiras vitórias, o carinho de VOCÊS que aumenta com o passar do tempo: crescemos, alegramo-nos tanto, algumas vezes sofremos, mas são momentos importantes da vida, belos e não tão belos, que fortalecem o afecto. EU AMO ESTA CAMISOLA, JÁ DISSE E REPITO, E TUDO AQUILO QUE ELA REPRESENTA, PARA MIM, PARA VOCÊS...

Festejamos o meu recorde de golos, e não é a estatística que me dá felicidade, mas sim o que ela representa: ter entrado na história da Juventus, ter escrito páginas da vida nessa realidade da qual sonhava quando era menino. TENHO ORGULHO DE SER JUVENTINO, de ser uma ‘bandeira’, como me definem, mas na verdade eu sou apenas uma pequena parte de uma grande bandeira 'bianconera', que cresce com o passar dos anos e se cada um de vocês olhar com atenção, verão também escrito o seu próprio nome... Porque essa bandeira continua a crescer com o desejo de todos nós: Ficarmos Juntos!

O Vosso Capitão
Alessandro Del Piero
Junho 2006"

10 comentários:

Anónimo disse...

Ele merece tudo de bom!

Também sou suspeita para falar dele. Antes, era mais tiete. Confesso. Já falei da história de ir à turim, né. Os anos se passaram, mudei...rs, e ele se transformou em um jogador maduro e importante para o time dele. Sabe que já me perguntei algumas vezes, como seria um dia ver uma partida da Juve sem o Del Piero em campo. Aliás, eu tenho um sonho. Vê-lo jogar ao vivo. Mesmo que não seja algo que me consuma, quando penso em ir à Itália, penso no Alex e no Volpi, claro :) Acho que ainda tenho uns 2 anos para tentar tornar esse sonho realidade.

De fato, atletas com a mentalidade do Del Piero e a dedicação dele ao time que defende estão quase em extinção no mundo do futebol hoje. Só 'aquele' treinador é que não enxergava isso.

Abraços!

João Caniço disse...

Ui Cyntia, Alex esteve cá no Euro 2004 mas, os jogos de Itália foram todos no Norte do país e eu andava em altura de exames, além do preço dos bilhetes ser muito elevado para os bolsos de um estudante... tive muita pena de não ter podido ir assistir! Pode ser que a Juve para o ano venha cá, de preferência a Lisboa (Benfica ou Sporting) para a Champions e eu tenha chance de ir ver ;)

Pode ser que entretanto realizes outra viagem a Itália e consigas assistir a um jogo dele ou do Volpi... :) sim, porque o Mundial no Brasil é só em 2014 e eles já não estarão presentes seguramente, a idade não perdoa...

Sim, sem sombra de dúvida, a sua dedicação à causa juventina é um caso quase ímpar no futebol actual, ele arrisca-se a ficar na história bianconera como o seu jogador mais emblemático de sempre... :)

Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela homenagem mais do que merecida. Del Piero é um jogador ímpar, por seu talento e amor a camisa 'bianconera'. Além do mais, me parece ser, fora de campo, um excelente ser humano também.
Abraços,

João Caniço disse...

Obrigado Rodolfo! É verdade, Del Piero tem construído uma carreira ímpar de sucesso e é indissociável a sua forte ligação à Juventus. Em termos pessoais também concordo contigo, parece ser um tipo extremamente porreiro ;)
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Desculpe minha ignorância, mas o que quer dizer 'porreiro'?
Abraços,

João Caniço disse...

Rodolfo, 'porreiro' é uma palavra do calão português que pode ser usada para definir algo bom, fixe, bacano, simpático, harmonioso, etc... ou seja algo positivo... não sabia que no Brasil não se usava este termo, mais uma variante da nossa complexa língua ;)

Boa jornada de domingo do Calcio, Abraços

Anónimo disse...

rs
Ia perguntar a mesma coisa!! Aqui diríamos algo tipo 'fora de série', talvez.

Eu tenho que dar um jeito de ir à Italia para ver meus preferidos jogarem antes deles se aposentarem ... E ainda quero ver um 'derby' qualquer, visitar Leo da Vinci, Tiziano, Botticcelli, Prandelli(!), Quem sabe, né?

E torço para que você tenha a chance de ver a Juve ao vivo na sua terra.

Abraços e bom domingo de Calcio.

Rodolfo Moura disse...

JP,
Pois é, apesar de falarmos a mesma língua, temos diferenças relevantes. Aqui no Brasil, usamos a expressão 'porreta', que quer dizer algo bom, legal, mas é, em verdade, 'gíria'!
Abraços,

Rodolfo Moura disse...

Cyntia,
Sabe que é uma grande decepção minha - fui algumas vezes à Itália, mas sempre em julho e o 'Calcio' estava de recesso...
Na verdade, não sou um grande frequentador de estádios, resumindo minhas idas para assistir o Fluminense quando vem a Brasília.
Infelizmente, uma ida a um estádio no Brasil, pelo menos para mim, demanda quase uma operação de guerra...
Abraços,

Anónimo disse...

Rodolfo,

Eu também só fui lá em julho. Consegui conhecer San Siro (conheci vestiários, sala de imprensa, e até pisei no gramado) e 'arrastar' meu pai ao Delle Alpi. Até hoje quando vejo na tv a imagem dos atletas saindo por aquele túnel eu volto no tempo. Para muitas pessoas pode parecer uma coisa boba, mas eu vejo e penso 'caramba, eu já passei por ali, já pisei naquele gramado!' Faz parte da minha história, entende?

Voltei a ir ao Maracanã esse ano. Mas só em jogos com torcida única. Notei uma melhora no público e nos serviços oferecidos, mas sei lá. Ainda me sinto insegura.

Abraços