segunda-feira, 5 de novembro de 2007

'Derby d'Italia' empatado...

Ontem foi noite de derby d'Italia e tal como se esperava assistiu-se a um espectáculo intenso, vibrante e a espaços espectacular. Por atraso na chegada do autocarro do Inter a Turim o jogo teve ínicio 15' depois da hora marcada, ou seja. às 19h45 (hora de Lisboa). A Juventus partia com desvantagem de 4 pontos em relação ao rival e talvez por isso Ranieri armou uma equipa ofensiva colocando o versátil Palladino na faixa direita do meio campo e promovendo ainda o regresso de Nedved ao seu lugar habitual na esquerda da intermediária. O resto da equipa foi o esperado, Gigi Buffon na baliza, quarteto defensivo com Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro, doble pivot Nocerino e Zanetti e a dupla atacante Del Piero e Trezeguet. Mancini também jogou em 4-4-2 com Ibrahimovic e Cruz na frente, apoiados por Figo e César nas faixas.
A Juventus começa melhor e logo aos 5' desfruta da primeira chance quando Del Piero após receber centro de Grygera, segura a bola de costas para baliza e é literalmente abraçado por Cordoba (foto em cima), lance passível de grande penalidade que passou em claro... na sequência do lance a bola sobra para Zanetti que rematou contra a muralha defensiva do Inter, tendo a bola sido desviada para canto. Aos 22' Nedved encontra espaço sobre a faixa central e tenta o seu forte pontapé mas, a bola acaba por sair por cima da baliza de Júlio César. 2' depois o guardião brasileiro é chamado a intervir com uma defesa atenta para canto após livre cobrado na esquerda por Del Piero que tentou visar o 1º poste, mais propriamente o ângulo inferior. Aos 40' Cambiasso recupera uma bola no meio campo bianconero toca para César que tem um excelente passe para o argentino Cruz que se isola por entre os centrais e à saída de Buffon rematou sem hipóteses, estava feito o primeiro golo da partida. Logo depois o Inter poderia ter aumentado quando Ibrahimovic se isolou mas, Chiellini recuperou rapidamente fez um excelente corte para canto.
A 2ª parte começa com a Juve em procura do golo da igualdade mas, com muitas dificuldades em conseguir penetrar na bem organizada defensiva nerazzurra. Aos 53' Trezeguet tem uma boa chance após bom passe de Palladino mas, remata muito por cima. Aos 58' Cambiasso faz golo numa recarga após livre directo mas, o golo é anulado e bem por fora de jogo. Pouco depois surgem as primeiras alterações, Iaquinta entra para o lugar de Nedved e Burdisso substitui o azarado Figo. Aos 68' Ibrahimovic aparece solto sobre a direita após lance de insistência e algo fortuito do recém entrado Suazo e dispara para excelente defesa de Buffon, a bola volta a sobrar para os pés do sueco que volta a rematar mas, desta vez fácil para Gigi. Camoranesi entra para o lugar de Del Piero e a Juve cresce em busca da igualdade tendo o italo-argentino iniciado uma jogada em que Iaquinta cruzaria para Trezeguet desviar tendo a bola sido interceptada por Cordoba obrigando Júlio César a mais uma intervenção atenta. O Inter respondia no contra ataque e teve duas boas chances por intermédio de Suazo mas, Buffon esteve sempre melhor que o hondurenho. Na sequência de um canto Nocerino remata forte de fora da área mas, mais uma vez Júlio César mostrava-se em bom plano com uma boa defesa. No minuto seguinte Palladino tem um óptimo trabalho na esquerda, troca os olhos a Maicon, cruza com conta, peso e medida para Iaquinta que, de cabeça amortece para a entrada da área onde Camoranesi encosta para a direita de Júlio César tendo a bola ainda tocado em Samuel o que se revelaria decisivo na obtenção do golo juventino! A Juve finalmente obtinha a importante igualdade e respirava já melhor! O jogo terminaria sem mais ocasiões de golo e a Juventus mantinha assim a distância pontual para o Inter confirmando que está na corrida pelos primeiros lugares.
Menção ainda para o facto negativo da partida que foi a grave lesão sofrida por Luís Figo, ainda por cima no dia em que completava 35 anos, sofreu fractura do perónio após entrada mais dura ainda que involuntária de Nedved. As melhoras rápidas para o grande jogador português, um verdadeiro ícone e campeão que a todos nós portugueses nos orgulha com todo o seu talento e brio há muitos anos.

Série A 2007-08, 11ª jornada: JUVENTUS 1 - 1 Inter ( 78' Camoranesi; 41' Cruz)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rocchi
Assistência: 23 mil espectadores

Juventus (4*4*2) : Buffon; Grygera (78' Zebina), Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Palladino, Nocerino, Zanetti, Nedved (61' Iaquinta); Del Piero 'cap' (70' Camoranesi), Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Nocerino e Nedved.

Nos restantes jogos da jornada destaque para a vitória obtida pela Fiorentina em pleno Olímpico de Roma sobre a Lázio com golo do promissor Pazzini após fifía do veterano Ballotta. O Milan continua sem vencer em casa e cedeu empate a zero com o Torino. A Samp cometeu a proeza da jornada ao ir vencer a Cagliari por 3-0, resultado surpreendente ainda para mais de quem vinha de uma copiosa derrota caseira por 5-0... A Roma cedeu um empate comprometedor em Empoli ainda para mais depois de ter estado a vencer por 2-0 e com Vucinic em tarde francamente desinspirada. Destaque para a jovem promessa Giovinco que marcaria o golo do empate já nos descontos. Génova e Palermo protagonizaram um excelente jogo com empate a 3 bolas, tendo o último golo sido marcado por Amauri para os rosaneri já na compensação.

Classificação:
1º Inter 25 pontos
2ª Fiorentina 23
3ª Roma 22
Juventus 21
5ª Udinese 19
6ª Atalanta 18
7º Nápoles e Palermo 15

Marcadores:
Trezeguet (Juve) 10 golos
2º Ibrahimovic (Inter), Kaká (Mlan) e Totti (Roma) 7

4 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela resenha do 'Derby d'Italia' e da rodada em geral - ficou ótima!
Abraços,

João Caniço disse...

Bem haja Rodolfo, as tuas visitas e elogios são sempre bem vindos por aqui :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Excelente seu resumo. Quse assisti ao jogo de novo. Olha, essa do Figo estar aniversariando no dia, putz... eu não fazia idéia. Que chato. Quanto tempo ele ficará fora?

A Samp e a proeza da rodada. Quem diria. Meu time consegue ser tão irregular, que ouso dizer que se trata de uma 'squadra' quase humana, de tão temperamental :)

Ainda bem que Ibra nem marcou. Já pensou? Assim, Trezeguet eixa ele bem para trás na tabela de gols.

Abraços,

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia :) Foi um aniversário muito azarado este do Figo, ainda por cima este é muito provavelmente o seu último ano de carreira profissional, foi demasiado azar tanto que eu acho que a entrada de Nedved é dura sim mas, não é daquelas a passar os limites... enfim, voltando a repetir-me foi mesmo azar... quanto ao tempo de paragem já li várias hipóteses portanto não sei em qual hei-de acreditar mas, de certeza que serão alguns meses...

Realmente a tua Samp é deveras irregular, bem me avisaste que não se pode apostar nela ou contra, vou seguir o teu conselho :)

É verdade, Ibra foi extremamente bem marcado por Chiellini e pelo que se viu no fim entre os dois foi uma marcação muito cerrada, excelente o Chiellini! Espero que o Trezeguet consiga manter a liderança na tabela dos marcadores :)

Abraços