quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Juventus 5 - 1 Sampdoria

Série A, 10ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rocchi
Assistência: 19 mil espectadores

Golos: 26' e 62' Amauri, 42' Chiellini, 50' Camoranesi e 88' Trezeguet; 64' Pazzini

Juventus (4*2*3*1): Buffon; Grygera, Cannavaro, Chiellini e Grosso; Sissoko (52' Poulsen) e Felipe Melo (66' De Ceglie); Camoranesi, Diego e Giovinco; Amauri (66' Trezeguet).
Treinador: Ferrara
Disciplina: cartão amarelo a Sissoko.

Sampdoria (4*4*2): Castellazzi; Stankevicius (61' Cacciatore), Gastaldello, Lucchini e Zauri (37' Bellucci); Mannini, Tissone (48' Padalino), Poli e Ziegler; Pazzini e Cassano.
Treinador: Del Neri
Disciplina: cartão amarelo a Gastaldello.

5 comentários:

João Honorato disse...

Analisando com mais calma o jogo de hoje (Juventus x Sampdoria), gostaria de tecer os seguintes pontos:
.
1. A formação é 4231.
Digo pq é melhor colocar mais jogadores no meio de campo, do que deixar no ataque dois centroavantes brigando por bolas espirradas em chutões, que era o q vinha acontecendo nos ultimos jogos. Giovinco nunca foi trequartista, sempre foi jogador de velocidade e habilidade caindo pelas pontas, assim como Camoranesi - que tem essa experiencia desde que jogava com Pavel. Com três jogadores criativos na meia, além da Juve ser mais perigosa e agressiva, ainda ganhou um maior poder de marcaçao, pq sempre os tres jogadores voltavam para dar o primeiro combate. Esse foi inclusive um dos fatores que levaram a Juve sufocar a saida de bola da Samp, não deixando ela jogar.
.
2. O time não tentou mais fazer ligações diretas:
Coma presença de mais jogadores criativos, que sabem o que fazer com a bola, a Juve conservou mais a posse de bola, no ataque, e não tentando fazer lançamentos para os dois centroavantes se virarem. Assim, evitou que a Samp fosse para o abafa contra a Juve, levou mais perigo nos contra-ataques.
.
3. Meias de contenção perfeitos:
Sissoko e Melo são monstros! Os jogadores da Samp se intimidavam quando eles chegavam juntos na marcação. E o melhor, são jogadores que sabem o que fazer com a bola, distribuindo bem o jogo para os meias de criação.
.
4. Mais Meias criativos - mais espaço:
Pois a marcação não fica focada em um só jogador, como estava acontecendo com o Diego, que não nãoe estava demonstrando todo seu potencial. Hoje, com Giovinco infernizando a defesa adversaria pela esquerda, a zaga e volantes da Samp tiveram que dividir a atenção entre Diego, Giovinco e também o Camoranesi, sem se esquecer o quanto um centroavante grandalhão como Amauri incomoda uma zaga.
.
5. 4231 - Defesa mais protegida, meio de campo mais efetivo.
Com cinco jogadores no meio, sendo dois volantes e tres meias, para que o adversario nos ataque, deverá passar por essas duas linhas de jogadores, para tentar, ainda, penetrar nossa zaga. Com isso eles tentarão mais ligações diretas, o que aconteceu muito hoje inclusive, o que beneficia a defesa, ainda mais uma segura como é a da Juve, com Chiellini e Cannavaro. Com volantes fortes e com habilidade, como Sissoko e Melo, a Juve poderá, tomando a bola, ligar com velocidade o contra-ataque, com três opções: Pelo meio, com o Diego; pela direita, como Camoranesi; pela esquerda com Giovinco. Sendo que ainda terão os volantes chegando por trás, os laterais avançando – mais com o Grosso mesmo, e ainda o Amauri fazendo o Pivô e chamando a marcação, para dar mais espaço aos que vierem por trás.
.
Acredito, que com essa postura, poderemos ir longe em todas as competições que estamos participando.
.
Abraços!!

João Caniço disse...

João, os meus sinceros parabéns pela análise extremamente lúcida e objectiva ao esquema táctico utilizado nesta partida.
Os teus argumentos são tão válidos que sou forçado a concordar quase em absoluto, apesar de ser por norma um defensor do 4*4*2 e das suas variantes. Como se costuma dizer são os jogadores que fazem as tácticas e não o contrário, por isso penso que neste momento será este o melhor esquema para a 'Juve' de Ferrara.
Abraços

João Caniço disse...

João, acabo de colocar uma sondagem aos leitores do 'Bianconero Portoghese' sobre qual é o melhor esquema táctico para a Juventus.
Se o 4*2*3*1 for o vencedor peço desde já permissão para utilizar a tua excelente análise como base para a justificação da escolha da maioria dos leitores.
Abraços

João Honorato disse...

Muito obrigado JP, vindo de você esse elogio me sinto bastante lisonjeado. E pode ficar a vontade em usar esse texto da forma melhor que lhe aprouver, inclusive fazendo mudanças que achar necesserárias.

abraços!

João Caniço disse...

O prazer é todo meu, amigo João. Valorizo bastante o debate de ideias com todos os leitores, é isso que faz valer em grande parte a manutenção deste blog.
Agradeço bastante a permissão. Para já o 4*2*3*1 segue destacado na frente! ;)
Abraços