segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Penalty forjado dá empate injusto à Fiorentina...

Estavam decorridos 88 minutos de jogo, a Juventus segurava com relativa tranquilidade uma importante vitória obtida no Artemio Franchi no difícil terreno da Fiorentina por 1-0, quando um remate de Vieri à queima de Legrottaglie esbarra involuntariamente no braço do defesa assinalando o árbitro penalty! Como diz Paulo Bento, treinador do Sporting, tem que se começar a contratar jogadores sem braços! Assim lances deste tipo deixariam de ser marcados e punirem de forma injusta quem defende...

Ontem, disputou-se em Florença o jogo grande da 7ª jornada da Série A 2007/08, frente a frente dois velhos rivais, a Fiorentina e a Juventus, rivalidade fortíssima e intensa especialmente desde o tempo em que Roby Baggio trocou os viola pelos bianconeri. A posição das equipas na tabela (3ª e 2ª respectivamente) fazia prever um bom espectáculo e efectivamente tal expectativa veio a confirmar-se. Como já é da praxe, Ranieri voltou a surpreender na equipa inicial ao colocar Molinaro na lateral esquerda passando Chiellini para o centro deixando Criscito de fora. No meio campo Almiron substituiu o castigado Zanetti e a principal surpresa foi a titularidade de Salihamidzic na ala direita em detrimento de Del Piero, já que se esperava a reedição do tridente que tão bem esteve no Olímpico de Roma... Outro dos destaques da partida foram as afinidades existentes entre alguns dos jogadores de ambas as equipas, no lado viola Balzaretti, Mutu e Vieri já representaram a signora enquanto que no lado bianconero Chiellini já actuou pela Fiore. Algo idêntico se pode associar aos treinadores já que Prandelli foi jogador da Juve na primeira metade da década de 80 e Ranieri treinou a Fiore nos tempos de Batistuta e Rui Costa...

Quanto ao jogo propriamente dito começou tal como se esperava em toada de equilíbrio, com a maior parte dos lances a serem disputados a meio campo com muito pressing de parte a parte. Aos 5' Nedved desmarca Almiron que não consegue a conclusão devido a um excelente corte de Dainelli. A Fiore responde com Mutu como grande protagonista já que aos 15' e 20' consegue dois lances de perigo para a baliza juventina, o primeiro na sequência de jogada individual e o segundo a cabecear após pontapé de canto, ambos os lances foram concluídos para fora. Logo de seguida aos 23' Iaquinta, aproveitando um deficiente corte da defesa viola, remata cruzado meio em jeito meio em força fora do alcance de Frey apontando o 1º golo da tarde. Há que registar a posição irregular de Trezeguet que pode ter interferido na visão do guarda redes francês. O árbitro assistente não assinalou, Frey não protestou, aceita-se a decisão... Trezeguet tem que ter mais cuidado neste tipo de lances, já no domingo passado com o Torino foi o que foi...
Há ainda a registar dois lances de grande perigo na 1ª metade, o primeiro um remate de longe do lateral checo Ujfalusi que desvia em Almiron obrigando Buffon a defesa de recurso com os pés denotando excelentes reflexos! O segundo foi um remate de sinistro de Nedved com Frey a corresponder com excelente defesa desviando para canto uma bola que entraria muito perto do ângulo superior da sua baliza.

Ao intervalo Prandelli arrisca, retira o médio sérvio Kuzmanovic e coloca em campo Bobo Vieri para formar dupla com Pazzini na frente, passando Mutu para extremo esquerdo e Montolivo para médio centro. A Juve manteve a estrutura e apostou em controlar e segurar o jogo, com Nocerino e Salihamidzic muito bem no apoio defensivo a Almiron, deixando mais solto Nedved para as despesas ofensivas. A 2ª parte passou-se basicamente com a Fiorentina a tentar atacar e a Juve a responder bem tendo quase sempre o jogo seguro. A única verdadeira chance de golo foi desperdiçada por Trezeguet que com tudo para fazer golo na cara de Frey disparou fraco para a defesa do guardião francês... E o jogo caminhava para o fim com a Juve quase a garantir um resultado que lhe permitia continuar a apenas 1 ponto do Inter quando o árbitro achou por bem inventar um penalty... acho que a Juventus sofre do síndrome pós Calciocaos, para os mais atentos ao Calcio decerto devem lembrar-se de quanto tempo é que a Juve no ano passado na Série B demorou para ver assinalada uma grande penalidade a favor, foi já bem na 2ª volta... O certo é que foi mesmo penalty e Buffon quase que repunha a justiça ao ainda tocar na bola rematada por Mutu... foi pena não ser o suficiente para esta não entrar, tinha-se escrito direito por linhas tortas... Antes de terminar a partida destaque pela negativa para Vieri e Chiellini que se pegaram dentro da área bianconera em cenas impróprias tanto para mais que foi um jogo repleto de fair play...

Série A, 7ª jornada: Fiorentina 1 - 1 Juventus (89' Mutu; 23' Iaquinta)
Estádio Artemio Franchi em Florença
Árbitro: Rizzoli
Assistência: 40 mil espectadores

Juventus (4*4*2): Buffon 'cap'; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic, Nocerino, Almiron e Nedved (71' Palladino); Iaquinta (77' Del Piero) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Legrottaglie, Chiellini e Nocerino

O Inter venceu tranquilamente no Meazza o Nápoles com 2 golos de Júlio Cruz respondendo Sosa quase no fim, 2-1 final para os nerazzurri. A Roma foi a Parma vencer por 3 golos sem resposta com bis de Totti. Um golo do veterano Corini já perto do fim dava uma sofrida vitória do Torino sobre a Sampdoria, para gáudio de Novellino afastado da Samp e agora no comando do Toro... O grande destaque vai para o ressurgimento do Milan que foi vencer a Lázio em Roma por concludentes 5-1, algo impensável antes do jogo... Kaká e Gilardino bisaram.

Classificação: 1º Inter 17 pontos
Juventus e Roma 14
4º Fiorentina 13
5º Genova 12
6º Palermo e Udinese 11

Marcadores: 1º Ibrahimovic (Inter) e Trezeguet (Juve) 7 golos
3º Kaká (Milan) e Totti (Roma) 6

4 comentários:

Anónimo disse...

Não pude deixar de rir com o comentário do treinador sobre contratar jogadores sem braço! Tirando o trágico da situação, claro. É um lance do jogo. O problema é a distinção entre o lance e o jogador que por má fé tenta enganar o árbitro fingindo ser uma jogada inocente. O que não foi o caso.

O campeonato é longo. Afinal, a Fiore em forma é quase imbatível no Franchi. Foi um bom resultado para a Juve.

Abraços!

João Caniço disse...

O ano passado o Sporting sofreu 2 penalties desses em 2 jogos consecutivos e o seu treinador saiu-se com ela no final da 2ª partida... em Portugal os árbitros não sabem distinguir quando a mão é casual ou intencional... como o árbitro que penalizou a Juve no domingo...

Se me dissessem antes do jogo que a Juve iria empatar no Franchi ficaria satisfeito mas, depois de ter visto o jogo sabe a pouco o empate, para mais da maneira como foi cedido... o positivo é que a Juve provou que tem equipa para lutar pelo 'scudetto'! :)

Boa noite, abraços

Anónimo disse...

Infelizmente os erros de arbitragem acabam 'estragando' um pouco o que há de belo no futebol. Entretanto, são humanos passíveis de erros. Mas vamos combinar que a coisa anda demais da conta.

JP, não sei se a Juve vai mesmo lutar pelo 'scudetto'. Desconfio ainda do Ranieri. Uma impressão que espero não se confirme. Qualquer um que vença a Inter para mim já está de bom tamanho.

Abraços,

João Caniço disse...

Cyntia, eu estou confiante em que a Juve possa lutar mesmo pelo 'scudetto' até ao fim, tirando o jogo com a Udinese têm estado muito bem! Eu também partilho por esse 'ódio de estimação' ao Inter... se não vencer a Juve, que vença a Roma, a Fiore, mesmo o Milan... Inter é que não!!!!
Abraços