segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Vergonha em Nápoles...

A Juventus continua a pagar com juros o escândalo Calciocaos. No sábado em Nápoles o árbitro da partida inventou literalmente duas grandes penalidades que derrotaram a squadra bianconera quando o resultado da partida se cifrava num empate a uma bola! No primeiro Chiellini apenas joga a bola, limpando o lance estatelando-se Lavezzi sem que o defesa juventino lhe tivesse tocado... no segundo Buffon sai aos pés do ex bianconero Zalayeta que positivamente se atirou para a piscina sem que Gigi sequer tivesse chegado perto dele... foi tão escandaloso este lance que Zalayeta acaba de ser punido com 2 jogos de suspensão devido à estapafúrdia simulação que só um energúmeno como o árbitro Bergonzi poderia considerar falta... Na foto da direita em cima o referido lance...
No final do jogo Ranieri pediu para a Juventus actual deixar de ser penalizada pelos erros do passado, Buffon disse que pediu ao árbitro para se aconselhar com os assistentes sobre os polémicos lances. algo a que o tal Bergonzi fez ouvidos mocos enquanto o presidente Cobolli Gigli exclamou as palavras inaceitável e injustiça como pontos fortes no seu discurso depois do jogo... Depois do polémico penalty de Florença a juntar ao de Cagliari que viria a ser revogado pelo árbitro assistente tem sido um desbravar de erros a castigar o brio e a entrega dos profissionais da Juve que têm sido inexcedíveis na defesa do clube e têm sido sistematicamente e injustamente prejudicados. Se até à partida de sábado eram só suspeitas depois dela confirmou-se que a Juve continua a pagar juros muito altos devido à corrupção cometida por Moggi e seus pares...

Quanto ao jogo propriamente dito assistiu-se a um boa partida, bem disputada e competitiva como se esperava entre dois velhos rivais do Calcio. O marcador foi inaugurado logo no 1º minuto da 2ª parte por intermédio de Del Piero a concluir uma esplêndida triangulação entre Trezeguet, Palladino e ele próprio. Na minha opinião a jogada mais bonita a dar em golo da Juventus esta temporada! Logo depois o Nápoles chegava ao empate através de excelente jogada individual de Gargano a desbaratar por completo a defensiva bianconera. A Juventus reagiu muito bem e teve duas chances clamorosas de imediato a serem desperdiçadas por Trezeguet que cabeceou à barra e Del Piero que concluiu para as nuvens... Em seguida viriam os dois lances que marcariam de forma negativa o jogo e fez estalar a polémica...

Série A 2007/08, 9ª jornada: Nápoles 3 - 1 JUVENTUS 1 (Gargano 49', Domizzi 62' e 70'; Del Piero 46')
Estádio San Paolo em Nápoles
Árbitro: Bergonzi

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera (75' Marchionni), Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic, Nocerino, Almiron (87' Tiago) e Palladino (80' Iaquinta); Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Damiano (Ranieri suspenso esteve na bancada).
Amarelos: Nocerino, Buffon, Chiellini e Legrottaglie.

O jogo ficaria ainda marcado pelo regresso de Marchionni depois de ausência prolongada devido a lesão. As repercussões disciplinares ficam ainda marcadas pelo castigo de 1 jogo aplicado a Nocerino, Chiellini e Legrottaglie depois de terem visto mais um amarelo impedindo-os assim de darem o seu contributo à equipa na próxima partida frente ao Empoli.

Nos restantes jogos destaque mais uma vez pela negativa para o Milan que perdeu de novo em casa desta vez diante da Roma mercê de um bom cabeceamento de Vucinic. De Rossi desperdiçou ainda de forma infantil um penalty já que tentou marcar 'à Panenka'... deviam-lhe ter dito que isso está apenas ao alcance de jogadores de craveira técnica bem superior à sua... O Inter não conseguiu mais que um nulo na deslocação a Palermo enquanto que a Fiorentina não consegui melhor na visita a Siena. A Lázio continua a desiludir e perdeu em casa perante a Udinese por 1-0.

Classificação:
1º Inter 21 pontos
2º Roma 18
3º Fiorentina e Juventus 17
5º Udinese 15
6º Nápoles e Atalanta 14

Marcadores:
1º Ibrahimovic (Inter), Totti (Roma) e Trezeguet (Juve) 7 golos
4º Kaká (Milan) e Mutu (Fiorentina) 6

2 comentários:

Anónimo disse...

Pior de tudo JP foi ver a decisão do Tribunal Esportivo de punir Zalayeta e depois a Justiça italiana cancelar a punição.

Na verdade o primeiro caso me causou espanto. Punir o jogador por simulação, tá. Só que a simulação comprometeu o resultado da partida. Será que iam propor o jogo entre Juve e Napoli de novo? Claro que não, então a punição, nesse sentido, foi ridícula.

Quem deveria ser punido é o árbitro do jogo que não conseguiu ver os escândalos que ele mesmo apitou. Sobre ele, pouco se falou na crônica.

Boa sorte para a Juve hoje!
Abraços,

João Caniço disse...

Sem dúvida Cyntia, esse tal de Bergonzi é que deveria ter sido severamente punido... apesar do Zalayeta depois de tantos anos como juventino não deveria ter feito o que fez aos seus ex colegas de equipa... enfim há que levantar a cabeça e seguir em frente rumo às vitórias... ontem mais uma foi conseguida e é assim que tem ser, sem desculpas!
Abraços :)