quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Muitas ilações a retirar...

Contra todas as expectativas a Juventus cedeu um empate caseiro a uma bola frente ao Catania, resultado deveras desanimador que vem abalar bastante a onda de entusiasmo adjacente ao bom início de temporada demonstrado até ao momento. Existem muitas ilações a retirar desta partida que passo a sistematizar nos seguintes tópicos:

- A estrelinha da sorte nada quis com a Juventus! Imediatamente após sofrer o golo do empate aos 68', a Juve lançou-se num festival de futebol ofensivo, 10 minutos de pressão avassaladora, desperdiçando 5 chances de golo claríssimas, daquelas de golo feito, que por manifesta falta de sorte (leia-se 2 bolas na trave na mesma jogada e a inspiração do guardião Bizarri) não foram transformadas em golo.

- O péssimo início de jogo da Juventus! Pode-se dizer que entraram praticamente a dormir já que nos primeiros 15 minutos só deu Catania, valendo a desinspiração dos jogadores rossoazzurri e a atenção de Manninger. O golo de Amauri aos 16' caiu praticamente do céu e só a partir daí a equipa estabilizou o seu jogo e partiu para uma primeira parte bem mais consistente, embora longe de deslumbrar.

- As substituições de Ranieri! Não consigo perceber a entrada em campo de Salihamidzic logo após o golo sofrido. Se a saída de Marchionni é lógica pelo seu fraco rendimento não se entende a opção do jogador a entrar quando no banco estavam Tiago, Nedved e Iaquinta! Se os dois primeiros ainda entraram, embora tardiamente, a pouco mais de 5' do fim, o avançado não foi sequer opção o que me deixa simplesmente perplexo!

- Giovinco! Na sua estreia como titular provou que é um jovem extremamente talentoso e apenas precisa que apostem mais nele. Ontem, foi simplesmente o melhor jogador em campo e não devo estar muito longe da verdade se disser que ninguém percebeu a sua saída...

- O péssimo estado do relvado! Com um ataque formado por Giovinco, Del Piero e Amauri, jogadores extremamente tecnicistas, é muito complicado realizar jogadas que privilegiem essa componente fortíssima no tipo de jogo de cada um deles. Apesar disso Del Piero, Amauri e especialmente Giovinco ainda conseguiram efectuar algumas jogadas de óptimo recorte técnico, provando assim todo o seu talento num relvado que mais parece um batatal...

- A falta de capacidade finalizadora! A Juve já realizou 7 jogos oficiais esta temporada e pelo 6º jogo consecutivo marcou apenas 1 golo! Somente na partida com o frágil Artmedia o número de golos obtido foi superior, a partir daí sempre 1... Muito preocupante esta tendência do ataque bianconero...

- Del Piero, noite não nas bolas paradas! Alex teve várias chances de resolver a partida na transformação de pontapés livres, mas infelizmente foram praticamente todos contra a barreira! Naquela que é uma das suas especialidades, teve a milhas de distância da eficácia a que nos já habituou, embora também seja de realçar que a barreira pouca ou nenhuma vez me pareceu à distância regulamentar...

- O erro de Chiellini! É verdade que tem sido um esteio e o líder da defesa juventina, praticamente intrasponível pelo chão ou pelo ar, mas aquele falhanço no lance do golo do Catania foi desastroso... Acontece aos melhores, esperemos que tenha sido apenas o primeiro e o último erro desta época! Chiellini é um jogador espantoso, de uma qualidade tremenda e na minha opinião o melhor central italiano da actualidade, por isso e muito mais merece todo o nosso apoio!

Ranieri voltou a privilegiar o turn-over deixando de fora Sissoko e Nedved, lançando nos seus lugares Marchisio e finalmente Giovinco, para gaúdio de todos os tiffosi! De Ceglie voltou a ser o preferido para a lateral esquerda, provando mais uma vez ser tremendamente superior a Molinaro. Legrottaglie e Grygera regressaram também à titularidade assim como Del Piero.
A resenha do jogo já está praticamente descrita nos tópicos acima portanto vou apenas relatar sucintamente os principais lances da partida:
5' Canto curto do Catania com cruzamento a meia altura para a zona da linha da pequena área para Silvestre, completamente sozinho, atirar escandalosamente por cima.
16' Lançamento lateral de De Ceglie para Giovinco arrancar até à linha de fundo e efectuar um excelente cruzamento de pé esquerdo para Amauri cabecear fulminante para o primeiro golo da noite e o seu terceiro na competição!
37' Recuperação de bola de Biagianti pouco depois da linha de meio campo, avança ligeiramente e remata do meio da rua para estirada atenta de Manninger a desviar para fora.
51' Contra ataque em slalom conduzido por Del Piero, solta na direita em Marchionni, que cruza de primeira para Amauri desviar para fora, embora muito apertado por um defesa contrário.
62' Monumental arrancada de Giovinco, flectindo da esquerda para o centro, driblando dois adversários, tabela com Amauri e aproveitando a simulação de Del Piero juntamente com toque magistral surge isolado rematando de sinistro para defesa apertada de Bizzarri! Grande jogada, merecia melhor finalização!
68' Contra ataque conduzido por Tedesco sobre a esquerda, cruzando para Plasmati concluir vitoriosamente de cabeça aproveitando a tentativa de corte falhada de Chiellini.
71' Cruzamento de Giovinco ao primeiro poste para Del Piero cabecear estrondosamente à trave, num excelente gesto técnico. Na recarga, ao segundo poste, Amauri cabeceia igualmente à trave! Este lance traduz bem a falta de sorte que a Juventus teve nesta partida...
72' Assitência magnífica de Giovinco para Del Piero, passe atrasado com il capitano a rematar colocado para defesa monumental de Bizzarri para canto!
73' Canto curto de Giovinco para Del Piero. Alex irrompe na área junto à linha de fundo, dribla dois adversários sempre em progressão e já próximo da baliza assiste Salihamidzic, extremamente apertado, desviar contra o guardião!
77' Enorme jogada de individual de Amauri pela esquerda, desembaraça-se de um adversário, isola-se e à saída do guardião tenta picar-lhe a bola, com esta a bater no corpo de Bizzarri e a ficar à sua mercê!
78' Novamente Giovinco sobre a esquerda a arrancar um cruzamento chegado à baliza, Bizzarri e Silvestre não se entendem, a bola ressalta em ambos e sobra para Poulsen, vindo de trás e a cerca de um metro de Bizzarri, desviar contra este!
E assim, terminavam 10 minutos assombrosos, que quase milagrosamente para o Catania não deram nenhum golo para a Juventus... Até final, pouco ou nada mais em termos de lances de perigo se passou.

No sábado a Juventus desloca-se a Génova para defrontar a Sampdoria, uma vitória é absolutamente imprescindível de forma a não perder de vista os primeiros classificados...

2 comentários:

Valter Junior disse...

O que preocupa é que a Juve começou a temporada antes dos adversários. Deveria, ao menos, estanhar ganahndo os jogos no preparo físico. O que se vê é o oposto. O time tem enfrentado dificuldades nos últimos minutos de partida.

João Caniço disse...

É verdade Valter, realmente não tinha pensado nesse factor, muito bem visto sem dúvida! Ainda para mais com todo o 'turn-over' que o Ranieri tem implementado não há desculpas para cansaços...
Abraços