segunda-feira, 1 de junho de 2009

2º lugar garantido no adeus de Pavel

A Juventus termina a época de forma bastante agradável com novo triunfo, garantindo desta forma o 2º lugar final, à frente do Milan. Atmosfera especial no Olimpico para a despedida de Nedved, um dos ícones da vecchia signora nesta década.

Apenas uma alteração a registar na Juve, a entrada de Salihamidzic para a esquerda da defesa no lugar de De Ceglie, lesionado. Del Piero e Iaquinta voltaram a formar a dupla atacante, apoiados por Camoranesi e Nedved nas faixas. No jogo de despedida da Juventus, o checo entrou em campo com a braçadeira de capitão de equipa.

A partida dificilmente poderia ter começado melhor para a Juve, que se colocou em vantagem no marcador à passagem do 3º minuto. Pressing alto dos bianconeri, Marchisio recupera a bola ainda no meio-campo adversário, lançando de imediato Iaquinta, que completamente isolado perante Carizzo fez a bola passar por entre as pernas do guardião argentino, obtendo um golo de belo efeito.
O golo tranquilizou em demasia a Juve, que passou grande parte do encontro no controlo efectivo do jogo, embora sem acelerar o ritmo de jogo, o que permitiu alguns lances perigosos de contra-ataque aos biancocelesti.
O checo Kozák, em posição privilegiada, tentou o chapéu a Buffon, mas a execução foi péssima, fazendo a bola passar bastante por cima da barra da baliza. Foggia teve uma boa arrancada pela direita, ganhou espaço para o remate, que saiu frouxo, permitindo a defesa a Buffon.
Somente sobre o intervalo jogada de categoria e correspondente situação de perigo para a Juventus. Camoranesi lança Nedved sobre a esquerda, o checo progride e cruza largo ao segundo poste para Iaquinta amortecer de cabeça para Del Piero aplicar um fantástico e potente pontapé de bicicleta, levando a bola a sair ligeiramente por cima do travessão da baliza da Lazio! Teria sido um golo espectacular caso a bola fosse meio metro mais baixa...

Qualquer que fosse o rumo da partida, esta só poderia ter um protagonista, Pavel Nedved, com o checo a fazer tudo para abrilhantar ainda mais a sua despedida. A abrir o segundo tempo desferiu um remate cruzado de pé esquerdo, bem ao seu estilo, ligeiramente por cima. Pouco depois, na sequência de um pontapé de canto para a Lazio, jogada de contra-ataque conduzida por Del Piero, a tentar desmarcar Nedved. Rozenhal consegue interceptar o passe, mas Nedved recupera a bola, assistindo de forma primorosa Iaquinta para o 2-0! Passe magistral de Nedved a originar o golo pda tranquilidade, magnífico! Festejos efusivos de toda a equipa com o biondo checo!
Nedved bem que tentou marcar um golo, mas Carizzo esteve sempre muito bem a evitar a intenção do 11 bianconero, em especial ao minuto 78 quando desviou de forma soberba um potente pontapé livre cobrado no vértice esquerdo da grande área. Teria sido um final assombroso para Nedved se esta bola tem entrado, infelizmente o destino e o guarda-redes argentino assim não quiseram...
Logo a seguir, Ferrara ordenou a substituição do gladiador checo por Tiago, eis o momento por que todos esperavam. Despedida emotiva de Nedved, ladeado e abraçado de imediato por todos os companheiros e aplaudido de pé pelos tifosi, momento sublime, simplesmente inesquecível...

No final da partida, volta de honra para Nedved e a entrega de uma camisola da Juventus autografada por todos os seus companheiros de equipa com o número 327, correspondente ao número total de partidas que disputou pela vecchia signora em 8 anos.
Adeus é triste... obrigado, Pavel!

A seguir o vídeo com as principais emoções do último jogo da temporada:

Sem comentários: