sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ferrara é o treinador!

Está oficialmente terminada a novela em torno do nome do novo treinador da Juventus! Ciro Ferrara é o treinador dos bianconeri para o próximo biénio tendo sido hoje oficialmente apresentado em Vinovo.

Os fortes rumores que surgiram nos últimos dias dando praticamente como certa a continuidade do técnico napolitano de 42 anos confirmaram-se em absoluto paralelamente às renovações de Antonio Conte e Luciano Spalletti pelos respectivos clubes, Bari e Roma.

As hipóteses francesas veiculadas pela imprensa, Laurent Blanc e Arsène Wenger, eram inacessíveis neste momento deixando Ferrara como o único forte candidato ao lugar de treinador. Mas, não foi apenas uma escolha de oportunidade, Ciro convenceu os dirigentes da Juve ao liderar com absoluto sucesso a equipa nos dois últimos jogos da temporada, garantindo o 2º lugar e a qualificação directa para a Champions.

Em suma, aposta séria e credível num jovem treinador da casa que muito me satisfaz, na linha da onda Guardiola tão em voga actualmente.

Eia as ideias fortes do discurso de Ferrara: "Não construiremos a equipa somente em torno de Diego, mas sim com todos. Táctica? Agrada-me o 4*3*1*2, defesa em linha a quatro, três centrocampistas e um trequartista com dois avançados. Não sou Guardiola nem Lippi, sou apenas Ciro Ferrara. Não tenho medo e não me sinto uma segunda escolha. Técnica e posse de bola como o Barcelona? Sim, é possível. Maddaloni, Sormani e Rampulla continuarão a fazer parte do staff técnico. Estamos a avaliar a contratação de um novo preparador físico."

6 comentários:

Igor disse...

Fico contente!!
Cobfesso que preferia o ciro, ao Conte!!

Agora à luta!!

João Caniço disse...

Igor, também fiquei muito contente com esta escolha. Confesso que há um mês atrás tinha ligeira preferência por Conte, mas depois da excelente resposta dada por Ferrara nas últimas duas partidas do campeonato inverti a minha opinião.
Como 'discípulo' de Lippi, Ferrara tem tudo para ser um treinador de grande nível e quem sabe igualar ou suplantar o 'mestre'!
Abraços

Ga b riel Ba lta zar disse...

Bem, confesso que estava à espera de outra escolha, "mais europeia" no sentido de contratar um treinador mais experimentado na Liga dos Campeões... Àrsene Wenger agradar-me-ia imenso. Mas Ferrara ainda tem muito para mostrar e acredito que tem mesmo muito de bom para dar á Juventus nesta nova época. Para já terá uma "grande dor-de-cabeça", ou seja: "E agora como vou pôr a equipa a jogar e ganhar sem Nedved?". Este, é, penso eu o grande desafio de pré-época de Ciro.

Espero também que consiga reintegrar o Trezeguet na equipa. Ele é um goleador nato, e não se pode prescindir dele de um momento para o outro.

Não aceitaria também que os rumores de que o Milan possa avançar com uma proposta para Amauri se concretizassem e a Juventus o deixasse escapar só porque encaixaria mais uns milhões.

P.S: JP gostaste da sessão de comédia de Paulo Cristóvão quando uns dias antes das eleições prometeu que traria Nedved para o SCP (uns dias depois deste se despedir de Turim?).

Abraço.

Felipe disse...

Acho o Ferrara capaz, mas fico um pouco descrente, mais pelo elenco do que pelo treinador.
Então acho que o Amauri realmente vai embora. Ele e Ferrara não se deram bem e o Leonardo (Treinador do Milan), disse que é um jogador em quem tem interesse.
Por favor, dois laterais, urgente!!! Aí podemos começar a chamar de time...

João Caniço disse...

Pois é, Gabriel, existem uma série de incógnitas na definição do plantel que merecem resposta urgente por parte de Ciro e da direcção. Trezeguet e Amauri são porventura os casos mais mediáticos. O francês é um símbolo do clube, mas estará já na fase descendente da carreira como fica provado pelo seu rendimento no último ano e meio. Sou da opinião que caso surja uma boa proposta e a Juventus tenha uma boa alternativa deveria cedê-lo. Quanto ao Amauri, apesar da má segunda metade da época, espero vivamente que fique, a menos que o Milan apresente uma proposta do 'outro mundo'...
Eu sempre admirei imenso Ferrara como jogador, não apenas pelas suas qualidades futebolísticas, mas também pela sua postura extremamente correcta e cordial. Para além disso já se assumia como líder nato e lia bastante bem o jogo em termos tácticos, qualidades que assentam como uma luva num treinador. Eu estou bastante optimista, tenho muita confiança que vai dar certo!
Ferrara diz ser apologista do 4*3*1*2, táctica que encaixa na perfeição nas características de Diego, embora não coloque de parte outros esquemas tácticos. Vamos esperar para ver...
Essa do Nedved vir para o Sporting teve muita piada, tal como o Miccoli ou o Eriksson... Felizmente, os sócios do Sporting não se deixaram levar por promessas vãs...
Abraços

João Caniço disse...

Felipe, vamos ter alguma paciência e confiança, afinal o defeso ainda está no seu início, embora concorde que é urgente o reforço das laterais, claramente as posições mais fracas do actual plantel 'bianconero'...
A confirmar-se a vinda de D'Agostino é um excelente reforço para o meio-campo.
Abraços