segunda-feira, 8 de junho de 2009

Balanço 2008/09: Guarda-redes

1. BUFFON

2655 minutos
30 jogos, 29 completos
32 golos sofridos

Esteve longe de ser uma grande temporada para Buffon, não por perda de qualidades, mas sim pela fragilidade defensiva revelada pela equipa durante grande parte da época e em especial por causa da lesão nas costas que o apoquentou nos primeiros meses da temporada, levando-o inclusivamente à mesa de operações.
Apesar destes fortes handicap's, Buffon manteve um nível bastante aceitável nas suas exibições, salvando a equipa de maiores humilhações na parte final da temporada.

Melhor momento: o regresso em definitivo à competição debelados os problemas nas costas [14 Janeiro, 1/8 final Coppa Italia vs Catania (c) 3-0]

Pior momento: o nervosismo e constrangimento revelados na sequência dos lamentáveis acontecimentos no balneário entre Camoranesi e Ranieri durante o intervalo do desafio contra o Lecce [3 Maio, 34ª jornada Serie A vs Lecce (c) 2-2]

Nota: 6

Mercado: imprescindível! Gigi continua a ser um dos guardiões mais fortes do mundo e é, juntamente com Del Piero, o maior símbolo da actual vecchia signora, logo nem se coloca a hipótese da sua saída.


13. MANNINGER

2055 minutos
23 jogos, 22 completos
16 golos sofridos

Contratado no Verão passado para suplente de Buffon, revelou-se uma agradável surpresa ao evidenciar segurança e regularidade durante a primeira metade da época, altura em que foi titular devido à lesão do nº 1.

Melhor momento: punhado de boas intervenções em São Petersburgo, decisivas para o nulo do adversário [25 Novembro, 5ª jornada Champions vs Zenit (f) 0-0]

Pior momento: frango no Olímpico de Roma [18 Janeiro, 19ª jornada Serie A vs Lazio (f) 1-1]

Nota: 6

Mercado: dificilmente a Juve conseguirá arranjar um guardião suplente com tanta qualidade como a revelada pelo austríaco, para além do facto de não ser um jogador problemático, aceitando com grande profissionalismo ser a segunda opção para a baliza. Posto isto e salvo uma proposta muito vantajosa para a Juventus, deve manter-se no plantel.

2 comentários:

lp16 disse...

É sempre um prazer ter comentários de tão ilustre bloguista.
Eheh.. ainda bem que torces pelo Livorno.. Faz falta á Série A.

Cumps!

João Caniço disse...

Obrigado, lp16, mas corroboro tamanho elogio afirmando que é sempre um prazer passar pelo teu ilustre blog.
Acabo de ler que o Livorno garantiu a passagem à final do play-off de acesso à Série A, onde encontrará o Brescia ou o Empoli que ainda jogam. Espero vivamente que o Livorno consiga a subida!
Abraços