quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Festival de golos falhados

Excelente partida de futebol entre o Zenit e a Juventus! É verdade que não aconteceram golos, mas ocasiões não faltaram de parte a parte, tendo-se assistido a um espectáculo intenso e vibrante, com elevado nível técnico e táctico. Quem disse que uma partida sem golos não pode ser um bom espectáculo está redondamente enganado e este jogo foi uma inequívoca prova disso mesmo! Com mais este ponto somado a Juve está a um passo de garantir o primeiro lugar do grupo, bastando para isso empatar em casa na próxima e última partida da primeira fase frente aos bielo-russos do BATE Borisov.

Tal como se previa Ranieri procedeu a várias alterações no onze titular lançando Mellberg, Camoranesi, Marchisio e Iaquinta de início. No lado russo Advocaat manteve a estrututa habitual com Danny e Arshavin no apoio ao ponta de lança Pogrenbyak.
O Zenit dominou territorialmente e teve maior posse de bola no computo global da partida, embora o jogo tenha sido bastante repartido em termos de situações de golo, pode-se mesmo dizer que o resultado justo seria um empate a duas ou mesmo a três bolas!
A primeira grande chance do desafio surgiu à passagem do 10º minuto após um livre de Camoranesi na direita com Mellberg a cabecear ao poste direito da baliza de Malafeev! O Zenit respondeu aos 18' num pontapé livre directo de Pogrenbyak com a bola a sair fortíssima, mas ligeiramente por cima do travessão. No minuto seguinte é Zyrianov que coloca Manninger à prova num remate de ressaca à entrada da área bianconera, mas o austríaco encaixou a bola mostrando-se bastante seguro.
A Juve voltou à carga aos 22' numa boa combinação no flanco esquerdo entre Molinaro e Nedved com o lateral a ganhar a linha e a cruzar rasteiro para a marca de penalty onde surgiu Iaquinta a estoirar de primeira contra o poste da baliza russa! No ressalto a bola sobrou para Molinaro que tentou o centro-remate sobrando a bola ao segundo poste para Camoranesi desviar para fora! Grande chance para a Juventus! A segunda bola no poste em pouco mais de 20 minutos de jogo!
A Juve mandava agora no jogo e aos 33' Del Piero tem um óptimo lançamento longo desmarcando Camoranesi, que tenta novamente o desvio de primeira, com a bola a sair igualmente para fora.
Novo livre frontal para o Zenit aos 39'. Desta vez é o capitão Tymoshchuk que se encarrega da cobrança rematando rasteiro para defesa difícil de Manninger para fora, em virtude do estado escorregadio do terreno. Na sequência do pontapé de canto é anulado um golo ao Zenit em virtude de fora de jogo.
A Juventus entra no segundo tempo a todo o gás e logo no segundo minuto dispõe de três(!) chances de golo na mesma jogada com remates perigosíssimos de Del Piero, Marchisio e Nedved para grandes defesas de Malafeev!
A Juve mostra-se agora bastante solta e resoluta no contra ataque e aos 55' Iaquinta sai disparado pela direita e só pára na linha de fundo para assistir Del Piero, na passada, rematar escandalosamente para fora desperdiçando soberana ocasião de golo!
Pouco depois o Zenit volta a assumir o controlo do jogo e aos 63' é Pogrenbyak que acerta no poste da baliza de Manninger, novamente no mesmo poste onde já Mellberg e Iaquinta tinham acertado na primeira parte...
Com o avançar do relógio a Juve começa a preocupar-se em gerir o resultado, Ranieri aproveita para refrescar a equipa, pensando já no jogo de sábado com a Reggina, aproveitando o Zenit para carregar nos minutos finais com Danny em grande destaque ao desperdiçar duas enormes chances de golo, uma rematando rente ao poste e outra a permitir a defesa a Manninger! O austríaco esteve muito bem neste jogo garantindo o empate já muito perto do fim numa saída arriscada e temerosa aos pés de Pogrenbyak!
A Juve dá uma boa resposta depois da derrota no Meazza, mostrando ter equipa e ambição para continuar a lutar em ambas as frentes! O Zenit segue assim para a Taça UEFA onde irá defender o título conquistado na época passada.

4 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

É verdade JP. Normalmente eu próprio quando vejo os resumos da Champions na TV e sei que um dado jogo ficou 0-0 só penso "passem à frente!" para o próximo jogo. Mas na verdade há jogos em que o 0-0 não reflecte o que se passou em campo. Este terá sido um deles; infelizmente não consegui ver.

A Juve tem um pássaro na mão, mas não se pode esquecer do empate surpreendente 2-2 frente ao Bate na primeira volta da fase de grupos. Até já estou a prever um Sporting vs Juventus para os 8ºs de final, o que seria um regresso dos bianconeri a Portugal após Agosto de 2005 onde venceu o Benfica na Luz por 2-o (Zlatan e Trezeguet)... a ver vamos.

Um abraço

João Caniço disse...

É Gabriel, uma pena que não tenhas conseguido assistir a este jogo, foi de facto um jogo muito competitivo e bem disputado de parte a parte.
Seria muito interessante ver a Juve de volta a Portugal, o grupo está praticamente vencido e é perfeitamente possível apanhar o Sporting e possivelmente o Porto nos oitavos de final, vamos a ver o que o sorteio dirá...
Abraços

Anónimo disse...

Bem, ao menos hoje, os gols voltaram. Acompanhados da neve que caiu sistematicamente em Turim, a Juve descontou o empate na Champions.

João Caniço disse...

É Cyntia, parece que a neve fez bem aos 'bianconeri'! Pode-se mesmo dizer que foi uma goleada bem gelada para a Reggina... ;)
Abraços