domingo, 23 de novembro de 2008

Injusto...

A Juventus viu quebrada a excelente série de 7 vitórias consecutivas ao ser derrotada pelo campeão italiano, Inter, em San Siro graças a um golo feliz de Muntari. Não foi uma noite que traga grandes recordações à vecchia signora já que viu logo ao terceiro minuto de jogo Tiago sair lesionado e pode-se queixar de uma grande penalidade não assinalada por derrube de Muntari a Marchionni sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Ranieri manteve na íntegra a mesma equipa que havia batido o Génova na jornada passada enquanto Mourinho surpreendeu ao escalar Adriano no onze titular, apresentando ainda o meio campo em losango com Stankovic no vértice mais adiantado.
O jogo dificilmente poderia ter começado pior para a Juventus já que ao minuto 2 ficava sem Tiago, lesionado no joelho esquerdo após lance banal com Stankovic (foto em cima à esquerda). O médio português, em excelente forma e extremamente influente na manobra colectiva bianconera nas últimas partidas via-se assim fora da partida muito cedo para estupefacção geral nas hostes juventinas! Marchisio entrou para o seu lugar, não esteve mal, mas notou-se bastante a ausência de Tiago no meio campo bianconero, especialmente na primeira parte.
Os minutos iniciais foram disputados a um ritmo infernal, com ambas as equipas a efectuarem um pressing brutal, impedindo a circulação de bola a meio campo, obrigando literalmente o adversário a praticar um futebol directo. O Inter com lançamentos longos nas costas da defesa bianconera para a velocidade de Ibra e Adriano, quase sempre apanhados na armadilha do fora de jogo. A Juve também com lançamentos longos, mas com a tentativa de colocar a bola no pé de Amauri e Del Piero, embora sem grandes resultados já que os espaços eram diminutos para o desequílibrio.
O Inter não desistia dos passes longos para os dianteiros, mas estes invariavelmente eram apanhados em off-side. Para contrariar esta tendência aos 12' Stankovic surge bem por entre os centrais bianconeri, consegue isolar-se, valendo depois à Juve o corte precioso de Chiellini a evitar o remate do médio sérvio.
Aos 24' o lance mais polémico do encontro com Marchisio a lançar Marchionni sobre a direita. O extremo ganha posição e ao entrar na área dá a nítida sensação de ser derrubado por Muntari (foto em baixo à direita), o típico lance que se fosse a meio campo era assinalada falta, mas como é dentro da grande área passa em claro, ainda para mais com as enormes dificuldades que a Juve tem desde 2006 de lhe verem ser assinaladas grandes penalidades a favor, quanto mais em pleno Meazza frente ao Inter...
O Inter começa a ganhar o controlo do partida e aos 27' dispõe de uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador na sequência de um pontapé livre cobrado na direita por Adriano, o cruzamento sai largo ao segundo poste onde surge completamente livre de marcação Muntari a cabecear de cima para baixo para defesa com o pé(!) de Manninger cedendo canto.
A pressão nerazzurra acentua-se e aos 33' Legrottaglie tem um erro crasso perdendo a bola em zona proibida para Ibrahimovic, o sueco isola-se rematando de pé esquerdo a rasar o poste da baliza de Manninger valendo a recuperação de Legrottaglie a condicionar a finalização do avançado.
Apenas no final da primeira parte a Juve volta a respirar e até assusta Júlio César aos 44' num remate de longe de Marchisio com a bola a sair em arco e bem colocada para defesa atenta do guardião brasileiro. Já no período de descontos seria novamente o Inter a criar perigo através de um bom lance de Ibrahimovic a servir Muntari no corredor central e o ganês a disparar de primeira para defesa segura de Manninger.
O segundo tempo começou de forma bastante diferente com a Juve a tomar controlo do meio campo através das diagonais de Nedved e das descidas de Molinaro pelo corredor esquerdo. No primeiro tempo Sissoko e Marchisio viram-se confrontados com superioridade numérica dos nerazzurri na zona central do meio campo, sendo esta uma boa explicação para a supremacia do Inter na primeira metade.
Apesar do domínio territorial a Juve não conseguia criar situações de perigo, Del Piero recuava muito em busca da bola e Amauri estava completamente bloqueado entre os centrais contrários. O Inter apostava agora fortemente no contra ataque e aos 65' Stankovic lança Ibrahimovic sobre a esquerda, o sueco bastante rápido surge em boa posição para o golo, mas acaba por rematar desastradamente para fora. Excelente tecnicamente e a inventar jogadas ofensivas, mas ainda bastante frágil na finalização Ibrahimovic, de longe a sua maior pecha...
Pouco depois Ranieri refresca a direita do meio campo bianconero fazendo entrar Camoranesi para o lugar de Marchionni.
Aos 72' o lance decisivo do encontro. Lançamento longo de Júlio César para o ataque nerazzurro, Ibrahimovic salta com Chiellini, a bola sobra para Adriano que é de imediato bloqueado por Legrottaglie e Molinaro, ressaltando a bola para Ibrahimovic que remata de primeira bastante torto acabando por assistir involuntariamente Muntari no segundo poste para o golo extremamente fortuito. A defesa bianconera ficou a pedir offside que não existe. O próprio ganês não totalmente seguro da legalidade da sua posição desvia de forma displicente para a baliza, quase falhando a mesma e arrisco-me a dizer que se Manninger se faz ao lance em vez de ter ficado a protestar teria detido a marcha da bola para o fundo da baliza...
Em desvantagem Ranieri retirou o apagado Amauri fazendo entrar Iaquinta. A Juve tentou ainda chegar pelo menos ao golo do empate e até esteve perto quando aos 81' Camoranesi cobra um pontapé de canto ao primeiro poste para Del Piero cabecear forte, valendo a enorme defesa de Júlio César impedindo o tento do empate bianconero.
Até final nada de especial a acrescentar. A Juve perdeu assim um jogo importante na luta pelo scudetto, fica agora a 6 pontos do Inter, não são irrecuperáveis longe disso! Há que continuar a trabalhar e a lutar para regressar em breve aos bons resultados. O Inter depois de vencer a Udinese e a Reggina no último minuto do tempo de compensação volta a ser bafejado com a estrelinha da sorte ao vencer a vecchia signora através de um golo extremamente fortuito e estranho... Com tanta fortuna é complicado lutar contra os nerazzurri...
A seguir o vídeo com os principais lances da partida:

Sem comentários: